Aécio convida ex-ministros do governo FHC para campanha

Sugerido por antonio francisco

Do Estadão

Aécio chama time de FHC para campanha

Provável candidato do PSDB começa a se cercar de ex-ministros da gestão tucana no Palácio do Planalto para conduzir a disputa presidencial

19 de janeiro de 2014 | 2h 04

PEDRO VENCESLAU – O Estado de S.Paulo

A pouco mais de cinco meses de começar oficialmente a disputa eleitoral, em 6 de julho, o senador Aécio Neves, provável candidato do PSDB à Presidência da República e presidente nacional da sigla, já definiu parte dos nomes que vão compor a linha de frente e a retaguarda da campanha. As escolhas feitas até agora indicam que o partido está disposto a resgatar o “legado” dos oito anos em que esteve à frente do Palácio do Planalto com Fernando Henrique Cardoso, que comandou o Palácio do Planalto entre 1995 e 2002.

Nas três últimas campanhas presidenciais, a herança de FHC foi abordada discretamente pelos candidatos tucanos. O primeiro nome anunciado na semana passada, conforme revelou o Estado, foi o do engenheiro agrônomo Xico Graziano. Diretor do Instituto FHC e ex-chefe de gabinete do ex-presidente, ele será responsável pela coordenação de uma das áreas mais sensíveis da campanha: a internet. Presidente do Banco Central entre 1999 e janeiro de 2003, no segundo mandato de FHC, Armínio Fraga foi escalado para aproximar Aécio dos empresários e arrecadar recursos para a campanha.

Fraga também deve integrar o grupo que vai elaborar a parte de economia no programa de governo de Aécio. A coordenação-geral da elaboração do programa será feita a partir de março pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Afilhado político de Aécio, Anastasia também foi secretário executivo e ministro interino do Trabalho no segundo mandato de FHC. O senador mineiro convidou ainda o economista Barjas Negri, ministro da Saúde no primeiro mandato de FHC, para elaborar as propostas de saúde.

Outro nome que deve integrar o grupo, mas ainda não foi confirmado pela equipe do senador, é o engenheiro José Carlos Carvalho. Ministro do Meio Ambiente de FHC entre março e dezembro de 2002, ele deve participar da elaboração das propostas dessa área, missão que dividirá com o deputado estadual pernambucano Daniel Coelho. No passado, Carvalho foi um dos principais interlocutores de Aécio com os ambientalistas e ajudou a organizar um jantar com o tucano e 60 dos maiores líderes do setor.

“Muitos candidatos prestigiam especialistas de fora na hora de montar o plano de governo. Esses nomes prestigiam o PSDB e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Não há como separar o partido das duas gestões dele na Presidência”, avalia o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), secretário-geral do PSDB.

A decisão de se antecipar aos adversários na apresentação dos nomes, iniciativa que será referendada pela direção executiva tucana em reunião marcada para 11 de fevereiro, também foi um movimento estratégico. “Ao antecipar os nomes, o senador Aécio está sinalizando de forma transparente que levará essas pessoas para o governo. Isso é um fator de estabilidade para o Brasil”, afirma o senador tucano Cássio Cunha Lima (PA), um dos quadros mais próximos do provável candidato.

Postos-chave. O senador também já conta com uma lista de nomes que devem compor o comando executivo da campanha. Irmã de Aécio, a jornalista Andrea Neves deixou a presidência do Serviço Voluntário de Assistência Social, órgão do governo mineiro, para ser uma figura central na área de comunicação.

O publicitário mineiro Paulo Vasconcellos é o mais cotado para assumir o marketing da campanha. As decisões, porém, serão submetidas a um conselho de comunicação, fato inédito em campanhas tucanas.

Estado-chave na estratégia do PSDB, São Paulo recebe atenção especial na formação da equipe. Ex-ministro de FHC e atualmente vereador paulistano, Andrea Matarazzo foi sondado para assumir o comando da campanha na capital.

O prefeito de Botucatu, João Curi, será responsável por articular e engajar os prefeitos do interior na campanha presidencial. Presidente do PSDB paulista, o deputado Duarte Nogueira é apontado como um dos nomes para comandar a campanha no Estado e fazer a sinergia com a corrida pela reeleição do governador Geraldo Alckmin.

Luis Nassif

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 8 anos?

    “o partido está disposto a resgatar o “legado” dos oito anos”

    Acho difícil que isto seja verdade, pois quando os tucanos discursam parece que existe um hiato de exatos 8 anos no Brasil. Geralmente falam do Plano Real (1994) e depois partem para as críticas ao PT (2003). Aqueles 8 anos em geral são “esquecidos”.

  2. Favoritíssimos.

    Prezados e prezadas,

    Agora sim eu estou com medo. Se bem que dependendo para qual lado a falange gay vai pender, pode mudar tudo e dar Eduardo e Marina.

    Vai depender do Alckmin, se ele prometer achar um culpado (ainda que tenha sido suicídio) para o caso do garoto morto, ninguém segura!

     

  3. Abriram as catacumbas.
    Uma

    Abriram as catacumbas.

    Uma coisa está clara: Ou Aécio está disputando para perder, ou então ele contratou o flautista de hamelin para fazer seu programa de TV. Do jeito que vai, ele colocará FHC como seu garoto propaganda.

  4. Coitado do Aécim, convoca

    Coitado do Aécim, convoca ex-ministro especializado em organizar jantares.

    “No passado, Carvalho foi um dos principais interlocutores de Aécio com os ambientalistas e ajudou a organizar um jantar com o tucano e 60 dos maiores líderes do setor.”
     

  5. O único que poderia agregar

    O único que poderia agregar alguma coisa era o Serjão Trator… Mas está morto! 

    PS – Poderia também chamar os Embaixadores de FHC… Andréa Matarazzo está à disposição… da Justiça! 

  6. A fina flor do entreguismo

    A fina flor do entreguismo novamente junta. Quero só ver o que essa cambada vai prometer na campanha. Será cômico, se não for trágico. É a “história” que vai ser repetir como farsa. E bota farsa nisso.

  7. Incrível esta do Aécio,

    Incrível esta do Aécio, chamar a truppe do FHC para auxiliar seu plano de des-governo! Não bastasse a mídia, que de a muito resolveu encilhar o jumento o FHC para a seus propósitos, vem agora o ébrio a conclamar os sequazes do ex em sua campanha presidencial.

    Realmente, nossa direita está mal e, pior, perdeu o controle sobre o ridículo senhor chamado Aécio.

  8. Caraca véi!!! Além de achar

    Caraca véi!!! Além de achar as alianças do partido governista o máximo, agora querem dar pitaco na oposição?

    Esquerdista é sabe-tudo!

  9.   Ao menos o Aspirécio tem

      Ao menos o Aspirécio tem uma qualidade: é coerente.

      Se isso vai funcionar são outros quinhentos, mas eu bem que gostaria que eles resgatassem o legado de 8 anos de FHC. Poderiam começar desprivatizando o sistema Telebrás, por exemplo.

  10. Só espero que o pessoal do PT

    Só espero que o pessoal do PT tenha o perido de 8 anos do governo do FHC, catalogados.

    Durante o programa de TV do PT no periodo eleitoral, e só ir largando em dose homeopáticas todas as merdas que eles fizeram quando eram governo. Só para reavivar a memória do eleitor.

  11. Vixe Maria…………………é sério mesmo?

    se é, eis aí a antiguidade de olho no futuro dos nossos jovens………………

     

    e você aí trabalhador não tão jovem, mas tranquilão, que já deu duro no governo fhc, ganhou pouco e perdeu o emprego, não se esqueça, a antiguidade quer você de volta

    1. e minha amada, ex dona encrenca, grita lá do quarto…

      ” mas não deixa de ser um grande avanço, se comparado com o grupo de Cerra e Índio da Crosta “

  12. A grife protege o boneco

    A grife mineira “Aécio Neves” escala a cobertura ao redor do boneco propaganda: Aecim Cunha. O time de proteção terá a irmã nas comunicações e vários ex-ministros que já sabem o que fazer – pois não terão ninguém para liderá-los em Brasília. Antes de a bola chegar ao Aecim já haveria dois jogadores (ministros macaco-velho) próximos para interceptar. O maior mérito do Anastasia tem sido a humildade de fingir que Aecim manda e ele obedece. Ainda, tutelou o menino na infância (de 35 a 50 anos) e agora, entrando na sua adolescência, Anastasia prepara o dever de casa para o menino (programa de Governo). Falta nomear a babá e o médico de plantão que cuidarão das andanças do Aecim em Brasília. Dá para fazer historinhas de Gibi.

     

  13. FLUXOS E REFLUXOS d’ÁGUA SUJA

     

    Eita merda!

    Seria isso, uma verdade verdadeira? Ou apenas, trata-se de uma mera indisposição intestinal?

    Que deus seja louvado!

    E, que as desgraças preconizadas por obra do abestalhado neto do Tancredo, não passe de um refluxo mal aspirado de um bafômetro desarranjado. Amém…

    Desde já, se pode antever o baronato lambendo os beiços, com tais notícias. Os mesmos cabras laureados com valiosos brindes doados pela privataria cardosina durante o fluxo menstrual, digo, fluxo de maré vazante do governo FHC.

    Agora, achando-se refeitos da borrasca lulista, estão assanhados. Aspirando pó, êpa, digo, sonhando voltar apetrechados. Ameaça o neto de Tancredo.

    Agora vai. Apostam deslumbrados e declinantes tucanos. Enquanto ruminam ansiosos por novas oportunidades de negócios. Via de regra, navegantes, sobretudo os de águas sujas, digo, rasas, costumam também, consultar taboas de maré. Saber dos fluxos e refluxos das marés, que os permitam marear em boa navegação.

    Atropelam-se para não perder oportunidades. Precipitam-se, agoniados armando suas redes, suas arapucas e armadilhas. As vezes até, fisgando roubalos, vixe, de seu próprio cardume. Um Horror…

    Quem sabe, se o diabo ajudar, retornem cavalgando um programa reverso/privatizante, ou seja, uma recompra. Agora superfaturada, do patrimônio público que distribuiram na vigem anterior.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador