Lava Jato mexe com família de Lula em retaliação à denúncia na ONU

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Lula rebateu a notícia de que a Polícia Federal quer explicações de Luís Cláudio e dona Marisa sobre o sítio de Atibaia. A força-tarefa da Lava Jato insiste na tese de que Lula é o dono oculto do sítio, que oficialmente pertence aos empresários Jonas Suassuna e Fernando Bittar, também intimados a depor. Para os advogados de Lula, a ação da PF – vazada para a imprensa antes mesmo da esposa e filho de Lula serem comunicados – é uma clara “retaliação” pelo fato do ex-presidente ter recorrido a ONU contra a Lava Jato.

Leia mais: PF quer de mulher e filho de Lula explicações sobre sítio de Atibaia

De acordo com nota da defesa de Lula, “não há qualquer justificativa para incluir no âmbito da Lava Jato investigação sobre Luis Claudio Lula da Silva, que já esclareceu no âmbito de outra Operação, a Zelotes, a inexistência de qualquer ilegalidade em suas atividades.”

“Os fatos apresentados confirmam que a Lava Jato elege – seletivamente e com base em perseguição ou retaliação – pessoas que pretende investigar.”

“Constranger a esposa de Lula a um depoimento desnecessário, a respeito de informações que já foram prestadas e documentadas em diversas ocasiões, é uma retaliação que apenas reforça a existência de graves violações aos direitos fundamentais do ex-Presidente e de seus familiares.”

O Estadão informou ontem que o filho de Lula convocado pela PF foi Fábio Luís.

Abaixo, a nota completa.

Depois de recurso à ONU, Lava Jato faz escalada de retaliações

Desde que a defesa do ex-presidente Lula denunciou os abusos da Operação Lava Jato ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, Lula e sua família vêm sendo alvo de atitudes que só podem ser compreendidas como retaliação.

A convocação da Sra. Marisa Letícia Lula da Silva e de Fábio Luís Lula da Silva para prestar depoimentos à Polícia Federal – divulgada ao público nesta segunda (8) antes de uma intimação oficial a ela ou à defesa – é o mais recente exemplo desse comportamento.

Na sexta (5) quatro procuradores da Lava Jato valeram-se de um ofício, que deveria tratar objetivamente da suspeição do juiz Sérgio Moro, para fazer acusações infundadas ao ex-presidente Lula, em atuação incompatível com a defesa da legalidade que deveria ser promovida pelo Ministério Público.

Protegidos pelo anonimato, operadores da Lava Jato plantaram na imprensa um calendário do linchamento “penal” que pretendem impor a Lula, antecipando denúncia e condenação para o período pós-Olimpíadas e pós-julgamento do impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Lula já esclareceu em depoimentos prestados ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal que nem ele – nem qualquer de seus familiares – são proprietários do “Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), tampouco de qualquer apartamento no Edifício Solaris, no Guarujá (SP).

Da mesma forma, não há qualquer justificativa para incluir no âmbito da Lava Jato investigação sobre Luis Claudio Lula da Silva, também filho do ex-Presidente, que já esclareceu no âmbito de outra Operação, a Zelotes, a inexistência de qualquer ilegalidade em suas atividades.

Os fatos apresentados confirmam que a Lava Jato elege – seletivamente e com base em perseguição ou retaliação – pessoas que pretende investigar.

Registre-se, ainda, que o Delegado Federal Marcio Anselmo já utilizou as redes sociais para difamar Lula e exortar seus adversários políticos, como registrou o  “O Estado de S.Paulo”  (insuspeito de ser isento em relação a Lula),  que revela a ausência de qualquer isenção das autoridades responsáveis pela investigação.

A insistência dos operadores em divulgar suspeitas infundadas configura claramente a propaganda opressiva, por meio da qual pretendem submeter o ex-presidente Lula a um julgamento pela mídia, uma aberrante exceção ao estado de direito.

O ex-presidente Lula não teme ser investigado, porque sempre agiu dentro da lei, como sabem, por sinal, os operadores da Lava Jato. E recorreu à ONU para denunciar os abusos de que tem sido vítima, para ter um processo justo e imparcial, de acordo com tratados de Direito Internacional assinados pelo Brasil.

Constranger a esposa de Lula a um depoimento desnecessário, a respeito de informações que já foram prestadas e documentadas em diversas ocasiões, é uma retaliação que apenas reforça a existência de graves violações aos direitos fundamentais do ex-Presidente e de seus familiares.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bola cantada

    Bola cantadíssima.

    A prolongada hesitação de Lula em aceitar um ministério de Dilma provavelmente ligou-se a isso: a família ficaria (permaneceria) exposta.

  2. E A PF…

    … fazendo o seu papel de cãozinho amestrado dos golpistas.

    Que vergonha para uma instituição que DEVERIA ser o exemplo de seriedade e imparcialidade…

  3. E mais uma prova que o seu

    E mais uma prova que o seu ministério público é composto de criminosos, bem como o seu “judiciário”. Quanto irão tomar uma atitude?

  4. Revesamento

    Num jogo de futebol, quando um jogador driblador que joga MUITO, o time adversário escala um marcador em cima deste jogador e quando leva um cartão amarelo, outros jogadores passam a fazer essa marcação e CADA UM FAZ UMA FALTA e assim eles vão MINANDO A RESISTÊNCIA DO GRANDE JOGADOR E NINGUEM É EXPULSO!

    É o que chamamos REVESAMENTO DE FALTAS!

    É isso que estão fazendo com o LULA!

    E MUITA ATENÇÃO AS PERGUNTAS QUE SERÃO FORMULADAS – CONTERÃO PEGADINHAS!

    As perguntas conterão acusações e SIMPLESMENTE RESPONDER AINDA QUE NEGATIVAMENTE É QUASE UMA CONFISSÃO DE CULPA!

    Ai depois vem juiz qualquer e diz, posso condenar por que literatura assim o permite!

     

  5. Imagina como deve ser sua

    Imagina como deve ser sua familia e a sí próprio está todo dia sendo ameaçado em tudo quando são meios de comunicação e por qualquer autoridade?! E pior: tendo, dioturnamente, que se defender em todas as frentes. Um terror!

  6. Um juiz parcial justiceiro e

    Um juiz parcial justiceiro e perseguidor.

    Fazem isso com o ex-presidente mais prestigiado na história do Brasil.

    Imaginem o que o um juiz de 1ª instancia não deve fazer com um pobre cidadao sem recurso.

    Primeiro foi Gilmar, depois Joaquim Barbosa e agora Moro desnudando o judiciário brasileiro:

    Corrupção, arbitrário, vingativo e perverso!

    Parabéns Moro!

  7. Do maior e mais perverso

    Do maior e mais perverso massacre sobre um cidadão brasileiro em todos os tempos….. Que toma contornos nítidos de perseguição política, pela precariedade absoluta do que é investigado: um sítio que não pertence a Lula! Pior!, todo esse esquema de aniquilamento de sua imagem e tentativa IMORAL E COVARDE de “achar a qualquer custo” algo que o incrimine, parte do Estado Brasileiro, de instituições públicas, hoje, claramente um braço da oposição a Lula e ao PT, agindo com absoluta naturalidade e sem quaisquer limites.
    A omissão covarde das instâncias superiores da Justiça permite esse ambiente de “caça ao Lula”, e essa corrida sem tréguas para a destruição do PT.
    É aí que se revela não mais a ingenuidade dos brasileiros antipetistas radicais, mas sua CRISTALINA FALTA DE ÉTICA E CARÁTER, sua HIPOCRISIA DESMEDIDA! Porque se tal perseguição fosse feita pela polícia federal, juízes e promotores aos políticos que eles respeitam, SAIRIAM ÀS RUAS EM FÚRIA INCONTIDA, ESTARIAM INDIGNADOS….
    Dentre as formas que podemos ser cínicos, amorais, incoerentes e hipócritas, a PIOR DELAS, a mais nefasta é, sem dúvida, quando CELEBRO ALGO FEITO A UM ADVERSÁRIO, quando ficaria REVOLTADO, se o mesmo fosse feito a quem respeito.
    Esses brasileiros não percebem que em suas mentes e corações, abriram um “buraco negro” em suas almas, que eu chamo de “legitimização do tratamento de exceção” – “Se for contra o Lula, tá valendo….” – é o que transparece em suas falas, posts, ações no dia a dia…
    Por isso minha divergência com essas pessoas não é “política”, porque isso não é política, não se trata de não gostar do político Lula e suas ideias e programas, não se trata de querer vencê-lo NO CAMPO DAS IDEIAS e nas urnas, democraticamente, trata-se de PRECONCEITOS, FANATISMO, NOJO E ÓDIO.
    E ao se calarem, muitos festejando essa covardia perversa, tornam-se cúmplices de todo o horror.
    Aécio Neves, Cunha, Temer, Serra, Alckmin, todos esses participaram ativamente em imensas e grotescas corrupções, bilionárias corrupções! Esses brasileiros, que se enxergam como “combatentes da corrupção”, incoerentemente, não manifestam horror e indignação furiosa contra estes políticos. Sua indignação é SELETIVA, sua ética idem, sua fúria, idem.
    Um rebanho humano tosco,l irracional, não podem ser levados a sério.
    Uma sociedade que “torce”, como num campo de futebol, para os juízes roubarem pro seu time, e destruir o outro, está enferma, gravemente enferma, moral, ética e intelectualmente.
    Não há esperança possível nesse quadro tão sério de parcialidade, doença moral, cegueira, fanatismo. Regrediremos mais uma vez ao que sempre fomos: um país comandado com mão de ferro pelas oligarquias de sempre.
    As panelas cessarão de bater, e os toscos comemorarão “o fim do molusco ladrão”.
    Isso é Brasil……..

  8. País de midiotas

    Minha querida pátria também abriga midiotas, alguns içados a condição de “autoridades” onde prevaricação e desrespeito a cidadãos virou banal. Este constrangimento moleque que a PF patrocina contra familiares de Lula só tem sentido pela falta de justiça que limite abusos de poder .

  9. A Lava Jato é desprovida de moral e ética

    O oportunista Sérgio Moro e os fanaticos procuradores devem acreditar que no futuro estarão em algum patamar elevado da historia juridica do Pais. Quando a onda fascista passar e uma geração mais instruida sobrevir, O Caso Lava Jato sera ensinado nas escolas de Direito como um momento abjeto do Judiciario brasileiro e suas instituições.

  10. Lula deveria tomar uma

    Lula deveria tomar uma atitude.

    Dar uma coletiva e exortar o STF a tomar uma atitude para cessar essa palhaçada ou então ele deve procurar outro País para morar.

    Ai definitivamente vamos assumir como pais bananeiro e País de merda.

     

  11. procuradores, policiais e mídia…

    comparando com um safari criminoso, temos:

    batedores, caçadores e açougueiros

    ( bem que poderia ser o parecer antecipado, não oficial, de um dos que entendem muito mais e muito bem de direitos humanos )

    quanto a isto o Brasil veio abaixo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador