Com Marina, cai número de indecisos e Aécio fica em terceiro lugar

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A primeira pesquisa de opinião do Datafolha após a morte do ex-candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) confirma as especulações feitas nos últimos dias, desde a tragédia que tirou a vida de Campos no dia 13. Agora, com Marina Silva encabeçando a chapa do PSB, o candidato Aécio Neves (PSDB) tem as chances de chegar ao segundo turno reduzidas. Numericamente, ele está em terceiro lugar, com 20% das intenções de voto. Tecnicamente, está empatado com Marina, que triplicou o resultado de Campos e registrou 21%.

Nesse cenário, Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, mantém-se na casa dos 36%. Segundo análise da própria Folha de S. Paulo, a introdução de Marina na disputa coincide com um momento de recuperação da presidente. Dilma conseguiu ampliar a vantagem sobre Aécio num segundo turno para oito ponto – venceria por 47% a 39%. E sua avaliação de governo subiu de 32% para 38%.

Numa segunda análise, Marina não tirou votos nem de Aécio nem de Dilma. Mas chega como aparente herdeiro dos manifestantes de junho de 2013, aqueles que demonstraram insatisfação com a política atual. Com a ex-senadora no páreo, caiu o número de indecisos (de 14% para 9%) e de votos brancos e nulos (de 13% para 8%).

Na simulação de segundo turno, pela primeira vez Dilma Rousseff é ligeiramente ultrapassada por um adversário. Nesse caso, Marina venceria numa disputa apertada, por 47% a 43%. Como a margem de erro da pesquisa divulgada nesta segunda (18) é de dois pontos para mais ou para menos, Dilma e Marina estão em empate técnico. 

O Datafolha também sondou como seria a corrida presidencial sem Marina, e o resultado é vitória de Dilma no primeiro turno com 41% dos votos, oito pontos a mais que a soma de seus rivais. Mas o percentual de eleitores sem candidato continuaria alto, em torno de 25%, somando brancos, nulos e indecidos.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estou aqui rindo a toa com

    Estou aqui rindo a toa com meus botões…

    Os “grandes” empresários já contribuiram com Aécio… perderam dinheiro!

    Vão ter que desembolsar novas contribuições com o falecido Campos…

  2. Confessando o crime

    Marina é  o plano B dos tucanos, rentistas, grande mídia que, agora, terão dois candidatos: Marina e Aécio. O mercado financeiro agradece. Acorda Brasil, não vamos deixar esses abutres devorar o pre-sal, precisamos nos unir para defender nossos interesses, o interesse deles são outros que não os nossos

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/150454/Mendon%C3%A7%C3%A3o-v%C3%AA-Marina-como-esp%C3%A9cie-de-Plano-B-tucano.htm

  3. https://jornalggn.com.br/notic

    https://jornalggn.com.br/noticia/sobre-o-jantar-oferecido-a-aecio-na-casa-de-joao-doria

    Aecio cometeu um mega erro em São Paulo, jantar oferecido por João Doria com 500 ricos flanantes , nem Bush em delirio iria a semelhante regabofe, Aecio já tem os votos dessa turna, precisa de votos nas demais classes, esse tipo de jnatar pode ser feito sem problema DISCRETAMENTE mas ai o João Doria não iria oferecer, o que ele quer é EXIBIR o convidado para mostrar como é forte sua agenda, esse é seu BUSINESS e Aecio caiu na ratoeira.

    Na época (Abril) eu disse exatamente isso, agora vem a conta.

  4. Quer dizer que todos os

    Quer dizer que todos os indecisos foram para Mariana?

    Das duas uma, ou essa pesquisa eh mentirosa, ou os indecisos realmente nao sabem a importancia do voto para se deixar levar pela catarse. E quanto a pesquisa de voto espontaneo?

    1. A catarse dá e passa, Francy.

      A catarse dá e passa, Francy. É sabido que o brasileiro demora para firmar seu posicionamento definitivo e racional sobre em quem votar. Fora os que realmente apóiam o PT sem pensar duas vezes, nesse momento as escolhas podem passar por ingluências desse tipo, a comoção pela morte do Eduardo e a “providência divina” que salvou Marina.

      Agora já no fim de agosto e começo de setembro, a maioria vai parar para refletir melhor. Terá a propaganda eleitoral, que conta bastante, a conversa com amigos e etc.

      Não acredito que a Osmarina consiga se eleger só na base da comoção, terá que mostrar mais consistência. Nem que ponha a viúva do Eduardo de vice. O que seria um espanto, duas viúvas numa chapa só. Espero que a dona Renata perceba como é ultrajante para a memória do marido, se prestar a esse papel, o de exploração descarada se um cadáver  

      1. Aguas vão rolar!

        “Não acredito que a Osmarina consiga se eleger só na base da comoção, terá que mostrar mais consistência.”

        Eh isso o que penso. Mas por outro lado, ontem conversando com amigos que antes votavam no Lula e votaram na Dilma, me disseram que decidiram votar na Marina. São pessoas que participaram com muito ânimo das ultimas manifestações, são professores universitarios, e acreditam que é preciso “mudanças”. Gostaram do perfil do Eduardo e estão, pelo que ouvi, indo à reboque da imprensa. 

        E sobre a comoção… ha tanta mula sem cabeça por ai, que qualquer coisa o faz girar que nem biruta de aeroporto.  Mas não acredito nesse empate de Dilma e Marina no segundo turno. Essa pesquisa esta mandando muita brasa para a Marina.

  5. E não é que o “caos aéreo”

    E não é que o “caos aéreo” que o PSDB previa, aconteceu mesmo (aécioportos em Cláudio e Montezuma e a queda do avião de Campos).

  6. Como comentei

    A mágica do Datafolha

    E, de repente, todos os votos de Campos migraram para Marina e o povo brasileiro voltou a acreditar na politica fazendo despencar o número de eleitores que declaravam votar nulo ou branco e os que não sabiam em quem votar.

    E mais, nenhum eleitor, com a entrada de Marina, desistiu de Dilma ou de Aécio.

    Fantástico, não?

    Datafolha -18/08/2014 (Foto: Editoria de Arte / G1)

    1. Um espanto mesmo e deve ser

      Um espanto mesmo e deve ser destacada sua observação: TODOS os votos de Campos migraram “automaticamente” para a candidata Plano da direita. Não houve mesmo nenhuma migração de Campos para Dilma ou aécio? Fala sério…

    2. Os números batem com uma

      Os números batem com uma precisão assombrosa. Marina recebe todos os 8% de Eduardo Campos mais 5% dos Brancos/Nulos, outros 5% dos Não Sabe e todos os 3% dos nanicos. Uma conta de chegada com precisa realocação de números…

      1.  
        E qual o problema nisso? O

         

        E qual o problema nisso? O que não pode é o somatório passar de 100%, de resto, tudo é possível!!!

    3. Desta pesquisa chega-se à

      Desta pesquisa chega-se à seguinte conclusão:

      1) no primeiro turno, 17% dos eleitores não votam em nenhumcandidato;

      2) no segundo turno, no mesmo instante, apenas 10% não votam em nenhum candidato;

      3) milagrosamente, dos eleitores que não votavam em nenhum candidato no primeiro turno, 7% deles mudam de ideia e resolvem votar em Marina Silva.

      Quem acredita nesta pesquisa acredita em qualquer coisa.A família Frias pensa que somos um bando de tontos.

       

  7. A carta de um eleitor pernambucano a Campos

    “A gente sabe que o PT resgatou o Brasil do atraso imposto pelo nosso processo histórico de colonização, do intervencionismo norte americano e da recessão dos governos tucanos. Ao contrário de desistir do Brasil, Lula e Dilma se doaram ao nosso povo e promoveram a maior política de distribuição de renda do mundo, através do bolsa família. Lula e Dilma universalizaram o acesso às universidades públicas através do PROUNI, do FIES e do ENEM. Estão criando novas oportunidades de emprego e renda através do PRONATEC e estão revolucionando a saúde com o programa mais médicos.”

     

    CARTA A EDUARDO CAMPOS

    Eduardo, você não imagina o quanto eu e todo povo pernambucano estamos lamentando a tua trágica e inesperada partida. Temos muitos motivos para isso. Primeiro, pela falta que irás fazer a tua família e aos teus amigos. Depois, pelo exemplo de homem público que representavas para o nosso estado e para o Brasil.

    No entanto, eu tenho um motivo particular para lamentar a tua morte. Depois da tua entrevista no Jornal Nacional, eu fiquei com muita vontade de te encontrar, de apertar a tua mão, olhar no teu olho e te perguntar: Quem disse que eu desisti do Brasil, Eduardo? Infelizmente, no dia seguinte, ocorreu o trágico acidente e eu nunca vou poder te dizer isso.

    Eduardo, não fui eu, nem o povo brasileiro que desistimos do Brasil.

    Quem desistiu do Brasil foram setores da política e da mídia brasileira, quando promoveram o golpe militar de 1964 que mergulhou o nosso país em 21 anos de ditadura militar e que submeteu o povo brasileiro aos anos mais difíceis de nossa história. Inclusive, sua família foi vítima na carne daquele momento, quando o seu avô e então governador de Pernambuco, o inesquecível Miguel Arraes, foi retirado à força do Palácio do Campo das Princesas e levado ao exílio.

    Eduardo, você não imagina o que essa mesma mídia está fazendo com a tragédia que marcou a queda do teu avião. Eu nunca pensei que um dia pudesse ver carrascos do jornalismo político brasileiro como Willian Bonner, Patrícia Poeta, Alexandre Garcia e Miriam Leitão falando tão bem de um homem público. Os mesmos que, um dia antes do acidente, quiseram associar a tua imagem ao nepotismo no Brasil choram agora a tua morte como se você fosse a última esperança do povo brasileiro ver um Brasil melhor. Reconheço as tuas qualidades, governador, mas não sou ingênuo para acreditar que sejam elas o motivo de tanta comoção no noticiário político brasileiro.

    A pauta dos veículos de comunicação conservadores do Brasil sempre foi e vai continuar sendo a mesma: destruir o projeto político do partido dos trabalhadores que ameaça por fim às concessões feitas até então a eles. O teu acidente, Eduardo, é só mais uma circunstância explorada com esse fim, do mesmo jeito que foi o mensalão, os protestos de julho e a refinaria de Pasádena. Se amanhã surgir um escândalo “que dê mais ibope” e ameace a reeleição de Dilma, a mídia não hesitará em enterrar você de uma vez por todas. Por enquanto, eles vão disseminando as suposições de que foi Dilma quem sabotou o teu avião, e que fez isso no dia 13 justamente pra dizer que quem manda é o PT. Pior do que isso é que tem gente que acredita e multiplica mentiras e ódio nas redes sociais.

    Lamentável! A Rede Globo e a Veja não estão nem aí para a dor da família, dos amigos e dos que, assim como eu, acreditavam que você não desistiria do Brasil. Você é objeto midiático do momento.

    Eduardo, não fui eu quem desistiu do Brasil. Quem desistiu foi o PSDB, que após o regime militar teve a oportunidade de construir um novo projeto de nação soberana e, no entanto, preferiu entregar o Brasil ao FMI e ao imperialismo norte americano, afundando o Brasil em dívidas, inflação, concentração de renda e miséria. O mesmo PSDB que, antes do teu corpo ser enterrado, já estava disseminando disputas entre o PSB e REDE para inviabilizar a candidatura de Marina, aliança que custou tanto a você construir.

    Eu não desisti do Brasil, Eduardo. Quem desistiu foi a classe média alta que vaiou uma chefe de Estado num evento de dimensões como a abertura de uma copa do mundo porque não se conforma com o Brasil que distribui renda e possibilita a ricos e pobres, negros e brancos as mesmas oportunidades.

    E tem mais uma coisa, Governador. Se ao convocar o povo brasileiro para não desistir do Brasil o senhor quis passar o recado de que quem desistiu foi Lula e Dilma, eu gostaria muito de dizer que nem eu, nem o povo e, nem mesmo o senhor, acredita nisso. Muito pelo contrário. A gente sabe que o PT resgatou o Brasil do atraso imposto pelo nosso processo histórico de colonização, do intervencionismo norte americano e da recessão dos governos tucanos. Ao contrário de desistir do Brasil, Lula e Dilma se doaram ao nosso povo e promoveram a maior política de distribuição de renda do mundo, através do bolsa família. Lula e Dilma universalizaram o acesso às universidades públicas através do PROUNI, do FIES e do ENEM. Estão criando novas oportunidades de emprego e renda através do PRONATEC e estão revolucionando a saúde com o programa mais médicos.

    Eduardo, eu precisava te dizer: não fui eu, nem o povo brasileiro, nem Lula, nem Dilma que desistimos do Brasil. Quem desistiu do Brasil, meu caro, foram os mesmos que hoje estão chafurdando em cima das circunstâncias que envolvem o acidente que de forma lamentável tirou você do nosso convívio. Fazem isso com o motivo único e claro de desgastar a reeleição de Dilma e entregar o país nas mãos de quem, de fato, desistiu do Brasil.

    Descanse em paz, Eduardo. Por aqui, apesar da falta que você vai fazer a todo povo pernambucano, eu, Lula, Dilma e os brasileiros que acreditam no futuro do Brasil vamos continuar na luta, porque NÓS NUNCA DESISTIREMOS DO BRASIL.

    Carlos Francisco da Silva, de Bezerros (PE)

  8. Tudo dentro do script pirotécnico montado pela ‘grande mídia’

    PESQUISA PREVISÍVEL – Bem previsível o resultado do Datafolha de hoje. 

    A comoção da tragédia e o amplo destaque da mídia para Marina (forçando a barra junto ao PSB pela sua candidatura) já deixavam entrever o resultado que haveria de sair na primeira pesquisa pós falecimento de Eduardo Campos. 

    Há motivo para intensas comemorações por parte da oposição? Vamos ver.

    Última pesquisa do Datafolha divulgada antes do horário eleitoral gratuito em 2010:

    -Dilma: 41 por cento;
    -Serra: 33 por cento;
    -Marina: 10 por cento.

    -Dilma: 41 por cento;
    -Soma de Serra e Marina: 43 por cento.

    Última pesquisa do Datafolha divulgada antes do horário eleitoral gratuito em 2014:

    -Dilma: 36 por cento;
    -Marina: 21 por cento;
    -Aécio: 20 por cento.

    -Dilma: 36 por cento;
    -Soma de Marina e Aécio: 41 por cento.

    Ou seja, na última pesquisa Datafolha divulgada antes do início do horário eleitoral gratuito de 2010, Dilma tinha 02 pontos percentuais a menos que os outros dois concorrentes. 

    Agora, em 2014, no mesmo período, Dilma tem 05 pontos percentuais a menos que os dois postulantes mais próximos.

    Não fosse a morte trágica de Eduardo Campos, Dilma entraria no horário eleitoral deste pleito em condições muito melhores do que entrou em 2010. 

    Em função da morte e da troca de Eduardo por Marina, tudo temperado com um intenso e enfadonho destaque dado pela mídia oposicionista, Dilma começará o horário eleitoral de forma um pouco pior do que em 2010.

    De qualquer sorte, não é motivo para desesperos nenhuns. 

    Talvez seja, vamos ver, para os tucanos.

    1. Para os tucanos de “carteira

      Para os tucanos de “carteira assinada” sim, Diogo. Capaz da ‘bomba semiótica” Osmarina Silva, detornar a candidatura Aécio e um partido inteiro, o PSB.

      Mas para os tucanos “dentro do armário”, tanto faz. Esses certamente já começarão a articular um possível governo Osmarina com apoio do PSDB.

      Ela não tem com quem governar, a Rede só existe no papo cabeça de “marineiros”, esses coxinhas de conto-de-fadas. Sua unica chance é governar com o PSDB, PPS, e essa turma de sempre. Talvez ela possa dispensar o DEM, que afinal de contas caminha para ser um partido nanico.

      Não podemos esquecer. Primeiríssimo lugar, derrotar o PT. Segundo, de preferência com o PSDB. Terceiro, se não der com tucano, que venha qualquer outro, que a gente enquadra

    2.  
      O problema da Dilma

       

      O problema da Dilma chama-se rejeição. Ela já entre bem, mas tem um teto pequeno!!! É aí que tá o medo do PT. 

  9. Uma pergunta à senhora Osmarina…

    Segundo a senhora falou, a providência divina a salvou. Há mais que  ‘”uma providência divina”????  Quer dizer então, que a providência divina a poupou,  ao mesmo tempo sacrificou Eduardo Campos?  Há ocasiões, senhora Osmarina, em que o silêncio é mais divino do que as mais sábias palavras!!!  

    1.   E tem mais. Segundo a

        E tem mais. Segundo a Marina, em entrevista ontem, “essas coisas (escapar do acidente) acontecem por um propósito maior”.

        Quer dizer, então, que Deus matou sete pessoas  para que a sua ungida se torne Presidente do Brasil? Sendo isso, resta saber de que Deus se trata. É aquele que é brasileiro? Ou é o outro, o citado na cédula do dólar?

       É. Vc tem razão Marly. O silêncio, segundo os sábios, é uma prece. Fundamental naquela ocasião.

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

      s

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

       

  10. Game over PT?

    Acho que, com a infeliz “sorte” do destino, desta vez a santificada Marina pode levar…a não ser que algo exploda nas mídias, o que não creio haja vista que a mesma já está surfando na “onda verde”

    Aguardem uma aliança e apoio do PSDB a Marina no segundo turno e governo.

  11. E agora PIG, o que fazer

    E agora PIG, o que fazer ?

    Detonar o Aécio e inflar a Marina.

    Ou, Detonar a Marina e inflar o Aécio

    Dúvidas tostines.

    Não devemos esquecer que essa pesquisa foi feita num  momento de comoção.

    Outra, o programa de TV da coligação da Marina tem menos de 2″.

    Vão mostrar o que ? 

    O povão vai  encher o saco de ver sapo, perereca, bagre, mico leão dourado…

    Vão ouvir falar muito em sustentabilidade, tripé, preservação, ecossistema, mata Atlântica…

    Uma dúvida que vai ficar na cabeça do povão.

    Isso dá dinheiro ?

  12. Muito cedo ainda  para fazer

    Muito cedo ainda  para fazer prognósticos, primeiro deixar a poeira da comoção nacional pela morte do Presidente eleito Eduardo Campos (pelo menos foi essa a impressão deixada pela cobertura da Globonews com a “viúva regra três” Cristiana Lobo) baixar para se ter uma ideia melhor do trial eleitoral. 

    Essa pesquisa mandrake, fora de hora (até o RA condenou essa “boca de velorio” da Folha) não serve como parâmetro para qualquer análise, digamos, científica, só serve para conjecturas, ilações e torcidas.

    Pelo meu DataFree acho que os três contendores são favoritos para levar o pleito,  com margem de erro de 43,72% para cima ou para baixo.

     

     

  13. Projeto

    Qual será o projeto da Marina? está alinhado com o do partido de EC? O enterro do EC ontem me pareceu mais um show pirotécnico. Simplesmente ridículo e desrespeitoso. Desconfio que patrocinado pela nossa conhecida mídia vira-lata para forçar a população a pensar o quão querido era o ex-candidato, apelando para o lado emocional e empurrando a Marina a forceps para o lugar dele, já que o preferido mineirim não é mais tão favorito assim.

    Creio que a Marina vai se enrolar nas próprias pernas, pois é medíocre também. E irá levar o PSB junto.

    1. Meu caro(a),
       
      O ex candidato

      Meu caro(a),

       

      O ex candidato Eduardo Campos era sim um forte nome para 2018, 2022, talvez o maior nome da política que o Brasil tenha perdido. oS fogos foram somente uma centelha do que ele significava para o povo Pernambucano e nordestino.

  14. Só uma coisinha: o nome

    Só uma coisinha: o nome político da sra. Osmarina é Marina, assim como o nome político do Sr. Luis Inácio da Silva é Lula e não Luiz Inácio.  O Lula foiincoprorado ao Luis Inácio bem depois. Assim, que tal chamar as coisas pelo seu verdadeiro nome de guerra, para não haver dúvidas nessa batalha?

  15. Mais do mesmo

    Acho que usaram descaradamente a margem de erro e os votos indecisos para essa pataquada…

    O propósito pigal agora é o mesmo de sempre, triangular para forçar um segundo turno. Aposto com vocês que deixarão aécio e marina em empate tecnico até a abertura das urnas… e um aviãozinho passou aqui com uma faixa onde se lia Aécio em segundo…

    No mínimo irônico, tudo parece encadeado pelo “caos aéreo”… aécioportos, queda de avião e pesquisa que mostra “decolgem” de Marina. De fato, as previsões de Campos se materializaram, Marina trouxe votos ao PSB… Não exatamente como ele gostaria que fosse….

  16. O que eu pergunto para os

    O que eu pergunto para os marinistas que conheço é o seguinte: sabe de alguma proposta de marina pra qualquer assunto? Não sai nada; nem sobre meio ambiente…

    Ou seja, recall dela vem todo de sua trajetória pessoal – admirável, por sinal – e só.

    Nas últimas eleições surfou na mesma onda do moralismo da direita sem conseguir sequer exercer de modo eficaz liderança para criar seu partido. Ficou se fazendo de vítima.

    Será que num hipotético governo dela seria assim? O “centrão” deitando e rolando enquanto ela fica falando em “nova política” e se fazendo de vítima diante da mídia?

     

  17. FOGO DE MONTURO

    Esta pesquisa, tão rapidamente realizada, parece haver sido encomendada exatamente com o objetivo de apontar o resultado cuja exibição eufórica é bastante sugestiva. E comprova o que é óbvio, quanto às vantagens que a direita pretende auferir a partir da tragédia. Do mesmo modo, evidencia o absurdo das insinuações de benefícios para os partidários da reeleição. Todavia, a morbidez sórdida dos abutres direitistas ainda poderá reverter contra o vampirismo fascistóide. O mais triste é que o pragmatismo dos caciques do PSB talvez permita que a morte de seu candidato à presidência venha a servir aos interesses daqueles que visam suprir a falta de apoio eleitoral com golpes baixos. A preservação da dignidade dos militantes do PSB exige que seja lançada uma liderança do partido para concorrer à presidência, contudo o senso de lealdade dos dirigentes talvez não seja suficiente para garantir uma candidatura fiel aos diversos compromissos políticos pactuados pelo candidato falecido. Seja como for, o mais provável é que esta sinistra reviravolta nos resultados eleitorais se mostre efêmera como fogo de monturo, pois a credibilidade política da candidata da rede é quase nula. Alguém que afirma ser criacionista, tem um sintomático apoio da banca e defende um preservacionismo desindustrializante, engana apenas quem não enxerga por que não quer ver, ou quem tem preguiça de tentar entender a realidade. A grande maioria do povo sabe que a reeleição é a alternativa menos ruim, e percebe instintivamente a importância crucial de evitar o retrocesso relacionado ao avanço sombrio do obscurantismo. Portanto, o prosseguimento regular da campanha eleitoral deverá resultar na reeleição, quiçá até sem segundo turno.

      1. É? Então o capital dos

        É? Então o capital dos banqueiros está a serviço do proletariado? E negar a evolução da espécies é ciência e dialética?

      2. Sinceramente, acho que pouco

        Sinceramente, acho que pouco importa se marina está mais ou menos à esquerda ou à direita. O que importa pros conservadores é que ela é mais vulnerável às pressões do “centrão”.

        A aposta deles é na instabilidade pura e simples.

        Não é discurso do medo. É óbvio que ela tem menos condições de resistir, seja pela débil estrutura partidária, seja pelas características individuais.

        Repito: o centrão tem convicção que vai comê-la com farinha enquanto ela se faz de vítima diante da imprensa com o discurso da “nova política”.

        Os setores reacionários falam assim pra todos ouvirem: “o congresso é nosso”. Essa chacrinha toda; a camapanha curta; o sensacionalismo; e a desmoralização da política só servem pra desmobilizar o debate e as campanhas que não têm arrecadação firme pra entrar em campo.

        Teremos uma legislatura mais à direita do que a atual. Para além do segundo turno, é essa a aposta do conservadorismo.

  18. Num utópico governo de

    Num utópico governo de marina, aquela que foi uma péssima ministra(imagina como presidente), como ficariam os que berraram contra os apoios que o Lula teve que conseguir para poder governar? Erundina e tantos outros da esquerda radical, então agora apoiadores da nova-velha-santa, a grande esperança do capitalismo, ter que ver ao seu lado bonhausen, heráclito fortes, renan calheiros e tais, sendo ministros do, como tudo é possível, meio ambiente, economia, casa civil e tais? Bom, se o eleitor assim decidir nas urnas, vou pagar para ver a “pureza” política desses velhos oportunistas, sem vínculo nenhum com a governabilidade, com o seu país, mas apenas com seus egos e bolsos. Gente, vou me divertir muito! Até porque já estou de saco cheio de ver os analfas políticos sempre pisarem na própria bola. Ver o retorno de pessoas desempregadas pedindo nas portas, jovens não tendo mais direito ao ensino gratuito e tantas outras conquistas atuais se tornarem passado, talvez os ensine que não há milagreiros, apenas oportunistas. Alguém, com consciencia política consegue imaginar essa senhora, marina, governando um país complexo como o nosso? Ela vai levar um chute no traseiro da mídia e do capital, assim que assumir. Afinal, dar um golpe em uma santa de barro, convenhamos, nada é mais fácil. 

  19. O que se desenha!!!

     

    Imagino como deve está no planalto nessas alturas. Pesquisa ruim para Dilma e entrevista hoje no Jornal Nacional. Aécio ou Marina, acaba com o sonho de reeleição da Dilma no segundo turno. 

  20. O “sobrenatural de almeida”

    O “sobrenatural de almeida” impõe novas táticas de manipulação de pesquisas. O DATAFALHA saiu na frente e já divulgou a sua pesquisa de BOCA DE URNA. Mas, o fato é que a imprensa oligárquica está se entindo bem mais “leve”. É que ela está longe de possuir os predicados de São Cristóvao e já não aguentava mais carregar às costas o Menino do Rio. 

  21. Talvez um dia alguém venha a

    Talvez um dia alguém venha a incluir esta pesquisa numa das farsas históricas relacionadas com as eleições. É esperar pra saber.

    O fato é que numa área em que se trabalha com amostragens, a probabilidade de amostras diferentes resultarem em valores tão precisos é muitíssimo improvável.

    O Datafolha quer convencer os incautos que:

    1 – As intenções de voto da Dilma permaneceram extamente iguais às da pesquisa anterior (não variaram nem dentro da tal margem de erro)

    2 – As intenções de voto do Aécio permaneceram extamente iguais às da pesquisa anterior (não variaram nem dentro da tal margem de erro)

    3 – As intenções de voto do Eduardo Campos foram transferidas integralmente para a Marina

    4 – As intenções de voto branco/nulo e dos indecisos se transferiram apenas para a Marina

    A Marina já vinha caindo antes de sua candidatura para presidente evaporar quando o seu partido não conseguiu se viabilizar. Este resultado é totalmente não confiável.

    O Datafolha forçou demais a barra para pressionar o PSB a lançar a Marina.

    Posso estar enganado, mas na 2ª pesquisa a partir de agora ela vai começar aparecer caindo e abaixo do Aécio. Se já fizerem isto na próxima é porque estarão com medo de terem usado uma dose exagerada de veneno e este ter se voltado contra seu próprio candidato.

     

     

     

  22. MARINA: EM NOME DE QUE DEUS?

    A aliança circunstancial de Marina com a velha política (filiando-se ao PSB, com data marcada para pular fora) acaba de se transformar em um compromisso mais sério. Marina, com ideais religiosos conversadores, apoiada por banqueiros, empresários bilionários e economistas ortodoxos, num partido com alianças oportunistas com caciques locais por todo o país, agora mergulha de cabeça na velha estratégia marqueteira do messias, ungido por Deus (e pelo destino).

    Por que ela não consegue efetivar o discurso da nova política? Porque isso é balela sem reforma política. É discurso, também, marqueteiro. As regras do jogo estão lançadas há séculos, e quem quiser mudar esse país pra melhor, infelizmente, ou mergulha nessa dita lama ou fala sozinho nos púlpitos em praças públicas. Só consegue fazer reforma política quem tem o poder político para tal, e só se consegue esse poder político com votos, só se obtém votos jogando as regras escritas e não-escritas. Repito: infelizmente.

    Mas a estratégia de Marina, até agora, é se valer da nossa imaturidade política, da ingenuidade/alienação/hipocrisia da massa mais escolarizada e abastada do eleitorado para se vender como um candidata santificada, capaz de se eleger e governar sem “acordos” com o 1%, sem cessão à dita governabilidade. E segue apoiada pela grande mídia antipetista e pelos próprios tucanos, que quase jogaram a toalha, mas veem nela uma chance de voltar ao Poder. Já quebramos a cara com candidatos assim no passado.

    Ela começa a sua campanha eleitoral no auge da exposição midiática. A partir de agora vai ter que apresentar e confrontar suas ideias, demonstrando serem capazes de se sustentar além da personagem que criou para si própria. Mas são 50 dias pela frente, tempo para a comoção passar, para vermos se convence o país da sua capacidade gestora e política ou se vamos cair, mais uma vez, no conto do vigário (ou da pastora).

  23. Ainda tenho duvidas se haverá

    Ainda tenho duvidas se haverá segundo turno, esperando 

    os debates ,propagandas etc.

     

    Obs. Marinistas não são exatamente ecologistas

    ou ambientalistas na sua  maioria. Converse

    com um deles e descubra!

     

  24. Baixada a poeira, dentre as

    Baixada a poeira, dentre as questões políticas e econômicas surgirão outras como as de gênero e de raça. Sei, sei…o Brasil é um país em que estas questões estão superadas…(Conta outra, né?!). Já ouvi de pessoas que estavam entre os indecisos dizendo o seguinte: “Pena, só agora que morreu é que soubemos que Eduardo Campos era um bom candidato. Marina, ela até tem boa intenção, mas é fraca, não é preparada”. Esse discurso lembra algo, não? Acontece que Marina, apesar de suas qualidades, não é Lula. Aliás, quando ele entrar pra valer na campanha de Dilma veremos…

  25. Achismos….

    Qualquer análise agora é puro achismo.

    Entendo que o alto número repentino de votos da Marina, pelo menos nesse momento, seja devido a comoção do momento. Ela pode concorrer sim com Aécio, mas agora é muito cedo…tem muita água para rolar.

    Ainda acho que Dilma leva, pode até ir para segundo turno, mas leva.

  26. Desta pesquisa chega-se à

    Desta pesquisa chega-se à seguinte conclusão:

    1) no primeiro turno, 17% dos eleitores não votam em nenhumcandidato;

    2) no segundo turno, no mesmo instante, apenas 10% não votam em nenhum candidato;

    3) milagrosamente, dos eleitores que não votavam em nenhum candidato no primeiro turno, 7% deles mudam de ideia e resolvem votar em Marina Silva.

    Quem acredita nesta pesquisa acredita em qualquer coisa.A família Frias pensa que somos um bando de tontos.

  27. Marina será a Presidente

    Como já dizia Tancredo, políticaé tão mutável quanto nuvens.

    A morte do EC mudou todo o panorama das próximas eleições. Para oficializar Marina como candidata, o PSB imporá a ela o seu programa, obviamente com concessões, como o ambientalismo. E na verdade quem não é ambientalista na era presente sequer tem juízo. A questão toda do ambientalismo é que ele precisa se sofisticar e considerar mais amplamente a realidade para virar consenso entre as pessoas bem intencionadas. Nessa visão mais sofisticada, o agronegócio brasileiro pode prosperar ainda mais preservando o meio ambiente, e isso vai acabar ocorrendo. Os grandes devastadores são os pecuaristas extensivos, os grandes desmatadores, que já criaram no Brasil mais áreas com pastagens degradadas do que toda a área usada para cultivo de alimentos. Essa é a turma do Ronaldo Caiado e da Kátia de Abreu, apoiadores de Dilma. Marina acabará aceitando os agricultores mais progressistas e terá o apoio deles.

    Marina tem um apelo que nenhum dos seus concorrentes tem, e sua história de vida é outro atrator imenso de eleitores. Seu discurso vai se tornar mais elaborado e convincente na medida em que se ver cercada de bons assessores, o que ela conseguirá facimente neste momento. 

    Bem, voltando às nuvens mencionadas pelo Tancredo, elas podem muito bem mudar, o que elas prenunciam no momento é uma tempestade sobre as cabeças de Dilma e de Aécio. Este, a meu ver, sequer tem grande interesse em ser Presidente. Num eventual segundo turno entre Marina e Dilma, ele apoiará entusiasticamente a Marina,que acabará se elegendo provavelmente com mais de 60% dos votos válidos.

  28. Duas coisas!

    1) Não era o Aécio que estavam comemorando ser o vencedor da Eleição no segundo turno?

    2) A estratégia da Folha de São Paulo, um panfleto eleitoral para a velha mídia esta pesquisa, se confirma:

    Colocaram a Marina na frente de Aécio 1 ponto percentual, será assim, até próximo da eleição, Marina, sempre 1 ou 2 pontos na frente de Aécio.

    O intuito desta artimanha é colocar dilmistas e marinistas em rota de colisão e preservar o anódino candidato Aécio desta briga. Em terceiro lugar nas pesquisas, mas a um passo de ultrapassar Marina.

    Enquanto dilmistas e marinistas vão ficar discutindo em público suas ideias de maneira ríspida, via notícias da Imprensa, Aécio (na postura paz e amor) estará no camarote, assistindo com ingresso especial, a sua ida para um hipotético (melhor, desejado) segundo turno, ele vai ser mostrado como o candidato das propostas e não das trocas de acusações (as acusações, os Pitbulls da Veja se encarregam de realizar, para não haver sangria do voto conservador, já consolidado em Aécio).

    Sejamos sinceros, acostumamos a ver a intensidade de uma disputa entre o primeiro e segundo lugar! O terceiro colocado fica meio que de escanteio, vide as manchetes que comandam o espetáculo eleitoral!

    Não nos esqueçamos: Aécio é o candidato da velha mídia! Sejamos práticos. Não dá para mudar uma organização baseada em um candidato, assim, de uma hora para outra. Já existem muitas coisas prontas, acordos políticos, acordos com grupos empresariais e o mercado financeiro e dinheiro de campanha arrecadado e sendo utilizado (aqui na rua onde moro estão treinando para a panfletagem um monte de gente pró-Aécio faz umas duas semanas), etc.

    O dinheiro das doações de campanha já está em circulação ou vão devolver agora?

    Marina vai ser desinflada na hora certa. Com Dilma vão tentar uma sangria de seus votos via qualquer tipo de radicalismo, como sempre fazem. Aécio chegará ao segundo turno no sonho da Folha de São Paulo e da velha mídia. Até lá desgastam Dilma e mostram a descompostura dos petistas (seu radicalismo, certo?) no embate fraticida com os marinistas.

    Depois, chega o segundo turno e se abre a disputa com diversas “balas de prata”.

    Tudo feito e Dilma vence apertado a Eleição!

    Como sempre acontecerá aquele sentimento de País dividido entre Petistas e Anti-Petistas.

    ____________________________________________________________________________

    Sejamos sinceros, a Marina nem candidata ainda é e já tem 21% dos votos, num passe de mágica sem que se mostre nenhuma ideia do que aconteceu com os votos de Eduardo? Para onde foram? E Aécio continua com seus 20%?

    Ninguém mudou de Eduardo para Dilma? Ninguém mudou de Aécio para Marina? Marina continua com todos os votos de Eduardo?

    A “bala de prata” inicial da campanha está dada, nasceu de uma fatalidade, nem precisaram criar não-notícias. O horário eleitoral chega com Dilma na Rede Globo e a deselegância de sempre do Bonner. A “bala de prata” é Marina candidata (se for confirmada como candidata pelo PSB).

    Esqueceram-se da Dilma e do Aécio e o Pastor Everaldo não perdeu nenhum pontinho no Datafolha com a evangélica Marina no páreo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador