Anastasia começa disputa em Minas Gerais na frente de Pimentel em pesquisa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Pesquisa do instituto DataTempo/CP2, divulgada nesta quarta (15) pelo jornal O Tempo, de Minas Gerais, mostra que Antonio Anastasia (PSDB) lidera a corrida local com 24% das intenções de voto, seguido pelo candidato à reeleição, o governador Fernando Pimentel (PT), com 16,9%. A margem de erro é de 2,3 pontos.

Márcio Lacerda, do PSB, aparece com 9,1% das intenções de voto. Porém, sua candidatura deve ser retirada após o PSB, no plano nacional, ter fechado um acordo com o PT pela “neutralidade” na eleição presidencial. Em troca, o PT retirou, em Pernambuco, a candidatura de Marília Arraes.
 
Esse acordo, porém, parece beneficiar o tucano. “(…) sem a presença de Lacerda, Anastasia alcançaria 27,1% dos votos, ou seja, 3,1 pontos percentuais a mais do que no cenário que inclui Marcio Lacerda. Por outro lado, o governador Fernando Pimentel alcançaria 18,9% no cenário em que o candidato do PSB estaria excluído das urnas.”
 
Ainda sobre o cenário estimulado de primeiro turno com Lacerda, “os demais candidatos na disputa aparecem mais embolados entre a quarta e a oitava posição. Todos estão empatados se for considerado o limite da margem de erro. No entanto, numericamente, Romeu Zema (Novo) é quem aparece em quarto, com 2,5% da preferência do eleitorado. Ele fica à frente de João Batista Mares Guia (Rede), que tem hoje 1,5% da preferência entre os mineiros. Colado nele está a professora Dirlene Marques (PSOL), que alcançou 1,2% das citações na pesquisa DataTempo/CP2”, anotou o jornal.
 
Votos em branco ou nulo ou indefinidos somam 27,4%. Os que não souberam ou não responderam são 16,7%.
 
SEGUNDO TURNO
 
A pesquisa também mostrou que se o segundo turno fosse hoje, Anastasia venceria Pimentel com 38% dos votos, ante 24% do petista. Neste cenário, porém, há 30% de brancos e nulos e outros 6,8% indefinidos.
 
Leia a matéria completa aqui.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é,

    Pimentécio, que situação, em? Para os frequentadores do blog que não são da nossa querida Minas Gerais, o co-governador de Minas Gerais, o senhor Odair Cunha (também conhecido como Odair Cunha “Furnas”) desempenha dentro do governo do Pimentécio o mesmo pape que o Cardozo desempenhou no governo Dilma. será que precisa desenhar?

  2. Esse povo de MG vou te
    Esse povo de MG vou te contar.Está parecemdo o povo de SP.

    Vão acabar elegendo Aécio Neves como Dep Federal.

    Vão gostar de tucano assim na casa do cacete.

  3. Os criminosos de Minas

    Em decorrência dessa pesquisa, um colega fez duas perguntas que eu não soube responder:

    (1) 25% dos mineiros aceitam o roubo do dinherio público por meio da corrupção ?

    (2) 25% dos mineiros toleram o tráfico de cocaína ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador