Marin é extraditado para os Estados Unidos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – José Maria Marin já chegou aos Estados Unidos, nesta terça-feira (03), e foi encaminhado às autoridades norte-americanas para que sejam definidos os próximos passos das investigações e de seu julgamento. Acusado de corrupção em contratos de transmissão de jogos de futebol, Marin permanecerá detido no país, ainda que em sua residência como prisão domiciliar.

 

Preso desde maio na Suíça, o ex-presidente da CBF aceitou a extradição na última terça-feira (28), em audiência com os investigadores suíços e concordou com o embarque para fechar acordo com a Justiça dos Estados Unidos.
 
O cartola brasileiro saiu de Zurique acompanhado de dois oficiais de polícia norte-americanos à Nova York. Uma das primeiras negociações com as autoridades é se Marin se mostrará disposto ou não a admitir os delitos ou se mantem se declarando inocente, o que deve ocorrer nos próximos dias, em audiência na Corte do Brooklin. O julgamento ocorrerá na cidade americana.
 
Dependendo de quanto aceitar colaborar com a Justiça, poderá ter alguns benefícios, como a prisão domiciliar. Para isso, será proibido de manter qualquer tipo de contato com outros cartolas, como Ricardo Teixeira e Marco Polo del Nero até o fim do julgamento. Independentemente do acordo, José Maria Marin não poderá de sair dos Estados Unidos.
 
Marin foi o último dos sete cartolas da Fifa presos em maio a ter seu caso avaliado pelos suíços. O empresário ainda acreditava que conseguiria voltar ao Brasil e, por isso, negava acordo com os Estados Unidos.
 
Ele é acusado de receber milhões de dólares em subornos pagos por empresas de marketing esportivo, relacionados à venda de direitos comerciais para a Copa América de 2015, 2016, 2019 e 2023, bem como para a Copa do Brasil no período de 2013 a 2022. De acordo com as investigações, Marin compartilhou o dinheiro com outras autoridades do futebol, ainda desviando “fundos da Fifa de duas confederações continentais e da organização nacional de futebol do Brasil”.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguem do ramo do direito

    Alguem do ramo do direito sabe dizer por que este caso está sendo julgado na justiça americana? A questão é entre o Brasil e a Suiça. O que os americanos tem a ver com isso?

    1. Há mais coisas (mais ou menos

      Há mais coisas (mais ou menos secretas) entre brasil, eua, suíça e outros, do que sonha a nossa VÃ FILOSOFIA…

       

       

    2. Todo negocio que gere U$

      Todo negocio que gere U$ Bilhoes eh de interesse da Aguia Americana. A exemplo do petroleo, agora o futebol, que movimenta fabulas em dinheiro pelo mundo, virou questao estrategica em Washington. Nao duvido muito lancarem campanha pesada contra a legitimidade da FIFA e a substituirem por uma federacao com sede em algum lugar da America do Norte.

  2. Independente dos crimes o

    Independente dos crimes o quais é acusado, Marin é um cidadão brasileiro que merece ter seus direitos preservados.

    1. Você quer dizer que como

      Você quer dizer que como cidadão brasileiro ele deve ter seu direito de ir para uma prisão como as de Moro (que por sinal não respeita direitos a todos os cidadãos brasileiros), e não ser tratado com a  prisão domiciliar em seu apartamento de milhões de dólares ? …

      Ou ter o direito de ser tratado, como ele intimou que fosse tratado Vladimir Herzog?

      Marin troca prisão na Suíça por apartamento de luxo nos Estados Unidos

      Ex-cartola esperará por julgamento com vista para a Quinta Avenida, em Nova York

      Um apartamento avaliado em mais de R$ 7,8 milhões (2 milhões de dólares), com vista para a Quinta Avenida em Nova York. Esse deve ser o local onde José Maria Marin, ex-presidente da CBF, ficará preso nos Estados Unidos enquanto acompanha seu julgamento 

      http://esportes.r7.com/futebol/fotos/marin-troca-prisao-na-suica-por-apartamento-de-luxo-nos-estados-unidos-29102015#!/foto/1 

  3. É um completo ABUSO de

    É um completo ABUSO de jurisdição ao qual o Brasil assiste passivamente, sem uma linha de protesto, ao contrario, com aplauso de muitos brasileiros. O Brasil comporta-se como Hinduras, pais inexpressivo, os Kfouris da vida acharam lindo o FBi nesse caso, a projeção de poder jurisdicional dos EUA neste caso é uma ABERRAÇÃO à qual o Brasil assistiu como se fosse o Zimbaue, aliás Mugabe teria protestado violentamente,  o Brasil assistiu de camarote. O perfil do reu neste caso é IRRELEVANTE, é um cidadão brasileiro tratado como apatrida, iso vai custar caro ao Brasil.

    1. Já está custando há muito

      Já está custando há muito tempo, e não é só por esse caso.

      Mas nesse caso, o dinheiro com que ele pagou a fiança milionária (pois tribunais combatem a corrupção e crimes, ficando com parte do dinheiro), mais o apartamento milionário que ele comprou e que agora é sua “prisão” de luxo. Tudo, tudo foi pago com dinheiro do povo brasileiro, menos as elite ( que essa é sócia, também há muito.)

       

    2. Caro Andre, esse é um caso

      Caro Andre, esse é um caso que nunca consegui entender. Como um cidadão brasileiro que cometeu crime no Brasil ou na Suiça é levado preso para os EUA. Como explicar isso? qual a jurisdição dos eua nesse caso? tem patromonio americano envolvido?  tem empresa americana envolvida, e se tiver por que não julgar isso no Brasil ou na Suíça?

      quer dizer que qualquer cidadão está sujeito a responder processo nos eua, mesmo se cometa crime em outro país. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador