Ministro do Trabalho é afastado e chefe de gabinete é preso com aval do Supremo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Câmara
 
 
Jornal GGN – O Ministro do Trabalho Helton Yomura foi afastado de sua função por ordem do Supremo Tribunal Federal. A medida foi declarada no âmbito da operação Registro Espúrio. A informação é da Folha de S. Paulo desta quinta (5).
 
O chefe de gabinete de Yomura, Julio de Souza Bernardes, teve mandado de prisão temporária expedido. Além disso, também está na mira da investigação o deputado federal Nelson Marquezelli, do PTB de São Paulo.
 
Segundo a Procuradoria Geral da República, que solicitou as medidas ao ministro Edson Fachin, “os investigados utilizam rotineiramente os cargos para viabilizar a atuação da organização criminosa e para solicitar tratamento privilegiado a processos de registros sindicais.”
 
Yomura e braço-direito estão, portanto, impedidos de frequentar o Ministério e ter contato com servidores e investigados.
 
“Os agentes da PF cumprem três mandados de prisão temporária, contra o superintendente do ministério no Rio de Janeiro, Adriano José Lima Bernardo; Jonas Antunes Lima, assessor de Marquezelli.” Além disso, está em curso mais 10 mandados de busca e apreensão no Rio e Brasília.
 
A Registro Espúrio apura esquema de fraude e corrupção no Ministério do Trabalho, envolvendo pagamento de propina em troca de registros sindicais. 
 
Centrais sindicais, o PTB e o partido Solidariedade também são investigados.
 
A deputada Cristine Brasil, filha do presidente do PTB, Roberto Jefferson, foi alvo da segunda etapa da operação. Os dois indicaram Yomura ao Ministério do Trabalho.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Previsivel

    Como sera que os funcionarios técnicos desses ministérios estão vendo a quadrilha que Temer levou junto para ser ministros e assesores ? Pelo que conhecemos da historia politica brasileira essa não é primeira vez que isso acontece no primeiro escalão, mas acho que nunca viram gente tão voraz e vulgar nesses cargos. 

  2. Esse não era o combinado

    Nassif: isso é sacanagem. Você sabe que não curto nadica pelo  X-9 do PTB. Mas o combinado com ele era outro. A parte dele foi cumprida à risca. Dedou o Zé e complicou a vida do SapoBarbudo. Teve aquele simulacro de prisão, onde comia caviar com chapanha francesa e patê de fois gras. Quando saiu foi avisado em que paraíso fiscal tava sua parte. Mas, ganacioso como é, viu seus instintos anialescos de gatunagem aumentados em muito, tipo Morecegão. Então, a vaca foi pro brejo, quando a quadrilha tentou tomar posse completa de um feudo ministerial trabalhista, antigo e seu. Assim ficaria escancarado e comprovado definitivamente a tramoia do golpe. A coisa se avolumou de tal forma que até parecia as maracutais daquele ex-prefeito de São Paulo nos Correios. Até os donos do quintal acharam que agora que estão assumindo a primeira linha da produção brasileira (aviões, petróleo, mineração, segurança etc.) a eira ministerial haveria de estar aparentemente limpa. E começou a desventura do bando partidário.

    Bem feito, quem mandou confias em gopistas fardados e empresários inexcrupulosos…

  3. O CRIME ORGANIZADO É O ESTADO BRASILEIRO

    Criminoso Condenado já está de volta ao Congresso Nacional. Administrando seu Feudo e Capitania Hereditária. A Filha do bandido comandaria esta parte do curral adminstrada por esta Quadrilha Mafiosa que insistimos em rotular como Partido Político. Por ficar muito escandaloso a ‘putaria’, colocaram um Fantoche (como eles mesmos declararam) . É SURREAL !! É INACREDITÁVEL !! SOMENTE NA PÁTRIA DO ABSURDO E DA ABERRAÇÃO !! Com todos casos de corrupção sendo jogados no ventilador. Com este cheiro de fezes espalhado pelo país, tudo continua da mesma forma?! E tem gente que ainda quer combater o Poder Judiciário? O Poder Judiciário não deve ser combatido, deve ser incentivado e evoluído. Inclusive para destruir a estratosférica CORRUPÇÃO que ele representa. E ainda querem combater o CRIME ORGANIZADO NO RJ dando tiro em favelas !! Helicópetro de Senador fazendo transporte de Drogas. Filhos Traficantes de Desembargadora sendo tirados de Cadeias para cumprir pena em SPA’s. Desembargadores de SP dando liminar, soltando Criminosos e Traficantes com mais de 60 anos de condenações. Ministro de STF livrando e protegendo Monopólio de Transporte Público. Bandido Condenado indicando Ministro de Estado. Para cometer os mesmos Crimes (Anunciados) que a Quadrilha praticava anteriormente. Seria cômico se não fossemos a Patria dos 100.000 assassinatos por ano. O Brasil é uma fantasia.     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador