O Exército no Portal do Software Público

Por foo

Exército disponibiliza Framework Cortex no Portal do Software Público Brasileiro

O Exército Brasileiro disponibiliza a sua segunda solução no Portal do Software Público Brasileiro. Trata-se do Framework Cortex, que é uma solução para desenvolvimento de aplicativos desktop multiplataforma em C++. Ele se baseia na composição de Sinapses(bibliotecas dinâmicas) em tempo de execução e sugere fortemente a sua modelagem como serviços em uma Arquitetura Orientada a Serviços. A solução foi lançada no dia 07 de dezembro de 2010, em cerimônia realizada no Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército-Ccomgex, durante a abertura da II Reunião Técnica de Comando e Controle, com a presença do General Marconi(Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas) e do coordenador do Portal SPB, Corinto Meffe.

O Cortex surgiu em 2009, da necessidade de reutilização de componentes de um software de Comando e Controle (C2) desenvolvido pelo Exército Brasileiro. O Programa C2 em Combate, como um software de C2, destina-se a permitir que um comandante militar, em qualquer nível, possa emitir ordens a seus subordinados e acompanhar a sua execução durante uma operação militar. O desenvolvimento teve início em 2003, por determinação do Comandante do Exército e, em 2008, contava com uma série de funcionalidades com grande potencial de reutilização por parte de outros projetos em andamento no próprio Exército.

Uma primeira abordagem foi tornar o C2 em Combate um programa “plugável”, de forma que um novo projeto pudesse agregar novas funcionalidades de acordo com suas necessidades. O problema é que nem todos os projetos precisavam do arcabouço de C2. Para alguns, o módulo de informações geográficas era suficiente; para outros, comunicações e criptografia. Em decorrência deste cenário, optou-se pelo desenvolvimento de um framework de propósito geral, inspirado na filosofia da então emergente arquitetura orientada a serviços (SOA).

Para acessar a solução diretamente do Portal SPB basta acessar o endereço

http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=27016128

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador