Alexandre de Moraes suspende investigação da PF contra assessora de deputada

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O ministro Alexandre de Moraes suspendeu a investigação da Polícia Federal contra uma assessora da deputada Simone Morgado (PMDB), suspeita de praticar o crime de estelionato quando ocupava um cargo na Superintendência Federal da pesca e Aquicultura no Pará.
 
Segundo reportagem do Conjur, Moraes também pediu que a PF enviasse os autos para o Supremo Tribunal Federal, para investigar se a ação da PF contra a assessora não atingiu a parlamentar, que tem foro privilegiado. Moraes atendeu uma reclamação da Advocacia-Geral da União.
Do Conjur
 
Os autos de uma diligência que a Polícia Federal fez no gabinete da deputada federal Simone Morgado (PMDB-PA) serão enviados ao Supremo Tribunal Federal. A decisão liminar partiu do ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e atendeu reclamação da Advocacia-Geral da União. As informações são do G1.
 
O portal relata que o ministro também suspendeu as investigações e que seu entendimento cautelar se deu porque ele viu indícios de que o real alvo da investigação seria a parlamentar, e não uma das assessoras, como é informado pela Polícia Federal. Alexandre de Moraes teria visto invasão de competência na ação da PF.
 
E foi essa invasão de competência o argumento da AGU para pedir a anulação da operação. O entendimento de Moraes segue a jurisprudência do STF, que define quais casos devem ser analisados por ele ou não.
 
A diligência na Câmara dos Deputados, ocorrida no último dia 23, foi autorizada pelo juízo da 4ª Vara Criminal do Pará, que é de onde sairão os autos. Segundo a PF, apesar de as dependências vistoriadas serem de responsabilidade da deputada federal, o alvo da investigação é a assessora parlamentar Soane Castro de Moura.
 
Além do gabinete da parlamentar, os policiais federais estiveram também no apartamento funcional de Simone Morgado (que seria ocupado por Moura) e na Comissão de Finanças e Tributação (da qual ela faz parte). Soane Castro de Moura é acusada de estelionato quando ocupava um cargo na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Pará.
 
A investigação, iniciada em 2016, apura suposto esquema entre agentes públicos e pessoas sem vínculo com o órgão para receber indevidamente o seguro-defeso — pago aos pescadores em épocas de pesca proibida. De acordo com a PF, o prejuízo estimado é de R$ 185 milhões.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coisa do Çu-premu

    Nassif: tá certo Kojak. A deputada não é dopartido do governo? Portanto, presumivelmente inocente. Até que se diga o contrário. E quem tem peito de dizer o contrário contra a corja PSDB/DEM/PPS_PMDB? Se a mulher era da pesca, lançou a rede e catou o peixão. Que mal há nisso, nesse procedimento corriqueiro e habitual do bando? O ministro não pode revogar a tradição… 

  2. pra quem achava o “se quiser,

    pra quem achava o “se quiser, não publico” ruim

    ….tamo aí com esse:

     

    ‘se quiser, não investigo. e ainda mando não investigar’

     

    afinal, a realidade serve pra q? só  pra prender tucano….e ninguem quer prender tucano, parece

  3. Só passando rapidamente

    Pra informar a quem não sabe que:

    1) Simone Morgado é (ou era até o fim do ano passado) esposa do Jader Barbalho;

    2) Quem nomeou Soane Castro, assessora da Simone Morgado, pra Superintendência da Pesca no Pará foi Helder Barbalho, filho de Jader Barbalho (não com a Simone Morgado, com a Elcione Barbalho, primeira esposa do Jader e que também é deputada federal).

    http://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/pf-realiza-operacao-na-camara-dos-deputados-mas-alvo-nao-e-localizado.html

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/historia-de-pescador-revela-7-irregularidades-na-superintendencia-da-pesca-no-para/

  4. Até quando este vagabundo vai

    Até quando este vagabundo vai proteger os bandidos do partido-quadrilha do presidente mafioso que o nomeou?

    Ele ainda não foi chutado para fora do STF?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador