A Renovação no Congresso Nacional

Enviado por Almeida

Mais surpeeendente do que na Câmara, foi a renovação no Senado, que teve a maior renovação da sua históriaUm, em cada quatro senadores que tentaram a reeleição, conseguiu se reeleger. Apenas oito foram reeeleitos e 46 vagas serão ocupadas por novos nomes, uma renovação de mais de 85%. Sobre a renovação da Câmara, uma vez que muitos vêm da circulação no poder de parlamentares com mandato estadual, comenta o analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor DIAP: “Os poucos espaços que serão ocupados por quem nunca exerceu cargo público têm quatro origens: os linha-dura, os parentes de oligarquias nos estados, as lideranças evangélicas e as celebridades”.

Da Agência Câmara Notícias

Câmara tem 243 deputados novos e renovação de 47,3%

O índice de renovação na Câmara dos Deputados nesta eleição foi de 47,37%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Foram eleitos 243 deputados “novos” (de primeiro mandato). Foram reeleitos 251 deputados, de um total de 444 candidatos à reeleição. Ou seja, 56,5% dos deputados que se candidataram à reeleição foram reeleitos. Também foram eleitos 19 ex-deputados de legislaturas anteriores (3,7%).

Nas últimas cinco eleições, o percentual de renovação na Câmara ficou abaixo de 40%, de acordo com os dados da SGM. A média de 2002 até 2014 foi de 37,5%. As eleições com o menor índice de renovação foram as de 1998 e 2002, ambas com 36%. Até então, a eleição com maior número de novos rostos havia sido a de 2014, com 39% de renovação.

Esses índices levam em consideração todos os deputados titulares e os suplentes que assumiram o mandato em algum momento da legislatura, num total de 612.

Leia também:  Coronavírus e a possibilidade de adiamento das Eleições Municipais de 2020, por Walber de Moura Agra

Renovação por partido

O PSL foi o partido que ganhou mais deputados novos, 47 de uma bancada de 52 parlamentares. Em segundo lugar ficou o PRB (18 novos parlamentares), seguido por PSB (16), PT (15), PSD (14), PP e PDT (12 cada) e DEM (10). Os outros partidos elegeram menos de dez novos deputados.

Reeleição

O PT foi o partido que mais reelegeu deputados. Dos 56 deputados eleitos ontem, 40 foram reeleitos, seguido por PMDB (25 reeleitos), PP (23), PR (22), PSD (20), DEM (19), PSDB (16), PSB (14), PDT (14) e PRB (11). As demais legendas reelegeram menos de 10 deputados.

O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é um dos deputados reeleitos pelo DEM do Rio de Janeiro.

Outros cargos

Dos 612 deputados federais que assumiram o mandato na atual legislatura, 444 tentaram a reeleição, 78 não se candidataram, 42 concorreram ao Senado (16 foram eleitos), 15 se candidataram a deputado estadual, 11 a vice-governador, 11 a suplente de senador, 9 a governador (um foi para o segundo turno e os demais não foram eleitos) e dois a presidente da República.

Renovação surpreendente

Segundo o analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o índice de renovação foi surpreendente em função do crescimento de partidos como PSL, do candidato à Presidência Jair Bolsonaro, e PRB. “Esperava-se uma renovação dentro da margem histórica.”

Queiroz acredita porém, que a renovação na Casa é, na verdade, uma circulação no poder de parlamentares com mandato estadual vindo para a Câmara. “Os poucos espaços que serão ocupados por quem nunca exerceu cargo público têm quatro origens: os linha-dura, os parentes de oligarquias nos estados, as lideranças evangélicas e as celebridades”, disse.

Leia também:  Coronavírus e a possibilidade de adiamento das Eleições Municipais de 2020, por Walber de Moura Agra

Reportagem – Wilson Silveira e Tiago Miranda

Edição – Natalia Doederlein

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

3 comentários

  1. Conta simples

         Sem levar em conta os possiveis futuros adesistas do MDB e PSDB, a direita terá de cara 53 senadores, 296 deputados federais ( estudo da UNICAMP estima 301 ), e estas cadeiras do PSL ainda podem aumentar bastante devido a clausula de barreira.

      

  2. chocado mas não surpreso.

    Vai ser pior do que o atual.

    Podem se preparar para cenas bizarras, violentas e de intimidação.

    Além de podem mudar a constituição ao seu favor.

    ELE NAO! Vamos evitar isso.

    Vamos convenser os indecisos. Se eles usam as redes, vamos usar as redes!

     

  3. Renovação?

    Trocar seis por meia dúzia significa renovar alguma coisa?

    Tirar o Eunício e entrar Alexandre Frota consiste em renovar o que?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome