PMs se congratulam por chuva de bombas em estudantes

Jornal GGN grava cena de policiais militares se vangloriando por chuva de bombas lançadas contra estudantes secundaristas.

https://www.youtube.com/watch?v=EeQoAdgHwEY height:394]

Jornal GGN – Mais um dia de protestos contra a reorganização escolar. Na última sexta-feira, dia 4, os estudantes marcharam por 10 quilometros, ocupando a cidade que lhes pertence. A equipe do Jornal GGN acompanhou esta marcha por um pequeno trecho, mas que deu a real dimensão da irresponsabilidade da Polícia Militar sob o comando do governador Geraldo Alckmin, do PSDB. Mas o governador não ganhou com a violência, os estudantes continuarão ocupando as escolas e ruas até que ele faça o pronunciamento de que, realmente, suspenderá permanentemente a reorganização. E esperam que isso seja feito em audiência pública.

A seguir, o pronunciamento do Comando das Escolas Ocupadas, feito no dia 6 de dezembro

E o pronunciamento do governador Geraldo Alckmin, ao anunciar a “suspensão” da reorganização escolar, lembrando que suspender não significa cancelar, no dia 4 de dezembro

https://www.youtube.com/watch?v=JVuas9FFjFw height:394

Os estudantes ocupam as ruas para chamar atenção contra a reorganização escolar, e a Polícia Militar é orientada a usar ‘armas não letais’ para impedir a obstrução de avenidas. Esse conflito se mostrou evidente para nossa equipe durante a cobertura dos protestos dia 4 de dezembro, nas avenidas Paulista e Consolação.

Não permitir obstrução de vias é a orientação primordial da Polícia Militar. Essa é a diretriz da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, nas palavras do secretário Alexandre de Moraes: “não vamos permitir que fiquem agora obstruindo as vias principais de São Paulo.” (em matéria publicada 3/12/2015, no G1).

Devidamente disciplinado pela Lei nº 13.060/2014, o policial é orientado a não usar arma de fogo desde que sua vida não esteja em risco. Quando uma via obstruída não fornece tal risco ao policial, ele, então, deverá usar armas menos letais, são elas: bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta, balas de borracha e cacetetes (termos não menos letais).

Sabendo das denúncias de que “na periferia a bala não é de borracha”, o Jornal GGN foi conferir a conduta da Polícia Militar em protesto dos estudantes contra a reorganização escolar na última sexta-feira: foram lançadas 8 bombas em 42 segundos. Não houve denúncias de disparo de balas de borracha.

Na gravação bruta com 1’52” de duração (MVI_2122, Canon Rebel T5i, Sigma 18-250), escutamos o lançamento das oito bombas em direção aos estudantes, gritos de “covardes” e um grupo de policiais cantando vitória.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=mjKuAp70nnA&feature=youtu.be height:394

Hoje, segunda-feira, 7, a Rodovia Raposo Tavares e o Viaduto da China, foram ocupadas.

Os estudantes decidiram manter as ações de ocupação até que o governador suspenda permanentemente a reorganização escolar em audiência pública. O Comando das Escolas Ocupadas faz convocação pra Grande Ato em Apoio a Luta dos Estudantes, quarta-feira, 9, na Av. Paulista.

A polêmica que cerca o uso das armas não letais pelas forças policiais se relaciona com as manifestações populares, em que os participantes são por elas atingidos, durante o exercício de livre manifestação, tendo a obstrução da via como argumento policial. O conflito se coloca da seguinte maneira: é permitido protestar na rua desde que essa rua não seja obstruida.

A Avenida Paulista será obstruída na próxima quarta-feira, em grande ato convocado pelo Comando das Escolas Ocupadas. Os protestos contra a reorganização escolar continuam até que o governador o cancele permanentemente em audiência pública amplamente convocada.

“Austeridade e o aumento dos gastos com segurança interna andam de mãos dadas” (Anna Feigenbaum)

Enquanto isso, na Folha, “Fabricante brasileira de ‘armas não letais’ prevê salto nas exportações.”

 

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O governador jamais deve

    O governador jamais deve esconder-se do povo, muito pelo contrário deve ir aonde o povo estiver e entender suas reinvidicações; se estiver fugindo do povo, não está governando para o povo. Está governando para si mesmo, sua carreira política ou para o capital de alguns.

      1. Isso é uma obrigação de todo

        Isso é uma obrigação de todo o político, foi eleito para representar o povo, logo todos tem essa obrigação! Não importando partido ou coligação. A democracia é o que deve prevalecer. Entendo que tenha alguns políticos que tenha uma certa dificuldade do diálogo mas isso não justifica a falta da democracia para discutir questões que atingim a população. E não concordo que pimenta é refresco, pimenta é um incentivo para melhorar. Alckmin precisou da pimenta para aprender que estamos em uma democracia e não se deve forçar as poíticas públicas sobre a população, mas dialogar.

      2. Ela ESTÁ nos braços do povo, veja:
             200020072015mortalidade infantil por mil nascidos(taxa)29,02 13,82expectativa de vida  (anos)69,83 75,44escolarização 6 a 14 anos (taxa) 9798,4analfabetismo 10 a 14 anos (taxa) 3,11,7analfabetismo adulto  (taxa) 10,18,5renda média mensal  (reais) 13351647

        Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/

         

        Isso é estar nos braços do povo, amigo. Um governo precisa apresentar resultados dessa natureza. Enquanto a mídia superficial fala de dólar e da queda da bolsa, o que importa para um povo pobre, são esses números, que farão a diferença no longo prazo. O dólar, a bolsa e a taxa selic são contextos econômicos manipulados pelo poder financeiro mundial, e não pelos governos.

      3. segue a tabela:

        mortalidade infantil por mil nascidos:

        2000 ==> 29,02

        2015 ==> 13,82

        expectativa de vida:

        2000 ==> 69,83anos

        2015 ==> 75,44anos

        escolarização 6 a 14 anos:

        2007 ==> 97

        2015 ==> 98,4

        analfabetismo adulto:

        2007 ==> 10,1%

        2015 ==> 8,5%

        renda média mensal:

        2007 ==> 1.335

        2015 ==> 1.647

         

  2. Sem querer ser chato…

    mas já assumindo este papel…precisamos aprender a respeitar as normas.

    Uma delas é o direito de ir e vir. Bloquear uma avenida e tão ilegal quanto bloquear uma rodovia. Se não concordamos com o bloqueio de caminhões por que razão deve-se concordar com o bloqueio de uma avenida na capital de São Paulo?

    Na Democracia temos o direito de protestar e nos manifestar mas sem atropelar outros direitos.

    Apoio o movimento dos estudantes de SP, que estão dando um exemplo para todo o país e desejo que continuem dando.

    A PM cumpriu seu papel de desobstruir a via e, pelas imagens mostradas, aparentemente, agiu corretamente utilizando a força necessária sem excessos.

  3. Dois já foram…

    Dois países Sul-Americanos já chutaram o bode para bem longe. Em 2016 será a vez do Brasil começar a chutar o bode para longe. E, em 2018, o chute será definitivo.

    1. Vamos ver se vai durar. O

      Vamos ver se vai durar. O Chile foi e voltou rapidinho.

      E o bode do estado de São Paulo, quando é que vocês vão chutar? Ou você quer mais vinte anos para ver se além de seca tem também apagão?

  4. Os estudantes estão certos, mas fazendo do jeito errado.

    “Os estudantes marcharam por 10 quilômetros, ocupando a cidade que lhes pertence”. Só pertence a eles? E os resto de milhões de pessoas que são prejudicadas paradas no já infernal transito de São Paulo? Quantos compromissos cancelados? Quantos pessoas passando mal dentro dos carros? Quantos consultas médicas indo para o beleléu? E possíveis pessoas doentes dentro de ambulâncias totalmente castradas em seus direitos? A esquerdopatia brasileira é ridícula, medíocre, hipócrita e mentecapta. A garota presa amplamente divulgada pela mídia não passa de uma agente do pc do b infiltrada para provocar o caos. Vergonhoso. E pode ir parando de criticar as PMs porque vocês podem tirar o cavalinho da chuva, as PMs jamais serão desmilitarizadas, por mais que a esquerdopatia tente, difame e minta. A PMs foram, são e continuarão sendo o braço armado do exército contra uma revolução comunista. A apeoesp é o sindicato mais esquerdopata e sempre tenta de todas as formas prejudicar qualquer administração escolar que não seja aliada ideológica. Nem por isso o Alckmin está certo. Foi burro, arrogante e deixou um secretino educacional fazer esta lambança toda e agora tem de voltar atrás ou acirrar tudo de uma vez com consequências desastrosas. Alckmin tem demonstrado falta de liderança e muito pouco culhões para lidar com os esquerdopatas. Talvez porque ele também seja ou no mínimo simpatize, já que fica calado ao invés de descer a lenha em Lula e Dilma e se colocar abertamente a favor do impeachment. Se era preciso fazer as mudanças educacionais por problemas de caixa, por melhoria organizacional ou seja lá por que for, deveria obviamente dialogar com todos os envolvidos, mas parece que só jogou a “lama do rio doce” no ventilador. Os estudantes estão certos, mas fazendo do jeito errado. 

    1. Correto

      Voce esta correto, Antonio Barbosa. Muitas pessoas podem ter morrido nas ambulancias, carros, etc. porque foram impedidas por alunos que tem certeza que seus direitos estao acima dos demais. Ste tivessem a mesma energia para estudar com afinco o pais seria muito diferente. Frase de Rui Barbosa: “Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda.

  5. “Desobstruir” o transito de

    “Desobstruir” o transito de manifestação de estudante pode, né?

    Quero ver desobstruir o transito na manifestação coxinha! Será que o Çerra vai reclamar de não poder passar na Paulista em dia de manifestação coxinha?

  6. Pela aparência sempre

    Pela aparência sempre correta, pela maneira de se expressar sempre comedido e com palavras bem postas, presumo que o governador, dr. Geraldo, na sua infância tenha sido, constantemente, chamado assim pela sua mãe: Gê, venha já aqui, seu bosta!

  7. Exagero

    Matéria extremamente exagerada. Um comentário de um policial se transformou em PMs congratulam-se por chuva de bombas. Está faltando isenção na imprensa. E não gostar de Polícia é bem diferente de não gostar da atitude de um policial. No segundo caso, embora entenda que a imprensa deve noticiar e não opinar, vejo como legítimo. O primeiro caso é pura ideologia ou coisa bem pior. 

  8. PM bate em criança

    Estamos em plena idade Média. O obscurantismo atingiu um ponto inimaginável.

    Qual o próximo ato de governo após a tentativa de fechamento de escolas? A queima de livros em praça pública? Proibição de venda de livros no Estado de São Paulo? Trasnformação dos museus de São Paulo em área de treinamento de tiro para a PM?

    E a que papel se presta a Polícia Militar? Tobias de Aguiar deve estar se revirando no túmulo, buscando um modo de renunciar ao cargo de patrono diante de demonstração cabal de bestialidade.

  9. cidadania

    Soltar “bombinhas” em estudante pode, espancar como espancaram pode. Porque não podem prender bandido? Porque não evitam explosões de caixas eletronicos? Porque não combatem a criminalidade que avança em São Paulo? Governador fraco, instituição fraca e efetivo despreparado! Todos perdem o respeito da sociedade!

  10. 3 coisinhas

    1a coisinha: o Governo errou. Tinha que ter debatido e apresentado as mudanças há pelo menos um ano e preparado os alunos para eventuais mudanças. Numa democracia, as questões precisam ser apresentadas e debatidas, do contrário, as mudanças, mesmo boas, caem em descrédito.

    2a coisinha: os alunos também precisam discutir. Se eles representam a si próprios, o Governo representa a toda a sociedade. A pressão que fazem é legítima se for para discutir o projeto; se for para impor na marra a própria vontade, é a mesma truculência do Governo, agora com sinal trocado. Se essa não é aceita, aquela também não será.

    3a coisinha: que o ensino é uma merda, isso nem está em discussão. É uma merda. E para resolver, precisamos cobrar todo mundo: Governo, Professores, Pais e Alunos. Se há muito descalabro por parte do Governo (maus salários, verba mal aplicada, apadrinhamento), também há muita condescendência com maus Professores (na forma de corporativismo) e Alunos (na forma de paternalismo), sem uma contrapartida em termos de desempenho escolar. Um exemplo disso é o mau uso da carteirinha: basta comparar o número de estudantes na fila do cinema para ver 007 e o número de estudantes para ver um documentário qualquer ou mesmo na porta de um museu. Aliás, vale a pergunta: nessas ocupações de escolas, o que estão fazendo dentro dos edifícios ocupados? Tem alguém estudando? Revendo matéria? Se sim, parabéns. Do contrário, perde-se credibilidade. 

    No meio desse mar de necessidades, não podemos perder de vista duas coisas: os objetivos estratégicos do ensino (que não pertencem a A, B ou C, mas ao Brasil e, portanto, exigem compromisso contrapartidas de todas as partes) e o diálogo como caminho para solução de problemas. E, eventualmente, a Justiça como forma de desempate, sempre que o diálogo não for possível. 

     

     

    1. Quanta conversa para boi

      Quanta conversa para boi dormir. Aceite que seu governador fez merda, seria mais fácil. Não coloque a culpa nos estudantes, que estão lutando contra essa “reforma educacional”.

      1. Desculpe-me, mas não estou

        Desculpe-me, mas não estou colocando a culpa em ninguém. Estou é distribuindo responsabilidades.

        Porque verba, todo mundo quer; já assumir responsabilidades é algo que tornou-se raro no país do “eu não sabia”, “todo mundo faz”, “não tenho conta lá fora”, “foi o capeta”, “ela não gosta de mim” etc. Quanto ao governador, ele é meu, seu, de todo mundo. E fez merda. Aliás é a primeira frase. 

        Conheço o movimento estudantil o bastante para saber que entre parar a Paulista na luta contra o aquecimento global e fazer um mutirão para estudo de álgebra, eles ficam, fácil, com a primeira opção. Minha observação é que a costumeira opção pelo carnaval não tire a legitimidade de um debate que é importante para todos.

         

         

  11. Governador Ditador

    É uma pena que tenha que se chegar a ver a PM tirar alunos das escolas a força porque este Governador Ditador usa sua polícia para ditar o que ele quer.

    Cade a Democracia? Fechar escolas em um País que está faltando educação? Será que ele quer aumentar a população carcerária?, Faça me um favor Governador peça para sair e suma de SP.
     

    Vamos todos se Unir e dar a resposta nas Urnas na próxima eleição para governador.

    E você Governador, se esqueceu que estes Jovens que hoje protestam por escolas abertas, já votam hoje ou irão votar na próxima eleição e faremos questão de lembra-los que o Senhor determinou que a Polícia entrasse nas escolas e tirassem a Força nossos filhos.

     

  12. wALCKmin Dead, último capítulo

    wALCKmin Dead bota seus zum-PM-bis sedentos de sangue nas ruas para catar pessoas de bem, 20ª temporada. Um dia o seriado acaba.

  13. Vantagem dessa tentativa de

    Vantagem dessa tentativa de “reorganização”: quem se reorganizou foi a estudantada. Ainda bem. E que continue assim, e cada vez mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador