Lula apoia pré-candidatura de Boulos

Ex-presidente gravou um vídeo exibido no lançamento do nome de Boulos pelo PSOL para concorrer à presidência; Iniciativa aponta o fortalecimento de uma frente ampla entre os partidos e movimentos de esquerda
 
lula_e_boulos.jpg
(Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)
 
Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo apoiando o lançamento da candidatura do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos. O evento não oficial da pré-candidatura pelo PSOL, partido que Boulos se filiará segunda-feira, aconteceu neste Sábado (03) em São Paulo e contou com a participação de intelectuais e políticos de outros partidos do campo da esquerda.
 
“Eu quero que você saiba que eu acho que você vai ter sucesso. Se depender da minha contribuição, eu quero te dizer que você merece todo o meu respeito, em qualquer circunstância você jamais vai me ver fazer qualquer crítica a você”, disse Lula no vídeo apresentado durante o encontro que oficializou também a chapa de Boulos com a líder Sonia Guajajara como vice. 
 
“Nos encontraremos pelas ruas desse país, pelas ruas dessa cidade, fazendo campanha e falando bem de nós, e falando mal de alguns que nós não podemos reconhecer nunca, porque golpista não merece respeito”, pontuou em outro momento o ex-presidente. 
 
Lula também elogiou Boulos: “Você é uma pessoa que tem futuro, que pode se projetar, tem que se preparar para vários e muitos embates que a gente vai ter neste Brasil. Eu sou muito grato pela solidariedade que você tem tido comigo, pela solidariedade com o PT, e quero te dizer que a gente está junto”, completando que aguarda a participação de Boulos em seus comícios.
 
O ex-presidente, e pré-candidato ao Planalto pelo PT, lembrou ainda do nome de Manuela D’Ávila, que concorrerá ao pleito pelo “Será um imenso prazer convidá-lo para um comício meu. Se a Manuela quiser vir será bem-vinda, e se vocês me convidarem eu posso ir em comícios de vocês”, disse.
 
A iniciativa de Lula aponta para uma acomodação maior da proposta de uma frente ampla entre os partidos e movimentos de esquerda no país, e não uma divisão como propõe algumas análises sobre as eleições de 2018 por conta de um maior número de partidos considerados progressistas lançando candidaturas próprias: PSOL, PT, PC do B e PDT. 
 
Em uma matéria com Guilherme Boulos, antes de confirmada sua pré-candidatura, o jornal Folha de S.Paulo chamou o fenômeno de “fragmentação inédita da esquerda”. No mesmo artigo, porém, o líder do MTST argumentou o contrário:
 
“Neste momento, toda esquerda e o campo progressivo têm que estar unidos contra a reforma da Previdência, contra o golpe e contra a perseguição ao Lula. Mas também há diversidade. E a diversidade da esquerda, de opiniões e propostas, não pode ser anulada.” 
 
Confira a seguir o vídeo de Lula 

https://www.youtube.com/watch?v=dE0MUKJSqNQ width:700

 
 
Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um mega erro, vai tirar votos

    Um mega erro, vai tirar votos de Lula, Boulos é um anarquista, nem pobre gosta de invasão de conjuntos, predios  e terrenos.

    Nõ há espaço no mundo para movimentos anarquistas, há espaço para esquerda mas não para baderna.

    1. André, pra mim o Lula só

      André, pra mim o Lula só apoia Bollos porque sabe que não disputará 2018. Lula é o maior animal político que o Brasil tem e ele sabe que uma elite miserável, com o pontapé  inestimável do plano Dilma-Levy, não vai desistir em fazer do país o laboratório de suas experiências que excluem totalmente a ideia de um projeto nacional. 

    2. Boulos não é anarquista e Anarquia não é baderna

      Não há nada mais tosco e primário do que considerar o Anarquismo sinônimo de baderna. Sugiro a leitura da obra “As ideias e movimentos Anarquistas”, em 2 volumes, de George Woodcock. Se não tiver paciência para a leitura de livros, basta uma consulta à Wikipedia.

      1. Meu caro, não faço aqui uma

        Meu caro, não faço aqui uma analogia academica ao anarquismo historico, ideologia que não existe mais no mundo real.

        Me refiro à contestação do Estado que é a forma ativista de Boulos ao invadir terrenos, edificios e predios publicos, uma frontal contestação à ordem institucional, muito diferente de uma greve ou manifestação de rua, atos que não pregam a implosão do Estado e o fim da ordem institucional, como é uma invasão de Ministerio ou de predio com dono.

        Se isso não é baderna, não sei o que é. Em 1938 Stalin mandou liquidar o anarquismo espanhol representado por Buenaventura Durruti e Andres Nin em Barcelona, em plena Guerra Civil Espanhola. Stalin considerava que o comunismo era   uma ordem institucional revolucionaria mas era uma ordem, enquanto o anarquismo era uma desordem.

        Boulas representa uma desordem e não uma ordem institucional revolucionaria, o PT prega uma ordem nova reformista e não uma desordem, por essa razão considero um erro o Lula apoiar Boulos, não faz sentido nem politico e nem ideologico.

        1. Tenha a mais santa paciência!

          Mas o que é isso, André Araújo? Você é Stalinista? Defensor de uma ordem institucional totalitária? 

          Eu, para pacificar meu coração comunista, joguei Stálin e Mao no lixo da história. Só devemos lembrar para nunca mais repetir. 

          E você usa Stálin, contra Boulos? Tantas formas de criticar. Tenha a mais santa paciência! 

  2. Cortem os pulsos

    Cortem os pulsos

    Muitos não sabem quem é o argentino Adolfo Pérez Esquivel, premiado com o Nobel da Paz em 1980. Ele é arquiteto, escultor e ativista dos direitos humanos, fundador do Serviço de Paz e Justiça na América Latina, que é uma organização não governamental com sede international em San José, Costa Rica.

    A organização dedica-se na defesa dos direitos humanos na América Latina, difundindo a não-violência ativa como instrumento de transformação da realidade e de enfrentamento dos crimes, praticados pelas ditaduras militares que havia se instalado por toda a América Latina.

    Esquivel veio ao Brasil e comunicou que vai indicar o ex-presidente Lula ao comitê do Nobel. Em suas redes sociais o ganhador do Nobel da Paz já vinha indicando que :”Vou propor Lula da Silva para o Prêmio Nobel da Paz”. O encontro também foi de apoio contra a campanha judicial que pretende evitar a candidatura de Lula.

    Assim justificou seu apoio: “A chegada do PT e de Lula à presidência do Brasil marcaram um antes e um depois no país, ao ponto de seu nome converter-se em referência internacional na luta contra a pobreza. Mais de 30 milhões de pessoas foram resgatadas da pobreza extrema, o que reduziu as desigualdades e aumentou o índice de desenvolvimento humano no país”- afirmou Esquivel.

    Penso que isso se concretizando, haverá cortes de pulsos coletivos na direita, nos ativistas do fascismo, na classe média pobre que se acha rica e nos acorrentados aos noticiários antipetistas. Como conceber um ‘condenado’ sendo indicado ao Prêmio Nobel da Paz e, ia esquecendo, com grande probabilidade de receber apoio do Papa Francisco,outro hermano.

    Se Lula será aceito pelo comitê situado na Noruega ou não, é para se constatar mais adiante. Mas o fato, por si só, ratifica a liderança incontestável do petista, a perseguição implacável e injusta dos golpistas e a ignorância dos aprisionados pela mídia.

    Ricardo Mezavila.

     

  3. Caro Nassif
    Gosto do Boulos,

    Caro Nassif

    Gosto do Boulos, mas acho que está errado, assim como a Manuela.

    Lula é um conciliador, mas neste momento está errado.

    O momento não é de dividir, o momento é de somar.

    Mesmo sem candidato viável, a direita, e acredito que  eles não estão muito preocupado com isso, eles estão unidos, apesar de aparecerem trincas.

    O golpe via PMDB, PSDB e outros, a cada dia fica mais visivel o esgotamento. O exército, eminência parda, irá devorar todos e ainda parecer como honesto.

    Até falei para um conhecido, de direita militar, se ele não trocaria a casa dele, por uma da favela, onde o exército já estava lá.

    Mais que engolir sapos, teremos que engolir o Pantanal , no momento.

    De longa data não acreditava nessas eleições, agora, mais ainda.

    Saudações

     

  4. Eu vejo um erro estratégico

    Eu vejo um erro estratégico nesse movimento de ambos os lados. Da parte do PSOL, vejo que essa aproximação com o lulismo racha o partido ao meio. Vi na minha TL muitos reclamando dessa história do video, como que dizendo que o PSOL não tem nada a ver com o espólio de Lula e que não deveria se vincular a isso. Há o outro lado, e ao que parece a direção do partido está nele, que acha que essa é uma estratégia de curto e médio prazo que pode fazer o partido dar um salto em termos de representação no congresso ou mesmo colocar a semente de um candidato competitivo para as eleições de 2022 ou 2026 com o próprio Boulos, meio que fazendo um paralelo de sua trajetória com o de Lula.

    Da parte do PT, isso provavelmente vai dar problema mais tarde. Considerando que Lula não vai poder ser candidato e vai ter que apoiar um nome, ele fica meio que numa encruzilhada. O nome para ele apoiar seria Manuela D’Avila que pertence ao fiel escudeiro, o PCdoB, e eles inclusivem já fazem as contas de que Lula irá apoiá-los quando se consumar seu impedimento nos tribunais eleitorais. O PT internamente vai querer um nome próprio, provavelmente sem nenhum brilho eleitoral próprio tal como foi a DIlma. Eu particularmente imagino que ao final será isso que eles farão. Já tem gente por exemplo aventando o nome de Celso Amorim. E agora surge o PSOL querendo disputar o espólio do lulismo. Considerando que o eleitorado lulista fiel gira no máximo em torno de 35% dos votos (útlima posição de Lula nas pesquisas antes da condenação), se este eleitorado se dividir igualmente entre estar três posições, nenhuma delas vai chegar ao segundo turno. Se o contrário acontecer (e mais provável também) de Lula ignorar estes pré-apoios ao PCdoB e ao PSOL e focar apenas no seu candidato de dentro do PT centralizando todos os votos do espólio lulista, estas estratégias destes partidos serão execradas internamente por conta de um apoio que não resultou em nada. Num futuro próximo se afastarão do PT para tentarem carreira solo e o PT perderá possíveis aliados depois das eleições. No cenário de eleições que eu prevejo, imagino que 4 forças vão tentar se cacifar para o segundo turno: a esquerda lulista, a esquerda não lulista, a direita governista e a direita chucra. Essa última perde de qualquer um se for para o segundo turno. A esquerda lulista é maior que a esquerda não lulista mas, pelo menos até agora, os não lulistas estão todos reunidos em torno de Ciro Gomes. Se o lulismo se framentar, não chega até o segundo turno. A direita governista vai levar todo voto conservador que não for o de defensores de um novo golpe de 64. Imagino também que ainda haja em torno de 40% do eleitorado capaz de mudar de posição.

  5. Guilherme Boulos é mais

    Guilherme Boulos é mais petista do que muito petista. Esta no PSOL, que é uma especie de copia pirata dp PT, por circunstâncias que espero que supere. E que venha para o maior partido de esquerda do mundo, o PT.

    1. Megalomania

      87.79 milhões de membros. . Este é o nº do Partido Comiunista Chines. Dados de 2015. China , 1ª economia do mundo em breve graça a práxis do PCChina.

      O PSOL não é uma cópia pirata do PT. Esta mais para PT v2,0 !

      Do jeito que esta o Brasil é ingovernável. Seja por Lula, por Boulos, por Cap. Bolsonaro. pelo Alquimista ou pelo apresentador da Globo. O desequilibrio entre os poderes é gritante.

  6. Lula é coerente, apesar de 

    Lula é coerente, apesar de  eu não concordar com esse número de candidatos “à esquerda”. Acho que divide. Segundo Lula, todos tem direito de se candidatar, até “michel”. Então, apesar de não concordar, temos que dar razão ao Lula. Afinal, em democracia, eleiçao é isso, liberdade de se candidatar e nós de escolhermos.

    1. PENSO QUE TEMOS DE OLHAR É

      PENSO QUE TEMOS DE OLHAR É PARA A COMPOSIÇÃO NO CONGRESSO… TALVEZ VÁRIOS CANDIDATOS À ESQUERDA, POSSAM CRESCER O NÚMERO DE POSSÍVEIS CONCRESSISTAS COM PROPOSTAS PROGRESSISTAS, NO CONGRESSO..

      ISSO TALVEZ SEJA MAIS IMPORTANTE DO QUE TER UM PRESIDENTE DE ESQUERDA..  PODE SER !  !

       

  7. Tapa de luva

    Para quem não percebeu, Lula deu um tapa de luva em Ciro Gomes que vive implorando que o ex-Presidente retire sua candidatura, através de constantes ataques grosseiros ao homem público mais querido do Brasil.

  8. Quem acredita em eleições em 2018?

    A esquerda nunca se alia… é impressionante… Quando o Boulos diz “temos diferenças”, ele quer diz que “somos mais esquerda que eles”. A Manuela a mesma coisa. Não conseguem ver o mal maior. A direita não, pensa sempre somos todos direita e nos ajeitamos mais prá frente. Deixe a esquerda se dividir.

    Não acredito que esse golpe tenha sido só por dois ou tres anos de poder e derrubada de direitos contra o povo pobre. Eles vão querer ficar mais tempo no poder até não sobrar nada do Brasil. Assim, não acredito que teremos eleições em 2018. 

    Acho que, no fundo, nem o Lula acredita mais nas eleições em 2018. 

    1. Ditadura ?

      Ditadura !?

      Simples assim ?

      Sem nenhuma retaliação internacional ?

      Censura na internet ?

      Tuiuti desce para o 2ºgrupo ?

      Estão vendo fantasmas na minha opinião , mas vamos ver.

       

  9. Beleza …

    Beleza , quero ver este amor se os dois vão pro segundo turno…

    Como PSOL fica sempre no traço historicamente e Lula deve ser barrado vai ficar no amor.

  10. Ricardo Cappelli publica no

    Ricardo Cappelli publica no 247 uma análise em direção oposta a esta. Para ele o vídeo de Lula é um recado para toda a esquerda, especialmente para Boulos e Ciro: “o PT vai sozinho”. No entendimento de Cappelli  “A esquerda lança um Manifesto Unificado num dia e se divide no outro. Aposta no improvável”. 

    Pelo visto, não é só a esquerda que padece da fragmentação. A blogosfera também tem apresentado rachaduras. Lamentável.

  11. Miopia [ou Intenção Inconfessável], Aqui Me Tens de Regresso

    É inócua a discussão sobre Lula não conseguir ser candidato em 2018, pois não apenas é fato ser  ‘candidato vencedor’, como essa situação, que as ruas e as pesquisas revelam, mantida, detona o plano golpista de, via eleição, legalizar o golpe, estabilizar o governo das reformas anti-sociais pró mercado e permanecerem no poder.

    Os golpistas foram bem sucedidos na retomada do poder, porém todos os esforços para destruir o PT e Lula, eliminando-os do cenário político brasileiro, fracassaram, e agora, mesmo que prendam Lula, último recurso do judiciário e que resta-lhes, sabem que o ‘candidato vencedor’, próprio ou ‘representado’, estará na eleição de 2018 para vence-los e impedir que legalizem e consolidem o golpe, hoje atolado política e economicamente, rumo ao caos social.

    Portanto, sabem que estão num ‘mato sem cachorro’ ao não os derrotarem e, pior, de braços atados com a determinação de Lula permanecer candidato, em qualquer circunstância, quer o sol nasça redondo ou quadrado, até o momento de entrar em cena, se caso, quem o represente para vence-los, após 15 de agôsto, a poucas semanas da eleição, não permitindo a mais que necessária legalização e estabilização do golpe, para desatolarem-no e prosseguirem no poder.

    Basta pensar um pouco no esforço feito e que continua sendo feito pelos golpistas, através de todos os meios, para tirar Lula da eleição, pelos motivos expostos, sem conseguirem, e compreender o quão absurdo é querermos nós, a fazer para eles sem o menor sentido, o que não conseguiram. Wanderlei Guilherme, ao defender esse absurdo, está fora de si ou as intenções são outras e lamentávelmente não reveladas.

    Essa situação mantida, obrigará os golpistas a não realizarem a eleição em 2018, para não perderem o poder, e ‘pedaladas’ não faltam-lhes à imaginação brucutu, escancarada, para justificar o aprofundamento do golpe, mesmo que rumo ao desconhecido.

    Então é hora de garantir-se a realização da eleição com o povo pressionando-os, não de pressionar Lula para atender o que os golpistas não conseguiram e de lançar candidatos à eleição, que os golpistas só admitirão acontecer se garantido elegerem o candidato a presidente.

    Para tanto, urge lançar-se ‘Movimento da Sociedade Brasileira Para Garantir a Eleição’, hoje, a única via para tirar o Brasil do Atoleiro em que o meteram.

    E quem está a garantir isso, senão a força popular acumulada em Lula, que ‘íncrivelmente’ venceu-os, impedindo até o momento, que legalizem e consolidem o golpe e o governo entreguista, via eleição.

  12. Lula apoia pré-candidatura de Boulos

    A essas alturas o golpe está embretado pela persistência de Lula e sua penetração eleitoral.

    Havendo eleições, Lula ou sua indicação estará no segundo turno. Opção primeira de Lula para persistir em sua campanha. Assim a existência na esquerda de vários candidatos promoverá o fortalecimento e posterior união num segundo turno certamente vitorioso. Não havendo ataques dentro do campo esquerdista será possível o apoio para vencer o turno final.

    A ostensiva declaração a favor de Boulos e Manuela é sinal claro desse movimento em direção a uma união. 

    Naturalmente o candidato mais votado será apoiado por Lula, segundo, aliás, já afirmado.

    O que resta ao golpismo ?

    Aprofundar o golpe, manipular os resultados, correndo o risco de ir contra as pesquisas – se a mídia tem o oligopólio da informação a direita golpista não tem o das pesquisas – ou cancelar o segundo turno em mais um conluio criminoso entre os iinteressados viralizados pelo “com supremo e tudo. . . “

    Lula é sim um animal político por excelência, com várias fontes de informação e conciliador. 

    Assim se joga na luta de sua sobrevivência política, via candidatura à presidência, e, obstado pela violência judicial, na vitória do campo esquerdista com o candidato mais votado.

    Nisso tudo causa espécie o erro político de Ciro Gomes.

    Critica mas estará junto no segundo turno.

    Lula candidato, no segundo turno Ciro estará abaixo de chuchus, pepinos e assemelhados. Pouca diferença fará.

    A única possibilidade é Lula bloqueado pelo golpismo e seu candidato sem força suficiente para abater o “outro”, que hoje seria o cansativo Bolsonaro e seu samba de uma nota só. Aí, onde estará Ciro Gomes ?

  13. Cláusula de barreira

    Ocorre que o PCdo B e o Psol precisam de alguma votação para evitar ser descartados por não cumprir a cláusula de barreira.

    Acho que esse é o principal motivo da candidatura própria.

  14. Mensagem clara de Lula:

    Mensagem clara de Lula: mostrar que é democrata e não é contra nenhuma candidatura.

    Mandou um recado direto para Ciro, mas tb direto para a sociedade e principalmente para

    o parcial sistema judiciário brasileiro e a direita.

    A mídia não pensa assim, a direita não pensa assim, parte da população não pensa assim

    e até o Ciro tá nessa onda tb de não querer que Lula seja candidato.

    Ciro vai acabar sozinho, se duvidar, subirá no palanque do Alckmin.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador