Campos começa campanha admitindo que recebeu apoio do PT para 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O candidato do PSB Eduardo Campos começou a campanha presidencial visitando regiões periféricas do Distrito Federal, ao lado da candidata a vice, Marina Silva. Tentado derrubar a barreira do desconhecimento entre o público, Campos (que, para alguns críticos, apenas cava espaço para 2018) afirmou que decidiu romper com o grupo da presidente Dilma Rousseff ao perceber que o projeto petista apresentava “inconsistências”. Ele admitiu que sua decisão passou por tentativas do PT de evitar o racha.

“Quando vimos que o projeto tinha inconsistências, fizemos a crítica interna. E fizemos o que não é comum na política, saímos do governo. Saímos pela porta da frente. A nós foi tentada várias promessas, de participação no governo, de participação em chapa, promessa para 2018”, afirmou, mas sem esmiuçar as ofertas.

Ex-ministro do governo Lula, Campos aventou a possibilidade de disputar a eleição de 2014 ainda no ano passado. O rompimento com o PT, segundo ventilou-se nos bastidores políticos, desagradou o ex-presidente da República.

Segundo informe do colunista Felipe Patury na Revista Época, Lula teria mandado um recado a Campos, em meados de junho de 2013, ameaçando retornar ao pleito presidencial em 2018 caso o ex-governador de Pernambuco ousasse disputar contra Dilma em outubro próximo.

Em dezembro daquele mesmo ano, foi a vez de ex-ministro Luiz Marinho (PT), prefeito de São Bernardo, amigo pessoal de Lula e um dos coordenadores da campanha de Dilma em São Paulo, vir à tona com mais informações sobre as promessas feitas a Campos.

“Acho que ele errou”, diz petista

Em entrevista à Folha, Marinho afirmou que “Eduardo não teve a sabedoria e a paciência de se colocar para suceder [a presidência da República] em 2018”. Segundo o prefeito, Campos poderia ter pensado melhor e lançado candidatura ao Senado, com apoio do PT para disputar, futuramente, o cargo de presidente da Casa. “[Campos poderia] vir a ser ministro importante num segundo governo Dilma. Tinha um monte de possibilidades colocadas. Mas preferiu raia própria. (…) Acho que ele errou”, pontuou Marinho.

No bate-papo com o jornalista Fernando Rodrigues, Marinho argumentou que Campos, até então aliado do PT no plano nacional, era visto como uma alternativa à permanência (ainda que indireta) do partido de Lula no poder. “Eu disse publicamente isso [que Campos poderia ser o candidato apoiado pelo PT em 2018]. Essa sinalização foi colocada para o Eduardo. O presidente Lula, a própria presidenta Dilma [também disseram]. Isso foi colocado”, garantiu Marinho à Folha.

“Nós temos convicção de que em algum momento o PT terá que botar um partido aliado para governar o Brasil. Se nós queremos um projeto de longo prazo, nós temos que partilhar isso com os aliados”, acrescentou o prefeito petista.

Campos preferiu apostar numa candidatura própria, com o suporte da ex-senadora Marina Silva, que angariou quase 20 milhões de votos na disputa de 2010, terminando em terceiro lugar. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, o ex-governador será aliado do PSDB, principal adversário do PT, contrariando a militância da Rede Sustentabilidade. 

É preso ao potencial de Marina Silva que Campos caminhou pelas ruas de Brasília na segunda-feira (7), com 10% das intenções de votos (último Datafolha), atrás de Aécio Neves (PSDB) e da candidata à reeleição. Os jornais têm destacado a dificuldade do pessebista, nesse início de campanha, em ser reconhecido pelos eleitores. Marina, por outro lado, é lembrada pela maioria.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Segundo informe do colunista

    “Segundo informe do colunista Felipe Patury na Revista Época, Lula teria mandado um recado a Campos, em meados de junho de 2013, ameaçando retornar ao pleito presidencial em 2018 caso o ex-governador de Pernambuco ousasse disputar contra Dilma em outubro próximo”:

    Eu teria prometido isso tudo e um pente de ouro pras madeixas de Campos.

    E mesmo assim ele teria ouviu a promessa que Lula teria prometido!

  2. Não sei qual foi o cálculo do

    Não sei qual foi o cálculo do EC, mas não parece muito bom. 

    A não ser que tenha sido colocado para neutraliizar a Marina, mas ficou difícl para ele se apresentar em 2018 com o apoio do Lula. Ele exagerou na crítica à Dilma. 

    Vemos que 2018 será um bom ano para Mercadante, se ele se colocar como o braço direito de Dilma nos próximos anos..  

    1. Mercante ou qualquer petista

      Mercante ou qualquer petista serái imbatível em 2018, caso Lula tenha ido ocupar o seu liugar no céu. Fora disso, é de Lula

  3. Dentro do petismo, só que

    Dentro do petismo, só que achar que Lula morrerá antes, se cogita outro possibildiade fora esse em 2018.De fato, o governo é de Lula e  sempre, podendo  tomar na hora que quiser,

  4. Entre o FAKE e o original fico com este

    Não vejo as forças majoritárias que estão com Campos como progressistas, inclusive o programa dele é FAKE, uma cópia do programa do PT com a diferença de que as forças  que o apoiam, com raras exceções como Roberto Amaral, são conservadoras, de forma que, diante disso, continuo priorizando o estado social e a continuidade desse governo como forma de avançar mais, inclusive em setores que até agora, por conta de um congresso dominado por bancadas como a rural e a religiosa pouco se avançou, como por exemplo na criminalização da homofobia.

  5. Evidente que a prioridade de

    Evidente que a prioridade de Eduardo & Mônica é serem eleitos já. Mas, visar 2018 implica em não ficarem atras do Kiko & prof. Girafales de jeito nenhum! 

  6. Melhor assim. Afinal, filhos

    Melhor assim. Afinal, filhos e netos não têm se mostrado à altura de seus antepassados e o Brasil correria um sério risco de retrocesso em 2018. Que Campos perca e se perca em 2014! O Brasil não merece tal tipo. Que volte para seu PE natal e afunde-o.

  7. O PT não cumpre nem a

    O PT não cumpre nem a promessa de apoiar o próprio candidato a prefeito de São Paulo.

    O Padilha foi rifado sem dó pelo Lula, que já é Skaf desde criancinha, o que esperar de promessa de 4 anos?

     

     

  8. Acho pouco provável….

    …que o ex-presidente Lula tenha prometido algo ao Eduardo Campos para 2018. O PT tem gente boa e capacitada que precisa somente ser preparada e promovida perante a opinião pública para ocupar a presidência. Alguns políticos, definitivamente, nasceram na época errada como é o caso de Elcinho, EC, Serra, Alckmin, dentre outros, e se tornaram/tornarão meros candidados ao posto.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador