Ciro Gomes defende apoio a Dilma mas diz que Mantega já deveria ter saído

Do G1

Ciro prega apoio a Dilma, mas diz que Mantega já deveria ter sido trocado
 
Ele disse que Aécio ou Campos seriam piores e que tem ‘nojo’ de Marina. Partido deve decidir nesta terça apoiar a reeleição da petista à Presidência.
 
Nathalia Passarinho
 
O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes defendeu nesta terça-feira (24) o apoio de seu partido, PROS, à reeleição da presidente Dilma Rousseff na disputa deste ano, mas  ressaltou que espera “mudanças e mudanças profundas” num eventual segundo mandato da petista.

Numa entrevista antes da convenção do partido que oficializou o apoio à petista, ele criticou duramente a política econômica e, indagado se Dilma deveria trocar o ministro da Fazenda, Ciro afirmou: “Já devia ter mudado, lá atrás já devia ter mudado. No ano passado.”

“O Brasil não oferece mais confiança aos agentes econômicos de que os investimentos serão remunerados. Está errado. Está errada a política econômica, está errada a política monetária, está errada a política fiscal. Não tem política econômica que funcione no Brasil”, disse.

Ele destacou, porém, acreditar que seria pior para o país eventual vitória do pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, ou do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos.

“Evidente que a solução para isso não é voltar à política tucana de arrocho de salários e novo ciclo de privatização a preço de banana. Nem muito menos ceivar aventuras pessoais como do Eduardo Campos. O cara estava conosco até ontem e de repente saiu candidato”, afirmou.

Nesta terça, o PROS decidiu apoiar a candidatura de Dilma à reeleição com 94,5% dos votos dos dirigentes da sigla. O evento partidário contou com a presença da petista.

‘Nojo’ de Marina
Durante discurso na convenção, Ciro Gomes também disparou críticas à ex-senadora Marina Silva, candidata à vice-presidência na chapa de Eduardo Campos. Segundo Ciro, Marina Silva “desconsidera” que o agronegócio brasileiro “sustenta” o Produto Interno Bruto (PIB) do país.

“Tenho nojo desse discursinho, que é até simpatiquinho, mas é mentira”, disse ele, em referência à bandeira de Marina Silva de defesa do meio-ambiente e da economia sustentável.

Histórico
O PROS foi criado oficialmente em setembro do ano passado e recebeu a adesão dos irmãos Cid e Ciro Gomes, além de outras lideranças que estavam no PSB, depois que o presidente da sigla, Eduardo Campos, decidiu deixar o bloco de apoio a Dilma e lançar candidatura própria à Presidência da República.

Desde sua criação, o PROS se intitula um partido criado para “apoiar e dar governabilidade” à presidente petista. No entanto, insatisfeitos pela demora de Dilma em conceder cargos no governo, a sigla chegou a entrar no chamado blocão, grupo da Câmara formado por partidos da base aliada descontentes com o modo de governar da presidente.

Em março deste ano, o partido anunciou que deixaria o blocão, mas cobrou maior participação no governo federal e o pagamento de emendas parlamentares – recursos que deputados destinam no orçamento para obras em seus estados e municípios.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ué o Mantega não era o

    Ué o Mantega não era o “imexivel”, agora que a Economist deu um refresco, podia aproveitar a chance para mudar o Ministro, pois se tivesse mudado naquela epoca da reportagem pegava mal.Agora fica mais fácil.

  2. Pobre Ciro, não é

    Pobre Ciro, não é desqualificando o caráter dos adversários que se liga as relações da política.

    Os incompetentes são pessoas muito subjetivas…

    Porque as obras não são suas.

    Opinião não é forma de governo.

     

     

  3. Se até o governista diz isso

    “O Brasil não oferece mais confiança aos agentes econômicos de que os investimentos serão remunerados. Está errado. Está errada a política econômica, está errada a política monetária, está errada a política fiscal. Não tem política econômica que funcione no Brasil”, disse.

     

    Esse trecho tomado isoladamente é o principal motivo para tirar a Dilma do governo. Esse diagnóstico vem de um cara da própria base governista. A questão é saber se piora com o Campos ou com o Aécio. Nisso eu discordo do Ciro, é impossível ser pior do que o inacreditável Mantega. Não é mais possível distribuir renda no Brasil apenas com política salarial. É a questão que eu falo da faxineira da escola pública ganhar mais que a professora de matemática, vai bater no teto. Eu entendo as pessoas repudiarem um modelo mais liberal, mas a contraposição a isso teria que ser um governo intervencionista que funcionasse minimamente, o que simplesmente não temos no Brasil desde dezembro de 2010.

    E o que eu ouço é ela falar que teremos mais quatro anos do mesmo, ou seja, mais quatro anos de uma equipe econômica inexistente e de uma líder que não consegue liderar.

    Não acho que essa eleição seja daquele raciocínio simplista de você estar melhor do que há quatro anos, mas sim de escolher uma pessoa que ouve uma declaração de um importante aliado (bem como críticas de pessoas do próprio partido) e simplesmente promete mais do mesmo para continuar o que não funciona.

    Quanto ao arrocho de salário, avisem ao Ciro que ele já está comendo solto, chama-se inflação (aluguéis, imóveis, serviços etc.).

    No que se refere ao ciclo de privatizações a preço de banana, não ouvi nada na campanha do Aécio que indique isso. Vamos esperar os debates, pode ser até que o Ciro esteja certo.

    PS: Aliás, o pessoal podia deixar de chamar esse governo de “desenvolvimentista”, pois se há uma coisa em falta nos últimos quatro anos é desenvolvimento.

    1. Se tivesse algum economista

      Se tivesse algum economista acima do Mantenga teriámos o ressurgimento do nacionalísmo político. Não dispomos de nenhum outro com coragem de vir aqui estabelecer medidas para um tal governo dentro das nossas fronteiras.

      A base natural perante a sociedade civil é o trabalho, e o mundo das necessidades.

      As analises mais adiantadas poderiam surgir por um mundo novo, mas a influência dos economistas são apenas apostas ao terror econômico inerentes a interesses privados. 

  4. importante!
    Disse:
    Dilma soh ganha no segundo turno.
    -Eu:
    O bicho vai pegar.
    Essa banca toda dela e o Ciro deu uma chamada por Lula para a parada ficar mais facil. Rindo. Ela nao leventada voo nunca, peixe eh peixe e nao voa.
    Kkk.
    La vem pedrada e nao sou LN e nem Gunter o famoso Zibell.

  5. Gosto do estilo Ciro

    Gosto do estilo Ciro Gomes.Acho que ele tem que estar na linha de frente da campanha pra encarar os sicários da plutocracia que estranhamente ainda não bateram nele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador