As dificuldades dos países com o desafio da vacinação em massa

A vasta escala do esforço das empresas farmacêuticas para produzir e embalar doses já está sofrendo tensões devido à escassez de materiais de “enchimento e acabamento”, como os frascos de vidro usados para a vacina.

AP – Michael Kappeler

The Guardian

A introdução global de vacinas contra o coronavírus recentemente aprovadas foi marcada por atrasos, escassez e erros burocráticos, pois ficou claro que muitos governos perderão suas metas de inoculação em massa.

A explosão de otimismo que surgiu com as aprovações de novas vacinas – estimuladas por expectativas irrealistas levantadas pelos políticos – esbarra na realidade do desafio de vacinar grande parte da população mundial.

A vasta escala do esforço das empresas farmacêuticas para produzir e embalar doses já está sofrendo tensões devido à escassez de materiais de “enchimento e acabamento”, como os frascos de vidro usados para a vacina.

Outros pontos de estrangulamento envolvem a capacidade das autoridades regulatórias de aprovar os lotes embalados da vacina, a eficácia dos sistemas nacionais de vacinação e os requisitos locais para aconselhar, monitorar e registrar os dados dos receptores, a maioria dos quais consome mais tempo do que administrar a injeção .

Então, como estão os países individualmente?

Estados Unidos

O lançamento de seu programa de vacinas pelos EUA tem enfrentado dificuldades , ecoando a resposta caótica do país à pandemia de Donald Trump.

Das cerca de 17,5 milhões de doses das vacinas Pfizer / BioNTech e Moderna que foram distribuídas em todo o país, apenas 4,2 milhões foram administradas, compreendendo principalmente a primeira das duas doses.

Isso está muito aquém do que os EUA planejavam estar no final de 2020, quando se esperava que 20 milhões de pessoas teriam sido vacinadas. Surgiram relatos de vacinas que estragaram devido à má organização, falta de profissionais de saúde para administrá-las ou, em um caso, sabotagem.

O maior problema nos atrasos parece ser o fato de que as autoridades federais deixaram a logística de entrega para as autoridades locais de saúde e hospitais , mesmo quando estavam lutando para lidar com o impacto de uma pandemia que matou mais de 350.000 americanos.

A Food and Drugs Administration dos Estados Unidos, no entanto, disse que não seguirá o Reino Unido e alguns outros países em dar ao maior número possível de pessoas a primeira dose da vacina e estender o período até a segunda dose para acelerar o processo.

Israel

Aclamada como uma história de sucesso pela velocidade inicial de sua campanha de vacinação, a mídia israelense noticiou na semana passada que o ritmo da campanha de vacinação significa que as doses compradas estão acabando e pode ter que pausar a menos que um novo suprimento seja negociado.

Embora a campanha de vacinação de Israel – que contou com a vacina Pfizer / BioNTech que precisa ser armazenada em temperaturas ultra-frias – tenha sido uma das mais rápidas do mundo, seu ministro da saúde, Yuli Edelstein, disse que seu ministério pode parar de administrar as primeiras doses para um curto período, dizendo ao Canal 12 “não haverá falta da segunda dose”. Esta semana, Israel também aprovou a vacina Moderna, embora as doses possam não estar amplamente disponíveis por dois meses.

União Européia

A desconexão entre os diferentes regimes regulatórios de aprovação de vacinas também está causando seus próprios problemas, principalmente a escassez de suprimentos em alguns países. Enquanto o Reino Unido aprovou rapidamente a vacina Pfizer / BioNTech para uso de emergência no Reino Unido e desde então aprovou uma segunda , a Agência Europeia de Medicamentos adotou um processo regulatório mais lento e com a Pfizer / BioNTech até agora a única vacina permitida dentro do bloco que resultou mais demanda dos países da UE do que a empresa ainda pode fornecer.

Ele avisou que haverá lacunas no fornecimento de suas vacinas até que outras vacinas sejam lançadas, com Uğur Şahin, o presidente-executivo da BioNTech, dizendo ao Spiegel da Alemanha: “No momento não parece bom – um buraco está aparecendo porque há falta de outras vacinas aprovadas e temos que preencher a lacuna com nossa própria vacina. ”

A comissão europeia disse na segunda-feira que está em negociações com a Pfizer e a BioNTech sobre a possibilidade de solicitar mais doses de sua vacina, além dos 300m de injeções já cobertos por um contrato existente. Não estava claro se isso iria competir com um negócio alemão por mais doses da mesma vacina.

Sublinhando o problema do fornecimento da vacina, a Alemanha e a Dinamarca também estão considerando a possibilidade de adiar a administração de uma segunda dose da vacina para fazer com que os suprimentos escassos avancem , após uma ação semelhante da Grã-Bretanha na semana passada.

França

Dentro da UE, a França teve seus próprios problemas específicos que fizeram com que seu programa de vacinação progredisse a um ritmo glacial até agora.

Com uma das populações mais céticas do mundo quanto à vacinação, a França só conseguiu inocular no fim de semana 516 pessoas, em comparação com 1 milhão do Reino Unido, apesar de ter 500.000 doses da vacina Pfizer / BioNTech.

Os críticos também apontaram para as 200.000 pessoas que foram imunizadas na Alemanha durante um período de tempo semelhante depois que a implementação em toda a UE começou há uma semana. O número na França subiu para vários milhares na segunda-feira, de acordo com o ministro da Saúde, Olivier Véran.

Com uma atitude pública “hipercrítica” em relação às vacinas – uma pesquisa no fim de semana mostrou que seis em cada 10 pessoas pretendiam recusar uma – a França decidiu por um processo lento e burocrático, incluindo uma consulta obrigatória com um médico vários dias antes de receber uma injeção. O presidente, Emmanuel Macron, exigiu uma implementação mais rápida.

Após as críticas, o ministro da saúde francês, Olivier Véran, anunciou na terça-feira planos para acelerar o processo, incluindo o registro online e a administração da vacina por profissionais de saúde qualificados sob a supervisão de um médico.

Índia

Uma vantagem presumida nos programas nacionais de vacinação é a presença de uma capacidade de fabricação bem desenvolvida, embora esse não seja necessariamente o caso nos Estados Unidos.

Embora os reguladores indianos tenham acabado de aprovar as duas primeiras vacinas Covid do país para uso de emergência restrito, uma desenvolvida pela AstraZeneca e Oxford University, e a outra concebida localmente pela Bharat Biotech, a Índia abriga o Serum Institute of India, o maior fabricante mundial de vacinas que eventualmente fornecerão doses para o esquema da Covax abastecer o mundo em desenvolvimento.

Por enquanto, no entanto, a autorização de uso emergencial da Índia significa que as vacinas serão fabricadas e disponibilizadas apenas na Índia , que com cerca de 10 milhões de infecções por Covid-19 é um dos países mais afetados do mundo, atrás dos EUA. O Brasil está em negociações para garantir doses da Índia antes de uma possível proibição de exportação.

O país planeja inocular 300 milhões de trabalhadores da linha de frente, idosos e pessoas vulneráveis em sua população de 1,35 bilhão até agosto e tem um estoque de mais de 50 milhões de doses. A Índia também tem experiência considerável na realização de campanhas de vacinação em massa.

China

A China, de onde a Covid-19 se originou, tem (como a Rússia) adotado uma abordagem tipicamente agressiva para o desenvolvimento de vacinas e inoculação que tem levantado sobrancelhas no ocidente com as alegações de falta de transparência nos dados de teste.

Quatro milhões e meio de chineses receberam doses de vacinas chinesas em teste antes mesmo da aprovação, na semana passada, de uma vacina produzida pela empresa estatal Sinopharm , com Pequim sozinha criando 220 locais de vacinação instantâneos e entregando mais de 73.000 vacinas em os primeiros dois dias de 2021.

O país pretende vacinar 50 milhões de pessoas até o ano novo lunar de fevereiro, na tentativa de controlar a disseminação do vírus quando grande parte da população viaja.

Outros países, incluindo o Egito , que aprovou a vacina Sinopharm para uso de emergência, e o Paquistão disseram que usarão a vacina Sinopharm como parte de sua resposta.

África do Sul

A África do Sul, como outras nações africanas, encontrou-se lutando para adquirir vacinas, apesar da iniciativa global da Covax destinada a garantir o fornecimento equitativo de vacinas baratas aos países mais pobres.

Embora a Pfizer e a AstraZeneca tenham dito que planejam fornecer doses, a Moderna dos EUA não tem suprimentos para a África , e a vacina AstraZeneca pode não estar disponível antes do próximo ano na África do Sul , o país mais atingido do continente com 1,09 milhão de infecções confirmadas e 29.175 mortes .

A África do Sul receberá injeções suficientes para 10% de sua população de 60 milhões de pessoas por meio da iniciativa Covax, mas com a preocupação com a nova variante sul-africana do vírus crescente, que é uma gota no oceano.

Os países africanos também enfrentarão problemas como a escassez de armazenamento ultracongelado para a vacina Pfizer e problemas logísticos para distribuição. Especialistas dizem que a ausência de vacinação eficaz no mundo em desenvolvimento pode deixar reservatórios de doenças, incluindo novas mutações, que continuarão a ameaçar surtos globais.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador