Juíza aliada dos Bolsonaro ignora apontamentos da PF e do MPF

Chamada de ‘Tia Carminha’ pela família, juíza acatou pedido de defesa de empresários investigados por garimpo ilegal

Jornal GGN – Uma juíza próxima da família Bolsonaro ignorou apontamentos feitos pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF) em torno da investigação de empresários envolvidos com garimpo ilegal em território indígena.

A atuação desses empresários do setor de táxi aéreo, suspeitos de integrar uma organização para exploração ilegal de ouro, lavagem de dinheiro e crimes ambientais, levou ao bloqueio de bens – entre eles nove helicópteros – pela Justiça Federal em Roraima.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a operação de tais empresas dentro da exploração ilegal do território indígena ianomâmi envolve extração de ouro, gastos com empreendimentos de compra e venda, saques em espécie e até mesmo a criação de grupo de mensagem para troca de informações sobre fiscalização.

Todos esses apontamentos foram feitos pela MPF e Polícia Federal, mas ignorados pela juíza federal do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) Maria do Carmo Cardoso, amiga do senador Flávio Bolsonaro (PL) e apontada como conselheira jurídica da família.

A juíza acabou por acatou o pedido da defesa, sem fazer referência às acusações apresentadas pela Procuradoria – encontradas no curso de um habeas corpus apresentado pela defesa dos empresários investigados.

Além de dar um salvo conduto aos empresários (o que impede a prisão deles durante as investigações), a juíza determinou a liberação de 50% dos valores e bens sequestrados, incluindo aeronaves suspeitas de serem usadas na extração de ouro ilegal.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador