Celso de Mello rejeita recurso de Lula para reverter decisão do TSE

Ministro do Supremo nega tentativa da defesa de ex-presidente de acelerar decisão e diz que é necessário aguardar recurso na Corte Eleitoral 
 
Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello rejeitou, nesta quinta-feira (06), o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que barrou sua candidatura.
 
O argumento de Mello foi que não seria possível atender a defesa, porque o mesmo recurso foi apresentado no TSE, que deveria avaliar e, só depois, encaminhar para o STF. 
 
“(…) entendo que não, pois, considerado o quadro processual ora delineado, mostra-se prematuro o ajuizamento, na espécie, desta demanda cautelar em virtude de o recurso extraordinário mencionado ainda não haver sofrido o necessário controle prévio de admissibilidade por parte da colenda Presidência do E. Tribunal Superior Eleitoral”, escreveu na decisão, concluindo: “Em face do exposto, não conheço do pleito”. O magistrado afirmou, ainda, que o pedido para suspender a decisão deveria ter sido encaminhado à presidente do TSE, Rose Weber. 
 
O TSE barrou a candidatura de Lula com base na lei de Ficha Limpa em uma sessão extraordinária realizada dia 31 de agosto, que durou mais de 10 horas. Dos 7 magistrados, 6 votaram por deixar o ex-presidente fora da corrida eleitoral. Em seguida, a corte deu dez dias corridos, portanto até o dia 11 de setembro, para o PT substituir Lula por outro candidato.
 
A coluna Painel de hoje (7), na Folha de São Paulo, destaca que Celso de Mello acabou com a maior aposta do Partido dos Trabalhadores para reverter a inelegibilidade de Lula. A última chance da defesa para sanar a falha apontada por Mello é o TSE encaminhar até domingo (9) o recurso extraordinário de Lula para o Supremo. Assim, haverá algum tempo para os ministros julgarem o pedido da defesa do ex-presidente e, talvez, reverter o quadro. 
 
Com a decisão de barrar Lula como candidato, o PT foi proibido de fazer campanha para o ex-presidente utilizando seu tempo no rádio e TV, também na internet. 
 
Entre os argumentos da defesa de Lula está a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), enviada ao Brasil no dia 17 de agosto, determinando que Lula possa concorrer nestas eleições até que a Justiça julgue todos os seus recursos. 
 
O Comitê afirma que Lula está sendo impedido de exercer plenamente seus direitos políticos logo, a justiça brasileira infringe o Artigo 25 do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (PIDCPP). 
 
 
 
 
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chega ! Já deu !
    Esses
    Chega ! Já deu !
    Esses togados já estão desmoralizados.

    Agora é seguir em frente com Haddad .

    Espero que no programa de TV o PT saiba explicar didaticamente o que houve com o Lula. As armações que foram feitas contra o Presidente.

    Espero que o campo Democrata fique com Haddad e não se volte para Ciro Gomes. Não confio no Ciro

    Agora é torcer e militar nas ruas e nas redes sociais até a Democracia conseguir virar este jogo.

    Confesso que estou um pouco cético e apreensivo com o porvir.

    Mas enfim vida que segue, bola pra frente.

  2. Concordo,Gilson.
     Depois de 1

    Concordo,Gilson.

     Depois de 1 454 354 347 apelações , não dá mais mais aturar o judiciário exclusivamente julgando Lula.

       Me sinto esgotado como se tivesse 22 anos.

            Naquele tempo ainda dava 3 em duas horas.

           Agora, não dou 3 nem em dois meses.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador