Ao tentar barrar Lula pelo Ficha Limpa, Fux se enrola

 
 
Jornal GGN – Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal e agora presidente do Tribunal Superior Eleitoral se enrolou. Sua declaração de que a Corte não deve nem aceitar o registro de quem se enquadre na Ficha Limpa, mirando Lula, não caiu muito bem na magistratura. Sabe-se que procura barrar Lula, mas os juízes o lembram de que o petista só se enquadra em uma das 14 hipóteses para inelegibilidade da lei. Se ele fizer isso, vai firmar entendimento que pode barrar candidaturas aos mais diversos cargos. O tema é abordado no Painel, da Folha. 
 
Diz a lei que a inelegilibidade é cravada em quem for demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial ou ainda excluído da profissão por decisão do órgão profissional competente. Difícil enquadrar Lula aí.

 
Segundo o Painel, algumas pessoas próximas a Fux dizem que ele já se tocou para o risco do efeito cascata se esta interpretação prevalecer e tornar candidatos irregistráveis. Sua saída, e nem um pouco honrosa, é buscar alternativas e somente barrar quem tiver que se apresentar ao TSE, isto é, aqueles que disputam a Presidência.
 
Daí a situação fica complicada para o ministro. Só Lula? Fux joga com a tese de que os que se registram na Justiça Eleitoral nos Estados poderiam concorrer contando com possibilidade de recurso ao TSE, caso tivessem seus registros impugnados. Mas, diz o Painel, aí a saída poderia ser vista como casuística.
 
Dentro do próprio TSE o ministro enfrenta resistências. Outros integrantes dizem que não há, na Ficha Limpa, interpretação possível que permita impedir qualquer pessoa de fazer o registro e fazer campanha, enquanto ele não for negado.
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

20 comentários

  1. Fux é um retardado vaidoso

    Fux é um retardado vaidoso que ainda faz transplante de cabelo.E toca guitarra em nomeações de ministros.

    Mas não é ele que barra ninguém. É a lei.

    Cristalina como a água de uma determinada região da Asia, que custa ,em média, 900 dólares por litro.

    A história dessa água é fabulosa.

    E stou muito bêbado pra explicar agora.

     

  2. sou phã

    Quando eu crescer e for phamoso quero ser qui neim esse ai.

    Vou me vestir com uma capa do Batmam e comprar um gato bem bonito para usar de capacete.

    Se ele miar, eu mato no peito e chuto!

  3. Telesena

    Quem quer conhecer quem é o “juiz”  Luiz Fux, basta se inteirar sobre a escandalosa e absurda decisão que ele tomou a favor de seu patrício judeu Silvio Santos, no caso da Telesena. Esse não sabe o que é escrúpulo.

     

    https://jornalggn.com.br/blog/adir-tavares/ministro-luiz-fux-do-stj-salvou-a-telesena-de-silvio-santos-e-agora-esta-sendo-processado

     

    https://www.conjur.com.br/2008-jun-24/supremo_rejeita_representacao_ministro_luiz_fux

  4. Fruto do nosso sistema de

    Fruto do nosso sistema de governo que obriga o presidente a compor com corruptos para poder governar: Fux era da quota de Sérgio Cabral.

  5. FUX _ Ficha Limpa.
    O que o Ministro Fux fala do Auxílio Moradia engavetado há anos por uma liminar ? Nenhum mortal consegue uma liminar contra a Fazenda Pública. Vergonha Suprema.

  6. Que o stf renúncie em bloco

    Todas as declarações de membros do stf ficam ridículas depois do que deixou acontecer a partir do mensalão e do golpe conta a Dilma e o país.

    O processo contra o Lula, cheissimo de inconstuticionalidade, o preso acorrentado, a prisão coercitiva criminosa até contra reitores e que matou o Cancelier, a declaração do presidente da 4a região que disse que a sentença contra o Lula era incontestável, a condenação prévia do Lula no ste do inexplicável fux, etc, etc. Qual erro inconcebível vocês preferem? Quantos?

    Em um país que tivesse um stf o bolsonaro não proporia o metralhamento da rocinha, por exemplo.Gravissimo.

    Que o stf renuncie em bloco para que tentemos reconstruir a democracia no país.

    Alguém me propõe coisa melhor?

  7. Quando a esperteza come o esperto

    Fux ficará poucos meses na presidência do TSE. Sai em agosto, quando completar 4 anos de tribunal. Não vai julgar Lula. Será substituído por Rosa Weber. Mas Fux queria ficar. Como queria. Já imaginando os holofotes que a decisão sobre a candidatura Lula trará. Assim, resolveu “matar no peito”. Mostrar serviço aos poderosos. Garantir antecipadamente que barraria Lula. E assim conseguir apoio para dar uma rasteira em Rosa Weber e continuar na presidência. Foi deselegante e afoito. Mas esse é Fux. Não pensem que desistiu.

    • O Nome Da Rosa.

      Sergio: é aí que mora o perigo. Na troca dum ministro “sensibilíssimo” o Sapo Barbubo (versão Caserna) se ferra. Já não é bem quisto por ser nordestino (versão FIESP). Menos ainda por ser operário (versão elite). Do Judiciário, nem se fala. No que depender dos togados, babau. E “pra não dizer que não falei de flores” (Vandré), não esqueça que essa ministra é Celula Mater do Verdugo de Curitiba. Se o Zé ela condenou, atropelando  provas, só porque a Lei lhe permitia imagine o que não fará com alguem tido por ladrão e quadrilheiro (versão Judiciário)? Sem pessimismo, nesse o cara se fux…

  8. Qual o problema?

    “Se ele fizer isso, vai firmar entendimento que pode barrar candidaturas aos mais diversos cargos.”

    Uai, a Lei não é para todos? Por que essa preocupação da Folha, “se se aplicar a outros além do Presidente Lula?”. A Lei não visou a isso mesmo?

  9. Puxa-saquismo apressado

    Esta burrada de Fux é típica dos golpistas que querem mostrar serviço à cúpula golpista internacional. No golpe de 64 (que evidentemente Fux apoiaria) estes apressadinhos se intitulavam “revolucionários de primeira hora” ou coisa parecida. São ignorantes e ridículos.

  10. Perseguição…

    Nassif: tô com o ministro e não abro. Todo mundo beliscou, naquela zona eleitoral. Pô, agora que pintou umazinha pra ele, neca de pitiquiriba? Vamos ser ônestos (essa não vem do latim; é daqui mesmo, tupy-guarani), aquele colega dele fatura alto com os cangurus e outros da fauna australiana. Os 6 do Delcídio estão reclamando que recebem com atraso. O Morcegão, dizem, ainda belisca alguns, lá na estranja. Por quê uma pessoa sensível como o ministro haveria de ser preterido na corrida ao dindim? Sacanagem…

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome