No meio do caminho de Aécio, havia um parente, por Joaquim de Carvalho

Enviado por Mara Baraúna
 
Aécio, o primo, o aeroporto e o desembargador que recebia propina para liberar traficantes
 
Por Joaquim de Carvalho, Diário do Centro do Mundo
 
 
 
Em 2010, o jornalista Bruno Procópio, que se define também poeta e cronista, publicou em seu blog Prosa com Cultura um texto em que revela: a família Tolentino Neves, “famosa pelo legado político de homens como ex-presidente da República Tancredo de Almeida Neves e o governador mineiro Aécio Neves, também fez sua história no universo da cachaça.”
 
Bruno, o Dindi, jovem de pele morena, barba rala, cavanhaque de poucos e longos fios, conta que seu Múcio Tolentino, irmão de Risoleta Neves, mulher de Tancredo, começou a produzir em 1960 a cachaça Mathuzalem 960.
Durante 25 anos, os amigos se reuniam na fazenda da família, no município de Cláudio, para tomar da pura. Segundo a crônica do Dindi, Tancredo Neves era um dos mais assíduos na confraria.
 
Depois da morte de Tancredo, seu Múcio parou de fabricar a “960” e praticamente fechou o alambique.
 
Em 2002, um dos filhos de Múcio, homem que herdou do tio o nome, Tancredo, decidiu retomar a produção da cachaça, mas mudou o nome da bebida.
 
A cachaça passou a se chamar Mingote, homenagem ao bisavô Domingos da Silva Guimarães, o seu Mingote, que em 1823 comprou terra na região, para produzir rapadura, açúcar mascavo e cachaça, e dar início a uma prole numerosa, da qual descendem dona Risoleta, o neto dela, Aécio Neves, seu Múcio e o filho dele Tancredo Tolentino, também conhecido como Quedo.
 
A exemplo da “960”, a Mingote também fez fama, principalmente depois que a revista Época publicou, em maio de 2007, “os brasileiros famosos, bem-sucedidos em seus respectivos ramos profissionais, que têm como atividade paralela a produção de cachaça”, e citava Aécio Neves.
 
Segundo a reportagem, o então governador de Minas era o fabricante da Mingote, descrita como uma cachaça envelhecida durante dois anos em tonel de Umburana, no município de Cláudio.
 
A julgar como verídica a informação de Época, Aécio era sócio do primo Tancredo Tolentino, o Quedo.
 
Esse era um tempo em que Aécio era apresentado como o autor do “choque de gestão”, e Tancredo Tolentino era um comerciante de Cláudio.
 
Cinco anos depois, em 2012, o repórter Valmir Salaro, do Fantástico, foi a Cláudio para fazer uma reportagem sobre um esquema de venda de habeas corpus para libertar traficantes.
 
O repórter contou que, em julho de 2010, numa cidade vizinha, Marilândia, a polícia apreendeu 60 quilos de pasta base de cocaína, parte deles encontrada numa camionete.
 
A polícia prendeu o motorista Jesus Jerônimo da Silva, e outro traficante, Brás Correia de Souza.
 
Eles permaneceram alguns meses presos no município de Divinópolis, na mesma região, e foram libertados por decisão do desembargador Hélcio Valentim de Andrade Filho.
 
Valmir Salaro foi até a cachaçaria Mingote e gravou uma passagem em frente à sede da empresa, em que revelou que a sentença para libertar os traficantes foi negociada ali dentro, entre o desembargador Valentim e Tancredo Tolentino, o Quedo.
 
A reportagem do Fantástico tem mais de 11 minutos e, em nenhum momento, o nome de Aécio Neves foi citado – nem para dizer que Tancredo Tolentino é primo dele ou para lembrar que a Mingote apareceu na Época como a cachaça fabricada pelo bem sucedido Aécio.
 
Não era difícil fazer essa associação. Bastava entrar no site da Mingote e clicar em “notícias”. A página abre com uma foto de Aécio e um link para a reportagem da revista Época, em que o ex-governador é apresentado como o fabricante da cachaça.
 
Hélcio Valentim foi nomeado por Aécio Neves quando governador.
 
Valentim se formou em direito no ano de 1988 pela Universidade Federal de Minas Gerais. Advogou até 1990, quando entrou no Ministério Público. Em 1996, se tornou procurador e, em 2005, integrou a lista tríplice de indicados para compor o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na cota do Ministério Público, o chamado quinto constitucional.
 
A prerrogativa de nomeação para o Tribunal pertence ao governador e o costume é escolher o primeiro da lista. Mas, nessa nomeação, em março de 2005, Aécio nomeou o segundo, Valentim.
 
Além de nomear o desembargador que, mais tarde, negociaria com o primo a libertação de traficantes, Aécio é autor de outra medida que beneficia Tancredo Tolentino.
 
A fazenda do pai dele tinha uma pista de terra para pousos e decolagens de avião, obra que o avô de Aécio, Tancredo, havia mandado fazer quando era governador – fazenda em que ele tomava cachaça, como revelou o cronista e poeta Dindi.
 
Quando chegou sua vez de governar Minas, Aécio mandou pavimentar a obra, ao custo de quase 14 milhões de reais. O outro Tancredo da família, o primo de Aécio (e sócio na Mingote?), é quem toca as coisas por lá, e tem as chaves do aeroporto, até hoje sem homologação da ANAC e, portanto, proibido para o público em geral.
 
Essas conexões do município de Cláudio acabaram despertando a desconfiança de que a pista pavimentada serviu para pouso de reabastecimento do helicóptero do senador Zezé Perrella, quando trazia 445 quilos de pasta base de cocaína do Paraguai, em novembro do ano passado.
 
Afinal, Perrella é amigo de Aécio, e Aécio é primo do Tancredo Tolentino, o homem que tem a chave do aeroporto e foi flagrado negociando a libertação de traficantes, num caso em que a semelhança com a apreensão de cocaína no Espírito Santo é espantosa.
 
Procurei os dois pilotos do helicóptero. Um deles, que eu entrevistei há dois meses e meio, mandou dizer que não fala mais comigo. O outro, o piloto Rogério Almeida Antunes, ex-funcionário de Perrella, disse, por intermédio de seu advogado, que “não, não pousou lá”. Passou perto, mas não parou na pista.
 
Essa história fica para daqui a pouco.
Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um Sr. como este Aécio Neves,

    Um Sr. como este Aécio Neves, que em 2010 enfia o rabo entre as pernas e não tem hombridade de perfil para um homem público de enfrentar um nominável corrupto na data com o Sr. José Chirico Serra e prefere, vencido por suas fraquezas perante o nominado corrupto, promover-se para o Senado, não merece hoje almejar a Presidência. de fato, hoje o Sr. se iguale a ele, Serra, naquilo que de mais podre existe em meio a tantos no PSDB.

    Continue aonde está Sr. Aécio Neves, seu perfil, com toda a certeza, qualifica-o para continuar serviçal que sempre foi dos maiores interesses empresariais, assim como de suas pretensas vitórias em enganar conterrâneos entre o povo mineiro. Que viva o Sr., sempre escravo de suas libertinagens etílicas e de seus despudores políticos; ao final, veremos que o Sr., assim como tantos no PSDB, não passam de libertinos a vagarem, alegres, ao sabor de seus patrões da mídia, esta que corrompe e empobrece a discussão política no Brasil.

  2. Pois é. O Marco Aurélio

    Pois é. O Marco Aurélio Carone está preso por divulgar denúncias como essas no extinto Novojornal. O Ahésim Malvadeza mandou o MP processar, o juiz condenar e a polícia prender. 

    1. Que libertem Carone!!!!!

      Como pode manter preso um homem que apenas falou a verdade que já é de conhecimento  de todos?

      Liberdade para Carone !!!!  Alõ Alô senhores da Justaiça  !!!!!

  3. E alguns acreditaram que

    E alguns acreditaram que Aécio era o novo, o bom moço.

    Se enganam por que optam pela ilusão.

    Serra e FHC para esses também já foram grandes heróis.

     

  4. Acabei de postar isso aqui, alhures.

    Há tempos, a Globo fez matéria sobre investigação policial acerca da liberação de traficantes de cocaína em MG por parte de desembargador corrupto, sendo que a mediação da coisa foi feita pelo primo de Aécio Neves, Tancredo Tolentino – o mesmo do aeroporto construído com verba pública em terras em desapropriação pelo governo de MG, quando Aécio era governador. Não se menciona na matéria do Fantástico que Tancredo é primo do Aécio, nem a Globo retomou a reportagem, neste outro momento. Ah, se fossem do PT! Seguem texto do DCM e vídeo com a reportagem do Fantástico (quem postou o vídeo errou ao falar em “tio”, trata-se do primo).

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-midia-nao-procura-o-primo-de-aecio/

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=axpy0ipOt9s%5D

    1.   Eu sei é que a história

        Eu sei é que a história está começando a crescer.

        Foi por isso que Aécio resolveu dar meia-volta e assumiu rapidinho que “errou” ao usar a pista de pouso: tentou dar um fim no assunto antes que outras perguntas sejam levantadas.

  5. Só pra desabafar nos meus

    Só pra desabafar nos meus dedos (comentário feito no DCM):

    Aécio

    1) pavimentou, com dinheiro público, pista de pouso com indícios de superfaturamento
    2) em fazenda do tio
    2A – (o processo de desapropriação é inviesado de forma a dar muito lucro pro tiozão querido)
    3) a pista é aberta pra fazenda, mas trancada para o distinto público que pagou por ela
    4) quem fica com a chave é o primo de Aécio
    5) o mesmo primo que intermediou venda de Habeas Corpus a traficantes
    6) HCs concedidos por desembargador nomeado por Aécio, mesmo que estivesse em segundo na lista tríplice
    7) A família, por intermédio de Aécio, é ligada aos Perrella, donos de helicóptero apreendido com MEIA TONELADA DE PASTA-BASE DE COCAÍNA (processada dá muito mais)
    8) sendo que o helicóptero passou pertinho, pertinho de Cláudio/MG

    … e aí, Aécio, vamos conversar?

    Z) E TEM GENTE que AINDA vem comparar o caso a atualizações do verbete “Miriam Leitão” na Wikipedia, feitas ainda não se sabe nem por quem…

     

    1. Tem que fazer muito

      Tem que fazer muito malabarismo mental para criar factóide anti Aécio.

      1-” indícios” você mesmo se entrega, desde quando ” indícios” é o suficiente para já provar algo.

      2-tio avô, se fosse o filho ate aceitava a ilação.

      3-4- Não ta aberta pq não tem autorização, lógico.

      5- o primo de alguém esta sendo investigado e dai?

      6- se é uma lista triplice qualquer uma dela pode ser escolhido, senão não era uma lista triplice.

      7- Se nem o dono do helicóptero é suspeito de participação quem dirá quem não tem nada haver com o ocorrido.

      8- O helicóptero passou perto de um monte de lugar.

      Z- A questão é o uso da maquina publica para trabalhar pelos interesses do partido.

      17:55

      1. Admirei

        Aliança, taí que agora admirei você. Muita coragem defender o Aécio nessa daí. Falo nem no malabarismo para esgrimir argumentos. Defender já foi coragem demais.

        Se vc for advogado, entre em contato com ele. Vai ter vaga pra vc.

        1. Não devendo ninguém defendo a

          Não devendo ninguém defendo a boa politica, não importa quem seja, ate o PT , mas ele é governo e o que não falta e defensor de governo.

          Este tipo de politicagem só causa atraso para o país.

  6. .

    A candidatura de Aécio está sendo abandonada por alguns setores proeminentes que, discretamente ou sem subterfúgios, estão migrando para o lado de Eduardo Campos. Ainda rolará água debaixo da ponte. 

    1. Já percebi esse movimento da

      Já percebi esse movimento da rede Globo nos três últimos dias.

      Os comentários de Cristiana Lobo no programa de Leilane Neuberth sobre Campos são melífluos e elogiosos.

      Repete-se a necessidade do que foi Marina Silva para tentarem melar as eleições com um 2º turno forjado.

      1. Assis

        E o Serra deve estar pensando com seus botões: “Aecinho, você hoje, fui eu ontem..”, sem depois disso deixar de dar a risadinha sarcástica de Kid Malvadeza: “Hi hi hi hi”.

  7. Povo – Um paradoxo!

    Em vários momentos temos a oportunidade de elogiar os feitos de Haddad    Até mesmo a ONU Habitat reconhecendo o Plano Diretor da Prefeitura de S.Paulo. Mas uma grande maioria de paulistanos e paulistas, rejeitam esse político, que merece toda a nossa admiração e respeito.

    O oposto: Cada vez mais tornam-se público fatos contundentes que desqualificam e comprometem o candidato Aécio Nesves. Mas pelo visto cerca de 20 % dos brasileiros o admiram.(?)

    As hipóteses; Desinformação, doença ou a mídia que destorce para o bem ou para o mal, de acordo com sua predileção? Acho que a terceira hipótese é a mais certa. Também é criminoso aquele que acoberta o crime!

  8. Com o perdão de Vinícios e

    Com o perdão de Vinícios e Toquinho

     

    É uma pista muito engraçada,

    não tem ANAC, não tem mais nada.

    E ninguem pode entrar nela não,

    porque a chave tá com o Tiozão.

    Ninguem consegue um “landscape”, 

    só candidato a presidente,

    Pois ninguem pode voar aqui, 

    só pode o neto de por ali.

    Mas ela é feita com muito esmero…

    com seu dinheiro e o dele zero.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador