Por que Bolsonaro não cai?, por Ricardo Cappelli

A presença do presidente em frente ao QG do exército numa manifestação a favor de um novo AI-5 causou frisson. Inaceitável? Claro que sim. Novidade?

Por que Bolsonaro não cai?

por Ricardo Cappelli

As últimas pesquisas indicam que o presidente mantém cerca de 30% do eleitorado com ele. O isolamento produzido por suas posições absurdas sobre a covid-19 não surtiram efeito no povo. Ele se agarrou à economia, um aliado sempre poderoso.
Um pedido de impeachment agora seria morder a isca que ele jogou? Não há precedente de presidente que tenha sido derrubado com esse nível de popularidade. Sem povo na rua? Seria uma novidade. Além do mais, quem realmente deseja colocar Mourão no Planalto?
A presença do presidente em frente ao QG do exército numa manifestação a favor de um novo AI-5 causou frisson. Inaceitável? Claro que sim. Novidade?
No sistema político a situação continua confusa. A dura vida de Rodrigo Maia é ilustrativa. Ele apanha do PT na terça-feira por ter colocado a carteira verde e amarela na pauta. Na quarta-feira sinaliza para os governadores aprovando a ajuda aos Estados. Na quinta-feira ganha uma rasteira de Alcolumbre que senta em cima da proposta.
Na sexta e no sábado apanha de Bolsonaro por estar supostamente conspirando para derrubá-lo. No domingo volta a apanhar da esquerda por estar segurando o pedido de impeachment. Na segunda-feira é traído pelo Centrão numa manobra do Planalto para tentar isolá-lo.
Quem sustenta de fato Maia? O povo está com ele? E ainda tem a PF atrás do “Botafogo”.
PP, PL, PSD e Republicanos estão a caminho do governo. Parece uma ratoeira. Tudo indica que Bolsonaro está atraindo a turma para fazê-los de reféns mais a frente. Os “vereadores federais” são tratados por todos como a “Geni” do sistema político. O presidente está oferecendo um “beijinho”. Vão arriscar.
Mas o capitão não é contra acordos com os políticos? Vai fazer jogo duplo mantendo o discurso anti-establishment para o seu eleitorado. Um flanco que poderá ser explorado.
Se a política está confusa, quem sabe os militares, “incomodados”, não derrubam o Jair? Jamais um presidente da República visitou tanto os quartéis. Bolsonaro é o “case” de sucesso da tropa, “o Capitão que manda em generais”.
A tese de que uma junta militar assumiu o governo é um delírio. Quem manda é Bolsonaro. Confundir limite com ausência de poder é um erro grosseiro. Os generais se equilibram entre a defesa da institucionalidade, as loucuras do presidente e o receio de que ele, num ato de irresponsabilidade total, tente atravessá-los comandando a tropa diretamente.
Os militares de alta patente têm a consciência de que se a canoa virar o risco de morrerem todos afogados é enorme. Não são ingênuos, estão gostando do poder. Vão navegando e fechando os buracos no casco como podem.
O que no fundo impede qualquer ação mais conseqüente contra Bolsonaro é uma questão objetiva: quem vai liderar quem? A esquerda topa ser liderada pelos liberais? Os liberais topam o contrário? Lula e Doria de mãos dadas num ato na Paulista, que tal? Quem topa?
Persiste o temor de que uma aproximação pode ser fatal para ambos. Parece ilusão. O buraco aberto por junho de 2013 e pela Lava Jato sugou tudo. O presidente é o antissistema. O sistema vai se unir para enfrentá-lo? Quem quer ser o sistema?
Sem povo e sem unidade, permanecemos no empate de sempre. Não há força para um autogolpe e nem para um impeachment. Só cadáveres em profusão poderiam gerar uma comoção social capaz de mudar esta situação. Tomara que não venham.
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ficou razoavelmente claro que quem sustenta Bolsonaro no poder são os militares brasileiros (as razões para isso continuam ocultas, pois eu nunca vi antes militares ativamente sabotarem o próprio país), e enquanto esse apoio continuar não terá congresso ou protesto ou “notinha de repúdio” que o derrube, muito menos uma “constituição” que no Brasil ficou evidente que só é seguida quando interessa para os que realmente mandam.

  2. Desculpe, não entendi essa toada. Quer dizer que é um delírio afirmar que estamos submetidos ao comando de um golpe de estado ocorrido em 2016, quando foi entronizado na Presidência um político, que trouxe na mão um plano totalmente neoliberal, que quase quatro anos passados, ainda esteja em vigência? E mais: também devaneio achar que as Forças Armadas sejam o garante e parte do comando desse golpe de estado então vitorioso, afastando Dilma Rousseff e o PT do poder, prendendo o Presidente Lula e manobrado para, foi o que deu, prender o Presidente Lula e eleger Bolsonaro? Ora, faça-me o favor! Bolsonaro não é nada de antissistema, é parte do sistema, importante sem dúvidas, mas submetido e tolhido pelo comando do golpe do qual faz parte, localizado no Judiciário, na maioria do Congresso (as duas casas) e sem dúvida no comando das Forças Armadas, expresso no comando das três armas. Mostra não desconhecer, quando diz que o comando dos militares tem consciência de que, se a canoa virar, eles vão junto. É muita cambalhota verbal.

  3. O chefe da Familicia é o antisistema para sua base de sustentação que, segundo Capelli, beira os 30%, ou seja, 70% não o apoiariam.
    Daí se vê que não é o chefe da Familicia que tem o controle, o que falta é a criação de um centro hegemônico contra o miliciano.
    Este centro será capitaneado por Lula ou Dória? Depende da agilidade deles. Pelo histórico, acredito mais em Lula.

  4. 1/3 da população, que costuma votar em candidatos de esquerda para presidente, não foi a favor do impedimento de Dilma, mas, mesmo assim derrubaram e pronto. O fato é que a coalizão de fascistas e neoliberais segue em frente, com um ou outro choque pra ver quem fica em cima e quem fica em baixo, so isso.

    Chega a ser engraçada a mania de botar a culpa na esquerda por tudo. O único “acordo” que a coalizão golpista quer com a esquerda é que ela pule da prancha. Só resta aa esquerda partidária aprender a se comunicar, em primeiro lugar com seu próprio eleitorado, que não aguenta mais tanta desorientação, tanta incapacidade de organizar um discurso, uma campanha de reação diante de tanta boçalidade e mentira; e depois, somente depois, tentar recuperar os sete milhões de votos que perdeu entre a eleição de Dilma em 2014 e a votação de segundo do Haddad em 2018.

  5. Bolsonaro não cai porque está alinhado ao dólar dos EUA.

    Dilma caiu porque trabalhou pela independência, prosperidade e soberania do nosso país, pelos nossos interesses e não por interesses de estrangeiros.

    Mas não é só conosco que isso ocorre. A tentativa de independência e o subsequente golpe de direita está sendo a razão constante da manutenção de diversos ditadores de direita em outros países. Por outro lado, países que ainda reagem à tentativa de usurpação imperialista – Venezuela, Cuba, China, Rússia, por exemplo – continuam sob ataque.

  6. O GOLPISTA VILLAS BÔAS NÃO PRECISOU SURGIR NO DIA SEGUINTE PARA SOCORRER O SEU TUTELADO PORQUE O MESMO DESMENTIU TODAS AMEAÇAS DO DIA ANTERIOR… O BOZO ADOTOU AS AMEAÇAS USADAS PELO DETENTOR DOS DOSSIÊS DA CIA E CONGRESSO E STF SABEM BEM PORQUE SÃO REFÉNS…

    DARIO MESSER, CONTINUA PRESO, SEM ACUSAÇÕES FORMAIS, GUARDADO PARA O MOMENTO OPORTUNO…
    O PARASITA VERDE OLIVA CONTINUA RESPIRANDO NA MÁQUINA, MAS DESCONFIO QUE NA ÚLTIMA VISITA RECENTE, O BOZO LEVOU DA CASA DELE AS CÓPIAS DAS PASTAS COM AS CONTAS CC5 DOS SUPREMOS VAGABUNDOS DE TOGA QUE FIZERAM DO STF UMA SUPREMA FEIRA ONDE LIMINARES E HABEAS CORPUS ERAM PAGOS LÁ FORA, VIA TRANSFERÊNCIA DE DÓLARES. ESSES MILHÕES DEVEM ESTAR INDISPONÍVEIS OU PARADOS SEM MOVIMENTAÇÃO… DARIO MESSER E SEUS DOLEIROS É A CHAVE DE CADEIA QUE MANTÊM TODOS LIMITADOS A EMITIR ‘NOTAS DE REPÚDIO’ E MAIS NADA…

    O BOZO TEM A FACA E O QUEIJO – E O COTURNO – PRA PISAR NA CARA DELES…
    QUANDO OS BOZONAZIS PEDEM O FECHAMENTO DO STF, SÃO INDUZIDOS PELO GABINETE DO ÓDIO QUE ESTIMULA ISSO, MAS NÃO REVELA AS ARMAS QUE TEM… POR ENQUANTO…

    EU PREFIRO QUE METAM LOGO NA CADEIA OS 11 FILHOS DA PUTA E MAIS ALGUNS QUE SAÍRAM ANTES POR MEDO DA EXPLOSÃO… O TAL NEGRO DE ALMA BRANCA É UM DELES… NÃO PODEMOS FICAR REFÉNS COM ESSES VAGABUNDOS DE TOGA, INDEFINIDAMENTE…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador