O deputado ligado ao PCC, a mídia e a ameaça a Padilha em São Paulo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Desagrada o ninho petista, principalmente o núcleo da campanha de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo, o modo como a grande mídia vem cobrindo temas que respingam na candidatura do ex-ministro. Essa seria uma sentença banal, não fossem as malhações diárias e mal explicadas, como no caso Labogen. Quando a pauta deixou de gerar manchetes negativas para o postulante petista, nenhuma linha foi publicada ou, se foi, definitivamente não ganhou destaque proporcional aos estragos de primeira página.

Agora, é uma decisão provisória do Tribunal de Justiça de São Paulo a favor do deputado estadual Luiz Moura que coloca em xeque o futuro de Padilha e de todas as figuras que tiveram a candidatura homologada na convenção estadual do PT, no dia 15 de junho, segundo crava a imprensa.

Mas a liminar do TJ-SP, segundo os dirigentes do PT, ainda não suspendeu a convenção estadual. “A imprensa tem trabalhado na construção de uma não-candidatura de Padilha quando lança mão de manchetes equivocadas”, disse um dos membros do núcleo duro da campanha, em off.

A liminar tem funcionado, sim, como uma arma nas mãos de Luiz Moura. O deputado só vai retirar a ação e enterrar a disputa judicial se tiver legenda para disputar a reeleição.

O IMBRÓGLIO

Após ter a participação numa reunião com membros da facção criminosa PCC revelada em maio, Luiz Moura ganhou os holofotes dos principais jornais do País. O parlamentar declarou que, diante do caso, foi tratado pela direção estadual do PT como os réus do mensalão foram tratados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa: “Sem direito à defesa”.

“Em nenhum momento o PT convocou o deputado para apresentar uma defesa”, diz João de Oliveira ao Jornal GGN. Segundo o advogado do parlamentar, Moura foi convidado a “prestar esclarecimentos” sobre o caso aos correligionários que, por sua vez, ficaram insatisfeitos e determinaram, no dia 2 de junho, o afastamento por 60 dias. De acordo com Oliveira, mesmo órgãos oficiais não encamparam qualquer investigação nesse período.

“O deputado teve de se apresentar, na mesma data, à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado para se colocar à disposição para prestar depoimentos em sua defesa. A Polícia Civil, o Ministério Público ou mesmo o PT não deram continuidade à apuração do caso envolvendo o PCC. Ele foi prejudicado por aquilo que saiu apenas na mídia”, afirma Oliveira, comparando a situação ao caso da Escola Base. “Foi um linchamento na imprensa”.

Em busca da reeleição para a Assembleia Legislativa de São Paulo, Luiz Moura entrou com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo contra o PT. O documento sustentava que o deputado teve direitos partidários e constitucionais prejudicados por ter sido afastado sem sequer enfrentar qualquer tipo de procedimento administrativo. Ele pediu ao TRE-SP a nulidade da pena de suspensão imposta pela legenda, e a consequente anulação dos encontros do PT que definiram os candidatos que disputam a eleição deste ano.

Em 4 de julho, o juiz do TRE-SP declarou que a matéria não compete à Justiça Eleitoral. “A questão versada nesses autos tem natureza intrapartidária e deve ser apreciada pela Justiça Comum”, explicou o juiz Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior. Apenas a Justiça Comum pode avaliar, na visão do especialista, se foi ou não concedido ao deputado o direito de se defender das acusações feitas na mídia perante o partido e, assim, determinar se o afastamento deve ser revogado ou não.

A defesa de Luiz Moura seguiu as recomendações do TRE-SP e remeteu os autos à Justiça Comum. No dia 5 de julho, o juiz de plantão no Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar “para suspender a penalidade aplicada ao autor [o deputado] e, por conseguinte, determinar a nulidade da convenção partidária realizada no dia 15 de junho, permitindo que o autor possa ter seu nome lançado como pretendente a candidato a deputado estadual nas próximas eleições”.

DISPUTA INTERNA

Dentro do PT, a movimentação de Luiz Moura foi entendida como um tapetão, ainda que não intencional, em Alexandre Padilha e nos demais candidatos homologados pela convenção partidária estadual.

Fontes ouvidas off the records pelo GGN afirmam que Luiz Moura feriu princípios éticos e deve ser mantido distante o suficiente para não ser associado a Padilha e provocar mais manchetes negativas e mal explicadas. O entendimento tem aval da direção nacional, que já tem problemas com a figura de André Vargas.

Mas com a liminar nas mãos de Moura, o PT só tem duas opções: ou entra de cabeça na disputa judicial e tenta derrubar a decisão do TJ-SP, alegando que a Justiça Comum extrapolou os limites legais ao versar sobre um assunto de competência da Justiça Eleitoral – “Tentar desfazer o afastamento de Luiz Moura, vá lá, mas determinar a nulidade da convenção?” –, ou negocia a inclusão do deputado ligado pela mídia ao PCC na chapa petista.

A primeira opção foi a escolhida.

A assessoria de Alexandre Padilha aposta no sucesso do agravo de instrumento que será apresentado ao TJ-SP. É este o sinal que o PT manda para Luiz Moura: “Não pretendemos facilitar a jogada dele contra os próprios correligionários”. Na visão dos petistas, Moura ainda causa ressentimentos, porque poderia ter recorrido à direção nacional da sigla, se estava insatisfeito com a decisão da estadual.

Além disso, lembram que o partido tem autonomia para escolher quem serão seus candidatos. Esse argumento foi destacado, também, no despacho do juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

“O ACORDO É O CAMINHO”

Já o advogado João de Oliveira acredita que a apelação apresentada pelo PT ao TJ-SP será “inócua”, pois o caso já foi apreciado pelo TRE-SP. Ele ainda alerta que o que está em xeque é um “prejuízo incalculável”. “Se a liminar não for derrubada pelos advogados de Padilha e o PT não recuar da decisão de afastar Luiz Moura, a consequência é a anulação da convenção estadual. Ninguém sairá dessa beneficiado. Nem o deputado, nem os demais candidatos do PT”, frisa. “O acordo em demanda judicial é sempre o melhor caminho”, acrescenta.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Meu amigo, o PT sempre se

      Meu amigo, o PT sempre se ferra com essa Midia e Judiciario. E o culpado eh o Partido pelas perseguicoes.

      Estou de saco cheio de gente que acha que o PT, porque ganhou eleicoes majoritarias, pode tudo.

      Tenho um conhecido na Bahia que votava no PT, ficou p… da vida porque Jaques Wagner nao solucionava os problemas de Salvador, quando a populacao so votava na direita e o PT tinha perdido no segundo turno.  Sabe qual foi a solucao dele? Votou no ACM Neto.

      Voces querem o que? Que o PT faca a Revolucao e derrube a Globo, o PMDB, os corruptos do Judiciario, etc, etc…. Va voce tome a frente e faca, mas, nao venha me dizer que Lula e o PT sao os principais inimigos do povo. De gente com esses pretextos para caminhar junto a direita, meu estomago ja esta embrulhado.

  1. Porque o deputado é acusado de se envolver com o PCC??

    Porque se envolveu com o PCC!

    Filiados do PT vê se aprendem e criem o ficha limpa filiados.

    1. O PT nao eh um convento de

      O PT nao eh um convento de freiras, eh um Partido com 1 milhao de filiados. De gente cobrando do Partido argolas angelicais e deixando passar batido um Judiciario corrupto e perseguidor e uma Midia bandida, meu saco ja encheu.

      Cara, nessa historia, o partido eh o perseguido.

      Imagino que voce deve estar cobrando dos palestinos a pacificacao do Oriente Medio, afinal, pelos informes da Midia, o grupo Hamas eh terrorista e eh quem produz aquelas matancas de tantas criancas.

      1. Não há sofisma que esconda o

        Não há sofisma que esconda o fato de que a qualidade e o compromisso político de muitos nomes ligados ao PT hoje são um horror. O partido sempre teve um número muito grande de filiados/militante mas nada no passado se compara ao que assistimos no presente. Pobre Padilha.

        1. Agora na eleicao, em um

          Agora na eleicao, em um Estado de instituicoes contaminadas pelo PCC como Sao Paulo, depois de duas decadas de administracoes do PSDB, o PCC cai no colo do PT e voces “bobinhos” cobram  a pureza PT.

          Todo mundo eh “limpinho”,  nao arrisca nada e eh muito facil questionar tudo de quem esta fazendo. Eu nao sou nenhuma militante batalhando para melhorar o pais, porem, nao sacaneio quem esta fazendo.

          Vou continuar com meu sofisma, enquanto OTAN procurava pretexto para invadir e destruir a Libia e a Siria, eu enviava emails com artigos sobre o que acontecia a meus amigos de esquerda. Encontrava a seguinte resposta: “Companheira, voce esta defendendo os ditadores Kadaffi e Bashar alAsad?” Defender a auto determinacao desses povos era defender ditadores. Hoje, eu respondo, esses paises sao uma terra arrasada, e ai o que voces me dizem? Foram esses ditadores que arrasaram?

    2. Tinha tanto envolvimento que

      Tinha tanto envolvimento que a polícia civil, o vendo na suposta reunião, não expediu mandato de prisão.

  2. Uai, quem foi à justiça foi o

    Uai, quem foi à justiça foi o deputado do PT.  A imprensa está onde sempre esteve, e tem lado. O partido e seus quadros que se entendam, ou que partam para a batalha judicial, que parece ter sido o caminho escolhido. E de acordo com a notícia, será contestada a competência do TJ para anular a convenção do partido, o que seria o fim do mundo.

    Agora, não podemos esperar que um prato desses não seja saboreado pelos adversários.

    1. Não foi o Alquiminho que

      Não foi o Alquiminho que recebeu um membro do PCC, vindo de helicóptero (sem pó) para negociar a diminuição do nº de homicídios em SP? Acho que foi em época de eleição, ou não? Mas isto não dá IBOPE no PIG.

  3. o que vem de baixo não atinge?

    Estranha essa fixação do PIG em detonar o Padilha.

    Eles e os seus institutos de pesquisa garantem que o Alquiming tem 102% dos votos.

    Se é assim, para que se ocupar do candidato do PT?

    Por outro lado,

    São Paulo vai ficar sem agua. Nenhuma agua. O PIG e a maioria dos blogs não dão uma linha  e não se preocupam com isso.

    Desinformam e enganam até o limite da irresponsabilidade, o povo de São Paulo, que por desconhecimento da real situação, continua lavando calçadas !

    Crime!

  4. Justiça?

    Se estão fazendo isso tudo contra o Padilha é porque ele estava emplacando e ameaçando a candidatura do PSDB em São Paulo. Óbvio ululante. Justiça comum anular uma convenção partidária usando um desmoralizado deputado? Que papelão do Judiciário meter-se em disputa partidária às vésperas de eleição. Que belo exemplo está passando para os futuros advogados.

    1. Com essa Justica, qualquer um

      Com essa Justica, qualquer um de esquerda e do PT, mesmo um Genuino pode virar bandido, agora se voce for amigo do PSDB e da Midia, pode carregar toneladas de cocaina em avioes pagos pelo contribuinte. Se for flagrado, nao se preocupe,

      tera da justica um documento decretando sua idoneidade em alguns dias.

      1. Campanha com nível baixíssimo

        Pelo visto a campanha terá um nível de discussão muito baixo. Nada de propostas, idéias, novas realizações. Só acusações.

        Os partidos deveriam escolher melhor seus candidatos.

         

        1. Mehor ir procurar na paróquia

          Mehor ir procurar na paróquia né mesmo? Pois só llá tem santos. É impossivel se ver livre de acusações de todo tipo mesmo para o mais ilibado. Qualquer coisa que ele tenha feito, até soltar um peido, será usada.

  5.   A questão é que o PT apanha

      A questão é que o PT apanha por fazer e por não fazer (alguém aí conhece a fábula do velho, o menino e o burro?), e nem falo da mídia. Falo dos “isentos”, aí incluídos “apolíticos” e oposição à esquerda.

      Se algum membro do partido é pego sacaneando, você ouve uma saraivada de “ai credo, olha lá o PT aprontando, por que tem um cara desses lá”. Se o partido se adianta e empareda um filiado no mínimo suspeito, dá-lhe o coro do “credo, olha que gente tem l´”, mas temperado pelo “nossa, que comportamento autoritário”.

  6. Padilha já foi rifado pelo

    Padilha já foi rifado pelo Lula, que mandou o “Cumpanheiro” Maluf ceder o tempo de propaganda ao PMDB. O coitado ainda teve que passar pela humilhação da tradicional cerimônia de beija mão do Maluf.

    O cara é pego com a boca na butija e a culpa é do PIG?

    Padilha vai passar a campanha lavando a biografia, cada vez mais enlameda.

    Quem acabou de vez com a candidatura Padilha, que acabou sem nunca ter começado, foi o Lula.

     

    Fica para a próxima.

    1.   Falando em lama, Bateppino,

        Falando em lama, Bateppino, qual é a próxima solução mágica do Alckmin para inventar água – ou melhor, para esconder a incompetência do PSDB depois de 20 anos no governo do Estado de SP?

        E o cunhado ladrão de merenda, como está? Sumiu da imprensa…

        E o roubo de bilhões no metrô de São Paulo, a ação inepta do Alckmin já saiu do lugar?

        E o Roubson Marinho, ainda tá no TCE?

        E… deixa pra lá, responde isso que já tá bom.

    2. Quem foi pego com a boca na

      Quem foi pego com a boca na butija mesmo? O Arruda ? Para o Brasil inteiro ver ? Mas ele será candidato, némemo?

  7. Oras. Lembra o povo que o PCC foi “coligação” da era PSDB

    O crime melhor se organizou nos governos PSDB que nunca foi afeito a batalhar contra o crime. Basta lembrar também que em 8 anos de FHC a PF fez apenas 28 operações especiais. Nos 8 anos de Lula foram mais de 1200.

  8. Esse sujeito, o Moura, que

    Esse sujeito, o Moura, que tem nome de colírio, é um perfeito idiota, um desclassificado, mas, a sigla , O PT, não pode ser responsabilizado por um insensato a se reunir com o que há de mais marginal e, depois, vem  ajustiça e , ainda concede liminar? Paira, óbvio o conluio entre o governo do Partido dos Saqueadores do Brasil e a justiça, a mesma, que errou de gaveta, escondendo o pedido da  justiça suiça, no famoso caso do trensalão. É uma pantomima, a ser revertida, pois padilha, para a população de São Paulo , no momento, é indiscutível, o avanço das políticas públicas e a interrupção d’uma sequência de mal feitos, tramóias, maracutaias de toda a sorte, desvio de 2,5 bilhões de reais, Robson marinho, com conta em paraísos fiscais e uma montanha de asneiras e sandices na Sabesp, com ações na Bolsa de Nova York, e água, que sua função, primordial, esperem o verão chegar, pois já não há para os pobres e desvalidos, que somente em um acesso de um masoquismo patológico, retornam com esses tartufos e corruptos tucanos para o Bandeirantes. Se o fizerem, merecem a cama de pregos e a sopa de pedras, com direito à pimenta do reino, que um dia já trocada até por ouro.

  9. E o PCC segue dando sua ordem no terreiro

    Esse deputado ainda poderia provar que não tem nada a ver com o PCC (como penso haver outros la dentro). Mas até aqui, ao que parece, e mesmo que ele diga o contrario, não conseguiu provar sua inocência. So fosse uma questão de linchamente midiatico, o partido não o teria afastado da convenção. E agir como tem agido, agarrado no cargo de deputado ? Convenhamos. Pra mim, tem mesmo que ser posto pra fora da legenda e adeus. 

    1. Ele tem que “provar sua

      Ele tem que “provar sua inocencia”?!  Maria Luisa, sua bola fora que eu saiba!

      Quem tem ligacoes com PCC eh a direita paulista.  O que apareceu aqui no blog desse incidente foi isso:  ele foi em uma reuniao na qual haviam 13 pessoas do PCC.  Nao esta claro se ele teve qualquer ligacao ou conversa com eles, a fofocaiada entrou na frente e ninguem mais tocou no assunto.  Vou ter que ter prova granitica que ele foi visitar uma reuniao sabendo antecipadamente que o PCC estava la.

      Nao que o assunto me interesse:  SP nao vai ficar melhor para um governo petista porque nao vai ser melhor para um governo tucano.  Se a situacao da agua nao for resolvida muito rapidinho -improvavel- a cidade vai cair aos pedacos.

      Detesto pensar em governo petista la agora.  O PT ta entrando numa fria tremenda.

  10. Ppelo que consta na agenda do

    Ppelo que consta na agenda do deputado o encontro era com lideres de cooperativas de transporte ,se são do PCC porque não estão presos ?

     

  11. Firulas

    Enquanto isso em Brasilia….

    O homem das meias recheadas é candidato.

    É por essas e outras que cada vez menos acredito na tal “JUSTIÇA BRASILEIRA”.

    Enquanto durar esse compadrio escancarado e vergonhoso no judiciário tupiniquim,continuaremos sendo uma republiqueta bananal.

    1. Nem esse e nem ninguém é

      Nem esse e nem ninguém é candidato pelo petismo por entrar pela janela, mas aprovado em convenção com o voto do povo. Tanto que ele foi eleito pelo povo e não pela cúpula petista

  12. Não conhecem o extremo Leste de São Paulo

    Os comentaristas não conhecem O Itaim Paulista, reduto do deputado  e seu irmão que é vereador.

    São eles junto com o PCC que comendam a máfia das vans e todos os que moram nessa regiam sabem disso.

    O PT hoje tem em seus quadros pessoas que deveriam estar na cadeia, essa é a pura verdade.(Assim como os outros partidos também).

    1. jà disse tudo. O petismo não

      jà disse tudo. O petismo não tem nada que os outros também não tenha. Por que os outros podem e só petismoa deveria ser tal convento de irmãs carmelitas? O mais incrível é o PIG lasca o petismo e blog sujo vai atrás.

  13. O problema é sempre a midia

    O problema é sempre a midia ou o judicirio…rs

    O partido reconhece a ” suspeição ” do individuo, e ainda acha que a midia não iria ventilar algo assim?

    Midia é assim desde sempre, faz isso hoje com o PT fez isso muito com o Maluf e um mar de gente.

    Mas a histeria é a marca registrada dos progressistas, que chororô bobo…

    1. O post não deixa dúvoda seum

      O post não deixa dúvoda seum problema de mídia quando coloca ¨¨ Deputado ligado ao PCC¨ quando não prova cabal disto. Esse apenas participou de reunião em que alguns seria do PCC, mas nem ninguém do PCC ainda com crachá dizendo ser dito e nenhum foi identificado e condenado como sem e nem que estava lá em nome do PCC e não em outra atividade. Além disso, o petismo erro quando meia dúzia da cúpula age dentro dos mesmos métodos barbosiano que sempre acharam ser os mais nojentos.

       

  14. O fato de um militante

    O fato de um militante participar da convenção estadual e postular a candidatura não o torna candidato. Precisa da aprovação do plenário e da direção estadual para que isso ocorra. É óbvio que Luis Moura não conseguiria ser candidato mesmo se tivesse podido participar. Da mesma forma, muitos que queriam compor o quadro numérico fixo determinado pelo TSE de candidatos ficaram de fora. Se todos eles entrassem na justiça para obrigar o PT a assumir sua candidaturas…

    O Juiz agiu evidentemente de forma partidária ou desconhecendo o processo básico de escolha de candidatos nas convenções. Poderia ele ter concedido a liminar para que Luis Moura PARTIICPASSE da convenção com plenos direitos. Mas JAMAIS poderia interferir na escolha final dessa convenção, que seria muito provavelmente o veto a sua candidatura. Da mesma forma, com a convenção já realizada e o prazo de registro finalizado no TRE, não é possível o juiz IMPOR a inclusão repor sua condição plena de filiado, impor seu nome ou sua participação naquela convenção ou em qualquer outra. Portanto a decisão do juiz de ressucitar as possibilidades de concorrer de Luis Moura são inexequiveis. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador