Recurso que envolve Lula na Lava-Jato foi 85% mais rápido que a média

Processo levou 71 dias entre protocolo no TRF-4 e entrega do voto pelo relator; análise mais ampla mostra que caso foi 91% mais rápido

Foto: Reprodução/Partido dos Trabalhadores

Jornal GGN – O período inicial de tramitação do processo do sítio de Atibaia (SP), cujo réu é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi mais rápido que o de 85% dos casos da oitava turma da corte, responsável pelos processos da operação Lava Jato.

Informações do jornal Folha de São Paulo indicam que o recurso relacionado ao ex-presidente levou 71 dias entre o momento em que foi protocolado e o fim da elaboração do voto do juiz relator – uma velocidade comparável a um processo envolvendo um homem que foi abordado com 19 rádios automotivos sem notas fiscais ao voltar do Paraguai.

O comparativo foi feito a partir de 993 processos que corriam este ano e que foram liberados para revisão (após a conclusão do voto). Porém, uma análise mais ampla – contando os processos que nem sequer tiveram o voto do relator concluído – mostra que o processo envolvendo o ex-presidente foi mais rápido do que 91% das 1.702 ações.

Apesar dessa velocidade, o caso pode retroagir em até nove meses por conta de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de que réus que não são delatores precisam se manifestar por último em ações penais.

Tal entendimento levou o TRF-4 a agendar um julgamento para amanhã (30), onde será decidido se o caso de Lula deve ter a sentença anulada e voltar à primeira instância. O procurador regional Maurício Gerum, da força-tarefa da Lava Jato, mostrou-se favorável à anulação.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O processo contra o Lula não tem conteúdo, tem apenas capa.

    Essa celeridade processual demonstra que a morosidade do judiciário é seletiva.

    Enquanto isso, o processo do Aécio Neves continua praticamente parado, aguardando a prescrição.

  2. E ponha na conta do ex-senador carioca……..que um dia apareceu num vídeo dizendo que não daria tempo de inviabilizarem a candidatura de Lula por causa dos trâmites do processo….
    Naquele dia fiquei bravo, por que a solução era simples….acelerarem o processo, como realmente o fizeram…..isso mostra bastante a ingenuidade de alguns parlamentares do PT, que vão mansos para o matadouro….

  3. Nassif: você sabe que não sou daqueles de “eu não te disse?”. Mas que, desde o comecinho, eu te cantei que isso era um caso escrito há muitas mãos. Disse ou não disse?

    Parece que contra o SapoBarbudo os fados judiciais estavam escritos antes mesmo de qualquer vestígio. Parece que foram desenhados prá só então passarem às mãos dos sabujos do PríncipeParisiense.

    Se traçássemos um roteiro veríamos a elucubração nas AgulhasNegras, com direito a vistas na QuerênciaDeCruzAlta e pitacos na PraiaVermelha. Arcabouço pronto, mãos à obra, com fantasias de apartamento e sítio. Porém, como dito por um indigitado Gogoboy, era fraco o argumento. Então, prisão em empreiteiros e diretores de estatal. Trocando idéias com o TemploDeSalomão, nasce, para os caras em cana, o “fala que eu te escuto”. Não precisava de muito. Apenas balbuciar “Lula” e a coisa passava pra PowerPoint, com instruções de SavonarolaDosPinhas, hoje ministro e, ao que tudo indica, com parentes faturando nas delações. Até o Valério, aquele escroto das Alterosas, entrou na parada. Porém, mesmo com tanto chafurdo o MelianteOperárioNordestino continuava na dianteira. Aí vem a ajudinha do pessoal do JardimBotânico e daquela revisteca marginal da Marginal. Entram em cena a TVSalomão, a TVBaú, o ProfetaMaldito (a mando do Carcamano) e os GogoboysAvivados, estes antenados com alguns do Çupremu. Nos Hômes da justa a coisa então é uma piada. As encenações da CorteDeSuplicaçãoDosPampas estas estavam esboçadas antes mesmo da prisão do meliante NoveDedos. Antes até do TogaSuja condenar, em Curitiba. Por tais e quais, não me espanta a “rapidez” com que a conspiração política-judicial correu.

    Mas, pensando bem, um presidente, antenado como o SapoBarbudo, que indica pra que já foi a CorteSupremaDeJustiça essas pérolas, inclusive o BonecoDeVentríluco, esse tem mais é que queimar no inferno e arder no fogo eterno…

  4. Você olha para Toffoli e não sente confiança nele, parece um cara cuja palavra se escreve com um lápis. Você pode apagar o que fala a qualquer momento.

  5. Condenado apenas por meio de delação. No Brasil o errado é q é o certo, Lula condenado por delação e Aécio, Maluf, Temer, Flávio Bolsonaro, Queiroz,etc,etc,etc,… estão livres leves e soltos cheios de provas concretas contra eles.

  6. Impressionante a velocidade das ações contra o Lula.
    Se no futuro surgir ações processuais em desfavor de Bolsonaro; Moro ou Dallagnol, o Sistema Judiciário vai ser tão rápido assim?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador