Aécio cresce no Datafolha e chances de segundo turno aumentam

Da Folha

Aécio sobe, e chance de Dilma ser reeleita no 1º turno diminui
 
Tucano ganha quatro pontos em pesquisa do Datafolha, e soma dos adversários supera presidente em um ponto
 
Para 58%, Lula deveria ser o candidato do PT; entre os simpáticos à sigla, 75% defendem o ex-presidente na chapa
 
DE BRASÍLIA
Diminuiu a chance de a presidente Dilma Rousseff vencer no primeiro turno a eleição de 5 de outubro. Uma das principais razões foi o crescimento das intenções de voto do pré-candidato do PSDB, o senador Aécio Neves (MG).
 
Segundo o Datafolha, no cenário mais provável a petista teria hoje 37% das intenções de voto e os outros candidatos estariam com 38%, somados. É uma situação de empate técnico, pois a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
O levantamento do Datafolha foi feito ontem e anteontem com 2.844 entrevistas, em 174 municípios do país.
 
Apesar de ter variado na margem de erro, a curva de Dilma não é estável. Ela tem recuado gradualmente nos levantamentos do Datafolha –enquanto seus dois principais rivais estão em ascensão.

 
No cenário hoje mais provável para a disputa de outubro, liderado por Dilma com 37%, o segundo colocado é Aécio, com 20%. Ele tinha 16% no início de abril. O tucano ganhou quatro pontos e apresentou a maior variação entre todos os candidatos.
 
O terceiro colocado é Eduardo Campos (PSB), que registrou 11% agora e também apresenta curva ascendente, sempre dentro da margem de erro –tinha 10% em abril e 9% em fevereiro. O pessebista é conhecido muito bem ou um pouco por 25% dos eleitores. Essa taxa é de 86% para Dilma e de 42% para Aécio.
 
Segundo o Datafolha, 16% dos entrevistados dizem que votariam hoje em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 8% declaram que ainda estão indecisos.
 
Dilma e o PT fizeram um esforço nos últimos dias para estancar sua perda de popularidade e frear o movimento pela volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente.
 
Segundo o Datafolha, 58% dos eleitores acham que Lula deveria ser o candidato do PT. Entre os que declaram preferência pelo partido, 75% dizem preferir Lula como candidato nas eleições deste ano.
 
Embora a variação de suas intenções de voto tenha sido negativa, Dilma ficou dentro da margem de erro da pesquisa. A aprovação ao governo (soma de quem acha o governo “ótimo” ou “bom”) hoje é de 35%. Há um mês, era 36%.
 
Um aspecto positivo para a presidente é que as expectativas econômicas dos eleitores pararam de deteriorar.
 
Mas continuou a crescer o anseio do eleitorado por mudanças. Hoje, 74% dos eleitores dizem querer mudanças na forma como o país é governado. Para 38%, Lula é o mais preparado para fazer essas mudanças. Dilma foi citada por 15%. Ela tinha 16% há um mês e 19% em fevereiro.
 
Aécio e Campos melhoraram seu desempenho de fevereiro para cá. Há cerca de dois meses, o tucano era apontado como o mais preparado para fazer mudanças por 10% dos eleitores. Agora, 19% pensam assim. Campos era apontado por 5% e agora tem a simpatia de 10%.
 
O bloco dos nanicos é liderado por um ex-apoiador do PT e de Dilma, o candidato Pastor Everaldo (PSC), que tem 3% das intenções de voto e está empatado tecnicamente com os outros nanicos.
 
Eduardo Jorge (PV), José Maria (PSTU), Denise Abreu (PEN) e Randolfe Rodrigues (PSOL) registraram 1% cada um. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) tiveram menos de 1%.
 
(FERNANDO RODRIGUES)
Redação

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A contaminação da pesquisa via perguntas direcionadas

    “Para 58%, Lula deveria ser o candidato do PT; entre os simpáticos à sigla, 75% defendem o ex-presidente na chapa”

    Outro dado interessante remete a que Dilma já desceu até onde seria possível, lembrar que durante todo o último mês o seu governo sofreu intenso bombardeio, e nem assim está descartada a sua vitória ainda em 1º turno.

    “a variação de suas intenções de voto tenha sido negativa, Dilma ficou dentro da margem de erro da pesquisa. A aprovação ao governo (soma de quem acha o governo “ótimo” ou “bom”) hoje é de 35%. Há um mês, era 36%.”

    Quando o período da propagando eleitoral começar, Dilma terá muito mais tempo que Aécio e Campos, terá oportunidade de defender cada uma das mentiras ditas na mídia.

     

    1. O “volta Lula’ é o “Fora Dilma” da Folha

      Que coisa né, colocaram essa pergunta no questionário mesmo sabendo que Lula lançou Dilma como pré-candidata no 14 Encontro Nacional do PT, eita zé povinho desesperado

  2. Dilma tem 37%.
    Aécio tem

    Dilma tem 37%.

    Aécio tem 20%.

    Campos tem 11%.

    Primeiro turno, pelo menos por enquanto.

    Até parece que nulidades vão levar a eleição para o segundo turno, é claro que não.

     

      1. Eduardo Jorge.
        Randolfe

        Eduardo Jorge.

        Randolfe Rodrigues,

        Denise Abreu

        Zé Maria.

        Ah para vai…rsrsrs, é claro que somados vai chegar a 1 ou 2% no máximo.

        A pesquisa deu 7% para eles, é piada total.

    1. Pesquisa aloprada

      Assis,

      E mesmo assim, com este padrão calhorda de perguntas a respeito do governo de DRousseff e sobre ela própria, ela fica a 1% de em 1º turno. Deve ser rsrsrs

      Um abraço 

    2. Essa pesquisa não é séria

      Uma pesquisa com essas perguntas, induzindo o pesquisado a respostas desejadas, deveria ser invalidada. Nem deveria ser permitida. 

  3. Arrocho Neves só cresceu 4 pontos?

    Arrocho Neves teve a chance de massacrar Dilma neste último mês, pois o impresnalão abraçou sua campanha e a da descontrução de Dilma. E mesmo assim só cresceu 4 pontos, se é que de fato cresceu ou recebeu uma ajudinha do DataFalha, o que é mais provável

    1. não, se ele tinha 17 – 18%

      não, se ele tinha 17 – 18% ele cresceu de 15 a 20%,  um crescimento se mantido alcança a Dilma em 4 meses!   isso se a Dilma parar de cair, do contrario ele passa ela em Agosto!

       

       

  4. Eleições 2014

    Nassif,

    Se tanto o Sensus quanto o Datafolha encaixam DRousseff no mesmo a 1% a menos para vitória no 1º turno, é porque ela ainda vence de primeira.

    A curva efetivamente descendente atrapalha, mas o desempenho do tucano se mantém como o esperado, medíocre, apesar do mais que intenso bombardeio midiático interno e externo sobre o governo DRousseff.

    Um desavisado que só estiver lendo os jornais nestes últimos dois ou três meses será capaz de jurar, com a mão sobre a Bíblia, que o brasilsil está na ruína, sem salvação sequer no longo prazo.

    NenHuma notícia positiva, noves fora as incontáveis tergiversações para atrapalhar qualquer bom resultado do governo federal e, com tudo isto ao seu favor, o mineirim mal consegue bater nos 20%.

    Fico imaginando este incompetente preguiçoso no horário eleitoral, passará a dormir no TSE prá pedir direitos de resposta, e nem vou comentar sobre o desempenho do figuraço nos debates ao vivo. 

    Outra emoção será na hora da escolha do companheiro de chapa, o candidato a vice, pois os três mais citados são realmente do arromba, com o lesa-pátria FHC a % de 2º turno é nula, com o desequilibrado ANFerreira, depois do p.q.p bye bye,e sendo o mentecapto a coisa muda de figura, e prá bem pior. Quem sabe João Dória Jr.

  5. Nenhuma surpresa pelo

    Nenhuma surpresa pelo Datafraude com a SensusClésio. A próxima a Glogolpe vai dar empate técnico. Dilma vence no primeiro turno quer a imprensa queira ou não.

    As fraudes estão dando na vista.

     

  6. O Aécio sendo eleito…

    Se uma catástrofe acontecer e o Aécio for eleito, vai ser igual ao F.Collor. Ninguém assumirá que votou nele.

    Porque já avisou que fará ações anti populares.

  7. Questionário para pessoa mais escolarizada

    Questionário complexo e demorado, onde o questionado deve ter paciência para responder.

    Ainda, direcionado a ferver o sangue do sujeito antes de chegar a pergunta chave: em qual candidato vai votar?

    Poupando dinheiro? Querendo avaliar dezenas de assuntos diferentes num mesmo formulário?

    Ou apenas direcionando a pesquisa para determinadas pessoas, condicionando a mente do entrevistado até chegar à pergunta chave e, ainda, para quem tiver esse tempo todo para responder?

    No dia em que perguntarem apenas, na lata (tipo boca de urna), em quem vai votar? Vai dar Dilma na cabeça.

  8. Só tenho medo mesmo é da

    Só tenho medo mesmo é da segurança das urnas eletrônicas, sem papelzinho que possibilite uma checagem dos votos.

  9. Depois do bombardeio diario

    Depois do bombardeio diario contra ela, e depois de toda canalhice do questionario, induzindo a resposta final, Dilma ainda ainda esta na frente??  Perfeito. Será que vamos sobreviver a essa campanha??

  10. Quem tem padrinho não morre

    Quem tem padrinho não morre pagão.

    Dudu Campos agora sabe o gosto amargo que provaram outros traíras antes dele: Heloísa Helena, Cristóvam Buarque, Marina Silva, Luiza Erundina etc.

    1. Gosto amargo?

      Aline,

      Os três citados ( Erundina que nunca concorreu prá chegar em 3º ) sabiam perfeitamente que a chance de vitória era nenhuma, logo, msó tiveram a ganhar com aquilo. 

      Visibilidade perante a sociedade e $$$ legítima em benefício da campanha rumo ao Palácio do Planalto, muito bem. 

      Não existe bobo nesta história, agora chegou a vez do neto do nordeste e sua “noiva”. 

  11. “volta SERRA” e os  bons

    “volta SERRA” e os  bons numero da DILMA

    nem Lula tinha esses numeros em 2006

    apesar do bombardeiro contra governo e principalmente em dilma, apesar da perguntas antecedentes contra governo e dilma, ela se mantem no patamar proximo a 40% 

    ja AECIO mesmo com toda propaganda da midia nao consegue deslanchar e sair faixa de 20%, ou seja NAO CONSEGUE LIDERAR oposicao ao PT, vejam que psdb mantem vivo na midia nome de serra, nao descataria uma mudanca caso eduardo campos vire alternativa da oposicao, isso colocaria em risco governos estaduais tucanos,,,,

    no meio do caminha tem uma copa, pode ser desastroso para governo ou virar uma festa como tradicionalmente acontece quando fora do pais e favorecer governo ou nao acontecer nada importante que mude quadro, ate aqui manifestacoes sao da esquerda do pt, serve para midia fazer barulho mas nao podem usar a favor de aecio por serem todas contra projeto da elite, chamar novamente os coxinhas mais arriscado, como aecio nao lidera ninguem corre risco do voto nulo e branco dar vitoria ao pt uma vez que este tem eleitorado cativo

    pos copa entra horario eleitoral com tempo do pmdb, governo tem condicoes de equilibrar discurso com midia onde tradicionalmente cresce intencao de votos do pt, detalhe, midia trabalhou durantes ultimos 2 anos que dilma nao fez uma obra sequer, mais governo tem obras para monstrar em todos campos e potencializa las na TV

    ou seja, ou aecio cresce rapido e se torna viavel ou corre risco do efeito “covas 89”, ser abandonado pela midia e debandada geral para eduardo campos

  12. No aguardo da próxima do

    No aguardo da próxima do DATAPRADO, onde Aócio.. o bom menino do Leblon… vai chegar folgadão aos 97%, vaporizando de vez as pretenções da Búlgara Escarlate Postiana do Mephisto de Garanhuns.

    Cerra é 45!!!

  13. Vou repetir, é a estratégia

    Vou repetir, é a estratégia da “Vitoria à Moda Márcio Lacerda”. Ninguém gosta, ninguém vota nele, mas ganha no primeiro turno. Ô PT danado, sabe de nada inocente. 

  14. Torcida

    Sinceramente, estou torcendo para a oposição retomar o poder. Eu quero ver esse pessoal da classe média, que tem criticado muito o PT e que  hoje tem emprego graças ao governo do Lula e Dilma, perdê-lo e voltar à sua insignificância. 

    Esse povo tem que voltar a sofrer para dar valor naquilo que obteve em função de uma politica implementada por um governo voltado à questão social. Claro que há o mérito pessoal de cada um, mas se o governo não atuar fortemente para geração de empregos não há oportunidades de trabalho e a concorrência é tão feroz que diminuem as ofertas. 

    O PSDB do sr. Aécio Neves tem dito claramente que é necessário conter a geração de empregos, tem dito claramente que precisa estancar os reajustes de salários e o consumo de uma forma geral.

    Praticar o arrocho salarial é paralisar a economia. O tal do “ajuste fiscal” praticado pelos tucanos não resolve o problema do pais porque se não investir em politicas publicas para a melhoria da qualidade vida da população vai deixar o pais estagnado, não haverá crescimento e será um grande retrocesso no desenvolvimento do Brasil.

    O preço será alto demais para o povo brasileiro.

    A elite vai continuar cada vez mais rica e a pobreza vai retornar ao lar de milhões de brasileiros. Querem apostar?

  15. Não adianta “brigar” com as

    Não adianta “brigar” com as pesquisas, no poder, o PT/Dilma/Lula emburreceu, perdeu o rumo e, sobretudo, a identidade ideológica/politica. Foram muitas besteiras: mensalão – mentira ou verdade – o PT lidou de maneira péssima com ele e caiu na armadilha da oposição. Enfim, incompetência. E aí vem a Petrobas…, O PT/Dilma/Lula está colhendo o que plantou.

    1. E aí vem também a falta

      E aí vem também a falta d’água em SP. E vem aí muita coisa. A Dilma pode perder a eleição? Pode. Os institutos de pesquisas são confiáveis? Não. Só quando vai chegando na reta final é que eles vão ajustando os números à realidade, pra parecer que acertam. 

    2. Bom de voto

      Orlando,

      Não perca tempo com análises, relaxe até o 1º domingo de outubro para então cravar um dos netos e pronto, dever cívico cumprido.

  16. A Dilma está perdendo para a

    A Dilma está perdendo para a margem de erro, que um dia ainda se elege presidente; realmente não entendo, se querem apurar o voto para presidente por que perguntam antes a formula da agua, quem foi Nabucodonosor, onde está a Atlantida, o que acontece no triangulo da bermudas, se o et de varginha era conrintiano só e depois se pergunta em quem o cidadão, com a cuca já fundida, vai votar? Bisonho,

    Parece os comerciais do tse que poe o elvis, o frank sinatra a lady gaga para falar de tudo menos, como se deve e pode votar,

  17. Ué, o Aócio caiu. De 24 pra

    Ué, o Aócio caiu. De 24 pra 20. E a Dilma subiu de 35 pra 37. Sensus/Globope/Datafraude/Cnt são apenas apelidos que se dão ao verdadeiro instituto de ” pesquisa” : o DATAPIG.

  18. Fantasias

    Eu nao confio no Datafolha. Eu torco para que a Dilma ganhe.

    Mas nao concordo que vai ser a barbada que a maioria dos comentarista aqui colocam. Alias, ao contrario, acho que esses mesmos comentaristas tambem nao estao tao seguros assim. Ou esse otimismo tem motivacao propagandistica ou ou estao completamente alienados da realidade que os cerca.

    Essa campanha anti-PT dos ultimos 12 anos faz seus adeptos. Qualquer um ve que existe um clima de desanimo – ninguem quer retrocesso, mas ninguem esta satisfeito com a pessima comunicacao do governo. Falta visao de futuro, falta coragem de dar o proximo passo e se abre espaco para quem tenha marketing politico profissional.

    Quem nao quer que o pais retroceda tem que estar muito mais atento para evitar o clima de “ja ganhou” e para minimizar o efeito dessa campanha. Manipulada ou nao, esta pesquisa cria um movimento eleitoral relevante e apenas desconsiderar este movimento nao ajuda nada.

    Eu sou do tempo em que o PT era frequentemente o azarao. E vi muitas vezes o PT perder eleicoes em que estava bem, exatamente por essa arrogancia (ver Suplicy em SP).

    Campanha e’ campanha, eleicao e’ eleicao. Nao adianta tapar o sol com a peneira. 

  19. Digo e repito sem medo de

    Digo e repito sem medo de errar.

    O Aécio Neves não tem voto entre o povão.

    O Datafolha está forçando barra para levantar a moral do Aécio.

    Sem apoio do povão ninguém ganha eleição, e acreditem, isso não é rima não.

    1. E digo mais, se a pesquisa

      E digo mais, se a pesquisa foi feita em Minas e região ele esta mal demais,

      o data folha é pródigo nesse esquema, tenta derrubar de início , depois joga

      a toalha..vide Fernando Haddad. PDD precisa da mídia sem ela..são tucanos

      sem asa.

       

      Dilma  aténo terceiro turno!

  20. As pesquisas do Datafolha e

    As pesquisas do Datafolha e lixo para este escriba é a mesmíssima coisa. Afirmo isto – está aí a “memória” do blog para confirmar – desde priscas eras.

    A máxima de que estatística mostra tudo e esconde o essencial não vem ao caso, mas sim, que se pode contar uma ruma de mentiras dizendo a verdade. 

    Quanto ao resultado em si: NUNCA, jamais, imaginei, ou imagino,  a possibilidade da eleição se definir no primeiro turno. Quem assim pensa, desculpe, é chegado a quimeras. Por que?

    Ora, porque se nas duas anteriores, nas quais as os contextos eram amplamente mais favoráveis, houve, por que nessa seria diferente? 

    Vai ter, sim, segundo turno. Ainda mais: a batalha será renhida e os resultados incertos. Ainda aposto na chapa da ex-presidenta, mas não dou nem o empate. Será. penso eu, uma das eleições mais cruentas da história deste país. Comparando, 2002, 206 e 2010, serão campanhas estilo Suécia. 

    Assim, o melhor que podemos fazer é arregaçar as mangas e trabalhar. E também cruzar os dedos para que o resultado do somatório das conjunturas até outubro seja positivo. 

    Só torcida não ganha eleição. São atitudes iguais a desse blogueiro Pilha que realmente vão fazer a diferença.

    1. Exato

      Concordo em genero, numero e grau. 🙂

      Esta na hora de pararem com esse “ja ganhou” bobo e comecar a realmente trabalhar para obter o resultado. Arrogancia e’ o pior cabo eleitoral.

    2. JB, e o que seria “arregaçar as mangas e trabalhar” ?

      Teríamos que tomar a iniciativa de atitudes que tenham maior visibilidade e esclarecimento.  Penso que só a blogosfera não vai dar conta do recado.

      A militância precisa ir às ruas com cartazes lembrando o que foi o governo PSDB, os inúmeros escândalos que não foram apurados (com a ajuda da mídia e do Judiciário), e cartazes divulgando todas as grandes realizações desse governo.

      Apesar do amplo acesso à internet, a maioria dos que fazem uso dela, principalmente os jovens, não “perdem tempo” lendo sobre política mais a fundo. Apenas ficam nas redes de relacionamento com os amigos.

      A quem destinar os esclarecimentos ?   Penso que tentar buscar eleitores do PSDB é perda de tempo. Eles podem ter certeza de toda a desgraça que esse partido representou para o país mas vão continuar votando nele.

      O melhor seria focar nas pessoas que não tem acesso a informações fidedignas, à parcela que está à mercê da manipulação dessa midia e seus intere$$es.

      E o governo precisa fazer sua parte nesse sentido, divulgando suas realizações em detalhes, em todos os setores.

      Por exemplo :

      Ampliação do atendimento do SUS :

      http://www.ccms.saude.gov.br/sus20anos/mostra/operacoesdasaude.html 

      Indústria de Construção Naval :  http://www.pac.gov.br/energia/revitalizacao-da-industria-naval

      Bolsa Família :  http://www.mds.gov.br/bolsafamilia

      Habitação: 

      http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/municipal/programas_habitacao/pmcmv/

      PROUNI :  http://siteprouni.mec.gov.br/   http://www.youtube.com/watch?v=Ky0EB3RD67Y

      PRONATEC : http://www.brasilsemmiseria.gov.br/noticias/ultimas-noticias/2014/abril/pronatec-brasil-sem-miseria-se-consolida-como-fator-de-empregabilidade

      Um milhão de pessoas de baixa renda em cursos profissionalizantes até 2014. Milhares de pessoas já se inscreveram nos 533 cursos de qualificação profissional gratuitos em 1.857 municípios de todo o pais. Mais de 66% dos alunos dos cursos são mulheres e 55% são jovens entre 16 e 29 anos.

      Bolsas de Estudos – CIENCIA SEM FRONTEIRAS : http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf

      Luz para Todos :  https://www.mme.gov.br/luzparatodos/asp/

      Mais Médicos :  http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/mais-medicos

      Brasil sem Miséria : http://www.brasilsemmiseria.gov.br/

      Medicamentos Gratuitos : 

      http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/saude-nao-tem-preco

      http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/acoes-e-programas/saude-nao-tem-preco/mais-saude-nao-tem-preco/6731-medicamentos-introducao

      Rede Cegonha :  http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_redecegonha.php

      PAC :  http://www.pac.gov.br/

      Usina Hidrelétrico de Belo Monte :  

      http://noticias.band.uol.com.br/economia/noticia/100000677862/serie-belo-monte-comeca-a-tomar-forma-apos-40-anos.html

      https://www.youtube.com/watch?v=B4miThtlbg0

      Apoio à Agricultura e Pecuária

      Desoneração da Folha de Pagamento

      Reservas Internacionais

      etc.

      ——–

      E a campanha eleitoral precisa distribuir os COMPARATIVOS DE GOVERNO !!!

      1. Humildemente, faço a minha

        Humildemente, faço a minha parte. Em especial aqui no interior do Ceará onde “new riches” despontam.

        Aí reside o perigo: a classe “média” emergente assimilar o discurso de novos liberais. 

    3. Eu também não

      Eu também não cogito a hipótese de eleição no 1º Turno. Você tem razão quanto ao contexto anterior: 2010, principalmente, era para Dilma levar no 1º Turno e a Marina espantou a todos. Acredito que neste ano, com a ajuda midiática de sempre, a oposição leva para o segundo turno.

      O trabalho maior é lembrar sempre do que o PSDB fez quando era governo e porque quer voltar. Eu bato sempre na tecla do desemprego, que muitos de meus familiares não conhecem (os mais jovens, por exemplo, sempre trabalharam, mesmo quando não gostavam de um emprego, pediam demissão e nem um mês depois já estavam em outro).

  21. Piso e teto

    Dilma chegou ao piso dela: 37%. Só perde para Lula, cabo eleitoral dela. Dilma mostra resiliência. Estabilizou nisso depois do caos. Parece que os institutos de pesquisa chegaram a um consenso.

    Parece que esse seria o fundo do poço dela. Há 5 (cinco) meses da eleição.

    Devemos nos lembrar que o PT nunca levou uma eleição presidencial no primeiro turno.

    O “Datafoia” força a barra pra um segundo turno. Procuram achar isso. Acham 1% nas pesquisas para candidatos nanicos, quando a soma dos nanicos talvez não chege a 1%. Aécio chegou aos 20%. Não crecerá mais que isso. Pra mim é o teto dele.

    Mas qual o motivo de disseminar a idéia de um segundo turno? Fácil a resposta. Campanha necessita de dinheiro. E dinheiro vai para o candidato mais bem colocado, com possibilidades de vencer. Inclusive na Estados.

    Agora o momento será das CPI’s da Petrobras – sim, duas, uma no Senado e outra no C|ongresso Nacional. O PIG em volta disso. Uma pitada de Siemens-Alston aqui, outra acolá. Sem chegar na CEMIG, de preferência. Ah, o Cantareira baixando 0,2% ao dia.

    As brigas entre os pseudo-aliados começarão, claro. Campos tentará minar Aécio. Espaço na mídia e dinheiro pra campanha. Alckmin deseja uma parcela maior que o Aécio na campanha dele, pois a popularidade dele está secando como o Cantareira. Dinheiro e rusgas.

    Para Dilma virá a Copa – espaço na mídia para veicular problemas como falta d’água e banehiros sujos nos estádios, malfuncionamento de internet e wi-fi nas cercanias do estádio, filas no Metro e nos ônibus e aeroportos, protestos contra a Copa em geral (com cerca de mil pessoas). Coisas assim, como se não tivesse faltado luz e um som de péssima qualidade no show do intervalo no Super Bowl de 2012/2013 em Nova Oerleans e não houvesse espera de mais de 2 horas e no Metrô de Nova York pra acessar ao estádio do Super Bowl 2013/2014 em Nova York. Tudo pra 

    O Congresso Nacional em recesso por conta dos festejos juninos, da Copa, das eleições, só funcionará por uma semana em cada mês, de junho a setembro. As CPI’s estarão esvaziadas.

    A inflação nos messes vindouros até agosto é historicamente mais baixa. O desemprego estará em índices ainda bons.

    Tudo como dantes, até o horário eleitoral.

  22. Gráfico em X à vista!!!

     

    Aécio Neves mostra a sua força, foi só o cara ter um pouco de visibilidade para começar a virar o jogo. Quando a eleição começar de fato, você vão ver o poder de campanha que o mineiro tem. 

    Não é a toa, que ele vêm batendo no PT, há uns 15 anos lá nas Minas Gerais. 

    1. Verdade Bruce… mas cá pra

      Verdade Bruce… mas cá pra nós, tô vendo mais (com minha bola quântica de cristal) uma Função Delta de Dirac se mostrando lá pelos meados de agosto e fulminando finalmente a Dilma Poste Roussef… Cerra é 45:

    2. Jura?

      Sou mineiro e sei da força do Aécio Neves em MG.

      Ancorada, principalmente, na mídia, que jamais coloca o nome do “nobre” senador “carioca” em qualquer imbróglio envolvendo o PSDB.

      O jornal estado de minas, p. ex., conseguiu a proeza de noticiar sobre os 71 mil servidores demitdos pelo STF, devido a lei inconstitucional que o governador promulgou, quando no governo, sem citar o maior responsável pela lei: Aécio Neves!! Sim, o jornal não cita o nome de Aécio, que é tratado como “Governo do Estado”.

      Isto está mudando devido às outras fontes de acesso da população. Já votei em Aécio para Deputado Federal, na carona de meu apreço pelo avô. Depois, quando descobri que o “carioca” nada fazia por MG, nunca mais votei no mesmo. O maior legado de Aécio para MG é a Cidade Administrativa, que não serve para nada… é obra faraônica que desocupou os prédios públicos estaduais no centro de MG, e estes prédios continuam com enormes gastos…

  23. O PSDB é burro demais, estão

    O PSDB é burro demais, estão queimando todos os cartuchos  agora.

    Quando realmente chegar a campanha o Sr.Aécio botar a cara na TV

    vai ter que usar o estilo classico  de ataques embolados a la Serra.

    Falta de dinheiro e acordos com a mídia vão fazer o  partido se desgastar

    ainda mais.Eu particularmente ainda não vejo chances de segundo turno,

    o PT esta quietinho, o importante é que se vença com ou sem segundo

    turno nem  , que seja po 0,00,001%. Não há comemorações tucanas….

    ou seja mais uma pesquisa furada.

  24. No mais, essa pesquisa não é

    No mais, essa pesquisa não é anda boa para os tucanos, o movediço

    contra o consolidado é um perigo!

     

    Volta Serra..!

  25. E a Espontânea ??

    Claro que esqueceram ou esconderam as seguintes estatístiscas:

    1. Pesquisa espontânea para presidente, aonde Dilma + Lula + candidato do PT teriam de 5 a 8 vezes mais intenções do que o segundo mencionado.

    2. As intenções de voto nos governadores, aonde poderíamos testar a força (ou fraqueza) dos governadores tucanos, que poderia causar constrangimento ao Aécio (teria algo como somente uns 30% em MG??) e ao Alckmin, que a esta altura deve estar tomando um tombo feio nas intençlões de votos.

     

  26. curiosidades no datafolha a

    curiosidades no datafolha a “la sensus”

     

    avaliacao do governo dilma soma de otimo e bom igual a 35% = intencao votos dilma 37% –  Pastor Everaldo (psc) tem 3% – sera? JOSE MARIA – PSTU      –  1% – em 2010 teve 0.08 dos votos validos, 1250% a maisDenise ABREU PSC       –  1% – quem?  EYMAEL PSDC  – 0.09 votos validos em 2010LEVY FIDELIX PRTB – 0.06 votos validos em 2010MAURO IASI PCB – (ivan) – 0.04 votos validos em 2010

  27. Gente, tá ótimo. Eleição

    Gente, tá ótimo. Eleição ganha quem tiver voto na urna; se o pessoal quiser o Eymael vai levar o Eymael… Toda eleição é essa chatice de pesquisa. E, ainda tem toda aquela parte de dossiê, bala de prata… vixe, ainda tem muita coisa; até parece que é nossa primeira eleição. Até o último dia vai ser esse inferno.

  28. Azenha estava certo sobre a “grotização” do partido?

    Quem pode decidir esta eleição (a de 2018 também, se Dilma for reeleita) é a “nova classe média”. De certa forma, FHC estava certo: atualmente, a classe disputável é a “emergente”, já que os votos nas extremidades estão consolidados: classes médias e altas na oposição (hoje tucano, amanhã quem sabe pessebista), os mais pobres no governo.

    O setor em destaque é o com renda de 2 a 5 salários mínimos, um contingente imenso de eleitores que no momento possui uma volatilidade grande.

    Em 2010, o país era outro para esta classe. Suas famílias tinham acabado de adquirir carro e financiar a casa própria, seus filhos tinham chegado a universidade (via Prouni ou Cotas), e a renda se valorizava a olhos nus. O voto em Dilma foi para garantir que este processo continuasse em movimento.

    O problema foi que o PT, ao substituir o discurso mais explícito pelo conciliatório, não “fidelizou” esta classe, da mesma maneira que o fez com o setor mais pobre da sociedade. Aí, entra o papel da retórica conservadora, liberal, que propagandeia que a ascensão social, embora tímida, deveu-se ao esforço individual do cidadão, independendo de decisões governamentais ou forças políticas A ou B.

    A “Geraç40 Br45iL” mostra basicamente isto: junto com o self made man protagonista da história e o jovem inovador com sua startup, a mensagem para o telespectador é que o seu sucesso ou fracasso depende única e exclusivamente dele, e não de condição políticas, econômicas e sociais que o precedem. Não importa se audiências das telenovelas cai, o discurso está em todos os lugares: no Facebook, nos grandes portais, etcétera.

    Esta mudança de ambiente e de mentalidade pode ser sentida inclusiva na música: se Charlie Brown Jr – a banda de rock mais popular dos anos 90 – arrastava multidões de jovens com um discurso sobretudo de auto-estima, do orgulho em ser pobre, não possuir carro nem roupa de marca e mesmo assim conquistar garotas e respeito, dificilmente conseguiria semelhante sucesso hoje. Agora, o jovem periférico consegue ter acesso a tais bens materiais, e a moda é a tal da música “Ostentação”.

    Desta forma, desvinculada a relação entre governos do PT e a ascensão material e social da “nova” classe média, sobra o ambiente catastrófico oferecido pela mídia: mensaleiros, caos nos serviços públicos, corrupção na Petrobras, e por aí doravante, não importa se verdade ou mentira o que veiculado. A “blogosfera”, embora importante para desmascarar as manipulações, ainda não consegue rivalizar com o que a mídia tem de mais poder: o de pautar, o de escolher o que será discutido.

    Assim, a cobertura pessimista da mídia, junto com a incapacidade do governo em oferecer respostas a este substrato, ou seja, aprofundar as transformações sociais via melhora dos serviços públicos, acionou o gatilho dos protestos de junho do ano passado. Não é coincidência que o motivo inicial foi o sucateado e caríssimo transporte público nas grandes cidades.

    O resultado podemos ver no Datafolha (isso se a pesquisa estiver correta): empate técnico entre Dilma e Aécio (43% a 39%) no 2º turno das presidenciais, nesta faixa de eleitores (2 a 5 salários mínimos).

    Este dado é extremamente preocupante para o PT, visto que grande parte destes eleitores são tradicionalmente refratários ao PSDB (conhecido como o partido dos ricos). O maior perigo a campanha Dilmista é um 2º turno com Aécio/Marina, já que vários que correm dos tucanos quando a campanha petista fala de “privatização” e “arrocho”, podem não se sensibilizar e mesmo assim optar pelo discurso oposicionista, já que ambos adversários são crias do “lulismo”.

    Então, a preferência de parte (substantiva) do eleitorado está em disputa. Não é a toa que o discurso governista mudou de tom, e hoje Emir Sader fala de “reformas estruturais” num segundo mandato e a própria Dilma sugere mobilização popular para reforma (neste caso, a política). O refrão autocomplacente, de dizer que é o Sarney, ou a esquerda sem votos, que impede mudanças mais profundas, parece um discurso eleitoralmente ineficaz, ainda mais quando muitos já declararam querer “mudança”.

    Ao contrário de 2010, em que o ambiente econômico, a popularidade recorde de Lula e as realizações positivas de seu governo faziam a eleição da sucessora ser consequência um tanto lógica, e mesmo assim sendo aquele sufoco, 2014 vai ser um ano de emoções fortes, vez que as variáveis para o governo não são tão alvissareiras quanto há 4 anos atrás.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador