Índios Terena deixam a fazenda Buriti de forma pacífica

Jornal GGN – O site Região News, da cidade de Sidrolândia, informou esta quarta-feira (5) que os índios da tribo Terena decidiram cumprir a determinação judicial de reintegração de posse da Fazenda Buriti, que vence nesta manhã, e saíram espontaneamente da propriedade, retomada no último dia 15. 

A decisão foi tomada diante da disposição da presidenta Dilma Rousseff de receber lideranças da comunidade nesta quinta-feira (6), de acordo com o jornal. Segundo o jornalista Marcos Tomé, do Região News, um grupo de 60 índio Terena se concentrava hoje de manhã em um entroncamento próximo à fazenda Buriti, mas o acesso à fazenda já era permitido e não havia mais indígenas na propriedade.

Esta segunda ordem judicial de desocupação da Fazenda Buriti foi determinada domingo pela juíza Raquel Domingues do Amaral, e prevê multa de R$ 1 milhão por dia para a União e de 1% sobre o valor da causa ao líder da comunidade indígena Buriti e ao coordenador local da FUNAI.

Um contingente de 110 homens da Força Nacional está a caminho de Sidrolândia para tentar auxiliar na região, que passa por um período de tensão, desde a morte do terena Oziel Gabriel na ultima quinta-feira (30), durante a segunda tentativa de reintegração de posse da Fazenda Buriti.

Ao contrário do que foi noticiado pelo Jornal GGN e outros órgãos nesta terça-feira (4), a reintegração de posse da Fazenda Buriti não foi suspensa pela Justiça Federal do Mato Grosso do Sul na noite de segunda (3). A explicação inicial para o erro é de que decisão equivocadamente interpretada como um adiamento da reintegração se referia uma invasão anterior  vinculada ao mesmo processo, e foi divulgada tardiamente.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador