Caso Dirceu mostra como Brasil pode ser refém do Judiciário e da mídia

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Enviado por IV Avatar

Do Tijolaço

Situação de Dirceu tensiona militância

Chegam relatos de que José Dirceu emagreceu muito nas últimas semanas, e que as violências ilegais que tem sofrido, por parte de Joaquim Barbosa, agora afetam-lhe gravemente a saúde. A última diatribe de Barbosa, de pretender quebrar o sigilo de metade de Brasília, incluindo o Palácio do Planalto, por causa de uma fofoquinha de jornal, parece ter sido a gota d’água para muita gente.

O Brasil se tornou refém do marionete de uma mídia criminosa e torturadora, que não se arrepende de ter apoiado a ditadura, zomba da Constituição e dos direitos humanos.

Genoíno é mantido em prisão domiciliar fora de seu estado. A tortura de que tem sido vítima em todos esses anos já minou sua saúde. Hoje vive à beira de um colapso cardíaco enquanto médicos escolhidos a dedo por Barbosa ou por adversários do PT brincam de jogar ácido em suas feridas.

Dirceu é mantido encarcerado ilegalmente há quase meio ano. Foi condenado a regime semi-aberto e poderia estar trabalhando e conversando ao celular com quem quisesse. Mas não. É mantido em regime fechado, e sua situação é prorrogada indefinidamente, usando-se as chicanas mais desprezíveis.

A mídia, por outro lado, procura exatamente isso: provocar. Ela quer que o PT e o governo cometam algum erro, algum excesso, e abusam do sadismo. Um homem indefeso, com quase 70 anos, condenado com base numa teoria nazista, o domínio de fato, continua sendo vítima de violências diárias da mídia. Até mesmo fotos suas, de dentro da prisão, são expostas em revistas de grande circulação. É um processo horrível de tortura moral. E, para cúmulo dos absurdos, a mesma mídia que patrocina essas barbaridades, ainda tenta vender à opinião pública a tese de que Dirceu desfruta de “regalias”.

Regalia de ser torturado? Regalia de estar preso ilegalmente? Regalia de ser condenado sem provas? Regalia de morrer?

Acho que não. Acho que ninguém no mundo gostaria de ter as “regalias” de Dirceu neste momento.

Em sua entrevista, Lula deixou bem claro que a história do mensalão ainda será recontada, e externou sua revolta com a teoria do domínio do fato. Num trecho, ele sugere que o momento para fazer a disputa política sobre o mensalão pode ser a campanha.

Lula certamente já entendeu que há um tensionamento da militância para que ele mesmo e a própria Dilma exerçam pressão mais direta para que cessem as arbitrariedades contra Dirceu. O Judiciário deve ser respeitado, mas o debate político tem de ser feito com mais assertividade.

As lideranças políticas tem de vir a público externarem suas opiniões sobre os temas que angustiam os brasileiros. O medo da polêmica apenas beneficia os poderosos, porque lhes permite conduzir solitariamente o debate político. É o que vem acontecendo. Mensalão ou escândalo da Petrobrás, a mídia dá as cartas sozinha, e o governo fica só ouvindo, passivo, como se não tivesse sido eleito também para ser um agente político ativo, e não apenas um administrador frio e indiferente. Vale para o governo e vale para o parlamento. Entretanto, essa defesa não deve ser feita com oportunismo barato, como erguer o braço ao lado de Joaquim Barbosa, mas com discursos e ações. Política se faz com palavras, não com mímica.

E tudo, naturalmente, está ligado a essa conjuntura atrasada que vivemos, com uma mídia exercendo um monopólio absolutamente antidemocrático da opinião pública. Não adianta mandar o povo trocar de canal, porque todos os canais abertos falam a mesma coisa.

Dirceu é um político que chegou ao poder através do voto popular, após anos arriscando sua própria vida, lutando contra a ditadura. Muito diferentemente dos barões da mídia, filhotes do regime militar, que se enriqueceram às custas da democracia e da pobreza de toda uma nação.

E que agora abusam da democracia para praticar todo o tipo de fraude jornalística e eleitoral, como vimos em 2010, com o episódio da “bolinha de papel”. Agora está provado, através do mais recente trabalho de Jorge Furtado, que se tratou efetivamente de uma fraude.

Aliás, seria bom a Justiça Eleitoral, ao invés de se preocupar com ninharias nas redes sociais, transmitir à sociedade mais segurança de que estará atenta a esse tipo de fraude, e que agirá rapidamente para coibi-la.

O Brasil sofre com inúmeras injustiças, mas o caso de Dirceu é particularmente grave porque não se trata apenas de uma violência contra um cidadão. O que está em jogo é a liberdade de todos os cidadãos brasileiros, expostos à sanha vingativa de setores autoritários e desonestos da mídia e da política.

A decisão do ator José de Abreu de tensionar as principais lideranças do PT para que demonstrem solidariedade a José Dirceu flerta com as mesmas insatisfações daqueles que pedem mais combatividade política ao governo. Entre esses insatisfeitos, está o próprio Lula.
É uma situação explosiva, que oferece riscos. Mas a inação, a pusilanimidade, a covardia, a mudez, talvez constituam um risco ainda maior.

A mídia insuflou tanto ódio político na opinião pública que conseguiu a proeza de transformar até mesmo pessoas pacatas em neofascistas rancorosos, que desejam a morte lenta daqueles que consideram seus adversários. Esse ódio envenena o ambiente e cria obstáculos enormes para um debate democrático saudável. É preciso combater esse ódio. É preciso estancar esse processo de intoxicação da sociedade.

Houve uma apavorante involução ideológica de alguns setores da opinião pública, que de liberais se converteram em defensores da barbárie penal (desde que a vítima seja seu inimigo político, é claro). Mas os fatos já demonstraram que a mídia superestima seu próprio poder. Ela é, literalmente, um tigre de papel. As campanhas de solidariedade a Dirceu e Genoíno, e as vitórias eleitorais do PT inclusive em São Paulo, no momento mais crítico do julgamento do mensalão, já provaram que o processo está desgastado. As pessoas perceberam que há um exagero ridículo, um sensacionalismo de baixo calão, sustentado por setores que tentam compensar a falta de votos através de um jogo sujo e covarde.

Abaixo, matéria publicada há pouco no Brasil 247 sobre a decisão de Zé de Abreu.
*
No Brasil 247.

ZÉ DE ABREU CLAMA SOLIDARIEDADE POR DIRCEU

Em viagem por Budapeste, o ator José de Abreu voltou a usar o Twitter para descascar a política nacional; desta vez, porém, o alvo foi o PT, partido do qual é militante; demonstrando irritação com a situação do ex-ministro José Dirceu, que está preso de forma abusiva em Brasília, o ator disse que até “até que o governo e o PT tomem uma atitude ENÉRGICA contra a prisão POLÍTICA do Zé Dirceu, não contem comigo pra mais nada!”; ele disse, ainda, que irá liderar uma “campanha solitária contra a injustiça a que Dirceu está sendo submetido” em função do silêncio do PT em torno da prisão do “homem que levou Lula ao poder”; segundo Abreu, sem Dirceu, “Dilma nem existiria nacionalmente”

12 DE ABRIL DE 2014 ÀS 21:57

 
247- Em viagem por Budapeste, o ator e político José de Abreu voltou a usar a sua conta pessoal no Twitter para descascar a política nacional. Desta vez, porém, o alvo foi o PT, partido que sempre defendeu a apoiou. Mostrando irritação e revolta com a situação do ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, que está preso em regime fechado no Presidio da Papuda, em Brasília, em função do julgamento da Ação Penal 470, o chamado mensalão, o ator disse que até “até que o governo e o PT tomem uma atitude ENÉRGICA contra a prisão POLÍTICA do Zé Dirceu, não contem comigo pra mais nada!”
 
Ele também criticou o silêncio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em torno do assunto. “Sem Dirceu Lula jamais seria eleito. Dilma nem existiria nacionalmente. Chega de contemporizar. Vou me concentrar na luta pela Justiça”, postou.
 
Em suas postagens, José de Abreu ressalta que só entrou nos quadros do PT por conta de Dirceu e que não está preocupado com o que possam pensar a seu respeito por conta da sua defesa em torno do ex-ministro. “Nem venham com o lugar comum de que minha atitude ajuda a oposição, dane-se! Quero ver meu amigo ser defendido pelos Companheiros”, escreveu em sua conta no Twitter.
 
Afirmando que tanto Lula como Dilma estão sendo omissos em torno da prisão do correligionário, José de Abreu diz que ambos devem “uma explicação aos companheiros” sobre o assunto. O ator diz, ainda, que irá liderar uma “campanha solitária” “contra a injustiça a que Dirceu está sendo submetido” em função do silêncio do PT em torno da prisão do “homem que levou Lula ao poder”. O ator afirmou ainda que, sem Dirceu, “Dilma nem existiria nacionalmente”.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PT é a coisa mias

    O PT é a coisa mias claudicante que já vi. Converso de vez em quando com militantes, algum vereador, parece que vivem no mundo da lua (onde provavelmente não existe luta de classes), mais preocupados com seu próprio umbigo… eu mesmo já me engalfinhei com escrotos coxinhas no facebook… isso aí, Zé de Abreu!

  2. Libertem os Presos Políticos!

    É muito revoltante.

    José Dirceu e José Genoíno são heróis do povo brasileiro. Cidadãos que arriscaram e devotaram a vida lutando por Justiça e Democracia.

    Os condenados na farsa do mentirão foram atirados na cadeia por covardes que se basearam em reporcagens do PiG.

    O presidente do stf, capacho udenista da “elite” branca e rica, causa sofrimento deliberado em suas vítimas para ganhar dividendos políticos. Um psicopata.

     

     

      1. PiG: Máquina de emburrecimento coletivo

        Não tenha dúvida que a “elite” branca e rica tem ódio de Dirceu e Genoíno pelas suas virtudes… e não por seus defeitos.

        Aqueles que odeiam Dirceu e Genoíno, incitados pelo PiG – máquina de emburrecimento coletivo – estão contaminados pelo preconceito que transborda da casa-grande.

        Dirceu e Genoíno são heróis do povo brasileiro. Povo pobre. 99%.

        Já o 1% de privilegiados gosta de capachos dóceis e servis… como um certo presidente de uma certa corte de “justiça”.

         

  3. A incapacidade de autocritica

    A incapacidade de autocritica do PT e, sobretudo, simpatizantes não ajuda a tirar o partido da berlinda. Ao contrário, só faz aumentar a debandada daqueles que ainda nutriam algum apreço pelo PT. A continuar a sindrome da vitimização coletiva, bem provável, a Dilma/PT/Lula dança nas próximas eleições.

    1. 2014: PiG-psdb varridos do mapa!

      Errado.

      Foi iniciativa do PT e da presidenta Dilma a proposta de reforma política.

      A maioria do PT defende o financiamento exclusivamente público de campanha.

       

      Agora em 2014 os candidatos do PiG-psdb serão varridos do mapa. 

      A casa-grande sabe disso… e está desesperada.

      É por isso que devemos temer as aventuras golpistas da “elite” branca e rica.

      As oligarquias econômicas não se conformam com a progressiva ascenção social da maioria pobre.

      A perseguição política contra as vítimas da farsa do mensalão é fruto do inconformismo da minoria rica com a perspectiva do fim do Apartheid Social.

  4. Os políticos petistas eram

    Os políticos petistas eram mais valentes quando passavam necessidades ( antes de serem eleitos ).

    Com a barriguinha cheia, conforto e mordomias o caráter se acomoda.

  5. Não vamos tapar o sol com a

    Não vamos tapar o sol com a peneira. O governo brasileiro é co-participante da tortura moral e física a qual o Senhor José Dirceu está sendo submetido pela Mídia Fascista e Pelo Judiciário. No caso específico da Mídia. Quais sãos o veículos de comunicação que estão violando e dando respaldo a este ato de barbárie? Organizações Globo, Folha de São Paulo, Veja e Estadão. Todas essas organizações criminosas estão com o pires na mão e dependem da publicidade oficial para continuarem respirando. Sendo assim, a partir do momento que o governo injeta dinheiro do contribuinte nessas organizações criminosos o Governo Dilma está co-participando desse ato de barbárie. Será que a Dona Dilma acha que grande parte do povo brasileiro sofre da síndrome de Estocolmo? Se a Dona Dilma sofre dessa síndrome, tenho certeza que grande parte do povo brasileiro não.

  6. O que acontece na minha

    O que acontece na minha opinião é que o jogo é mais complexo e não possui regras claras.

    A imprensa e parte do judiciário ficam o tempo todo jogando “cascas de banana” no caminho da esquerda e principalmente do PT e do governo.

    Na primeira escorregada usam isto como senha para o golpe ou a tentativa dele.

    É preciso estar atento e cobrar do jurídico que se cumpra a Constituição.

    Que tal uma campanha para “lotarmos” a caixa do barbosinha e do stf?

    Esta mais que na hora da indignação GRITAR!

     

  7. José Dirceu

    Eu faço a minha parte. Vou pro face e ponho lá minha solidariedade e recebo paulada de foto tipo. Mas sendo militante e filiado petista, tenho bons argumentos para defender o querido Ze Dirceu. Esta na hora de o Lula entrar nesta luta. Esta sendo covarde!

  8. Artimanhas de barbosa,PiG e companhia

    Barbosa associado a membros do MP DF e VEP DF estão praticando procedimentos abusivos, revoltantes e asquerosos para manter  o cidadão José Dirceu indevidamente preso em regime prisional fechado quando o pleno do stf decidiu por regime semi aberto. E para tanto se valendo de factoides da imprensa, de denuncias de vantagens sem qualquer consistência e expedientes  tão absurdamente ciminosos como a pretenção não explicita da quebra de sigilo telefônico do palácio do Planalto . Chega .

  9. José Dirceu é um grande estrategista ou general:

    Foi idéia de Dirceu promover o expressivo crescimento de usuários da internet a partir de 2003 para contrapor a grande mídia (por isso não o perdoam) e justamente isso que está salvando o governo petista.

    Por outro lado Dirceu está pagando pela estratégia despolitizada do PT que ele mesmo iniciou. Em 1998 proibiu o PT de disputar o governo do Rio para apoiar o PDT, apoiar o partido de Brizola não tem problema algum (problema é apoiar o partido de Sarney, Maluf, Roberto Jefferson, Kassab, etc).

    Daqui a pouco o Diogo Costa vai dizer que não se governa sem alianças, tá certo, também com essa mesma “base aliada” é impossível o PT confrontar ou pedir o impeachment do Barbosa, você acham que o PMDB não vai trair o PT mais uma vez? 

    Uma grande parcela do eleitorado vem votando no PT nos cargos executivos, mas não vota nos cargos legislativos. Para o PT ter mais visibilidade entre os Lulistas não politizados e os sem partidos precisa lançar o máximo de candidaturas majoritárias (governador e senador) e não se coligar nas proporcionais com conservadores.

    Somente assim o PT terá um expressivo crescimento no legislativo e vai melhorar a correlação de forças, alianças no 2º turno não tem problema nenhum (2º turno foi criado para isso mesmo).

  10. E esse ator é tão bacana que

    E esse ator é tão bacana que tá lá no conforto de seu emprego, trabalhando logo pra quem? Não me engana, não…

    O cara não deixa de ser mais um do PIG a meter o pau no PT!

  11. JOZÉ DE ABREU ESTÁ CERTO, JÁ

    JOZÉ DE ABREU ESTÁ CERTO, JÁ PASSOU DA HORA DO PT, LULA E TODOS AS PESSOAS DE BEM DO BRASIL SE MOVIMENTAREM PARA ACABAR COM ESTAS ILEGALIDADES DO JUDICIÁRIO.

    JOSÉ DIRCEU NÃO PODE SER TRANSFORMADO NA OLGA BENÁRIO DO SÉCULO XXI, NÃO ADIANTA DEPOIS MULTIDÕES CHORAREM NOS DRAMALHÕES LITERÁRIOS E CINEMATROGRÁFICOS!

  12. “Aliás, seria bom a Justiça

    “Aliás, seria bom a Justiça Eleitoral, ao invés de se preocupar com ninharias nas redes sociais, transmitir à sociedade mais segurança de que estará atenta a esse tipo de fraude, e que agirá rapidamente para coibi-la.”

    A Justiça Eleitoral é o braço direito da judicialização da política. Desse mato não sai cachorro.

    Ela detém todos os poderes: executivo, legislativo e judiciário. Executa normas criadas por ela mesma e depois julga as reclamções contra si própria.

    Somente tanta concentração de poder permitiu a implantação das urnas eletrônicas sem maiores cuidados e sua transformação em dogma inquestionável. Não existe máquina nem processo 100% seguro em nenhum lugar. Nem nos bancos, que serviram de modelo.

    E é ela que detém a chave do cofre, quer dizer, das urnas. Se quiser, elege quem quiser.

  13. “O que há, é um dos três

    “O que há, é um dos três poderes tentando destruir outro, com a anuência do terceiro que nada faz. Então, só resta o povo tomar as rédeas do poder e estabelecer, em definitivo, a ordem ou quiçá o caos institucional.“ – Eu Cidadão

  14. O que mais poderemos fazer?

    Sou leitora diária deste blog e também estou indignada com o abuso perpetrado ao José Dirceu. Cheguei a perder o sono( coisa rara) quando li sobre o abatimento moral que tomou conta do forte e destemido José Dirceu.

    Sei que já mostramos nossa solidariedade pagando, com sobra, a multa absurda imposta na condenação. Já enviamos mensagens de solidariedade no dia do seu aniversário. Penso, porém, que  chegou a hora de pensarmos em ações pacíficas mais concretas para pressionar a mudança deste quadro. Assumo a sensação de impotência diante de tudo que tenho visto em relação ao tema, mas, e daí? Alguma coisa poderemos fazer. O quê? Um grande Movimento, talvez, que cresça e pressione uma solução rápida.  Avatar IV, vc que escreveu este brilhante texto, poderia nos ajuadar. Os iluminados do blog também.

    Por favor, vamos pensar, sugerir e agir! 

    1. O autor do post é Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho

      Selma, obrigado pelo comentário mas só um esclarecimento:  O texto é do Miguel do Rosário. Quanto a questão Zé Dirceu, Lula não está calado, acabou de apontar abuso de poder na prisão ilegal de Dirceu, deu no Valor. As pessoas que estão indignadas deveriam se articular para começar a levar o caso às universidades, ao movimento estudantil, pois a imprensa mesmo vai continuar fechada para manter a farsa.

  15. Quantos bilhões mesmo o

    Quantos bilhões mesmo o governo federal já deu para a Globo, desde 2003?

    Ela estava QUEBRADA quando Lula tomou posse. Desde então, foi salva da falência e recebeu uma torrente bilionária de propaganda do Governo Federal e de empresas como Caixa, BB, Petrobrás etc.

    Precisava? Para quê alimentar a mão que te apedreja?

     

    1. “Existem mais coisas entre o

      “Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”, mas tambem juro que não consigo entender o porquê dessa situação.

  16. Falando em mídia e dinheiro público…

    Nassif,

     

    Sugiro tentar usar a Lei de Acesso à Informação para perguntar ao Banco do Brasil qual o quantitativo de espaço publicitário que o Banco do Brasil aceitou receber, no governo FHC, em pagamento de dívidas de empresas tais como Globo, Gazeta Mercantil e quejandos. Desconfio que isso nunca será pauta da imprensa…

  17. indignados e em minoria

    Não sou petista ,não sou militante. Apesar de politizado, nunca gostei de politica em boa parte à corrupção generalizada durante o regime militar. Hoje a percepção generalizada de corrupção é artificial, produzida pela mídia , portanto voltei a me interessar por politica.

    No caso de Dirceu a mídia produziu nos despolitizados os sentimentos mais podres e sádicos que se podem despertar num ser humano. A mídia passou a aviltar a condição humana em solo brasileiro. Das pessoas com quem converso , quase ninguém é capaz de uma análise racional. 

    Entretanto é fato de que a mídia aguarda um deslize do governo e de Lula para mudar o quadro eleitoral. Pensando pragmaticamente, nós, os indignados , somos uma minoria sob tortura psicológica num momento muito delicado. Penso que a atitude inteligente, neste momento, é a de reunir a maior quantidade de fatos e documentos possíveis para um contra-ataque em novembro , quando o ditador deixa o cargo e as eleições terminarem. Oportunismo ? não ,estratégia.

    Isto não resolve o problema da mídia. Hoje a diversidade, o humor ,a criação cultural estão na Internet e particularmente na blogosfera que foram recentemente regulados. Acho que o PT nos deve um programa de governo que contemple a regulação da mídia . Outro ponto que nos deve o PT é o de secar a torneira da publicidade da mídia tradicional.

    Nada disto repara o dano humanitário sofridos por Dirceu e Genoíno. O estrago já foi feito. Entretanto se a oposição ganhar estas eleições esse erro estratégico poderá,de fato, custar a vida de Dirceu e Genoíno.

    1. É inesplicável benificiar os

      É inesplicável benificiar os inimigos do governo, ou seja,  à mídia, que não discansa um minuto, embora deva os tubos ao mesmo governo.

  18. Estão todos constrangidos

    Estão todos constrangidos pois o elefante está dentro da sala cheia de cristais.

    Daí ficam todos esperando o elefante sair – e só sairá em novembro – para que se restaure a normalidade.

    O problema é quantos cristais o bixo quebrará até lá.

  19. A mídia e STF unidos…

    Bom, vamos lutar para que sejam vencidos.

    Mas, é errado os comentaristas sugerirem que o Planalto não repasse mais as verbas de propaganda para a mídia. O governo não pode modificar os critérios legais relacionados a isso com uma canetada.

    A propaganda na mídia visa a publicidade de produtos ou serviços do governo. E o critério é de audiência. E, por este critériio, a mídia mais famosa (veja, globo, estadao, folha, entre outras) leva. Infelizmente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador