Lula cresceu em pesquisa com ajuda de eleitorado de Marina e saída de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Além da força da imagem, que faz Lula resistir e liderar pesquisas de opinião sobre a eleição presidencial de 2018 em meio ao tiroteio da Lava Jato, o petista conta com o “desempenho fraco” dos adversários para explicar sua manutenção em primeiro lugar na última Vox Populi. “Pessoas que antes pensavam em Marina Silva voltaram a pensar em Lula. (…) Esse eleitorado mais proguressista, que está mais desencatado com ela, [também] faz com que Lula cresça”, diz Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi.

Na visão do sociológo, Geraldo Alckmin (PSDB) tem demonstrado mais condições de ser o candidato tucano na corrida de 2018 do que Aécio Neves, que vem caindo nas últimas pesquisas, apesar do recall de 2014.

Em entrevista à RBA, Coimbra ainda disse que a saída de Dilma Rousseff, que amargava uma impopularidade grande também aferida em pesquisas de opinião, mudou o cenário em favor de Lula. O eleitoral que fez uma avaliação retrospectiva positiva sobre como sua vida mudou nos anos de PT no governo federal cresceu.

Da Rede Brasil Atual

Para presidente do Vox Populi, pesquisa destaca força da imagem de Lula

Para o sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, o resultado da pesquisa realizada pelo seu instituto, divulgada na última terça-feira (18), que aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderando as intenção de voto para as eleições de 2018 com 35%, deve causar preocupação aos seus concorrentes. “Esse desempenho mostra que há razão para os adversários de Lula temerem a presença dele nas eleições de 2018. Hoje, certamente, ele é favorito.” Coimbra comentou os resultados em entrevista à Rádio Brasil Atual na manhã de hoje (20).

Além de liderar, Lula avançou cinco pontos desde o último levantamento realizado pelo Vox Populi. Segundo Coimbra, esse avanço aponta para a força e resistência da imagem do ex-presidente, que ostenta altos índices mesmo após as acusações de corrupção e da “cobertura muito desfavorável da quase totalidade da imprensa”.

Outro fator apontado pelo analista é a fragilidade dos adversários. “Aécio está mal. Alckmin cresceu, mas ainda não chegou num conhecimento nacional relevante. Marina Silva caiu muito entre as duas pesquisas.”

Coimbra aponta migração de votos de parcela progressista do eleitorado de Marina Silva (Rede) em direção ao ex-presidente Lula. Já entre os tucanos, ele destaca queda do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que perdeu parte significativa do seu capital político marcando 15%, e a possibilidade de crescimento do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que registrou números equivalentes aos de Aécio, mas com menor conhecimento geral, já que faz quase dez anos desde a última vez que disputou eleições.

Já na pesquisa espontânea, Lula tem ainda maior destaque, já que as intenções de voto a ele atribuídas superaram o somatório de todos os demais personagens citados. Outro fator que colabora para o seu favoritismo em 2018 é que 42% do eleitorado considera Lula como o melhor presidente.

Para Coimbra, todos esses números sugerem que o ex-presidente conseguiu atravessar todo esse período de denúncias e massacre midiático mantendo a admiração e o respeito de parcela importante do eleitorado. Também contribui a melhora da percepção da população em relação aos governos do PT em geral, que teve avaliação melhorada de 36% para 56%, a qual Coimbra atribui à saída de Dilma, que concentrava em sua figura grande parte da insatisfação popular.

O sociólogo ainda chama a atenção para números ruins relativos ao presidente Michel Temer e o seu governo, que só perde em impopularidade para o deputado cassado Eduardo Cunha, seu colega de partido (PMDB). “Todos os partidos que compõem a base do governo vão ter que lidar com isso. O governo tem uma avaliação muito ruim. Temer não é uma pessoa de quem a população gosta, e as políticas principais com as quais ele está comprometido tem um alto nível de rejeição.”

Lava Jato
Coimbra também viu com preocupação o fato constatado pela pesquisa de que quase metade da população duvida das motivações e seletividade adotada pela Operação Lava Jato, inclemente com petistas e leniente com os demais. “É um resultado muito preocupante para uma instituição como o Ministério Público. O correto seria que 100% das pessoas atribuíssem isenção. Por definição, o Ministério Público não pode se mover por paixões particulares, perseguindo um ou outro. É preocupante.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Impressionante

    LULA é impressionante. Perseguido por uma imprensa bandida e hegemônica na sua opinião desinformante e agressiva, por desinformados e o pior do pior de uma elite(?) corrupta, ele  se energiza e aquire mais luz. É tranquilo, otimista, indicador do caminho correto, inspirador.

    Sua postura serena e altiva é quase inexplicavel neste ambiente excrementoso que domina vários setores do país; aí é que ele se revela um político que qualquer dos excelentes políticos do mundo deve ambicionar ser. Neste lamaçal supremo ele se mostra humilde, limpo e correto, muito mais do que se poderia imaginar.

    Não há como negar sua luz de estrela maior. 

    1. É isso. Ele é iluminado e ilumina.

      O Lula é um tipo de ASTRO diferente. Na Astronomia antigamente havia uma classificação rudimentar entre astros Luminosos, aqueles que têm luz própria, as estrelas, quasares e outros carregados de energia, e aqueles opacos, gasosos ou rochosos que não emitem energia e eram, portanto, denominados de Iluminados. No caso do Lula, “o Cara” joga nos dois times. Além de possuir uma energia imensa, inabalável e radiante, que afeta e energiza as pessoas por onde ele passa, sendo, portanto Luminoso, ele estimula a energia nas pessoas, inspira e ouve os seus sonhos e esperanças das pessoas que as fazem também emitir energia que ele absorve, tornando-se, também Iluminado, nesses momentos. E essa sinergia entre Lula e o seu povo querido cresce e se propaga em todas as direções e não tem astros opacos e sombrios, carregados de energias negativas, como Moro e Marinhos que a possa abalar e, muito menos, neutralizar.

    1. Junior do Sertão, essa é a

      Junior do Sertão, essa é a frase mais linda que você produziu em sua emocionantemente carente de afeto participação nesse blog

      1. Respondo a zegomes,21/10/2016

        Respondo a zegomes,21/10/2016 – 05:35.Agradeço por ter visto qualquer coisa positiva em mim ou em meus escritos.Agora meu querido,salvo honrosas exceções,”politicamente falando”,aqui não tem páreo para mim.Nassif por dever de oficio,eu respeito.Papai vivia a me dizer Zé,que inteligencia não se herda e cultura não é Montepio.Agressões gratuitas,nunca foram boas companhias,denotam magoa,rancor,ressentimento e principalmente inveja,que tem como efeito principal,,corroer o invejoso por dentro. A grande final do Xadrez se aproxima.Não aposte muito,pode lhe trazer dificuldades.Acho que você quis dizer “carência” e não carente,não foi?Um abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador