Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Candidatos do nada ou a negação da política, por André Araújo

Candidatos do nada ou a negação da política

por André Araújo

Marina Silva e Joaquim Barbosa são pretensos candidatos à Presidência da República a partir da plataforma do NADA. Não têm estatura, não têm proposta, não têm projeto de País, não têm visão de Estado conhecida, mas pretendem governar um dos maiores e mais complexos países do planeta, em uma quadra de mega desafios econômicos, políticos e sociais de magnitude não vista nos últimos 50 anos, numa encruzilhada de sua História que exigirá experiência, determinação, habilidade, conexões internacionais e equipe organizada.

A simples postulação é uma tragédia, mas é explicável, vem na esteira da demonização da politica como meio de escolher quem deve governar o País, produto do salvacionismo e não da racionalidade, fruto da raiva, dos sentimentos baixos, do desprezo e do ódio, tudo aquilo que não deve existir na atividade politica, um quadro criado pela mídia e pelos ativismos.

Os gregos inventaram a POLÍTICA há milênios e desde então não se descobriu outro modo para um Estado ser governado que não seja por uma pacto de acordos naquilo que pode ser uma Democracia ou ao contrário, um sistema de comando pela força bruta, que poderia se chamar de tirania, ambos formas de governo através da História, abstraindo as virtudes. Tanto a Democracia como a Tirania exibem habilidade politica, lembrando que nos dez mil anos de História registrada a Democracia se tornou funcional nos últimos 150 anos. Antes o mundo foi governado por reis, déspotas e pactos de clans mas em todos os casos a politica foi o instrumento da conquista e da manutenção do poder. Reis sem politica tiveram cabeças cortadas e despotismo apenas voluntariosos acabaram com a morte do tirano quase sempre.

Os candidatos do NADA não têm propostas porque julgam que sua simples existência os credencia ao Poder, é o máximo da pretensão e da egolatria em cima do vácuo absoluto.

São no geral pessoas que não governam bem nem suas próprias vidas insignificantes e querem governar milhões, mas como diria Samuel Johnson, o suprimento de idiotas no mundo é inesgotável, no Brasil de hoje parece ser uma supersafra, quanto mais inexpressivo o candidato mais ficha limpa será porque lhes faltou na vida ocasião para ter qualquer ficha.

As cruzadas moralistas cuja mensagem é “ninguém presta na politica” são as responsáveis pelos candidatos do NADA. Ao longo da História recente, a negação da Política leva ao fascismo em suas diversas formas e apresentações, todas desastrosas e com fim trágico.

A Itália teve grandes políticos entre o Risorgimento dos anos 60 do Século XX, como Giolitti, Cavour, Sonino, Crispi, Salandra, Ricassoli, Depretis, Nitti, Bonomi. Mas o Fascismo negou valor a todos para sobressair um só, Benito Mussolini. Um fato extraordinário, Ivanoe Bonomi, o penúltimo primeiro-ministro antes do Fascismo, fora do poder durante os 23 anos de Benito Mussolini vivo, Bonomi volta ao poder no pós-Guerra, como Primeiro-Ministro, mostrando que a negação da politica pode faze-la rebrotar décadas depois do abismo.

A Alemanha do pós Primeira Guerra foi a pátria da Ciência Politica em nível elevado com Karl Popper e Max Weber e apresentou ao mundo bons políticos como Friedrich Ebert, Walther Rathehau, Gustav Streiseman, Josef Wirth, Max de Baden, Kurt Schleiter, Heinrich Bruning, mas a negação da politica levou ao Nazismo como solução natural da “não-politica”.

Ambos os processos foram produtos de SALVACIONISMO, daquele que, só ele, sabe o que é bom para o País. Ambas as marchas levaram seus países à TRAGÉDIA. O custo das cruzadas salvacionistas é milhares de vezes maior que o valor da corrupção que alegam extirpar, mas elas apelam para os sentimentos baixos, como a VINGANÇA e não para a racionalidade das populações para exercitar a politica do possível e não uma politica ideal que não existe nem em conventos carmelitas  e cuja alternativa é sempre PIOR do que a politica.

O Brasil se encontra nessa encruzilhada quando grupos se julgam puros e honestos enquanto a politica é suja e corrupta, mas nem a pureza é tão pura e nem a politica tradicional é tão desonesta, ela é sim complexa e exige vocação. Ninguém é politico sem vocação, treinamento, paciência, lealdade e faro para o tempo e o lugar. Noviços não costumam ser bons políticos, mas na tentativa de ser podem ser desastrados no improviso e esse é um dos maiores riscos que um Pais pode correr na sua História, o idiota ativo que julga-se predestinado.

 

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sensacional

    AA foi direto e claro.

    Os dois citados não são os únicos que representam a crítica bem fundamentada do André, principalmente a ingenuidade de confundir a ficha limpa de quem tem feito algumas coisas importantes na sua vida política, com aqueles aparecidos, praticantes da filosofia: quem nada fez nada teme. A ficha limpa de um autista, de um ninguém, de uma ameba.

  2. “Os candidatos do NADA não

    “Os candidatos do NADA não têm propostas porque julgam que sua simples existência os credencia ao Poder, é o máximo da pretensão e da egolatria em cima do vácuo absoluto.

    São no geral pessoas que não governam bem nem suas próprias vidas insignificantes e querem governar milhões, mas como diria Samuel Johnson, o suprimento de idiotas no mundo é inesgotável, no Brasil de hoje parece ser uma supersafra, quanto mais inexpressivo o candidato mais ficha limpa será porque lhes faltou na vida ocasião para ter qualquer ficha.”

    MATOU A PAU.

    Parabéns Andre, e mais ainda por dar nomes aos bois.

     

     

    Quanto ao Moro e MPF, pode ser que se imaginem salvacionistas mas na verdade são “destrucionistas”.

    Vão entrar para a história como  golpistas e traidores lesa pátria. Urge que seja colocado limite para o poder dessa gente.

  3. Uma eventual eleição de candidatos como Joaquim Barbosa e Marina

    Uma eventual eleição de candidatos como Joaquim Barbosa e Marina Silva teria como finalidade enfraquecer o presidencialismo brasileiro e possibilitar a imposição do parlamentarismo, para perpetuar o desmonte do Estado brasileiro e a entrega das nossas riquezas. O entusiasmo com essas candidaturas tão inexpressivas visa tirar votos de candidatos como Ciro Gomes, que ameaça a hegemonia rentista no Brasil.

     

  4. “Divina Marina”, ou deixa eu dançar, pro meu corpo ficar odara..

    Caetano Veloso publicou 3 fotos.

    9 de abril às 11:17 · Instagram · 

    Ouvi foguetes no Leblon. Eu me sinto mal se penso que soltam foguetes porque um homem foi preso. Talvez porque eu já tenha sido preso. Não fico feliz nem de ver Eduardo Cunha preso. E olha que ele está a milhões de anos luz de ter sido o presidente do país que saiu do segundo mandato com 80% de aprovação, retirou milhões da miséria e botou o Brasil na capa da bíblia liberal da imprensa anglófona. Detesto a polarização, mas os soltadores de foguete de hoje quase me põem a alma numa dessas bolhas mesquinhas. Recuso-me. Respiro fundo, espero o tempo andar, presto atenção em Boulos, na adorável Manuela, no anúncio da divina Marina e na chegada de Joaquim Barbosa. Assim vou me preparando para, com mais firmeza, votar em CIRO GOMES, como uma homenagem a Lula, ao FHC do real, aos esforços para engrandecer o Brasil. #CaetanoVeloso

     

     

    Nenhum texto alternativo automático disponível.

     

    19.06.2015 – Ivan Lins cruza no aeroporto com a “doce” Marina, e como bom tiete não perde tempo para uma selfie. Tipo assim…num sei!

     Ivan Lins

     Curtir esta página · 19 de junho de 2015 viaInstagram ·    Um encontro carinhoso. Minha doce candidata, na sua serena simplicidade e sabedoria. Estou feliz. Bjs#Repost @_marinasilva_ Numa feliz coincidência, encontrei hoje, em São Paulo, o músico Ivan Lins, que nesta semana completou 70 anos. Aqui, um vídeo em que ele interpreta a música “Coragem, mulher”, composta por ele em parceria com Vitor Martins – http://bit.ly/1L3vfT0 A imagem pode conter: 2 pessoas Considerações: Caetano é Caetano, sem comentários. Porém, custo a acreditar que o atual Ivan Lins seja aquele mesmo Ivan Lins dos shows que assistia no TUCA, em 1978. Acompanho a página do Ivan há muitos anos, ele declarou voto em Marina em 2014. Sem noção do que seja a dimensão da presidência da república. Ambos.  

  5. Andy: esqueceu de tratar uma categoria importante

    Os que fazem política com o discurso da não-política. Tal qual um emplumado prefake , agora candidato a governador.

    Um prato cheio para todo tipo de personalidades deturpadas e carentes de honestidade!

  6. Sem esquecer……

    Do “mito” Bolsonaro, que talvez tenha competencia para ser secretario municipal de esportes de Belford Roxo (tenho duvidas)………acho muito interessante a comparação que fazem, mesmo midias internacionais, do Bolso com o Trump…..O presidente americano pode ser um picareta nos negocios e um politico “doido varrido”, sua familia faz parte da elite americana à decadas,…..nada a ver com o capitão brucutu com QI proximo ao da ostra comun que querem fazer passar pelo Trump brazuca……o nosso é realmente um aventureiro  ….e quanto ao projeto de pais, duvido que ele mesmo saiba…….

  7. Prezado André
    1 – Brilhante,

    Prezado André

    1 – Brilhante, como sempre

    2 – Acrescente que os dois indivíduos citados também apresentam desvios patológicos: um é recalcado e tem ódio do mundo, a outra tem ódio do PT por ter sido preterida em uma eleição. Suas candidaturas acrescentam a Maldade ao nada.

    3 – Quero quanto tempo o batman vai levar para surtar num debate, quando aparecerem as gambiarras que o paladino da estupidez usou para comprar seu imóvel na capital da América Latina (Miami)

  8. A política foi inventada

    A política foi inventada porque a outra única opção possível é a guerra 24 hs entre os que convivem num mesmo espaço. Se o homem não tivesse criado a política, a espécie humana não existira hoje (não que mereça muito existir pelo que faz aos outros animais e aos próprios homens ) 

     

     

  9. Eles são os candidatos dos

    Eles são os candidatos dos globalistas. A bandeira é o antinacionalismo.

    Barbosa não passa de um autoritário. Ninguém sabe exatamente o que pensa. Mas definitivamente não sabe controlar os animos. um destemperado. Quem não lembra dos chiliques quando contrariado no julgamento da AP 470.

    Marina a maior desagregadora do mundo, não foi capaz de manter a coesão do seu partido.Onde vai desune. É o pior dos mundos, conservadora nos costumes, neoliberal na economia. Quem não lembra que ela mudou seu programa de governo menos de 24 horas depois de divulgado por pressões dos evangélicos? Tipo uma teocracia neoliberal.

    A esquerda não vota porque além de terem plataforma neoliberal e moralisa,  os considera golpistas, instaveis e desequilibrados.

    A direita não vota porque é racista e não esquece que um foi indicado pelo PT e o outro foi do partido por anos.

    Fim.

  10. Na verdade eles “se acham”

    Na verdade eles “se acham” candidatos talvez por saberem que quem hoje realmente nos governa é lá de fora. Simples, é só seguir o “patrão”, como fez o sejumoro…

  11. A Marina é um bolsobosta de calcinha

    O Joca Barbosa é uma Marina de cueca e Ciro Gomes é um Joaquim Barbosa com fralda geriátrica.

     

    “You go to Banglin’, tell all my boys
    What times I’m havin’ up in Illinois

    When I gin my little cotton and sell my seed
    I’m gonna give my Baby everything she need”.

    Skip James, Illinois Blues

    Que tristeza!

  12. Até o Luciano Huck numa crise

    Até o Luciano Huck numa crise de megalomania achou que podia ser presidente… Talvez pensou que governar o Brasil fosse igual ser síndico de condomínio de luxo, que é a única referência que ele tem de vida.

  13. Caçador de Marajás

    é outro que podia ser arolado na lista dos salvacionistas ególatras. Parece que o Brasil vai repetir a historia como farsa.

  14. Candidatos….

    “…Os candidatos do NADA não têm propostas porque julgam que sua simples existência os credencia ao Poder, é o máximo da pretensão e da egolatria em cima do vácuo absoluto…” Caro sr. André., mas esta não é a filosofia de toda Politica Tupiniquim, depois da destruição da Democracia proprocionada pela Ditadura Vargas, mancomunada com uma ELite Esquerdopata, que impulsionou quase um século de Caudilhismos? Fosse o contrário, não poderáimos lançar uma personalidade com certa bagagem, apelo e vivência pública para alavancar idéias e projetos nacionais com a anuência livre, facultativa e soberana da sociedade que representará? A Figura Pública pouca relevância teria. Apresentaria seus Projetos e Perspectivas, que na grande maioria todo Povo Brasileiro conhece e almeja e seria o escolhido. Onde está esta visão democrática de eleições e de Nação? O abismo entre a Sociedade e o Estado, independentemente de Ideologia, Partido, Corrente partidária, período histórico foi o alicerce de todas as políticas desde o golpe de 1930. O Poder pelo Poder. Por que qualquer um dos Candidatos não abriram suas agendas e compromissos à anuência e concordância da População? Não estamos inventando a roda. Temos um país novo a cada 4 anos, ou menos. Diferentemente das Democracias que prosperaram. abs. 

  15. No começo deste ano a Rede de

    No começo deste ano a Rede de Marina fez uma coligação com o movimento Agora! de Luciano Huck.

    Uma das economistas que representa esse grupo é Monica de Bolle que dia 09/04/2018 escreveu um texto no poder 360 dizendo que Lula parecia bebado no discurso de São Bernardo. Uma mentira,  um desrespeito inaceitável nível MBL que serve só para alimentar o ódio. O texto é cheio de falacias e lugares comuns, além de ter  alto teor udenista.

    O movimento Agora! (mesmo nipe do Acredito, Bancada Ativista, Brasil21, frente Favela Brasil)  vai lançar candidatos pela Rede e pelo PPS (PSB?, Novo?), tb tem essa caracteristica:  neoliberal na economia e progressista nos costumes e vem com o discurso de renovação, apartidario(?), somos a solução de centro num país polarizado pois temos candidatos de todas as ideologas, nem esquerda, nem dreita,, a corrupção é o mal do Brasil e blablabla

    É o podre de velho se fingindo de novo. se dizendo a renovação fora da política. De lascar.

    1. Agora! e de Bolle

      Huck é um mero puchadinho desse movimento.

      De fato, trata-se de um movimento eminentemente formado jovens da clásse alta e média-alta de diversos setores, incluindo executivos de empresas, empreendedores, agentes de ONGs, servidores públicos, celebridades. Há inclusive ex-assessores do governo Dilma. São jovens que procuram externalizar a imagem de cabeças abertas, modernos, descolados e cosmopolitas, mas preocupados com as ditas “causas e empreendimentos sociais”. OK.

      Mônica de Bolle é uma economista das mais competentes. Hoje ela atua como persquisadora sênior do Peterson Institute, um think-tank econômico de Washington, fazendo análises sobre as economias latino-americanas e sua relação com a economia e o comércio mundial. Ex-professora da Casa das Graças, é filha do falecido economista Luiz Alfredo Baungartem, ex-presidente do Finep. Não espere nenhuma postura tímida ou apassivadora dessa economista. É extremamente direta e costuma não levar desaforo à toa, dando até mesmo a impressão de certo pretensiosismo. Recentemente, se envolveu, nas redes sociais, num querela afiada com o economista tucano Luiz Carlos Mendonça de Barros. Em suma, está para os liberais assim como Laura Carvalho está para a esquerda. Ambas dotadas de extrema competência e altivez. Não queira comparar a de Bolle com celebridades como Ricardo Amorim, Sardenberg ou Alexandre Schwartsman. A diferença é amazônica. 

       

      1. Concordo plenamente. Aliás

        Concordo plenamente. Aliás Monica e Laura estiveram juntas recentemente em um seminario e atuaram da forma mais amistosa possivel. Monica teve um famoso bate boca com Carlos Alberto Sardenberg em um dos comentarios semanais que ela faz na CBN (“Economia de Quarta”) , quando Sardenberg que pouco entende de economia fora das manchetes começou

        a louvar o fim da recessão (isso acontece há uns seis meses ou menos)  e foi cortado por Monica que contrapos que não era nada disso, a recuperação era fragil e inconsistente e não havia nada a louvar, o que deixou Sardenberg numa saia justa.

        Dentre o time dos economistas ortodoxos Monica é uma das mais sérias e menos obas obas, aliás no geral ela é extremamente critica do atual “dream time” que dirige a economia brasileira, ortodoxos “fakes” porque lhes falta estatura para seguir uma escola racional, eles usam elementos da ortodoxia para tentar embasas suas feitiçarias recessivas pro-rentistas.

  16. Candidatos do silêncio, da
    Candidatos do silêncio, da omissao, do oportunismo. Mas que a boiada adora porque trazem consigo a promessa de salvação hollywoodiana.
    Quais opiniões, posicionamentos dessa gente em tempos de caos? O silêncio?
    Tenha dó!
    Gente que vive na espreita.
    E por que não agem agora?

  17. Joaquim Barbosa entra como

    Joaquim Barbosa entra como linha acessória de Bolsonaro. Trata-se de um fascista autoritário, que virou as costas para Lula assim que caiu nas graças da midia. Não soube manter o seu compromisso com o partido que io indicou ao STF e fará o mesmo com o povo brasileiro, lançando mão de um discureso moralista ao mesmo tempo em que negocia sua indicação ao ministério da Justiça em uma possivel vitoria de Bolsonaro.

  18. país sem solução

    Andre,

    O país sempre foi extremamente complexo, um país feito sob medida para os profissionais, mas o golpe que jogou DRousseff prá escanteio tem sido e continuará sendo bastante doloroso para os 95% que passaram a significar nadica de nada, na visão do bastante profissional comando golpista.   

    A partir daí, entendo que huck, angelica, annita, marineca, JBarbosa, aecio, doria, alckmin, malafaia e tantos outros fazem parte do mesmíssimo universo, o de fantoches tipicamente  “sois rei, sois rei”, do grandíssimo Max Nunes. Somente um recém-nascido poderia acreditar que o aecim ladrão descerebrado teria condições para comandar o país, a tarefa teria ficado a cargo de AFraga, ALRezende, PArida e outros do mesmo calibre – na época, toda a quadrilha reapareceu e por aqui ficou até o domingo da derrota, e no dia seguinte o grupo já tinha evaporado. 

    Há muito tempo que não surge político com condições mínimas para governar o país, é um pecado que foi cometido por todos os partidos políticos mais influentes, daí a opção de muitos por Lulalá, que, como já escrevi anteriormente, dificilmente será liberado da solitária em que se encontra.necessidade. Considero esta necessidade por Lulalá, um gênio político incomparável, daqueles que só aparecem a cada cem ou duzentos anos, como a opção por um semideus, afinal, já cumpriu 8 anos de um mandato impressionante, carrega um coração com diversas pontes de safena, está com mais de 70 anos de idade, ou seja, será que pensam que Lulalá é eterno?

    E foi justamente por sua grandeza que está sendo severamene punido, tanto que a origem da punição é nenhuma. 

    Não tenho dúvida que o eleito de araque (isto se houver eleição, algo bastante difícil de acreditar, ou alguém se lembra de um ano eleitoral em que, desde janeiro, ainda não tivesse ocorrido nenhuma pesquisa de opinião? ) será necessariamente um “boneco de luxo” comandado pelo andar de cima e pronto – quando se manifestar, bem, caso isto venha a ocorrer, o fará depois que estiver com o texto bem decorado. Quem estiver esperando do reizinho da vez um discurso de improviso, sugiro uma almofafda para evitar calo na bunda.

    O país foi devidamente estraçalhado, a atividade econômica levará anos para conseguir se recuperar, o desemprego aumentará ainda mais, o dia a dia será um deus nos acuda, algo que já pode ser percebido pelos mais atentos. A vereadora foi assassinada, o palerma do temer deu 48 horas para descobrir os culpados, lá se vão semanas e nem sombra dos assassinos que jamais serão identificados – isto é o que considero deus nos acuda.

    Como eu disse acima, para 95% dos brazucas o futuro será doloroso, uma reedição da Grécia ou algo pior, o patropi se transformou num país sem solução, num grande Porto Rico sem que o comando golpista tivesse um problema mais sério para enfrentar, e assim deverá continuar.

  19. O Marcola devia lançar sua candidatura à Presidência pelo PCC

    Acho que eu vou lançar a candidatura da Cafona, minha cadela de estimação, para a Presidência da República. Ela nunca se corrompeu. Se a Carmem Lúcia vai presidir o Brasil quando o Temer viajar para a Bolivia, porque a Cafona não poderia presidir o Brasil?

    1. Caro Andre,
       
      No parágrafo

      Caro Andre,

       

      No parágrafo que começa com “a Itália”, acho que querias dizer século XIX, ao invés de XX. No mais, gostei muito do texto. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador