Lula à Marina: “Um verdadeiro líder não muda de opinião ou de partido toda hora”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula rebateu, na tarde deste sábado (13), as acusações de Marina Silva ao PT, após reportagem da Folha, na qual Marina teria chorado ao falar de Lula e do embate com Dilma Rousseff (PT) nesta eleição. Lula disse que não costuma citar nome de adversários em palanques do PT, mas que abriria uma exceção para deixar claro que ele jamais falou mal de Marina.

“Vocês nunca me viram xingando um adversário. Eu prefiro falar bem da minha candidata. Mas hoje, surpreendentemente, vi na Folha uma manchete que não sei se é verdade, mas dizia que Maria chorou falando que eu tinha falado dela em algum lugar. Primeiro, dona Marina, não precisa contar inverdades a meu respeito. Que ela chore por outra coisa”, respondeu o ex-presidente, durante agenda em São Paulo, ao lado de Eduardo Suplicy, Alexandre Padilha e Fernando Haddad.

“Nunca falei mal da dona Marina e vou morrer sem falar mal da dona Marina. Ela é que tem que explicar por que nasceu, cresceu e ganhou todos os cargos no PT e falou mal do PT essa semana. Eu não tenho que me explicar, porque eu vou morrer sem falar mal dela e de qualquer pessoa que tenha saído do PT. Eu tenho é a obrigação de falar bem da minha candidata que é Dilma Rousseff”, acrescentou.

O presidente de honra do PT aproveitou para criticar Marina pelos recuos constantes em matéria de propostas de governo, além da migração de legendas que ela experimentou nos últimos anos. “Em democracia, todo mundo tem direito de participar, todo mundo é igual, cada um escolhe quem quiser. Um verdadeiro líder não muda de partido toda hora. Um verdadeiro líder não muda de opinião. Um verdadeiro líder evolui, que é o que está acontecendo com a Dilma”, disparou.

Segundo ele, Dilma foi escolhida para ser sua sucessora porque reúne mais condições, entre os nomes cotados, de “tomar conta de uma família de 200 mil brasileiros”. “Eu tinha que escolher aquela que eu achava mais preparada. Se a companheira [Marina] está chateada porque eu não escolhi ela, paciência, mas eu nunca falei dela em nenhum comício, a não ser aqui, para citar esse caso”, frisou.

Cumprindo agenda em Minas Gerais, a presidente Dilma também reagiu ao choro de Marina. Segundo a candidata à reeleição, quem não aguenta pressão não deveria concorrer à Presidência. “Acho que, (para) ser presidente, a gente tem que aguentar a barra. Não sou contra as pessoas chorarem, não. Chorar é intrínseco ao ser humano, é o que nos distingue. Mas eu acho que o mais característico nosso, graças a Deus, é que o homem é um bicho que ri, ri até de si mesmo.”

O Instituto Lula disponibilizou a fala de 20 minutos do ex-presidente durante o comício em São Paulo. Ouça abaixo:

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

125 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. lágrimas de crocodilo

      Não colou mesmo Assis, apenas mostrou ao eleitorado o quão despreparada esta a candidata para enfrentar as pressões naturais do cargo que tem a pretenção de ocupar, se na campanha já se debulha em lágrimas imagine se eleita, seria uma chororô toda vez que fosse contrariada, das duas uma ou foram lágrimas sinceras que evidenciam seu despreparo ou lágrimas simuladas que demonstram uma péssima acessoria de campanha, nos dois casos mais perde do que ganha.

      1. Bem lembrando do Demóstenes,

        Bem lembrando do Demóstenes, pois é o caso típico do cara de direita que nem teria uma cozinha que prestasse em casa se não ganho por fora, mas quer que esquerda no poder morra de fome só ganhando o honestamente possível. Nem uns trocados para pagar TV a cabo e ficar melhor informado esses admite.  Vendo a qualificação do cara preso da petrobras, fica claro que se esses estivesse numa companhia do primeiro mundo estaria ganhando salário de uns R$ 200,00. Por isso, as mais sábias palavras já dita por  Dilma deveria constar em todos os informes de propaganda petista e repetida exaustivamente todo dia no horário eleitoral, pois  só os moralistas e fundamentalistas vão achar absurdo, mas entender e seguir a realidade é dever de todo que quer o bem da nação  Eis-la

         

        =====

        “Há corrupção em todas as empresas públicas ou privadas. A Petrobras tem órgãos internos e externos de controle. Mas quem descobriu foi a Polícia Federal. Se eu tivesse sabido qualquer coisa sobre o Paulo Roberto, ele teria sido demitido e investigado. Eu tirei o Paulo Roberto com um ano e quatro meses de governo. Eu não sabia o que ele estava fazendo. Eu tirei, porque não tinha afinidade nenhuma com ele.”

        http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-absurdos-da-fala-de-dilma-na-entrevista-ao-globo/

         

         

    2. o choro nao colou.

      Muito choro dá 7×1 para Alemanha e a copa sifu,dentro do campo.porque fora ganhamos de 1000 a zero contra o cartel midiatico suicida que até agora nao se “mancou” com seu boicote a nossa copa e a nossa presidente Dilma que ajudou Lula a realizar o melhor governo da historia.O peixe nao vê a agua mas nada de braçadas.

  1. Sem o desgaste do Governo, restou uma guinada a direita.

    O discurso e programa de governo de Marina Silva atual tem como objetivo principal atrair os eleitores do decadente PSDB,  e o apoio da grande mída, além de agradar seus novos aliados políticos, principalmente o grupo Itaú.
    Mas parece que o tiro saiu pela culatra, já que ao se aproximar das propostas defendidas pela oposição PSDB, forneceu as armas necessária para sofrer um intenso ataque do PT.

    Sem o desgaste do Governo da Presidente Dilma restou pouco espaço político  para Marina Silva ocupar um espaço natural a esquerda no espectro político na atual disputa eleitoral, restando dar uma guinada a direita, aproveitando o grande desgaste da oposição PSDB.

    Boa parte do discurso e do programa de governo de Marina Silva é contraditório com seu próprio histórico político, em  muitos dos pontos que agora defende, ela mesmo  já combateu quando estava nas fileiras do PT, principalmente em relação a independência do BC, ao tripé econômico “meta de inflação, superávit fiscal e câmbio flutuante”, e ao aperto fiscal.

    Com independência do BC, ajuste fiscal, redução da meta de inflação, e os grupos econômicos e economistas que apoiam Marina Silva, vamos para o inferno da recessão e do desemprego, onde a redução do salário real  provocada pelo desemprego, será usada como fator de melhorar a competição das empresas(que não fecharem ou  falirem) e redução das importações.

    Em pais com enorme concentração de renda, sem o apoio do governo e dos programas sociais, milhões de brasileiro e brasileiras continuarão na miséria, e voltarão a sentir o a dor e o horror da fome.

    O neoliberalismo econômico pode até ser menos perverso em países mais desenvolvidos, onde quase todos tem acesso a renda acima dos US$ 2 mil mensais, a moradia, a educação pública ou privada, acesso a compra de bens duráveis e a viagens internacionais, mas não em um país com enorme concentração de renda como o Brasil, onde o neoliberalismo econômico seria perverso e cruel, condenando milhões de pessoas a fome e a miséria.

    No mais,  o Brasil tem excelência na produção de bioenergia, com o etanol combustível e o biodiesel, tem a mais avançada tecnologia para produção de petróleo em áreas marítimas, uma avançada indústria de automóveis e aviões, petroquímica, e vai melhorar a capacidade tecnológica, com o Pró-uni, o Pronatec, Programa Ciência sem Fronteiras

    O Brasil ainda tem muito a percorrer no campo tecnológico, mas para isso precisa completar o processo de distribuição de renda, quando isso ocorrer, não haverá mais necessidade das politicas sociais, todos poderão pagar mais impostos, e o estado poderá investir mais em tecnologia e em modernos processos produção de bens serviços.

    No momento o Brasil ainda precisa de programas sociais como o Bolsa Família, Pronaf, Pró-Uni, Pronatec e Minha Casa Minha Vida, mas com o aumento real e gradual do Salário Mínimo, em uma década ou duas a maioria destes programas sociais não serão mais necessários, e talvez ai poderemos flertar com o neoliberalismo econômico.

     

    1. O petismo teve de mudar

      O petismo teve de mudar fazendo a carta aos brasileiros e entregando  posto chave da economia, o dia em que Mercadante  chorou, para quem até fingieu ter deixado oposição, foi por não ter outra opção: ou isso ou perdia. Mas Marina tem como ganhar sem precisa de tais coisas.

      1. Mercado formal gerou 5,6 milhões de empregos desde 2011

        Dados apontam para a abertura de 101.425 novas vagas em agosto. No ano já são 751.456 novos postos de trabalho com carteira assinada
        Ministério do Trabalho e Emprego—-Brasília, 11/09/2014 -Assessoria de Imprensa/MTE

        A geração de empregos no Brasil teve em agosto o melhor desempenho dos últimos três meses. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede o nível do emprego formal celetista a partir dos desligamentos e admissões nas empresas, foram divulgados nesta quinta-feira (11) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e apontam para a abertura de 101.425 novas vagas.  Foram 1.748.818 admissões contra 1.647.393 demissões. No ano o País soma 751.456 novos empregos e se firma como um dos poucos países do mundo a continuar ofertando trabalho, mesmo em meio a uma das piores crises internacionais da história.

        “O desempenho foi positivo em muitos setores, com destaque para indústria de alimentos, onde foram agregadas 13 mil novas vagas. A indústria química e a indústria da madeira também cresceram, junto com a de papelão e celulose, o que é considerada pelos analistas um indicativo de melhoria na economia, pela produção de embalagens. Como havíamos previsto, o ritmo das demissões na indústria de transformação continua caindo. O saldo deste mês foi de apenas um terço do saldo do mês anterior, pois houve alta na atividade industrial em muitos setores, contrariando muitas previsões que têm sido feitas por ai”, comentou o ministro. Segundo o cadastro, no mês,  a indústria perdeu 4 mil vagas. O setor que mais gerou empregos foi novamente o de serviços, com 71,2 mil novas vagas. Esse desempenho está associado, segundo o ministro, à importância crescente dos serviços no dia-a-dia dos brasileiros.

        O comércio também se destacou este mês, gerando 40 mil novas vagas. Esse desempenho está associado ao nível de consumo e a preparação do setor para as vendas de final de ano. “Devemos ter também a contratação de temporários nos próximos meses, o que deve manter a geração de postos aquecida”, citou Manoel Dias, lembrando que a Confederação Nacional do Comércio estimou, esta semana, a contratação de mais de 137 mil temporários para o final de ano.

        Mercado aquecido – A retomada dos lançamentos de novos empreendimentos imobiliários, segundo o ministro, também está aquecendo o emprego na construção civil. Esse mês o aumento nas vagas foi de 2,39 mil, com destaque para as áreas de preparação dos empreendimentos, o que indica que o setor deve continuar demandando mão de obra nos próximos meses, para o início das construções. O setor também está reagindo às medidas de estímulo ao crédito, que visam manter esse mercado aquecido.

        Sazonalidade – O final do ciclo do café, em Minas Gerais e no interior de São Paulo, deixou o saldo de empregos na agricultura negativo em 9 mil postos, mas com tendência de recuperação para os próximos meses. O setor começa a se preparar para as safras de verão, como as de soja e milho e sente os reflexos da procura internacional pela carne brasileira, que vai demandar mais insumos para a alimentação das criações. “A indústria de alimentos foi a que mais contratou este mês”, lembrou o ministro.

        Norte e Nordeste – O Caged de agosto também confirma a melhoria no nível de emprego nas regiões mais carentes do País. Em relação ao estoque de empregos, as regiões Norte e Nordeste foram as que mais abriram novas vagas no mês. Entre os destaques está o Ceará, com 9,5 mil novas vagas, Pernambuco com 8,5 mil novas vagas e Alagoas com 4,2 mil novas vagas. No Pará, o mês registrou 5 mil novas vagas.

        CAGED – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº 4.923/65, que instituiu o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O Cadastro serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. É utilizado, ainda, pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.
        Assessoria de Imprensa

        url:

        http://portal.mte.gov.br/imprensa/brasil-tem-a-melhor-geracao-de-emprego

        anexo:

        CAGED AGOSTO 2014—Apresentação—pdf

        http://portal.mte.gov.br/data/files/FF808081475961470148652D54413460/CAGED%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20agosto_2014.pdf

      2. Dilma e Lula—Trabalho Formal

        Instituto Lula – site “O Brasil da Mudança”.

        Com Lula e Dilma emprego formal cresce 4 vezes mais do que sob o neoliberalismo tucano
        Com 20,4 milhões de empregos formais criados em 11 anos de governo, os presidentes Lula e Dilma reduziram a taxa de desemprego no Brasil aos patamares mais baixos da nossa história. Em 2003, a taxa média anual medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi de 12,4%. Em 2013, caiu para menos da metade: 5,4%, a menor média anual da série histórica, chegando a 4,9% em abril de 2014, um cenário de pleno emprego.—
        —Dilma e Lula fizeram suas apostas num desenvolvimento econômico inclusivo: mercado interno de massa, transferência de renda para as famílias mais pobres, valorização do salário mínimo e aumento dos investimentos públicos. Um modelo bastante distinto daquele que dominou o país nos anos 1990, marcados pelo baixo crescimento, privatizações, flexibilização dos direitos trabalhistas e esvaziamento do emprego formal.

        Resultado: sob Lula e Dilma o emprego formal cresceu a uma média anual três vezes superior à dos anos FHC.Além disso, enquanto os neoliberais destacavam o “custo Brasil” e defendiam formas de contratação “mais modernas”, os governos Dilma e Lula fortaleceram as fiscalizações trabalhistas e o diálogo com os sindicatos.

        Em 2002, menos da metade (45%) dos trabalhadores brasileiros tinha carteira assinada. Em 2012, eles chegaram a 57%. O total de trabalhadores formais no Brasil subiu de 28,6 milhões em 2002 para 47,4 milhões em 2012. No segundo trimestre de 2013, 76,4% dos empregados do setor privado tinham carteira de trabalho assinada. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego e da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).—

        —-Formalização garante direitos trabalhistas a milhões de empregados de baixa renda
        Noventa e cinco por cento dos postos de trabalho formais abertos entre 2000 e 2010 beneficiaram a base da pirâmide social brasileira, com remuneração de até 1,5 salário mínimo, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Justamente o grupo social que até então costumava trabalhar sem carteira assinada e, portanto, sem a garantia dos seus direitos trabalhistas, tais como13o salário, férias remuneradas, adicional de insalubridade, licenças materna e paterna, entre outros.

        Esta base da pirâmide é representativa. Nós estamos falando de 24,5% das remunerações do país, segundo dados de 2009 apresentados pelo pesquisador Márcio Pochmann no seu livro Nova Classe Média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira (Editora Boitempo). Para cada grupo de dez ocupações abertas na última década a trabalhadores de baixa renda, sete foram de empregos formais e a cada vaga aberta de emprego informal, três outras eram abertas para os trabalhadores de carteira assinada. Metade dos postos de trabalho formais criados na base da pirâmide situam-se nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

        O boom dos empregos formais na base da pirâmide ajuda a entender as importantes transformações pelas quais a sociedade brasileira vem passando nos governos Lula e Dilma: ascensão social e redução contínua das desigualdades de renda.—
        —Estímulo a mercado de consumo de massa e investimentos público e privado em obras de infraestrutura e setores de alta empregabilidade fazem toda a diferença
        O acerto em estimular o surgimento de um mercado interno de consumo de massa e de investir em setores de alta empregabilidade pode ser constatado pelos segmentos que mais abriram vagas de emprego de 2003 a 2012. Em termos absolutos, nos dois primeiros lugares estão os setores de serviços e comércio, seguidos pela indústria de transformação. Já em termos proporcionais, a construção civil foi o setor que mais cresceu nesse período: 10,1% ao ano.

        Ao longo dos governos Lula e Dilma, no período 2003-2012, a construção civil foi o setor que mais ampliou o total de vagas com carteira assinada em termos proporcionais: cresceu 9,9% ao ano, seguido da indústria extrativa mineral (7,8% ao ano) e do comércio (6,7% ao ano). Se em 2003 somente 25,5% dos trabalhadores na construção civil contavam com carteira de trabalho assinada, em 2012 esse número chegou a 40,8%. Já no setor de comércio, impulsionado pelo crescimento da renda e do consumo, o trabalho formal passou de 39,7% em 2003 para 53% em 2012, segundo dados do IBGE.—
        —As obras de construção de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento têm tido um peso grande na oferta de empregos formais para toda a cadeia da construção civil. O Minha Casa, Minha Vida já gerou 1,3 milhão de empregos na construção de moradias para 6 milhões de brasileiros. No Nordeste e no Norte do país, as duas regiões com menor renda per capita, obras como as da Ferrovia Transnordestina, do Projeto São Francisco, de novas refinarias e siderúrgicas (NE) e das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau (NO) têm impulsionado o mercado regional de emprego, que cresce em todas as regiões do país.

        Em 2013, a região Sudeste gerou 476.495 postos (+2,24% em termos de postos de trabalho com carteira assinada) e a Sul criou outros 257.275 postos (+3,64%). O Nordeste, por sua vez, foi palco da criação de 193.316 empregos (+ 3,02%), o Centro-Oeste criou 127.767 vagas (+4,23%); e a região Norte outros 62.318 postos (+3,43%).—
        —-Crescimento do trabalho formal fortalece a Previdência pública
        A ampliação dos empregos com carteira assinada fortaleceu o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que praticamente dobrou sua receita nos governos Dilma e Lula. Em 2012, a Previdência Social arrecadou R$ 293,3 bilhões, ante R$ 151,8 bilhões em 2002.
        O fortalecimento da Previdência pública derrubou o mito de que ela caminhava para uma quebra. E a nova política previdenciária e econômica do governo permite a sustentação da Previdência na área rural.

        url:
        http://www.brasildamudanca.com.br/empregos-e-sal%C3%A1rios/trabalho-formal

         

      3. ProUni 1,27 milhões Bolsas concedidas – 2005 a 2013

        —-Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola.

        Renda — Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

        Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.–

        Oferta é de 191,6 mil bolsas; inscrições abertas até dia 17
        Ministério da Educação—ProUni—Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 – 13:23-Assessoria de Comunicação Social

        As inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni), abertas nesta segunda-feira, 13, devem ser feitas até as 23p9 do dia 17 próximo. A oferta é de 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta em relação à primeira edição programa no ano passado.

        Os cursos com o maior número de bolsas ofertadas são os de administração (21.252), pedagogia (14.773) e direito (13.794). Mais da metade das bolsas disponíveis está em São Paulo. Este ano, serão 1.116 instituições participantes em 991 municípios.

        O programa terá duas chamadas on-line. O resultado da primeira será divulgado no dia 20 deste mês; o da segunda, em 3 de fevereiro, ambos na página do programa na internet.

        Para fazer a inscrição na primeira edição de 2014 do ProUni, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O candidato não pode ter diploma de curso superior.

        Espera — Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar. Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível on-line na página do ProUni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.

        Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição os egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola.

        Renda — Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

        Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

        Financiamento — Para os concorrentes à bolsa parcial, há ainda os benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O candidato pode custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

        O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo deste primeiro semestre constam do Edital nº 1/2014 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União do dia 7 último. O processo seletivo do ProUni para este primeiro semestre foi regulamentado pela Portaria nº 2/2014 do MEC, publicada na mesma edição do DOU.

        As inscrições devem ser feitas na página do ProUni na internet.

        Confira apresentação feita pelo ministro Aloizio Mercadante.

        Confira o áudio da coletiva.

        Assessoria de Comunicação Social

        url:

        http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20131:oferta-e-de-1916-mil-bolsas-inscricoes-abertas-ate-dia-17&catid=229&Itemid=86

        apresentação -pdf—-feita pelo ministro Aloizio Mercadante

         

  2. Dilma pode vencer no primeiro turno

    Não sou cientista político, mas diria que considerando que não há manipulação nas pesquisas eleitorais, parte do eleitorado pode estar revisando a intenção impulsiva de voto em Marina Silva, e também considerando a melhoria na avaliação do Governo da Presidenta Dilma, diria que boa parte deste eleitorado vai se definir pela Presidenta Dilma.

    Como podemos observar nas pesquisas do Ibope e do Datafolha, no primeiro momento após a morte de Eduardo Campos, aumentou a intenção de votos em Marina Silva e diminui o o número de indecisos e o de nulos e brancos.

    Vamos aguardar as próximas pesquisas eleitorais, caso confirmem a queda de Marina Silva, a vitória da Presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno se tornará dentro do campo das possibilidades. altamente provável.

    Agora considerando que houve manipulação nas pesquisas com o objetivo de forçar o PSB a indicar Marina Silva como substituto de Eduardo Campos, com a proximidade das eleições os resultados serão mais próximos aos da realidade, apenas com a margem de erro no limite e a favor dos candidatos apoiados pela maior parte da grande mídia.

    De qualquer maneira é difícil de explicar que a Presidenta Dilma tenha mais de 40% de avaliação pessoal pelo eleitorado, e apenas 30% de intenção de votos desde mesmo eleitorado.

    Nesta recente pesquisa eleitoral temos,

    Dilma(PT) com 39%, mas na verdade pode estar com 41%(margem de erro),
    Marina Silva com 31%, mas na verdade pode estar com 29%(margem de erro),
    Aécio(PSDB) com 15%, mas na verdade pode estar com 13%(margem de erro),
    Demais candidatos estão com 2%(lembrar que já tiveram mais de 8% nas pesquisas anteriores), mas na verdade poderiam estar com menos de 1%(margem de erro),
    O que daria 41% para Dilma(PT) a menos de 43% para os demais candidatos, mais três semanas de horário eleitoral, dá para tirar a diferença e vencer no primeiro turno por um voto, vamos torcer, está difícil,  mas é possível.

    Margem de erro é margem de erro, para cima ou para baixo.

    Além disso está dentro do campo das possibilidades, princialmente considerando os mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada criadas no Governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, isto sem falar nos aumentos reais do Salário Mínimo, nas milhões de casas e apartamentos construídos pelo Programa Minha casa Minha Vida, nos milhares de novos universitários e universitária de baixa renda com o Pró-Uni, na expansão exponencial do crédito destinado ao consumo.

    Vamos aguardar as próximas pesquisas eleitorais, caso confirmem a queda de Marina Silva, a vitória da Presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno se tornará dentro do campo das possibilidades. altamente realizável.

     

  3. Se chora com críticas, imagina quando ouvir “não” do Congresso..

    Olha, eu voto desde 1989 e JAMAIS vi tamanha desfaçatez!

    Respeito muito a opinião dos outros, mas uma pessoa que vota em Marina porque ela chorou porque Lula teria falado mal dela é uma pessoa estúpida!

    Mesmo que fosse verdade os ataques a ela, o que ela vai fazer quando vir no jornal alguma crítica negativa? Vai chorar? Vai passar dois anos chorando, já que ela vai renunciar depois do 2o. ano porque não aguenta a pressão, pelo visto.

    E o PT está sendo bonzinho… o que aconteceria se ela visse a página do Conversa Afiada?

    1. Conversa Afiada?

      Relaxa. NINGUÉM vê a página do Conversa Afiada. Aquilo é intragável, até para quem for petista e dispuser de, sei lá, 50% de um cérebro funcional.

  4. Este sábado eleitoral está

    Este sábado eleitoral está parecendo terapia em grupo de petistas e ex-petistas 🙂

    Parece visível que Marina tem uma mágoa real, que a levou a chorar… Mesmo que em um momento cuidadosamente calculado. O presidente Lula sabe disso e deixou claro qual é a real discordância de Marina com o PT. Não seria ideológica ou programática, mas o não apoio do partido com o seu projeto pessoal.

    Muitos já sabem disso, não precisa ser petista para tanto. Mas querem que não se discuta as contradições (na melhor das hipóteses) de uma candidata que tem esse objetivo político, como se isso não fosse interferir em nada além da vida pessoal da candidata.

    Dias atrás, aqui mesmo, comparei a estratégia de Marina com a estratégia da seleção que levou de 7×1. Taí mais uma semelhança: o choro incontido. Sou mulher, choro por tudo, também, mas não gosto de ter meus posicionamentos profissionais acatados porque chorei. Isso enfraquece minha capacidade de argumentação.

    Eu é que não gostaria de ver um país ser direcionado por uma mágoa outra, que não a da injustiça social.

    1. A inexistente solidariedade feminina

      É famosa a inexistência da solidariedade feminina, principalmente entre elas. O comentário acima é mais uma prova disso. Marina não chorou para angariar apoio para a sua candidatura. Chorou porque se sente pessoalmente atingida pela grosseria e selvageria dos ataques dos eleitores de Dilma e dos militantes do PT. Ah, antes que eu me esqueça, Marina foi vítima no PT de racismo e preconceito contra a sua origem pobre, pois, sem isso, ela seria a sucessora natural de Lula e isso não foi visto com bons olhos pela cúpula do partido, que viu nisso uma divisão de liderança, inclusive avaliando o forte apelo popular de Marina, negra, pobre, mulher. Além do racismo e do preconceito lulopetista contra Marina, existiu, isso sim, um cerceamento da carreira de Marina, implementado por Lula e asseclas, que preferiram investir numa pessoa sem qualquer história política de peso no PT, Dilma, facilmente manipulável e controlável, como só ela é, ao invés de investir naturalmente em Marina. O lulopetismo viu em Marina uma ameaça à posição de Lula dentro do PT e na esquerda brasileira. A história pode reparar esse erro, da pior maneira possível para o lulopetismo, que é a vitória de Marina nessa eleição por um partido que não é o PT. Em suma, tentaram cercear a carreira política de Marina, mas não conseguiram.

      1. Alessandre, seus comentários

        Alessandre, seus comentários geralmente são muito sutis e inteligentes, mas desta vez você caiu na velha ladainha machista de que “as mulheres têm inveja umas das outras”. É ridículo, pobre, superficial, iniciar toda a sua argumentação com esse pressuposto bobo de que “mulheres não se solidarizam umas com as outras” (afinal, de acordo com essa bobagem, no fim das contas todas querem agradar a nós, os machões… hahahaha!!1 conta outra!!) 

        Outra coisa: Bastante leviano seu argumento que acusa Lula e o PT de terem sido racistas contra Marina. Então ela não foi escolhida para ser a “sucessora natural” de Lula por ser pobre e negra?? Você tem alguma base empírica, alguma evidência, para afirmar isso?? Ou trata-se apenas de uma opinião (aí sim preconceituosa) sua???

        E, para finalizar: Dilma “facilmente manipulável e controlável como só ela é…” ???????????? Peraí… como assim??? Você fala sério???

        Ah…. agora para finalizar MEEEESMO: Como assim o PT “tentou cercear a carreira política de Marina” ???? Marina fez TODA a sua carreira política no PT!!! Depois, insatisfeita por ter perdido o jogo interno, saiu a perambular por aí. Se não conseguiu juntar as assinaturas para formar a Rede, é problema dela… ou você, pessoa inteligente que é, vai cair nessa de que “tudo foi culpa do PT”???

         

         

         

      2. Quem milita em um Partido

        Quem milita em um Partido como o PT não pode ter projeto pessoal.

        Marina sempre foi respeitada por Lula que a manteve no seu Ministério por quase todo os seus dois mandatos.

        Jamais ouvi Lula e Dilma falando mal da pessoa de Marina.

        Ocorre que tem uma disputa política para convencer os eleitores sobre quem está mais preparado para ser Presidente da República.

        A candidata Marina tem apresentado propostas que quando não são ingênuas, são irresponsáveis, equivocadas e inviáveis.

        De “nova política” não há absolutamente nada. É a velha política travestida de “chapeuzinho vermelho”

        Agora, passa a usar uma estratégia de pousar de vítima.

        Eu até prestei atenção nela no início da campanha. Agora, conclui que será um desatino elegê-la Presidente da República.

        Infelizmente, porque imaginei que até que seria possível e saudável ter um projeto alternativo.

        Argolo, reflita e volte a ter os pés no chão.

      3. A estupidez ideológica deste cidadão

        Chegou a raia do besteirol. Vai escrever idiotice tamanha no site do Noblaghhhhhhhhh ou outro idota da direita. Depois que tomou uma quando viu seu PSDB virar vinagre e seu candidato Aócio dançar bonito. Agora sua idologia antipetista o faz escrever qualquer besteira para adoçar a amarga Marina e culpar o PT de toda a malvadeza do mundo. Agora até racista o PT é e preconceituoso por sua origem pobre. Vou te passar uma mensagem profunda de um grande filósofo chamado Alfred Newman. Nem só de pão vive o homem. É necessário a manteiga também.

      4. Sr. Argolo,
          Minha família é

        Sr. Argolo,

          Minha família é de Recife. No dia seguinte ao sepultamento, um irmão esteve em um bairro popular. Pessoas simples diziam:”disseram lá no velório que a Dilma mandou matar o Eduardo”. Quem disse? Militantes? Não sei se vc observou pela TV o momento em que o carro do corpo de bombeiros chegava à sede do governo com os restos mortais. Um grupo de jovens gritava “justiça, justiça”. Esse apelo por justiça pressupõe o que? No início da campanha, Marina e seu vice, caminhavam pelas ruas de Recife. O vice falava à TV e cobrava do governo explicações sobre o acidente. A candidata não se manifestava, mas os militantes gritavam “sabotagem”, “sabotagem”. Isso eu vi pela TV. Um outro parente fotografou um muro de uma mansão onde pintaram: o PT matou o Eduardo.

         O irmão do ex-governador falecido está cobrando da União antecipação das indenizações às famílias das vítimas? E disse que em breve (quando?) falaria sobre a sua visão do acidente (qual?).

          Alguém do PSB, do comitê da campanha, pode explicar isso? Ninguém ouviu ou viu nada? As ocorrências que citei não se relacionam?

           Outro dia, neste espaço um comentário extenso e bem articulado contestava o post “a entrevista-bomba do Gianetti”. Sabe o título?: “entrevistas não explodem, avião sim…”. Sugestivo, não?

            Não sei se vem por aí uma “bomba atômica” de última hora  para liquidar de vez a possibilidade de reeleição. Mas é possível concluir que a Dilma perdeu  muitos votos por conta dessa suspeita que, articulada ou não, se espalhou feito vírus. 

           Daí, controlem um pouco essa sofreguidão em criticar tresloucamente as críticas.  O que rola às ocultas é bem sórdido.

           PS: Hoje pela manhã, um comentarista disse que era só esperar mais um pouco que iria aparecer uma historinha de seringueira pobre, negra e perseguida. Não demorou muito. O Sr. acabou de apresentar.

         

         

      5. lulopetistalulopetistalulopet

        lulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetistalulopetista…

      6. Parei com vc.

        Argolo, parei de te ler.

        Agora! Perdeu o respeito, partiu para a mentira purae simples, ou quer convencer que é apenas uma “dedução” devido à sua extrema perspicácia ?

        Parei cara, te elegi um daqueles que pulo. Boa companhia ao Leonidas, tá no mesmo nível.

      7. pow Argolo. Agora vc foi

        pow Argolo. Agora vc foi demais. Usar as diferenças entre mulheres para justificar uma critica a Marina é dose. Vamos voltar com o Argolo mais técnico? Que tal?

         

        Abs

      8. Acho que nem caberia uma

        Acho que nem caberia uma resposta, porque os comentários abaixo já demonstram a desmedida de suas colocações. Caso foram estratégicas para polemizar, parabenizo pelo êxito. Mas, assim como me contraria ver Marina usando a causa ambiental como seu escudo nestas eleições, ler alguém se utilizar de causas de minorias para vitimizar uma candidata também me deixa um pouco reticente sobre seus apoiadores. Então, vamos lá:

        Nem sei o que dizer sobre “Chorou porque se sente pessoalmente atingida pela grosseria e selvageria dos ataques dos eleitores de Dilma e dos militantes do PT”… Mas isso é comum na internet. Diz-se X, o outro diz que leu XX e quer que o debate siga nesse nível. Façamos o seguinte: faça um apanhado das “grosseiras e selvagerias dos ataques dos eleitores de Dilma e dos militantes do PT”, traga-os aqui e, aí, podemos iniciar um papo…

        Como negra, mulher e nordestina, não reconheço racismo ou preconceito na escolha do PT (e de Lula) em não identificar em Marina o preparo necessário para encabeçar o projeto político do partido frente ao executivo nacional. Como alguém esclareceu abaixo, o PT não endossa projetos pessoais e o eleitorado tradicional do partido (como é o meu caso, para o executivo), tem consciência disso.

        E, nesta eleição, os posicionamentos de Marina me deixam mais claro que o PT tomou a decisão acertada em não escalar seu nome para uma candidatura ao executivo. Li que outros possíveis nomes, como Marta Suplicy, entenderam a decisão do partido (outra mulher, vou sublinhar) em preterir seu nome em eleições do executivo. Marina, não. É uma leviandade achar que Marina, alçada a ministra, sendo, sim, uma possibilidade real de candidata a sucessão no executivo nacional, não fosse uma liderança respeitada no partido. O que ocorre é que Lula não apoiou sua candidatura. Talvez não se reconheça a capacidade de visão estratégica de Lula em avaliar suas possibilidades.

        Se isso vai levar o PT a perder ou ganhar a eleição, o povo é quem dirá. Frente ao fenômeno de massa que é a candidatura de Marina, é provável que seja eleita. Mas, certamente, não será com base em um discurso claro.

        Ainda, quanto as suas declarações de que Marina teria sido vítima de racismo e preconceito do PT, soam como uma deficiência em avaliar um cenário amplo, tendo em vista que, parafraseando nosso digníssimo ex-presidente, nunca antes na história deste país um governo instituiu tantos mecanismos para estabelecer inclusão social como o PT e sua bancada. Infelizmente, esse tipo de calúnia é cotidiano nos 12 anos de governo do PT, mas não geram grandes manifestações de apoio, sabe-se lá o porquê.

        Na condição de negra, agradeço ao partido por não ter nos apresentado uma candidatura apenas por seus rótulos (negra, mulher, pobre, etc.), mas que não teria o preparo que Dilma demonstrou para ampliar e apoiar as ações afirmativas para a imensa população negra deste país.

        Aliás, aconselho a todos tentar conhecer um pouco a biografia de Dilma, para evitar uma visão superficial dessa mulher extremamente inteligente e, sobretudo, leal (uma boa leitura é A Vida Quer é Coragem, de Ricardo Batista Amaral).

        Por fim, quanto à inexistência de solidariedade feminina com base nesse meu comentário, soa-me como um rótulo bem deslocado, para não dizer meio machista. Sou, por exemplo, plenamente solidária a Dilma, pelos últimos quatro anos de ataques vexatórios a sua condição de mulher. Isso não me impede de criticar uma postura profissional de outra mulher, seja Dilma ou Marina. Não há razão de existir corporativismo no feminismo. Isso seria ingênuo e muito perigoso.

        1. Quando se defende algo de forma interessada

          Você defende o PT de forma interessada e sem muito apego à verdade. Se o que aconteceu com Marina no PT, que teve seu nome preterido sem maiores explicações para ser a candidata a presidente pelo partido em 2010, acontecesse em outro partido, provavelmente uma pessoa com o perfil que você se esforça em exibir consideraria racismo e preconceito contra ela, somados à tentativa de cercear a carreira política da melhor opção feminina que o PT tinha na época, inclusive mantendo a linha popular que Lula sabe tão bem explorar em seu benefício próprio, já que era pobre, negra e uma mulher vinda da luta dos seringueiros. Onde Dilma poderia ser mais coerente com a continuidade do projeto popular de Lula do que Marina? Em canto nenhum. Marina seria a opção natural. Mas você acha que isso se resumiu a considerar, ao que parece, Dilma a melhor opção “técnica”, dado o perfil de “gerente” que sempre disseram que ela tinha.

          O pior é constatar que isso nem de longe se confirmou no Governo Dilma. Os maiores críticos do governo foram e são precisamente os lulistas históricos do partido, que várias vezes pediram a volta de Lula, desmoralizando Dilma, o que se repetiu inclusive nessa campanha quando Marina começou a mostrar força nas pesquisas. Dilma é criticada de todas as formas possíveis e por todos os lados, inclusive dentro do PT: concentra as decisões de governo, não sabe negociar com as lideranças políticas e dos movimentos sociais, não sabe dialogar com os empresários etc.

          A política econômica do Governo Dilma esteve muito longe do ideal, para não dizer que foi muito ruim, muito aquém do esperado. O Brasil é o país da América do Sul que teve o pior crescimento médio do PIB de 2011 a 2014, 2% ao ano, atrás de todos os demais países.

          Ou seja, a aposta de Lula em Dilma apenas conseguiu confirmar o PT no poder e não refletiu um melhoria ou avanço do Governo anterior, o que somente foi obtido com o grande empenho de Lula na campanha de 2010, sem falar do efeito positivo para a eleição dela da alta popularidade com que ele deixou o Governo. Foram somente esses fatos que elegeram Dilma e não faz o menor sentido falar em capacidade de Lula de avaliar as possibilidades de Dilma, se com isso se quis dizer em ganhar a eleição e manter o PT no poder. O que Lula fez com Dilma na campanha de 2010 poderia ser feito também com Marina, a propósito.

          Diante de tudo isso, é óbvio que outras questões definiram a escolha de Dilma em detrimento de Marina para ser a sucessora de Lula. O respeito que você diz que Marina tinha no PT se mostrou falso já naquela época e apenas se mostra mais falso no atual cenário, diante dos ataques proferidos pelo PT e seus militantes contra Marina.

          Já citei os ataques em outros dois comentários que fiz a este post. Eles estão na primeira página dos comentários.

          Só recapitulando alguns, já que você, pelo visto, não sabe dizer quais seriam eles, mesmo quando estão na mídia, nos jornais e na propaganda eleitoral de Dilma:

          Dilma já chamou Marina de “obscurantista” e “leviana”. O PT e seus militantes acusam Marina de ser “falsa”, “desonesta”, “vendida” ao capital financeiro. Dizem que ela é uma “fundamentalista” contrária ao Estado Laico. Já vi militante virtual petista chamar Marina de “louca” e de “matuta que saiu do mato”, não tendo, por isso, competência para ser presidente da república. O programa eleitoral do PT disse que ela era igual a Collor (acusado de corrupção e teve que renunciar ao mandato de presidente durante o processo de impeachment) e a Jânio Quadros (renunciou também quando presidente, o que ajudou a abrir o caminho para o Golpe Militar de 1964), acusações falsas.

          Não bastasse tudo isso, alguns ainda se referem a Marina como “Osmarina”, em tom de desdém com o nome verdadeiro dela, tudo para ridicularizá-la, essa é a verdadeira intenção. Típico preconceito de classe contra o nome verdadeiro dela. É uma forma de desqualificá-la, chamá-la de pobre, de incapaz, de inválida, usando a sua origem familiar e formação sócio-cultural como suporte do achaque. É isso o que se esconde por trás de quem a chama, maliciosamente e com desdém, de Osmarina, nome verdadeiro de Marina.

          Fora os ataques que ela sofreu em relação ao jato que caiu e matou Campos. Para alguns militantes petistas, Marina está envolvida em supostos trambiques na compra do jato. Chamaram indiretamente de “trambiqueira”.

          Esses são alguns exemplos. O que você acha dessa postura do PT? Não se solidariza com Marina, mulher pobre, negra, militante histórica do partido, ao vê-la ser atacada dessa forma? Essa é a tua chance de provar que eu estou errado e mostrar apoio e solidariedade à mulher negra e pobre Marina Silva e não apenas à mulher branca e bem nascida (classe média alta) Dilma Vana Rousseff.

          1. Acho que você precisa estudar

            Acho que você precisa estudar mais a história do governo que tanto crítica. Recomendo, ao menos, a wikipédia. Procure Mangabeira Unger, Marina, Dilma e Lula. Talvez você encontre algumas respostas para suas questões de como Marina saiu do governo, Dilma teve a recomendação de Lula para candidatura em 2010 e o que é o projeto político (não apenas de governo) do PT. E, parece, também, que você desconhece como se lança uma candidatura no PT. Não precisa ser petista para isso, qualquer interessado em política pode acompanhar o noticiário e se inteirar disso.

            Mas não deixa de ser interessante sua acusação de racismo e preconceito na escolha de Lula e do PT pela candidatura de Dilma. Seria mais interessante, ainda, ver alguem defender essa tese em um tribunal.

            Obiviamente, temos avaliações distintas dos governos petistas e do presidente Lula. Vcê entende isso, porque julga minha defesa interessada e com apego. Natural, sou cidadã e eleitora. Tenho um interesse direto em quem governa este país e, até o momento, meu balanço dos governos petistas pendem para o lado positivo. Não sou advogada, perdoe-me, e não tenho nenhum compromisso com a isenção de minha defesa. Talvez seja importante lembrar que muitas das críticas apreentadas direcionadas a Dilma são anteriores ao seu mandato, assim com são muitas das críticas direcionadas a Marina, bem anteriores as sua candidatura. Não entendo há necessidade de se esperar que o governante seja imune a críticas, atques, etc. – dentro ou fora do partido. Lula não foi e Marina não será.

            Quanto aos “ataques” que citou, desculpe-me, mas passam bem longe de “grosserias e selvagerias”, conforme você qualificou. Isso é o que chamo de distorcer o tom do debate e mudar a canção, para caber dentro do concerto que se quer. Mas cabe lembrar que Marina que deu o tom da desconstrução da adversária, já no seu primeiro discurso (http://veja.abril.com.br/noticia/economia/marina-reforca-compromisso-com-tripe-economico):

            “É lamentável que o Brasil tenha, desde 2002, a ameaça do apagão. E digo lamentável porque temos há 12 anos uma mesma pessoa à frente da política energética do nosso país, inicialmente como ministra de Minas, depois da Casa Civil e, agora, como presidente”

            Marina, desde o início, partiu para um embate que questionava a competência da adversária, ao invés de discutir as causas da crise energética brasileira, apontar propostas realmente sustentáveis (não essa política de desmatamento baseada em cana-de-açúcar), quem sabe até elogiar a adversária por impedir que o quadro se agravasse nos últimos 12 anos e (utopia das utopias) fazer uma autocrítica sobre sua postura enquanto ministra do MMA frente ao licenciamento de obras de energia.

            Desculpe-me, mas a roupa que veste a postura do PT não me é convicente. Parece-me um roupa  feita por um costureiro que não conhece o tecido e conhece muito pouco de costura, também. Não aceitaria a peça nem de graça, muito menos compraria o discurso para defende-lo. Não provo e nem aprovo.

            Marina se encontra bem defendida pela elite que a acolheu, não precisa do meu apoio ou defesa desses “ataques” que trouxe aqui. Fico do lado das inúmeras mulheres pobres e negras ques estão na base do eleitorado dessa mulher branca e bem nascida que tanto tem incomodado uma pequena e opulenta fatia dos brasileiros.

            Encerro minha participação neste tópico. Tenha um bom resto de domingo!

  5. Pesquisa Eleitoral-BR-00632/2014—VoxPopuli/TV Record

    TSE—Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle),
    Data de registro: 09/09/2014—-Data de divulgação: 14/09/2014—Data de início: 13/09/14 Data de término: 14/09/14 Entrevistados: 2000
    Eleição: Eleições Gerais 2014—Cargo(s): Presidente—Abrangência: BRASIL
    Empresa contratada: VOX OPINIÃO PESQUISA E PROJETOS LTDA
    Contratante: RÁDIO E TELEVISÃO RECORD S.A. – CNPJ:60628.369/0001-75
    Origem dos recursos: RÁDIO E TELEVISÃO RECORD S.A. – CNPJ:60628.369/0001-75
    Pagante do trabalho: RÁDIO E TELEVISÃO RECORD S.A. – CNPJ:60628.369/0001-75–Valor (R$): 220.000,00
    Estatístico responsável: MARIA CECÍLIA SACRAMENTO SOUZA—Registro do estatístico no CONRE: 5ª REGIÃO Nº 8641—Registro da empresa no CONRE:
    Metodologia de pesquisa: Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa do eleitorado da população brasileira.

    Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Plano Amostral: a) Público pesquisado: eleitores no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros, exceto do estado de Roraima. b) Tipo de amostra: A amostra é estratificada por cota, distribuída proporcional ao eleitorado de cada região (Centro Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste). Dentro de cada região as entrevistas foram distribuídas pelos estados e a partir daí foram selecionadas amostras probabilísticas de conglomerados em três estágios: 1º estágio: seleção probabilística de municípios, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando como base o número de eleitores de cada município; 2º estágio: seleção aleatória dos setores censitários ou bairros dentro do município; 3º estágio: seleção dos respondentes dentro dos setores censitários ou bairros através de uma quota proporcional de Gênero, Idade, Escolaridade e Renda Familiar, de acordo com o perfil da população em estudo. As entrevistas foram pessoais e domiciliares. Fonte de dados: IBGE, Censo 2010 e PNAD 2012 TSE, Cadastro de Eleitores 2014 c) Tamanho da amostra: 2.000 entrevistas. d) Ponderação: Devido à metodologia amostral adotada as proporções quanto a sexo, idade, escolaridade e renda familiar da amostra são as mesmas do universo pesquisado, com base no Censo Demográfico de 2010 – IBGE e no Cadastro de Eleitores 2014 do TSE. Portanto, os fatores de ponderação a serem aplicados nas variáveis sexo, idade, escolaridade e renda familiar assumem valor igual a 1(um). e) Área física de realização da pesquisa: A ser informada e fornecida conforme artigo 2º, inciso X 5º § da Resolução 23.400 do Tribunal Superior Eleitoral – TSE datada de 27 de dezembro de 2013. f) Intervalo de Confiança/Margem de Erro: O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. g) Checagem: Logo após a realização da coleta de dados, é feito o trabalho de checagem das entrevistas junto aos respondentes. O objetivo é, sobretudo, garantir que a entrevista foi realmente realizada e verificar como o respondente se sentiu em relação à pesquisa. Há perguntas do questionário que são reproduzidas para certificarmos de sua correta aplicação e há outras questões que se referem exclusivamente à performance do entrevistador. São aproximadamente 20% dos respondentes de cada entrevistador que irão receber o contato dos checadores.

    Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Para a realização da pesquisa será utilizada uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente treinada para este trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização que consiste no retorno a campo de 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

    Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): Será encaminhado após divulgação.

    Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): Questionario_Nacional_VR.pdf

    Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

    url:
    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacao

     

  6. Alguém já viu a Marina chorar

    Alguém já viu a Marina chorar antes? Nem no enterro do Eduardo Campos chorou. Pra mim não passa de encenação, estratégia de campanha. Se colar, colou. 

    1. Muito bem lembrado…

      As lembranças que tenho e, que me intrigaram, foram os sorrisos durante o enterro.O que me marcou muito foi aquela foto em que sorria debruçada sobre o caixão de Eduardo. Jamais esquecerei essa foto.  Eu que não o conhecia, naquele dia não conseguia sorrir, estava traumatizada com o impacto de tão violenta tragédia. Por esse motivo, não consigo até hoje digerir o que me passava aquela foto. Osmarina me constrange…

    2. Choro de Marina

      Me perdoem, mas se for verídica a informação de que a Marina chorou por uma simples crítica, se é que houve, ela não o mínimo equilíbrio emocional (também) de administrar nem um prédio quanto mais um país.

  7. Pesquisa Eleitoral – BR-00665/2014—Datafolha/Globo

    TSE—Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle),—Número do protocolo: BR-00665/2014

    Data de registro: 13/09/2014—Data de divulgação: 18/09/2014
    Eleição: Eleições Gerais 2014—Cargo(s): Presidente—Abrangência: BRASIL

    Data de início: 17/09/14 Data de término: 18/09/14 Entrevistados: 5362
    Empresa contratada: DATAFOLHA INSTITUTO DE PESQUISAS LTDA.
    Contratante: Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A.
    Origem dos recursos: Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A.
    Pagante do trabalho: Empresa Folha da Manhã S.A. e Globo Comunicação e Participações S.A.—Valor (R$): 266.200,00

    Estatístico responsável: Renata Nunes César—Registro do estatístico no CONRE: 72.49A—–Registro da empresa no CONRE: J3053

    Metodologia de pesquisa: Pesquisa do tipo quantitativo, por amostragem, com aplicação de questionário eletrônico estruturado e abordagem pessoal em pontos de abordagem populacional. O conjunto do eleitorado brasileiro com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa.

    Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Universo: Eleitorado brasileiro, com 16 anos ou mais. Técnica de amostragem: A amostra é estratificada por região geográfica, Unidade da Federação, porte dos municípios e natureza (capital, outros municípios da região metropolitana ou interior) dos municípios. Em cada estrato, num primeiro estágio, são sorteados os municípios que farão parte do levantamento. Num segundo estágio, são sorteados os bairros e pontos de abordagem onde serão aplicadas as entrevistas. Por fim, os entrevistados são selecionados aleatoriamente para responder ao questionário, de acordo com cotas de sexo e faixa etária. Nessa amostra, os tamanhos dos estratos foram desproporcionalizados para permitir detalhamento das unidades da federação e suas capitais PR e RS. Os dados utilizados para definição e seleção da amostra são baseados no TSE (eleitorado julho 2014) e IBGE (Censo 2010 e Estimativas 2014). A amostra prevista é de 5.362 questionários. Os dados relativos a sexo e faixa etária são: Sexo masculino: 48%, feminino: 52%, 16 a 24 anos 16%, 25 a 34 anos 23%, 35 a 44 anos 20%, 45 a 59 anos 24% e 60 anos ou mais 17%. Ponderação dos resultados: No processamento dos dados é realizada ponderação referente à proporção de cada cidade na amostra para correta representação das regiões. Está prevista a eventual ponderação para correção nos tamanhos dos segmentos das variáveis sexo e faixa etária. Para as variáveis grau de instrução e nível econômico do entrevistado (renda familiar mensal), o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). Área física: Serão realizadas entrevistas em 267 municípios, localizados nas seguintes unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. Margem de Erro: A margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Os intervalos de confiança serão calculados considerando os resultados obtidos para um nível de confiança de 95%.

    Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Os pesquisadores envolvidos na realização desta pesquisa são treinados pelo Instituto e recebem instruções específicas para cada projeto realizado. A maior parte da coleta será feita com a utilização de tablet e questionário eletrônico. São checados, no mínimo, 30% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores de campo ou, posteriormente, por telefone. Internamente, todo o material é verificado e codificado. Antes do processamento final e emissão dos resultados, realiza-se processo de consistência dos dados.

    Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): A relação completa dos municípios e bairros pesquisados será encaminhada a esse tribunal posteriormente, até o sétimo dia seguinte à data de registro da pesquisa, conforme a Resolução 23.400/2013 do TSE, no art.2º §5º .

    Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): Questionário registro Brasil.pdf

    Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

    URL:

    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=25305

     

     

  8. Médicos com Dilma, por mais futuro

    Querido Nassif,

    Em resposta a campanha das entidades médicas de desconstrução dos avanços que tivemos nos governos Lula e Dilma, temos reunido médicos que queiram assinar a carta abaixo apresentada sob o título “Médicos com Dilma, por Mais Futuro” para iniciar uma contra-ofensiva à disseminação de que todos os médicos são contrários à reeleição de Dilma.

    Assim, pedimos ajuda na divulgação deste movimento para quem quer ver o Brasil continuar mudando… não de qualquer forma, mas com compromisso com o povo!

    Abraços,

    Alexandre José de Melo Neto
    Médico de Família e Comunidade
    Professor do Curso de Medicina da UFPB

    Abaixo o site e a nossa carta:
    http://www.medicoscomdilma.med.br

    Médicos com Dilma, por mais Futuro
    1. No nosso trabalho como médicos e médicas, seja atendendo diretamente a população ou em outras funções no Sistema Único de Saúde (SUS), percebemos claramente o impacto das políticas públicas nas condições de vida do povo brasileiro nos últimos anos. Acompanhamos com empatia e senso de responsabilidade as dores e a vida sofrida do povo, os ganhos sociais e as alegrias do povo. Arregaçamos as mangas fazendo o nosso melhor. E assim como participamos das transformações pelas quais o Brasil passou nos últimos anos e não deixamos de nos posicionar em defesa dos interesses nacionais, hoje novamente o fazemos.

    2. Na saúde o saldo é positivo. Somos o maior sistema de saúde público universal do mundo, com um SUS que pertence a 200 milhões de brasileiros. Com a lei do Mais Médicos promulgada pela presidenta Dilma, hoje o país ampliou o atendimento médico diretamente a 50 milhões de brasileiros. Além da ampliação do acesso ao atendimento médico, numa só tacada a Lei do Mais Médicos ampliou também o envolvimento dos serviços de saúde na formação dos jovens médicos e o acesso ao ensino superior. Dilma efetivou como nunca a formação de profissionais de saúde enquanto responsabilidade do Estado Brasileiro, como previsto em nossa Constituição. Estamos diante da mais importante ação de ampliação de acesso à saúde desde a criação do SUS.

    3. A candidatura da presidenta Dilma Rousseff (PT) é a candidatura que representa as mudanças que aconteceram no Brasil a partir das políticas sociais desenvolvidas desde os governos Lula na saúde, educação, economia, diplomacia, meio ambiente, geração de energia, na exploração do pré-sal, no combate a miséria e a fome, direito à memória e à verdade, bem como na ampliação dos direitos das minorias.

    4. Esse ciclo de desenvolvimento trouxe grandes ganhos sociais, como redução das desigualdades, melhoria dos indicadores de saúde (como a mortalidade infantil, que reduziu enormemente), baixos índices de desemprego, ampliação do acesso à saúde e educação, aumento da participação popular e da transparência na gestão pública, redução do desmatamento florestal, reativação de vários segmentos da indústria nacional, baixa inflação, aumento do investimento público e importante redução dos juros da dívida pública.

    5. As duas principais candidaturas da oposição, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) cada uma a sua maneira, flertam com a demagogia que tenta esconder quais seriam as consequências para o país das políticas de governo que ambos propõem com tanta semelhança, bradando “choque de gestão” de cá e “nova política” de lá. Num Brasil que quer seguir reduzindo desigualdades sociais, e ampliando e melhorando os serviços públicos não pode ser admissível propostas econômicas que gerem desemprego, aumento de impostos, mais poder aos bancos, perda dos aumentos anuais do salário mínimo ou violações dos direitos das minorias.

    6. Dilma é a presidenta que representa o novo ciclo para o Brasil. É um ciclo democrático, com disposição para apoiar a ampliação da participação do povo nas decisões do Estado brasileiro, e também uma Reforma Política que estabeleça no mínimo: a) limites a influência do dinheiro dos bancos e das empresas sobre o processo eleitoral (proibindo assim as suas doações para as campanhas eleitorais), b) reduza as distorções que mantém certas populações sub-representadas nos processos decisórios e c) avance nos mecanismos de participação direta na democracia.

    7. A disposição em promover tal Reforma Política ficou clara com o apoio ao “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político” que colheu votos de 1º a 7 de setembro em todo o país e já aponta para um novo cenário na luta dos movimentos sociais nos próximos períodos, onde se quer mais participação social nas decisões sobre a Reforma Política.

    8. Por tudo isso, os médicos e médicas abaixo assinados apoiam a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, que hoje representa o projeto nacional que vem transformando o Brasil!

  9. Não é bem assim, Mussolini

    Não é bem assim, Mussolini começou como socialista e acabou inventando o fascismo, Vargas foi ditador de direita e democrata de esquerda, Janio nunca teve partido, Churchill fez uma coisa rara na Inglaterra, mudou de partido duas vezes, mudanças de opinião e de partido dependem de circunstancias historicas e são comuns entre lideres.

    1.   AA, mudar de opinião é uma

        AA, mudar de opinião é uma coisa até inerente ao ser humano.

        Mudar de opinião TODA HORA faz da pessoa séria candidata a maluco beleza, não a presidente.

  10. Pesquisa Eleitoral – BR-00657/2014—Ibope/Globo/Estadão

    TSE—Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle),—-Número do protocolo: BR-00657/2014
    Data de registro: 11/09/2014—–Data de divulgação: 16/09/2014
    Eleição: Eleições Gerais 2014—Cargo(s): Presidente—Abrangência: BRASIL
    Data de início: 11/09/14 Data de término: 16/09/14 Entrevistados: 3010

    Empresa contratada: IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA
    Contratante: GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A, Rua Lopes Quintas, 303, cidade e estado do Rio de Janeiro, CNPJ/MF sob o nº 27.865.757/0001-02. S/A O ESTADO DE SÃO PAULO, Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55, 6º andar, cidade e estado de São Paulo, CNPJ/MF sob o nº 61.533.949/0001-41.
    Origem dos recursos: GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A, Rua Lopes Quintas, 303, cidade e estado do Rio de Janeiro, CNPJ/MF sob o nº 27.865.757/0001-02. S/A O ESTADO DE SÃO PAULO, Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55, 6º andar, cidade e estado de São Paulo, CNPJ/MF sob o nº 61.533.949/0001-41.
    Pagante do trabalho: GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S/A, Rua Lopes Quintas, 303, cidade e estado do Rio de Janeiro, CNPJ/MF sob o nº 27.865.757/0001-02. S/A O ESTADO DE SÃO PAULO, Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55, 6º andar, cidade e estado de São Paulo, CNPJ/MF sob o nº 61.533.949/0001-41.—–Valor (R$): 255.850,00
    Estatístico responsável: Márcia Cavallari Nunes—Registro do estatístico no CONRE: 6208-A—Registro da empresa no CONRE: 4375-94

    Metodologia de pesquisa: Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

    Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: Representativa do eleitorado da área em estudo, elaborada em três estágios. No primeiro estágio faz-se um sorteio probabilístico dos municípios, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado como base para tal seleção. No segundo estágio faz-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para tal seleção. No terceiro e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes são selecionados através de quotas amostrais proporcionais em função de variáveis significativas, a saber:IDADE: 16-24 (masculino) 20% (feminino) 18%; 25-34 (masculino) 25% (feminino) 25%; 35-44 (masculino) 21% (feminino) 21%; 45-54 (masculino) 17% (feminino) 17%; 55 e+ (masculino) 17% (feminino) 18%; INSTRUÇÃO: Até Ensino Médio (masculino) 84% (feminino) 80%; Ensino Superior (masculino) 16% (feminino) 20%; NÍVEL ECONÔMICO: Economicamente ativo (masculino) 81% (feminino) 57%; Não Economicamente ativo (masculino) 19% (feminino) 43%. Está prevista eventual ponderação para correção das variáveis sexo e idade, com base nos percentuais anteriormente mencionados, caso ocorram diferenças superiores a 3 pontos percentuais entre o previsto na amostra e a coleta de dados realizada. Para as variáveis de grau de instrução e nível econômico do entrevistado, o fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo). O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 2 (pontos) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. FONTE DOS DADOS: Censo 2010 | PNAD 2012 | TSE 2014 | Entre outras.

    Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo: Para a realização da pesquisa, utiliza-se uma equipe de entrevistadores e supervisores contratados pelo IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA. devidamente treinados para o trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização de cerca de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores; para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

    Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.400/2013, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado): A área de abrangência da coleta é Nacional. A Relação de municípios selecionados para aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao Registro da pesquisa, conforme expresso no art. 2º § 5º da resolução 23.400/2013 do TSE.

    Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): JOB 14_0462-5 -BRASIL – Material de Campo.pdf

    Arquivo com detalhamento de bairros/municípios (formato PDF): Não há arquivo para detalhamento de bairros/municípios.

    URL:

    http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=25252

     

  11. VOTO DILMA – 13

    Porque voto em Dilma:

    Disse o papa Francisco sobre a corrupção no banco do Vaticano “Uma árvore que cai faz mais barulho do que uma floresta que nasce”.

    Olhem para a floresta que saiu da linha da miséria.

    Olhem para a floresta dos que não  tinham casa própria – Minha Casa, Minha Vida;

    Olhem para a floresta dos que não tinham acesso às universidades;

    Olhem para a floresta dos que não tinham médicos;

    Olhem para a floresta dos que não tinham empregos;

    Olhem para a floresta dos jovens que estão incritos no Pronatec

    Não vou trocar todas essas florestas por árvores caidas pela corrupção.

    Para árvores caídas por corrupção devem ser extirpadas.

     

     

     

     

  12. Marina está piorando a
    Marina está piorando a própria imagem à cada momento. Como se não bastasse a silhueta que lhe sugere fragilidade,as suas manifestações começam a despertar dúvidas quanto a sua pessoa ,como candidata a tão elevado posto.
    Acredito, que Marina ,como os demais dissidentes do PT,que abandonaram a sigla e juntaram-se a outras,cometeram erro politico estratégico de não lutarem pelos seus princípios a partir do interior do próprio partido. O PT,precisa e tem que mudar.É saudável ! Ideologicamente essa renovação é imperativa para manter o frescor da organização e das idéias. Estão na memória de todos a decadência ocorrida com históricos partidos de esquerda.
    A falência e o fisiologismo que fizesse de vítima o PT,seria uma tragédia muito além da partidária. Teria dimensões históricas com profundas consequências às esquerdas organizadas e por organizar.

    1. [   O PT,precisa e tem que

      [   O PT,precisa e tem que mudar]   o grande valor do petismo é a defesa da pessoa humana. Coisa que ninguém perde, até precisa se mais defendida, quando se torna mensaleiro, corrupto, etc, coisa que a fraqueza humna pode levar qualquer um que estivesse no mesmo lugar fazer o mesmo. Se gente como Marina, assim como todo que se diz esquerda, estivesse no petismo, esse não precisaria de votos de gente como Sarney, Collor, Maluf, etc para que pudesse chegar ao poder.

  13. é por isso que lula é

    é por isso que lula é líder

    e é considerado um grande esatdista

    a marina chorou pra colar sua imagem à de lula.

    lula sacou e disse: minha candidata é a dilma!

  14. Se presidente, quando levar

    Se presidente, quando levar um não redondo do Congresso, vai chorar? Quando a imprensa estampar manchetes de críticas a seu governo, vai chorar? Se levar uma vaia no Maracanã, vai chorar? Se a imprensa sonegar publicidade a seus feitos governamentais e distorcer fatos para falar mal dela, vai chorar?  Quando receber pressões de todos os lados, vai chorar? Sinto muito, Osmarina, se chorou e se vitimizou para a Folha para ganhar simpatia e votos dos eleitores, não é um bom começo, não é mesmo.

  15. Gente: que orgulho tenho por

    Gente: que orgulho tenho por ser eleitora do PT e desse magnífico LULA. A senhora osmarina, chega a ser patética na sua subserviência ao capital, ao agronegócio, ao velho jeito de fazer política. A senhora essa, perdeu totalmente a sua essência e assumiu a máscara que os sonegadores e os antipaís deram a ela. Me orgulha ser eleitora do LULA/DILMA, pois, nessa dupla, se vê consistência, resistência, objetivos com a dignidade do povo e seu país. De quanto esses oposicionistas necessitam para derrubar um único partido? Necessitam, como se vê, da própria dignidade ir pro saco e assim mesmo, tá difícil. Onde está a dona erundina?

  16. Dilma sobe, goebbels afunda

    “Jornal Nacional” registra péssima audiência e também bate recorde negativo nesta sábado (13)

    Globo 13/09/2014 Deixe um comentário

    JN 2009 peq

    O “Jornal Nacional” exibido pela Rede Globo na noite deste sábado (13) pela primeira vez não conseguiu fazer milagres em relação a audiência da trama que antecedeu o horário, sendo assim, o telejornal amargou o seu pior resultado desde a sua criação.

    O principal telejornal da Rede Globo e também do país marcou segundo dados preliminares do ibope míseros 13,9 pontos de média e chegou a picos de 14,9 pontos na Grande São Paulo e obteve somente 27% de participação total em share.

    No confronto direto a Rede Record ficou na vice liderança com 6,0 pontos de média, o SBT ficou em terceiro lugar com 4,7 pontos de média e a Band ficou em quarto lugar com 2,9 pontos de média apenas.

    Vale lembrar que os dados são prévios e podem sofrer alterações no dados consolidados divulgados pelo instituto no dia útil seguinte. Cada ponto na capital paulista equivale e 65 mil domicílios.

    http://conexaotvaudiencia.wordpress.com/2014/09/13/jornal-nacional-registra-pessima-audiencia-e-tambem-bate-recorde-negativo-nesta-sabado-13/

    1. Hoje, para surpresa e
      Hoje, para surpresa e indignação de um país que possui mais de 50% da população da cor negra, Dilma Rousseff fez a seguinte declaração: “Eu tenho muitos negros no segundo escalão. E acho que isso reflete também o fato, por isso é muito importante a lei de cotas nas universidades. Nós temos de formar pessoas negras para ocuparem os postos mais altos desse país. Temos de fazer isso.” 

      Como assim o Brasil tem negros que formar para ocupar o primeiro escalão de um governo? Como assim? Está afirmando que não existem negros mais capazes que os corruptos que a cercam? Isto é uma afirmação que merece ser analisada e contestada pelos movimentos pela igualdade racial no Brasil. É um absurdo que beira ao racismo.

  17. Chororô de Marina

    https://jornalggn.com.br/blog/johnnygo/chororo-de-marina

    Hoje faz um mês que Eduardo Campos morreu. Neste mês em que Marina despontou como forte candidata, suas propostas puderam ser criticadas. Suas contradições foram reveladas, os apoios e compromissos se tornaram evidentes. Vimos os seus vários recuos e mudanças de posição. Agora, quando começa a cair nas pesquisas, a candidata vem posar de Cristo crucificado e dizer, entre lágrimas de crocodilo, que oferece a outra face.

    Ora bolas, Marina recebe críticas como todos os demais, algumas importantes e justas, outras exageradas. Com todo mundo é assim. Existe até uma certa ênfase no antipetismo. Dilma, por acaso, se debulhou em lágrimas quando entoaram “Vai tomar no cu!” em plena abertura da Copa? Naquele dia, temos que lembrar, a vaia partiu do camarote VIP do Banco Itaú. Hoje, a herdeira do banco Itaú é a aliada mais próxima da incontestável candidata.

    A grande mídia, que tange como gado uma parte cada vez menor dos leitores, acorre em auxílio de Marina. Usa a velha técnica de vitimização, manjadíssima. Sem chance. Ninguém vai parar de discutir política por causa do choro da outra. Não se pode mais criticar? Não se pode mais apontar as contradições? Não se pode mais dizer que mentiu? Não se pode mais discutir as propostas de governo? Pode, sim. Pode e deve continuar, isso é salutar para a democracia.

    Esse chororô todo não pega mais. Já existe alguma crueldade tácita no ambiente de campanha, incapaz de permitir que se aceitem excessos de fraqueza. Marina passa a inspirar não apenas fragilidade das convicções, mas também fraqueza de espírito. Verga-se facilmente, um mito de barro que se esfarela. Além disso, as notícias correm hoje mais rápidas, ficou mais difícil enganar as pessoas. A tentativa de vitimização é rapidamente detectada e se transforma em tiro no próprio pé, gera repulsa e, como sempre, descamba para a gozação. Não me surpreenderia se o mimimi tirasse ainda mais votos de Marina.

  18. Como é que o sujeito pode ser

    Como é que o sujeito pode ser tão canalha e cara-de-pau.

    A campanha de terror lulopetista contra Marina é gigantesca, mas ele, como sempre, não sabe quem anda plantando os boatos, inclusive de confisco de poupança.

     

     

    1.   Ah, e você parece ser um

        Ah, e você parece ser um PRIMOR de honestidade intelectual.

        Que papo furado é esse de boato de confisco? Se é pra inventar, inventa coisa mais atual. Sua trollagem parou em 1990.

  19. Campanha do PT despolitiza, deseduca, manipula e mente

    Os ataques pessoais do PT a Marina estão retirando votos de Dilma, que tem o maior índice de rejeição entre todos os candidatos. Os aloprados estão afundando a candidatura de Dilma. O choro sincero de Marina, ao contrário, só a fortalece junto ao eleitorado. A campanha eleitoral do PT na televisão é uma coisa deplorável, de baixíssimo nível, tudo feito para manipular o eleitor de forma grosseira. Pratos que somem das mãos das pessoas, livros que desaparecem, tudo isso atribuído a uma eventual vitória de Marina. Isso não é uma forma decente de se fazer política. É uma coisa baixa, rasteira, mentirosa e falsa. Qualquer pessoa inteligente deveria saber disso. O PT despolitizou a campanha e partiu para a pura distorção descarada da realidade. Lamentável.

    1. O inferno da recessão e desemprego

      Com independência do BC, ajuste fiscal, redução da meta de inflação, e os grupos econômicos e economistas que apoiam Marina Silva, vamos para o inferno da recessão e do desemprego, onde a redução do salário real  provocada pelo desemprego, será usada como fator de melhorar a competição das empresas(que não fecharem ou  falirem) e redução das importações.

      O discurso e programa de governo de Marina Silva atual tem como objetivo principal atrair os eleitores do decadente PSDB,  e o apoio da grande mída, além de agradar seus novos aliados políticos, principalmente o grupo Itaú.
      Mas parece que o tiro saiu pela culatra, já que ao se aproximar das propostas defendidas pela oposição PSDB, forneceu as armas necessária para sofrer um intenso ataque do PT.

      Em pais com enorme concentração de renda, sem o apoio do governo e dos programas sociais, milhões de brasileiro e brasileiras continuarão na miséria, e voltarão a sentir o a dor e o horror da fome.

      O neoliberalismo econômico pode até ser menos perverso em países mais desenvolvidos, onde quase todos tem acesso a renda acima dos US$ 2 mil mensais, a moradia, a educação pública ou privada, acesso a compra de bens duráveis e a viagens internacionais, mas não em um país com enorme concentração de renda como o Brasil, onde o neoliberalismo econômico seria perverso e cruel, condenando milhões de pessoas a fome e a miséria.

      No mais,  o Brasil tem excelência na produção de bioenergia, com o etanol combustível e o biodiesel, tem a mais avançada tecnologia para produção de petróleo em áreas marítimas, uma avançada indústria de automóveis e aviões, petroquímica, e vai melhorar a capacidade tecnológica, com o Pró-uni, o Pronatec, Programa Ciência sem Fronteiras

      O Brasil ainda tem muito a percorrer no campo tecnológico, mas para isso precisa completar o processo de distribuição de renda, quando isso ocorrer, não haverá mais necessidade das politicas sociais, todos poderão pagar mais impostos, e o estado poderá investir mais em tecnologia e em modernos processos produção de bens serviços.

      No momento o Brasil ainda precisa de programas sociais como o Bolsa Família, Pronaf, Pró-Uni, Pronatec e Minha Casa Minha Vida, mas com o aumento real e gradual do Salário Mínimo, em uma década ou duas a maioria destes programas sociais não serão mais necessários, e talvez ai poderemos flertar com o neoliberalismo econômico.

      1. “vamos para o inferno da

        “vamos para o inferno da recessão e do desemprego,” nós já estamos neste inferno, quem acredita no governo quando a realidade é tão diferente.

        Que neoliberalismo Roberto? ate tu com falácia do espantalho.

        Me diga quando o estado brasileiro diminuiu seu tamanho e/ou interverência na sociedade?

        “em uma década ou duas a maioria destes programas sociais não serão mais necessários” em uma ou duas décadas não existe mais quem vai ter mais ninguém  disposto a pagar pelo estado de falso bem estar.

        E assim que vai ser o nosso futuro se o PT se manter no poder.

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=3ZlXTLe5Mek%5D

         

        1. O aumento espetacular da Massa Salarial no Brasil

          De 2003 a 2013 a Massa salarial no Brasil teve um aumento real de 126,5%
          Massa salarial  real 2013: R$ 1,44 trilhões
          Massa salarialreal  2002: R$ 635,7 bilhões
          Número de empregos Rais 2013: 48,95 milhões
          Salário médio real 2002: R$ R$ 2.265,71
          Número de empregos Rais 2002: 28,68 milhões
          Salário médio real 2002: R$ R$ 1.707,94

          Ministério do Trabalho e Emprego—Conceitos e Conteúdo
          O que é massa salarial ?
          É o resultado do produto entre a remuneração média dos empregados e o número de empregos. Na RAIS, as informações de remuneração excluem o 13º salário.

          Como calcular a massa salarial anual ?
           
          A MASSA SALARIAL ANUAL é a soma da MASSA SALARIAL DOS 12 MESES DO ANO, acrescido ou não do 13º salário, isto é, o somatório do produto entre a remuneração média mensal pelo número de vínculos empregatícios ativos no mês. Entretanto, como a remuneração média mês a mês não está disponível na base estatística, uma boa estimativa para o cálculo da massa salarial anual pode ser obtida pelo produto da MASSA SALARIAL DE DEZEMBRO por 12 ou por 13, caso considere o 13º salário.

          URL:
          http://portal.mte.gov.br/portal-pdet/ajuda/faq/bases-de-dados/conceitos-

           

        2. Em 12 anos o Salário Mínimo quase dobrou em termos reais.

          Bom, pelo visto o senhor não anda de carro nas grandes cidades, o número da frota de veículos(incluindo motos) quase triplicou em quase 12 anos de Governo do PT.

          Já ouviu falar em aeroportos no Brasil, nunca estiveram tão lotados, inclusive na ala internacional.

          Com mais 12 anos de Governos do PT o Salário Mínimo vai mais do que dobrar, e chegará ao equivalente a quase  R$ 2.000,00 nos dias de hoje.

          Desde de 2003 ocorre um aumento espetacular do aumento do consumo da famílias, principalmente em função da redução do desemprego, e consequente aumento das pessoas com emprego com carteira assinada.

          Além da redução do desemprego, o aumento real dos salários, o aumento real do salário mínimo e a ampliação do crédito,  também contribuíram para o aumento consumo da famílias no Brasil, mas sem dúvida o principal responsável é o aumento do emprego com carteira assinada, pois além de aumentar a renda das famílias, passaram  a ter acesso acesso a linhas de crédito mais barato o que ampliou exponencialmente o consumo das famílias.

          Em função da queda do dólar no Brasil, parte significativa do aumento do consumo das famílias foi atendida por produtos importados, o que limitou o crescimento do PIB.

          Com uma correção gradual da taxa de câmbio, a substituição de parte das importações vai possibilitar um  aumento no ritmo de crescimento do PIB, das horas trabalhadas, do emprego com carteira assinada e da renda das famílias,

           

    2. “Há excessos e bobagens na desconstrução de Marina”.

      “Há excessos e bobagens na desconstrução de Marina. Numerar as incoerências de Marina é necessário. Muitas das críticas que o PT vêm fazendo, contudo, lembram o que de pior o partido já sofreu. Por Sérgio Lírio ” 

        – Carta Capital desta semana (no site também). 

    3. Pesquisa eleitorais da semana

      Vamos aguardar, amanhã tem aBR-00632/2014—VoxPopuli/TV Record—Data de divulgação: 14/09/2014

      Terça tem a BR-00657/2014—Ibope/Globo/Estadão–Data de divulgação: 16/09/2014

      Quinta BR-00665/2014—Datafolha/Globo—-Data de divulgação: 18/09/2014

      Vamos aguardar as próximas pesquisas eleitorais, caso confirmem a queda de Marina Silva, a vitória da Presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno se tornará dentro do campo das possibilidades. altamente provável..

      Além disso, alguns blogs divulgam as pesquisas internas dos partidos, algumas já indicam uma queda mais acentuada de Marina Silva, e um crescimento da candidatura da Presidenta Dilma.

    4. Pimenta nos olhos dos outros é refresco

      Marina diz que PT colocou diretor para ‘assaltar’ cofres da Petrobras
      Candidata do PSB participou de sabatina do jornal ‘O Globo’, no Rio.
      Ela também comentou denúncias contra Eduardo Campos.
      11/09/2014 10p6 – Atualizado em 11/09/2014 14h08—Lucas Salomão e Henrique Coelho Do G1, em Brasília e do G1 RJ

      A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, durante sabatina promovida pelo jornal O Globo, realizada no Museu de Arte do Rio (MAR), no centro do Rio de Janeiro (Foto: MÁRCIO CASSOL/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, durante sabatina promovida pelo jornal O Globo, realizada no Museu de Arte do Rio (MAR), no centro do Rio de Janeiro (Foto: Márcio Cassol/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

      A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, disse nesta quinta-feira (11), durante sabatina do jornal “O Globo”, que as pessoas não confiam em um partido que colocou um diretor na Petrobras para “assaltar os cofres” da estatal. Ela fez referência a Paulo Roberto Costa, ex-diretor da empresa, preso  pela operação Lava Jato por suspeita de participar de esquema de corrupção em contratos da Petrobras.—-

      URL:

      http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2014/noticia/2014/09/nao-da-para-confiar-em-sigla-que-deixa-diretor-assaltar-petrobras-diz-marina.html

    5. A foto de uma candidata na mesma reportagem:

      Na reportagem q cito de CC há uma foto da candidata Marina (v. site tb.). Tirem suas conclusões (páro aqui, conterei minha prolixidade).

    6. A fotografia escolhida pra capa de CC na semana passada.

      Edição passada de CC: Olhemos a capa. Há duas alternativas de como se olhar: alternativa 1 – Olhar a revista de relance, passar a vista d’olhos. Alternativa 2: Olhar com atenção, detidamente, a foto que CC, cuidadosamente, escolheu pra sua capa da edição da semana passada. Uma “última” pergunta: Quais banca vendem CC? Em quais bairros? Quem passa por tais bancas? Qual é a impressão, qual é a reação de quem olha a capa nas alternativas 1 e 2 ? Tirem suas conclusões (novamente contenho, milagrosamente, minha prolixidade). Pista: já toquei neste ponto nalgum comentário longo por aqui.

    7. não sei do pensamento de Argolo:

      Passo rapidamente por alguns post-títulos. Mal olho comentários e comentaristas. Não tenho idéia do pensamento de Argolo. Às vezes páro e sou prolixo e uso de humor mesclado com seriedade – uma charada que nem todos apreciam ou interpretam desse ou daquele jeito.

    8. A Marina faz o mesmo!

      Na denúncia da Petrobras a Mariana acusou o PT, mas se esquece que a mesma denúncia envolve o atual partido dela o PSB. Se há um errros são dos dois lados, alias qual campanha não há ataques??

      Não voto na Maria por um simples e importante fato, ela defende a autonomia do BC, lógico que vai de precisar do congresso para isso, mas, ela traz essa bandeira que sou contra.

    9. E sabe qual a pior

      E sabe qual a pior consequência disso ?

      Estão fazendo quem tem algum discernimento, pensar que, talvez, o Reinaldo Azevedo e o Jabour não estejam tão errados assim…

    10. pt

      Nobre, todas as campanhas mostram o que lhes favorecem. Quando PT mostra a cena à mesa e os executivos de gravata,    simula o poderá ocorrer em governo Marina. O pessoal do PT não está criticando a pessoa da Marina. Criticam a mudança de posição diuturnamente e gera desconfiança de todo o povo brasileiro. Não tem nenhuma crítica pessoal. Você poderá assistir e comprovar. A única crítica dura e ameaçadora que vi nesta campanha, foi do Malafaia em relação à própria Marina.

    11. Então fala

      Então faça um favor à Marina e diga qual foi a baixaria que foi dita dela, que não pode ser dita em campanha e que motiva essa comoção toda?

      Você diz que os ataques foram brutais, então diga que ataques foram esse.

      – Foi afirmar que a independência do Banco Central é prejuddicial aos trabalhadores?

      – Ou dizer que ela recuou de suas posições em relação ao casamento gay depois das tuitadas do MAlafaia, Isso foi mentira?

      – Ou foi dizer que abandonar o Pré-Sal trará enormes prejuízos ao País?

      Diga o que é que o PT está falando da MArina Silva que é baixaria.

      Você cita baixaria genéricamente, mas não diz o que é válido na crítica política e o que não é;

      Cite o que você acha que são baixarias.

      Ou você está mentindo?

      1. Mais do que eu já disse? Quer que eu seja explícito?

        É baixo, baixaria, é covarde o ato do PT de dizer que uma militante histórica como Marina seria contra os investimentos em educação, seria contra o aumento do emprego, ao ponto de tirar a comida da mesa do brasileiro, como mostra a propaganda eleitoral de Dilma na televisão. Dizem que Marina está vendida ao grande capital financeiro, que quer entregar a Petrobras a multinacionais americanas. Para atacá-la desonestamente de “obscurantista”, dizem até que Marina é contra a exploração do pré-sal, apenas porque ela disse que era favorável ao incentivo à indústria do etanol. Tudo isso é falso, é jogo baixo, é ataque destrambelhado, conotativo de desespero eleitoral. Isso porque eu não falei dos ataques pessoais diretos.

        A postura do PT é um desrespeito em relação a uma antiga companheira de partido. Marina não mudou em suas convicções históricas. Nisso o PT mente para atacá-la. Marina não mudou porque saiu do PT. Isso é falso. A verdade é que quem mudou foi o PT. Lula acusa Marina de ter mudado, de ter traído a causa. Mentira. Isso se aplica muito mais ao PT.

        De outra banda, os militantes, principalmente os mais aloprados, que usam perfis falsos nos fóruns de discussão na Internet, atacam Marina de todos os modos possíveis. Dizem que ela é fundamentalista, o que é falso, que ela não respeita o Estado Laico, o que é falso, que ela é casada com um criminoso, contrabandista de madeira (Marina agora é culpada disso, uma conclusão ignominiosa), que ela se vendeu para o sistema financeiro (Marina seria uma venal, com o seu nome e sua dignidade à venda), o que é igualmente falso, que ela é “louca”, nada mais falso, que ela é igual a Collor (acusado de corrupção e teve que renunciar ao mandato de presidente durante o processo de impeachment) e a Jânio Quadros (renunciou também quando presidente, o que ajudou a abrir o caminho para o Golpe Militar de 1964), acusações falsas, que ela não passa de uma matuta do Acre que saiu do mato e que não tem competência para governar, o que já vi muito militante aloprado escrever por aí, uma infâmia.

        Não bastasse tudo isso, alguns ainda se referem a Marina como “Osmarina”, em tom de desdém com o nome verdadeiro dela, tudo para ridicularizá-la, essa é a verdadeira intenção. Típico preconceito de classe contra o nome verdadeiro dela. É uma forma de desqualificá-la, chamá-la de pobre, de incapaz, de inválida, usando a sua origem familiar e formação sócio-cultural como suporte do achaque. É isso o que se esconde por trás de quem a chama, maliciosamente e com desdém, de Osmarina, nome verdadeiro de Marina.

        Todos esses ataques mostram a grosseria e a violência a que aderiu o PT para derrotar Marina, tudo porque percebeu que ela poderia ganhar.

        Um ataque não é baixo apenas quando alguém xinga o adversário com palavrões, o que não está muito longe de acontecer. Devem dizer isso entre eles e essa é a vontade. Devem ter vontade de chamar Marina de tudo quanto é nome. Canalha, nojenta etc. De mentirosa, falsa, vendida e desonesta, isso o PT já chama. A baixeza de um ato pode ser detectada de diversas formas, a exemplo dos ataques que o PT vem proferindo contra Marina.

        Pronto, é só isso aí. O PT usa as mesmas táticas que durante anos usaram contra Lula. Tá de bom tamanho?

         

        1. Estamos dentro do limite das disputas eleitorais

          As politicas neoliberais defendidas agora por Marina Silva tem sim o potencial de trazer a fome de volta que atingiu milhões de brasileiros e brasileiras antes dos Governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma.

          Com os juros da Selic no atual patamar, são gastos anualmente ceca de R$255,6 bilhões com a rolagem da dívida pública, se os juros da Selic dobrarem,  dobrará também o custo da rolagem da dívida pública, ou seja serão necessário mais R$255,6 bilhões anuais , que serão tirados de algum lugar do orçamento federal, e muito provavelmente dos gastos sociais e com a demissão de funcionários públicos, como já ocorreu em governos anteriores.

          Politicas Neoliberais, aumentaram o desemprego e reduziram o salário real nos governos Collor e FHC, além de promover um perverso aperto fiscal, que reduziu os programas sociais, para pagar o aumentos extraordinários dos juros praticados pelo Banco Central, os juros da dívida externa e dos empréstimos ao FMI e da correção cambial provocada pela dolarização da divida interna.

          Os grupos econômicos e economistas que apoiam Marina Silva, como o Itaú são os mesmos que até ontem apoiavam a oposição PSDB e defendem a prática do neoliberalismo econômicos, os mesmos que acabaram com o monopólio do petróleo no Brasil, privatizaram várias estatais no governo FHC, e tentaram privatizar os bancos públicos e a Petrobras.

          Não há desrespeito nenhum com uma antiga companheira de partido, muito pelo contrário, foi a a antiga companheira que gritou em alto e bom som, com apoio da maior parte da grande mídia, que “o PT colocou um diretor, por 12 anos, para assaltar a Petrobras”.

          No mais, a atuação dos simpatizantes do PT nas redes faz parte da disputa políticas, e não é menos intensa do que a atuação dos simpatizantes dos demais partidos, e é raro encontrar um espaço como o Blog Luis Nassif Online, onde o contarditório é praticado de forma tão respeitosa, mas isso é  público e notório, e de conhecimento de todos, bem antes da atual disputa eleitoral,

          De fato os ataques as propostas de Marina Silva aumentaram em função da subida dela nas pesquisas eleitorais, e não poderia ser diferente, antes o PT atacava o PSDB, mas agora o principal adversário e inimigo passou ser Marina Silva. e isto faz parte das disputas eleitorais, não é de ontem nem de hoje, é de sempre.

          Em relação ao tempo em que esteve filiada Marina Silva mudou totalmente, e hoje defende propostas que antigamente condenava, como a independência do BC, o tripé econômico “meta de inflação, superávit fiscal e câmbio flutuante”, o aperto fiscal, redução da meta de inflação.

          No mais o PT não tem apoio da grande mídia para fazer os ataques a seus adversário, e precisa utilizar o horário eleitoral e as redes sociais para isso.

          Marina Silva e o PSDB, podem deixar o ataque ao PT para seus representantes na grande mídia, e se posar de boazinha e bonzinho no horário eleitoral.

           

        2. É baixo, baixaria, é covarde

          É baixo, baixaria, é covarde o ato do PT de dizer que uma militante histórica como Marina seria contra os investimentos em educação, seria contra o aumento do emprego, ao ponto de tirar a comida da mesa do brasileiro, como mostra a propaganda eleitoral de Dilma na televisão.

          Em primeiro lugar o PT nunca disse que ela é contra os investimentos em educação (você está mentindo muito Argolo, dá na vista). Disse que ela não liga para a educação e não dá a menor prioridade para essa área. Isso é facilmente constatável ao se observar  a propaganda eleitoral e o programa de governo dela. Nenhum projeto, nenhuma proposta significativa, nada aparece na campanha dela abordando o assunto. Se aparece, por favor coloque aqui, porque eu não vi nada e não conheço ninguém que tenha visto a Osmarina abordando o tema com um mínimo de destaque.

          Com relação ao emprego, Osmarina nem toca no assunto. Não fala de empregos, não fala de salários, nem cita os trabalhadores. Não comenta sobre a miséria nem tem proposta alguma para melhorar a vida dos mais necessitados. Se tem, não apareceu na sua propaganda eleitoral e nem em nenhuma entrevista que ela tenha dado. Se ela não fala do tema, não apresenta propostas, como você pode dizer que ela está dando a devida imprtância ao tema?

          Mais uma vez você mente ao dizer que o PT afirma que ela é contra o emprego. O PT diz que ela tem propostas que levarão ao desemprego, o que tem tudo a ver. MArina fala de inflação e crescimento do PIB, temas caros aos banqueiros, mas não fala de empregos., Aponta soluções ortodoxas que estão sendo aplicadas na Europa, gerando altos índices de desemprego. Se ela propõe a política ortodoxa e não fala de empregos, como não concluir que irá gerar desemprego se eleita.

          E nenhuma dessas críticas é baixaria coisa nenhuma.É crítica política que ela pode perfeitamente responder, abordando os assuntos, apresentando seus projetos e comprometendo-se com eles. Como conciliar uma política ortodoxa de aperto fiscal com a geração de empregos? Como evitar o arrocho salarial? Ela não fala. PArece que não quer se comprometer para poder implantar essas políticas ortodoxas (arrocho salarial e aperto fiscal) se eleita. BAsta ela responder às críticas e não cabe a um adversário em uma disputa eleitoral dizer que o outro não pode criticar suas posições políticas. A campanha eleitoral é para isso mesmo.

          Dizem que Marina está vendida ao grande capital financeiro, que quer entregar a Petrobras a multinacionais americanas. Para atacá-la desonestamente de “obscurantista”, dizem até que Marina é contra a exploração do pré-sal, apenas porque ela disse que era favorável ao incentivo à indústria do etanol. Tudo isso é falso, é jogo baixo, é ataque destrambelhado, conotativo de desespero eleitoral. Isso porque eu não falei dos ataques pessoais diretos.

          Em relação ao Pré-Sal vale o mesmo que eu disse acima. É crítica política. Basta ela dizer sua proposta para o Pré-Sal, comprometer-se com uma estratégia de exploração desses recursos e comprometer-se com a Petrobras. Por que não faz isso em vez de ficar fingindo-se de coitadinha? A única conclusão lógica é que ela sinaliza uma abertura para a exploração do Pré-Sal por empresas estrangeiras. Se essa conclusão é errada, ela que explique o que é então e que se comprometa com um modelo de exploração desse petróleo.

          Quanto a esses “ataques pessoais” que você citou, vale o que eu disse anteriormente. Cite esses ataques. Quem falou o que da Osmarina? Colocar as coisas dessa forma genérica só faz pensar que é uma vitimização vazia. Cite quais efetivamente são os ataques pessoais que o PT fez à Osmarina, porque até agora, após uma montanha de xingamentos, você não citou nenhum. Citou apenas críticas políticas absolutamente normais.
           

          A postura do PT é um desrespeito em relação a uma antiga companheira de partido. Marina não mudou em suas convicções históricas. Nisso o PT mente para atacá-la. Marina não mudou porque saiu do PT. Isso é falso. A verdade é que quem mudou foi o PT. Lula acusa Marina de ter mudado, de ter traído a causa. Mentira. Isso se aplica muito mais ao PT.

          Engraçado, você diz que o PT faz baixarias ao dizer essas coisas da Osmarina mas ela vive dizendo isso do PT e isso então não é baixaria. Você mesmo cansa de falar essas mentiras contra o PT, está sendo baixo então?

          Você não vai conseguir convencer ninguém que não se pode fazer críticas à Osmarina, principalmente sendo as mesmíssimas críticas que ela faz aos outros. Com isso só demonstra desespero e falta de argumentos. Só isso.

          De outra banda, os militantes, principalmente os mais aloprados, que usam perfis falsos nos fóruns de discussão na Internet, atacam Marina de todos os modos possíveis. Dizem que ela é fundamentalista, o que é falso, que ela não respeita o Estado Laico, o que é falso, que ela é casada com um criminoso, contrabandista de madeira (Marina agora é culpada disso, uma conclusão ignominiosa), que ela se vendeu para o sistema financeiro (Marina seria uma venal, com o seu nome e sua dignidade à venda), o que é igualmente falso, que ela é “louca”, nada mais falso, que ela é igual a Collor (acusado de corrupção e teve que renunciar ao mandato de presidente durante o processo de impeachment) e a Jânio Quadros (renunciou também quando presidente, o que ajudou a abrir o caminho para o Golpe Militar de 1964), acusações falsas, que ela não passa de uma matuta do Acre que saiu do mato e que não tem competência para governar, o que já vi muito militante aloprado escrever por aí, uma infâmia.

          Já vi você enrar neste mesmo blog e relativizar ataques muito, mas muito mais pesados que esses feitos contra Dilma, Lula e o PT, sempre dizendo que não é calúnia, não é infâmia, etc… E sempre com sua arrogância típica, tentando dar carteirada de entendido de direito em todo mundo.
          Agora vem dizer que críticas muito mais leves do que as que você disse não serem infâmia contra candidatos do PT seriam infâmia apenas por serem feitas contra a Marina.
          É muita cara de pau da sua parte.

          Não bastasse tudo isso, alguns ainda se referem a Marina como “Osmarina”, em tom de desdém com o nome verdadeiro dela, tudo para ridicularizá-la, essa é a verdadeira intenção. Típico preconceito de classe contra o nome verdadeiro dela. É uma forma de desqualificá-la, chamá-la de pobre, de incapaz, de inválida, usando a sua origem familiar e formação sócio-cultural como suporte do achaque. É isso o que se esconde por trás de quem a chama, maliciosamente e com desdém, de Osmarina, nome verdadeiro de Marina.

          Você está dizendo que chamar uma pessoa pelo seu verdadeiro nome é desqualificá-la. Sinceramente não poderia ser mais ridículo que isso. Osmarina é um nome brasileiro e muito bonito. É a versão feminina do nome Osmar e seria até um trunfo político para ela usá-lo, pois leva a uma conexão com o povo. Mas a campanha da Osmarina é uma campanha elitista, voltada para os mais ricos e os que mesmo não sendo, acham que imitando os ricos um dia serão. Não é de se estranhar que seus defensores achem o uso de um nome popular para se referir a ela uma ofensa, afinal são pessoas que desprezam o povo e tudo que pareça coisa de pobre.

          O uso do nome Osmarina é um recurso retórico para chamar atenção para o texto. Tem gente que faz isso chamado o Lula de Luiz inácio ou citando o candidato pelo sobrenome. Esse mimimi é absolutamente ridículo.

          Todos esses ataques mostram a grosseria e a violência a que aderiu o PT para derrotar Marina, tudo porque percebeu que ela poderia ganhar.

          Não tem uma só grosseria ou violência em todas as coisas que você citou. Você está chamando críticas políticas absolutamente normais, muitas que você mesmo fez em relação ao governo e ao PT, de baixarias, forçando a barra de uma forma que chega a ser cômica (na verdade, uma palhaçada).

          Um ataque não é baixo apenas quando alguém xinga o adversário com palavrões, o que não está muito longe de acontecer. Devem dizer isso entre eles e essa é a vontade. Devem ter vontade de chamar Marina de tudo quanto é nome. Canalha, nojenta etc. De mentirosa, falsa, vendida e desonesta, isso o PT já chama. A baixeza de um ato pode ser detectada de diversas formas, a exemplo dos ataques que o PT vem proferindo contra Marina.

          Você está dizendo que “o PT” sem dizer quem é  não o PT, quem fala pelo partido, pela campanha, pela candiata… Qualquer um é “o PT”, basta você querer incluir no seu saco de gatos de acusações sem fundamento. Depois diz que “o PT” (entidade que não define” “tem vontade” de xingar. Ou seja, acusa não pelo que foi feito, pois sabe que não foi feito, mas pelo que você acha que uma entidade que vocÊ não define “tem vontade” de fazer.
          Que bosta de advogado você deve ser para apresentar uma acusação ridícula e disparatada desse jeito.

          Pronto, é só isso aí. O PT usa as mesmas táticas que durante anos usaram contra Lula. Tá de bom tamanho?

          Ninguém do PT fez nenhuma crítica à vida pessoal da Osmarina, Do Lula já expuseram a sua filha, pagando uma ex namorada para acusá-lo na TV sobre coisas que são da vida pessoal dele, afetando sua família e seus filhos. Você deveria lavar a boca com sabão depois de falar uma mentira nojenta como essa.
           

          1.   De mais a mais, só falta

              De mais a mais, só falta agora responsabilizar o PT pelo que cada simpatizante fala.

              O chororô parece mesmo ser contagioso, como alguém andou dizendo.

    12. Quem esta distorcendo a

      Quem esta distorcendo a realidade é o senhor. Não há ataques pessoais a Marina. Questiona-se seu projeto de poder e seu falso discurso de salvadora da patria, coisa perfeitamente normal em qualquer campanha politica. Quem não quer receber criticas, peça licença e saia. A recusa em aceitar criticas só expõe o carater autoritario e demagogico da candidata. Só ela tem a verdade. Só ela pode expor as supostas mazelas dos outros. Ela não tem defeito. O que é isso? Agride, mente, chuta nas canelas, e depois vem se fazer de vitima? Isso sim é que é distorcer a realidade.

    13. Você pode mais.

      Tudo bem que você Marinou nesta eleição Argolo, o fez publicamente aqui no Blog. No entanto para defender Marina Silva você pode esforçar-se mais. Você tem intelecto para fazer melhor.

      Marina Silva: “O PT colocou uma quadrilha na Petrobras para dilapidar a empresa”

      Dilma: “Não falo mal da pessoa da Marina, pois a conheço e sei que é uma pessoa bem intencionada, as críticas que faço são à suas propostas …”

      Marina reclama, porém perdeu duas no TSE;

      sobre o pré-sal…..” Admar Gonzaga rejeitou o pedido de direito de resposta argumentando que não é possível dizer que que a propaganda de Dilma divulgou “fato sabidamente inverídico na acepção conferida à espécie pela jurisprudência desta Corte, com ofensa à imagem ou à candidatura da representante Marina Silva”…

      Sobre o BC…”Na representação protocolada no TSE, Marina Silva argumentava que a propaganda não corresponde à verdade e teve como objetivo “criar pânico entre os eleitores”. No entanto, a Justiça Eleitoral entendeu que não houve, no caso, violação à lei.”…

      Você sabe que a imagem dos pratos sumindo da mesa é uma forma de traduzir ao povo, através de imagens – que não entende muito de economia – o que significa o que foi dito.

      E sabe também que a imagem está bem perto da realidade, de quem depende de políticas sociais como o BF.

      Que sabe-se, desaparecerão na conta do ajuste da política fiscal, e não sou eu quem o digo, mas o Gianetti.

        1. O MArina de Marina Silva

          O MArina de Marina Silva contrabandeou 100 milhoes em madeira quando ela era ministra..isso é fato ou não?

          O coordenador economico de Marina, Lara Reende, ficou multimilionario depois de obter informações privilegiadas no Governo FHC…isso é verdade ou não?

          Deixe de ser leviano…pois a denuncias para todos os gostos…é feira livre. 

           

        2. Cuidado com o que escreeve, o

          Cuidado com o que escreeve, o PT já abriu processo contra a candidata do Itaú, para processar um reles vira-lata, pouco custa .

           

        3. Esqueceu Eduardo Campos?

          Ou o belo avião que despencou não saiu de dinheiro sujo com este mesmo corrupto? Acho que confundiu de partido. Se esta investigação for adiante vai aparecer muita sujeira do Eduardo Campos e seu PSB em Pernambuco. Ou o pedido de ser testemunha de defesa não já demonstrava quanta sujeira o PSB fez?

      1. Não “marinei”, estou apenas falando o que é bastante evidente

        Meu voto ainda é na DILMA, mas não pela propaganda eleitoral do PT, que é como eu falei acima, baixa, rasteira, mentirosa, sensacionalista, do pior nível possível. Trata o eleitor como idiota, usa de recursos, de truques de televisão para convencer o eleitor de menor senso crítico, mais desinformado, menos intelectualmente capaz de que Marina, se ganhar, vai fazer tudo aquilo que é mostrado. Isso é não é debate político de alto nível. E é essa sim a campanha que o PT vem fazendo.

        Eu sei diferenciar as coisas. Sou crítico da campanha que o PT faz nessas eleições presidenciais. Puro desespero, eticamente condenável. O eleitor brasileiro e Marina mereciam mais respeito.

    14. Argolo, não houve ataques

      Argolo, não houve ataques pessoais contra Marina, você sabe disso.

      Está mentindo, assim como está mentido a tua candidata, Marina Silva; tão antigo no blog, deve saber que uma porra-louquice dessas aqui não cola.

      1. Quem mentem são o PT e Lula

        Houve vários ataques pessoais a Marina. Dilma já a chamou de “obscurantista” e “leviana”. O PT e seus militantes acusam Marina de ser “falsa”, “desonesta”, “vendida” ao capital financeiro. Dizem que ela é uma “fundamentalista” contrária ao Estado Laico. Já vi militante virtual petista chamar Marina de “louca” e de “matuta que saiu do mato”, não tendo, por isso, competência para ser presidente da república.

        Fora os ataques que ela sofreu em relação ao jato que caiu e matou Campos. Para alguns militantes petistas, Marina está envolvida em supostos trambiques na compra do jato. Chamaram indiretamente de “trambiqueira”.

        Ataque não é só xingar por meio de palavrões. Isso eu ainda não vi.

        1.   Para com isso, Argolo. Você

            Para com isso, Argolo. Você mesmo, PESSOALMENTE, desce a lenha quando o assunto é sensível demais – eu LI vários comentários seus arrebentando comentaristas que nem tocavam no seu nome, só por discordarem da sua posição a respeito do julgamento do mensalão.

            De mais a mais, quando Marina resolve dizer que o PT pôs um caboclo na Petrobrás para roubar é o quê, elogio? Crítica construtiva?

            Que você é inteligente todo mundo aqui sabe. Até por isso não combina com você esse estilo de análise, endossando a vitimização de Marina. Só falta dizer que a questão dos LGBT/Malafaia, BC independente, etc é tudo invenção do PT.

  20. Artigo de jornalista russo especialista em CIA modus operandi

    Bomba, bomba, artigo de jornalista rtusso, especialista em CIA e modus operandi na América Latina, descreve em detalhes como a CIA recrutou Marina a anos atrás e agora ela está sendo bancada por CIA e George Soros.Washington  não quer que Dilma Rousseff vença pois está atrapalhando os planos hegemônicos norte americanos. alem de querer o pré-sal para ser explorado por suas companhias, eles não suportam a ideia dos BRICS.Tudo isto está detalhado em: redecastorphoto.blogspot.com.br  eleicoes-no-brasil-marina-silva-e-cia.html

    Vale a pena ler e analizar. 

    Ione

     

  21. Outro tiro no pé

    A Marina Itaú dá tiro no pé quando  banca de uma de vitima ao chorar em público. Por favor Nassif, grava  o que estou escrevendo. Com o programa eleitoral da Dilma de hoje (13/09) não tem  para ninguém. Para os incautos, já vou afirmando que a Dilma tem bala na agulha e aguardem mais propostas reais para serem aplicadas no Brasil a favor do povo como um todo.

    (Eu acho que estou dando pistas demais  para os canlhas do PIG manipular o povo)  

  22. Dilma afirma que nenhum negro

    Dilma afirma que nenhum negro no Brasil tem  capacidade para estar no primeiro escalão do seu governo.

    ““Eu tenho muitos negros no segundo escalão. E acho que isso reflete também o fato, por isso é muito importante a lei de cotas nas universidades. Nós temos de formar pessoas negras para ocuparem os postos mais altos desse país. Temos de fazer isso.”

    Isto é uma afirmação que merece ser analisada e contestada pelos movimentos pela igualdade racial no Brasil. É um absurdo que beira ao racismo.

    1. Eric, leia a matéria e não

      Eric, leia a matéria e não distorça as falas da presidente: ela diz que é a favor das cotas para que os negros possam ocupar todos os escalões. 

      Debater faz parte, é salutar. Mas distorcer falas, é desonratidade intelectual. 

      Ja nos basta Marina chorona com suas versões ao sabor da ocasião!

  23. Carece coragem, moça, carece muita coragem!

    Lula e Dilma apanham da mídia desde o dia em que pisaram no Palácio do Planalto.

    As redes sociais estão abarrotadas de todo o tipo de baixaria contra a presidenta. Há, inclusive, ameaças de morte.

    A Folha deu cartaz a um sujeito que divulgava montagens fotográficas em que Dilma aparecia sob a mira de uma arma. Publicou matéria positiva sobre ele na edição impressa e o pôs na TV Folha, em programa exibido na tv aberta.

    Uma empresa de São Paulo patrocinou a distribuição de cartilhas anti-Dilma na porta do Itaquerão, no dia da abertura da Copa do Mundo.

    No Estádio, milhares de pessoas, em especial aquelas situadas nas áreas VIP, vaiaram Dilma e a mandaram tomar no cú.

    Blogueiros da Veja fazem, há anos, campanhas de baixíssimo nível contra a presidenta.

    Você nunca viu a presidenta, em momento algum, reclamar de nada.

    Você nunca a viu dizer que a estão “perseguindo”.

    Os blogs que a apoiam, sim. Reclamam e protestam frequentemente contra o tratamento da mídia.

    A presidenta, porém, se mantém altiva e firme.

    Saiu há pouco uma nova abordagem do Manchetômetro, comparando o que se dizia do presidente FHC em 1998, e o que se diz da presidenta, hoje.

    A abordagem é uma resposta a acusações de críticos do manchetômetro, segundo os quais à imprensa cabe a função de contra-poder, e, portanto, a mídia fala mal da Dilma porque ela é presidenta.

    Não é bem assim.

    Em 1998, FHC era poder, era candidato a reeleição, e o tratamento era outro.

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/09/13/carece-coragem-moca-carece-muita-coragem/#sthash.JvRe08ys.dpuf

    Lula e Dilma apanham da mídia desde o dia em que pisaram no Palácio do Planalto.

    As redes sociais estão abarrotadas de todo o tipo de baixaria contra a presidenta. Há, inclusive, ameaças de morte.

    A Folha deu cartaz a um sujeito que divulgava montagens fotográficas em que Dilma aparecia sob a mira de uma arma. Publicou matéria positiva sobre ele na edição impressa e o pôs na TV Folha, em programa exibido na tv aberta.

    Uma empresa de São Paulo patrocinou a distribuição de cartilhas anti-Dilma na porta do Itaquerão, no dia da abertura da Copa do Mundo.

    No Estádio, milhares de pessoas, em especial aquelas situadas nas áreas VIP, vaiaram Dilma e a mandaram tomar no cú.

    Blogueiros da Veja fazem, há anos, campanhas de baixíssimo nível contra a presidenta.

    Você nunca viu a presidenta, em momento algum, reclamar de nada.

    Você nunca a viu dizer que a estão “perseguindo”.

    Os blogs que a apoiam, sim. Reclamam e protestam frequentemente contra o tratamento da mídia.

    A presidenta, porém, se mantém altiva e firme.

    Saiu há pouco uma nova abordagem do Manchetômetro, comparando o que se dizia do presidente FHC em 1998, e o que se diz da presidenta, hoje.

    A abordagem é uma resposta a acusações de críticos do manchetômetro, segundo os quais à imprensa cabe a função de contra-poder, e, portanto, a mídia fala mal da Dilma porque ela é presidenta.

    Não é bem assim.

    Em 1998, FHC era poder, era candidato a reeleição, e o tratamento era outro.

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/09/13/carece-coragem-moca-carece-muita-coragem/#sthash.JvRe08ys.dpuf

    Lula e Dilma apanham da mídia desde o dia em que pisaram no Palácio do Planalto.

    As redes sociais estão abarrotadas de todo o tipo de baixaria contra a presidenta. Há, inclusive, ameaças de morte.

    A Folha deu cartaz a um sujeito que divulgava montagens fotográficas em que Dilma aparecia sob a mira de uma arma. Publicou matéria positiva sobre ele na edição impressa e o pôs na TV Folha, em programa exibido na tv aberta.

    Uma empresa de São Paulo patrocinou a distribuição de cartilhas anti-Dilma na porta do Itaquerão, no dia da abertura da Copa do Mundo.

    No Estádio, milhares de pessoas, em especial aquelas situadas nas áreas VIP, vaiaram Dilma e a mandaram tomar no cú.

    Blogueiros da Veja fazem, há anos, campanhas de baixíssimo nível contra a presidenta.

    Você nunca viu a presidenta, em momento algum, reclamar de nada.

    Você nunca a viu dizer que a estão “perseguindo”.

    Os blogs que a apoiam, sim. Reclamam e protestam frequentemente contra o tratamento da mídia.

    A presidenta, porém, se mantém altiva e firme.

    Saiu há pouco uma nova abordagem do Manchetômetro, comparando o que se dizia do presidente FHC em 1998, e o que se diz da presidenta, hoje.

    A abordagem é uma resposta a acusações de críticos do manchetômetro, segundo os quais à imprensa cabe a função de contra-poder, e, portanto, a mídia fala mal da Dilma porque ela é presidenta.

    Não é bem assim.

    Em 1998, FHC era poder, era candidato a reeleição, e o tratamento era outro.

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/09/13/carece-coragem-moca-carece-muita-coragem/#sthash.JvRe08ys.dpuf

    http://www.ocafezinho.com/2014/09/13/carece-coragem-moca-carece-muita-coragem/#sthash.JvRe08ys.dpuf

    Lula e Dilma apanham da mídia desde o dia em que pisaram no Palácio do Planalto.

    As redes sociais estão abarrotadas de todo o tipo de baixaria contra a presidenta. Há, inclusive, ameaças de morte.

    A Folha deu cartaz a um sujeito que divulgava montagens fotográficas em que Dilma aparecia sob a mira de uma arma. Publicou matéria positiva sobre ele na edição impressa e o pôs na TV Folha, em programa exibido na tv aberta.

    Uma empresa de São Paulo patrocinou a distribuição de cartilhas anti-Dilma na porta do Itaquerão, no dia da abertura da Copa do Mundo.

    No Estádio, milhares de pessoas, em especial aquelas situadas nas áreas VIP, vaiaram Dilma e a mandaram tomar no cú.

    Blogueiros da Veja fazem, há anos, campanhas de baixíssimo nível contra a presidenta.

    Você nunca viu a presidenta, em momento algum, reclamar de nada.

    Você nunca a viu dizer que a estão “perseguindo”.

    Os blogs que a apoiam, sim. Reclamam e protestam frequentemente contra o tratamento da mídia.

    A presidenta, porém, se mantém altiva e firme.

    Saiu há pouco uma nova abordagem do Manchetômetro, comparando o que se dizia do presidente FHC em 1998, e o que se diz da presidenta, hoje.

    A abordagem é uma resposta a acusações de críticos do manchetômetro, segundo os quais à imprensa cabe a função de contra-poder, e, portanto, a mídia fala mal da Dilma porque ela é presidenta.

    Não é bem assim.

    Em 1998, FHC era poder, era candidato a reeleição, e o tratamento era outro.

    Os gráficos são eloquentes! A poderosa máquina midiática tenta triturar, há anos, a imagem de Dilma.

    No entanto, você não vê Dilma chorando na mídia, protestando contra “boatos” ou “mentiras”.

    Ela enfrenta tudo de cabeça erguida.

    Nunca processou ninguém, como faz Aécio, nunca chorou, nunca se lamuriou. Ao contrário, sempre afirma, quando perguntada, que prefere o barulho das críticas ao silêncio da ditadura.

    Bem diferente de Marina Silva, que hoje aparece na capa da Folha, do Globo e da Veja, no papel de vítima.

    E por quê?

    Porque o PT e as redes sociais apontam incoerências em suas falas e em seu programa de governo.

    Ora, isso é debate político!

    É democracia!

    Marina Silva vai entrar na onda da criminalização da política e tratar o contraponto às suas ideias como “ataques”?

    Até agora, quem jogou sujo foi ela, ao afirmar, na sabatina da Globo, que o PT botou um ladrão na Petrobrás para roubar.

    Baixo nível!

    Marina deve tudo, absolutamente tudo, que conquistou ao PT. Ela foi eleita a senadora mais jovem do país com dinheiro do PT, e agora faz uma acusação irresponsável dessa, com base no que disse a revista Veja?

    Então o PT era bom para fazer a sua campanha de senadora? Era bom para lhe fazer chegar a ministra de Estado?

    E agora, que ela mudou de partido, e ambiciona o poder presidencial, o PT vira um partido de ladrão?

    Marina quer o poder pelo poder?

    Ora, Dilma foi presa aos 22 anos. Foi barbaramente torturada.

    Na foto que abre o post, vemos uma jovem altiva, com uma expressão desafiadora, diante dos juízes militares.

    Ela não se fez de vítima nem naquela época, nem hoje, quando é atacada pelos mesmos jornais que apoiaram a ditadura que a torturou.

    Dilma sabe que, para arrostar as dificuldades, é preciso coragem.

    Um líder não se vitimiza, justamente porque é líder, e precisa transmitir força, serenidade e, sobretudo, coragem aos mais fracos, àqueles que não tiveram as oportunidades que o líder teve.

    O Brasil ainda tem muita gente oprimida. Ainda tem um povo sofrido que precisa de lideranças valentes e generosas que o guiem, democraticamente, para um futuro melhor.

    Marina Silva não é uma pobre coitada perseguida! É uma mulher que foi eleita a senadora mais jovem da nossa história.

    Foi senadora por 16 anos, sempre pelo PT.

    Foi ministra de Estado.

    É amiga de gente muito rica, como o dono da Natura, Guilherme Leal, e Neca Setúbal, dona do Itaú.

    Esta última doou R$ 1 milhão ao Instituto Marina, ou 83% de tudo que o instituto ganhou.

    R$ 1 milhão é mais do que a maioria dos brasileiros jamais ganharão durante uma vida inteira de trabalho.

    Vive no apartamento de um homem muito rico, dono de postos de gasolina e fazendas no Mato Grosso e Pará.

    Tem apoio hoje da elite do país e da mídia.

    Está chorando por que?

    Porque alguns tuiteiros e blogueiros estão apontando suas incoerências?

    É com essa força que pretende ser presidente?

    No primeiro tuíte de Malafaia, mudou seu programa de governo.

    Agora, diante das primeiras críticas nas redes sociais, aparece chorando nos jornais?

    Aonde ela pretende chegar com isso?

    Em Grande Sertão Veredas, a obra-prima de Guimarães Rosa, há uma cena antológica, do primeiro encontro entre Diadorim e Riobaldo.

    Os dois ainda eram adolescentes.

    Riobaldo entra numa canoa dirigida por Diadorim, que atravessa um enorme rio, de águas perigosas. Já do outro lado da margem, os garotos topam com uma figura mais velha, que tenta molestá-los. Diadorim consegue afastá-lo. Riobaldo fica apavorado, com a possibilidade do vilão retornar armado, ou acompanhado de comparsas.

    O trecho:

        Meu receio não passava. O mulato podia voltar, ter ido buscar uma foice, garrucha, a reunir companheiros; de nós o que seria, daí a mais um pouco? Ao menino ponderei isso, encarecendo que a gente fosse logo embora. “Carece de ter coragem. Carece de ter muita coragem…” – ele me moderou, tão gentil.

    Pois é, Marina. Ouça o velho Rosa.

    Carece ter coragem.

    Carece de ter muita coragem…

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/09/13/carece-coragem-moca-carece-muita-coragem/#sthash.JvRe08ys.dpuf

    Os gráficos são eloquentes! A poderosa máquina midiática tenta triturar, há anos, a imagem de Dilma.

    No entanto, você não vê Dilma chorando na mídia, protestando contra “boatos” ou “mentiras”.

    Ela enfrenta tudo de cabeça erguida.

    Nunca processou ninguém, como faz Aécio, nunca chorou, nunca se lamuriou. Ao contrário, sempre afirma, quando perguntada, que prefere o barulho das críticas ao silêncio da ditadura.

    Bem diferente de Marina Silva, que hoje aparece na capa da Folha, do Globo e da Veja, no papel de vítima.

    E por quê?

    Porque o PT e as redes sociais apontam incoerências em suas falas e em seu programa de governo.

    Ora, isso é debate político!

    É democracia!

    Marina Silva vai entrar na onda da criminalização da política e tratar o contraponto às suas ideias como “ataques”?

    Até agora, quem jogou sujo foi ela, ao afirmar, na sabatina da Globo, que o PT botou um ladrão na Petrobrás para roubar.

    Baixo nível!

    Marina deve tudo, absolutamente tudo, que conquistou ao PT. Ela foi eleita a senadora mais jovem do país com dinheiro do PT, e agora faz uma acusação irresponsável dessa, com base no que disse a revista Veja?

    Então o PT era bom para fazer a sua campanha de senadora? Era bom para lhe fazer chegar a ministra de Estado?

    E agora, que ela mudou de partido, e ambiciona o poder presidencial, o PT vira um partido de ladrão?

    Marina quer o poder pelo poder?

    Ora, Dilma foi presa aos 22 anos. Foi barbaramente torturada.

    Na foto que abre o post, vemos uma jovem altiva, com uma expressão desafiadora, diante dos juízes militares.

    Ela não se fez de vítima nem naquela época, nem hoje, quando é atacada pelos mesmos jornais que apoiaram a ditadura que a torturou.

    Dilma sabe que, para arrostar as dificuldades, é preciso coragem.

    Um líder não se vitimiza, justamente porque é líder, e precisa transmitir força, serenidade e, sobretudo, coragem aos mais fracos, àqueles que não tiveram as oportunidades que o líder teve.

    O Brasil ainda tem muita gente oprimida. Ainda tem um povo sofrido que precisa de lideranças valentes e generosas que o guiem, democraticamente, para um futuro melhor.

    Marina Silva não é uma pobre coitada perseguida! É uma mulher que foi eleita a senadora mais jovem da nossa história.

    Foi senadora por 16 anos, sempre pelo PT.

    Foi ministra de Estado.

    É amiga de gente muito rica, como o dono da Natura, Guilherme Leal, e Neca Setúbal, dona do Itaú.

    Esta última doou R$ 1 milhão ao Instituto Marina, ou 83% de tudo que o instituto ganhou.

    R$ 1 milhão é mais do que a maioria dos brasileiros jamais ganharão durante uma vida inteira de trabalho.

    Vive no apartamento de um homem muito rico, dono de postos de gasolina e fazendas no Mato Grosso e Pará.

    Tem apoio hoje da elite do país e da mídia.

    Está chorando por que?

    Porque alguns tuiteiros e blogueiros estão apontando suas incoerências?

    É com essa força que pretende ser presidente?

    No primeiro tuíte de Malafaia, mudou seu programa de governo.

    Agora, diante das primeiras críticas nas redes sociais, aparece chorando nos jornais?

    Aonde ela pretende chegar com isso?

    Em Grande Sertão Veredas, a obra-prima de Guimarães Rosa, há uma cena antológica, do primeiro encontro entre Diadorim e Riobaldo.

    Os dois ainda eram adolescentes.

    Riobaldo entra numa canoa dirigida por Diadorim, que atravessa um enorme rio, de águas perigosas. Já do outro lado da margem, os garotos topam com uma figura mais velha, que tenta molestá-los. Diadorim consegue afastá-lo. Riobaldo fica apavorado, com a possibilidade do vilão retornar armado, ou acompanhado de comparsas.

    O trecho:

    Meu receio não passava. O mulato podia voltar, ter ido buscar uma foice, garrucha, a reunir companheiros; de nós o que seria, daí a mais um pouco? Ao menino ponderei isso, encarecendo que a gente fosse logo embora. “Carece de ter coragem. Carece de ter muita coragem…” – ele me moderou, tão gentil.

    Pois é, Marina. Ouça o velho Rosa.

    Carece ter coragem.

    Carece de ter muita coragem…

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/09/13/carece-coragem-moca-carece-muita-coragem/#sthash.JvRe08ys.dpuf

     

    1. Ver o PT apanhar  não causa

      Ver o PT apanhar  não causa indignação para muitos, da mesma

      forma que ver o PSDB se livrar das falcatruas pela porta da frente.

      Marina essa sim esta despolitizando “na cara-dura”, essa de chorar

      ..onde? Quem viu?Qual o motivo?Capa da Veja? Coincidência?

  24. Dilma precisa chorar um pouco

    Dilma precisa chorar um pouco tambem, vem levando pauladas-politizadas

    faz tempo, mandaram “TNC” ela  passou-batida, deve ter chorado em casa.

    Marina sim..esta usando uma arma perigosa, o povo brasileiro é sensível

    emotivo,gosta de comoção e sabe identificar “carpideiras” na média. 

    Qualquer  coisa anda servindo para tirar votos de Dilma, quem sabe uma

    crise de riso de Marina lhe traga a vitória em primeiro turno.

    1. Uma hipótese

      Se por hipótese Marina for eleita, suponhamos a seguinte cena:

      O País é agredido por tropas estrangeiras. O alto comando do Exército, da Marinha e da Aeronáutica está a postos, com as tropas em prontidão para defender a nação, aguardando as ordens da presidenta e comandante em chefe das forças armadas.

      Esta por sua vez se debulha em lágrimas no palácio do Planalto e declara para a Veja:

      “Não é justo. Avisem o inimigo para parar de tentar me desconstruir”

      E faz biquinho…

      É de um líder assim que o Brasil precisa?

      1. Problema e ela querer que o

        Problema e ela querer que o povo chore junto..ai f…..

        do jeito que a coisa vai até se ela levar um tombo

        ou escorregar e cair de “bunda” dara clara impressão

        de estratégia de campanha.Tudo conta ponto já que

        Dilma é a gerentona robô contra a pétala mais

        sensível da orquidea amazônica.

          1. Correto.
            Parece que não se

            Correto.

            Parece que não se esta dando conta disso, esse choro descortina

            um cenário gravíssimo, estaria ela vacilante?Cansada?Com receio

            de não entregar as encomendas?Novela!

  25. v. notas com seguintes títulos:

    “Há excessos e bobagens na desconstrução de Marina”, “A foto de uma candidata na mesma reportagem:”, “A fotografia escolhida pra capa de CC na semana passada”, “não sei do pensamento de Argolo:”

  26. Só uma pergunta

    Quantos líderes foram eleitos porque se desetruturaram e chorararm diante das críticas dos adversários?

     

    Lágrimas de crocodilo…

  27. Muito estranho ou tacanho, a

    Muito estranho ou tacanho, a última coisa que Marina teria que

    fazer é trazer o Lula para o tablado..haja cabeça ruim! Erro tático

    ou suicídio, o cara fala e é muito maior que ela. Sem medos.

    estaremos preparados para Marina WWF tambem, sem choro.

    1. Bem lembrado

      Parece que agora o povão vai ter que escolher entre a Osmarina e o Lula.

      Quem será que vão preferir?

      Estou começando a achar que Dilma vai vencer no primeiro turno.

  28. Mexeu om Lulaao.

    Mexeu com…

    gente, num precisa fazer campannha. Basta deixar um microfonenaberto perto da Marina.Isso é incrível.

    É uma aula de autodestruiç

  29. Quem mais criticou Marina foi

    Quem mais criticou Marina foi Aécio.

    Uma das últimas:

    Ele ironizou a intenção da ex-ministra de formar, caso seja eleita, uma equipe que misture nomes do PT e do PSDB. Segundo o tucano, essa ideia significa governar com “um terceiro time”.

    Sim, porque ela disse que iria buscar os que estão no banco de reservas do PT.

  30. Dilma e Lula não disseram nada de agressivo sobre Marina

    Dilma e Lula apenas questionaram as incoerências da Marina e suas mudanças de opinião.  Marina sim é que foi agressiva em diversas ocasiões.  Ela se vitimiza prá não responder aos questionamentos.

    Como foi com a comoção pelo luto de Eduardo Campos que ela subiu nas pesquisas, está achando agora que precisa de outro motivo para comover os eleitores e então só mesmo se fazendo de vítima, porque um programa viável de governo ela já viu que não tem, e os eleitores também.

    Ela pode é estar se sentido perdida, sem saber o que fazer prá recuperar os votos prometidos pela comoção.  Ela sabe que seu programa de governo foi feito em boa parte com ctrl-c + ctrlv e que não colou. Agora os eleitores a conhecem melhor e sua falta de conteúdo.

  31. Nem Freud explica

    Na falta de argumentos vem a autovitimização. Onde eu vejo muito isso? Na escola primaria, com crianças pequenas que abrem o berreiro quando são contrariadas em sua vontade. Agora devemos nos curvar e ser governados por uma adulta com mentalidade de criança. No primeiro aperto foi chorar no ombro do PIG. Mas o pior é o ressentimento doentio contra o Lula. Nem Freud  explica.

  32. “Um verdadeiro líder não muda

    “Um verdadeiro líder não muda de opinião…..”

    Lula é o autêntico velhaco. Quem o viu chamar Sarney de ladrão e depois ficar agarrado com ele e chama-lo de homem incomum e posar no palanque ao lado de Roseana sabe disso.

    E Collor?

    E as bolsas aquilo e disso que davam preguiça pro trabalhador plantar macaxeira?

    E a Carta aos Brasileiros?

    QUE VELHACO SEM VERGONHA!!!!!!

     

    1. Pregiça pro trabalahor

      Pregiça pro trabalahor plantar macaxeira?

      Que comentário mais sem vergonha. Vá pegar num cabo de enxada e aimentar seus filhos e ver se um pequeno auxilio não é uma grande ajuda. Essas imbecialidades é que fazem a gente entender certos posicionamentos a primeira vistas radicas sobre as caracteristica do extrato medio brasileiro.

      1. Procure no YT o discurso do velhaco…

        Eu, um dia desses, Ciro [Gomes, ministro da Integração Nacional], estava em Cabedelo, na Paraíba, e tinha um encontro com os trabalhadores rurais, Manoel Serra [presidente da Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura], e um deles falava assim para mim: “Lula, sabe o que está acontecendo aqui, na nossa região? O povo está acostumado a receber muita coisa de favor. Antigamente, quando chovia, o povo logo corria para plantar o seu feijão, o seu milho, a sua macaxeira, porque ele sabia que ia colher, alguns meses depois. E, agora, tem gente que já não quer mais isso porque fica esperando o ‘vale-isso’, o ‘vale-aquilo’, as coisas que o Governo criou para dar para as pessoas.” Acho que isso não contribui com as reformas estruturais que o Brasil precisa ter para que as pessoas possam viver condignamente, às custas do seu trabalho. Eu sempre disse que não há nada mais digno para um homem e para uma mulher do que levantar de manhã, trabalhar e, no final do mês ou no final da colheita, poder comer às custas do seu trabalho, às custas daquilo que produziu, às custas daquilo que plantou. Isso é o que dá dignidade. Isso é o que faz as pessoas andarem de cabeça erguida. Isso é o que faz as pessoas aprenderem a escolher melhor quem é seu candidato a vereador, a prefeito, a deputado, a senador, a governador, a presidente da República. Isso é o que motiva as pessoas a quererem aprender um pouco mais.

  33. Estamos dentro do limite das disputas eleitorais

    As politicas neoliberais defendidas agora por Marina Silva tem sim o potencial de trazer a fome de volta que atingiu milhões de brasileiros e brasileiras antes dos Governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma.

    Com os juros da Selic no atual patamar, são gastos anualmente ceca de R$255,6 bilhões com a rolagem da dívida pública, se os juros da Selic dobrarem,  dobrará também o custo da rolagem da dívida pública, ou seja serão necessário mais R$255,6 bilhões anuais , que serão tirados de algum lugar do orçamento federal, e muito provavelmente dos gastos sociais e com a demissão de funcionários públicos, como já ocorreu em governos anteriores.

    Politicas Neoliberais, aumentaram o desemprego e reduziram o salário real nos governos Collor e FHC, além de promover um perverso aperto fiscal, que reduziu os programas sociais, para pagar o aumentos extraordinários dos juros praticados pelo Banco Central, os juros da dívida externa e dos empréstimos ao FMI e da correção cambial provocada pela dolarização da divida interna.

    Os grupos econômicos e economistas que apoiam Marina Silva, como o Itaú são os mesmos que até ontem apoiavam a oposição PSDB e defendem a prática do neoliberalismo econômicos, os mesmos que acabaram com o monopólio do petróleo no Brasil, privatizaram várias estatais no governo FHC, e tentaram privatizar os bancos públicos e a Petrobras.

    Não há desrespeito nenhum com uma antiga companheira de partido, muito pelo contrário, foi a a antiga companheira que gritou em alto e bom som, com apoio da maior parte da grande mídia, que “o PT colocou um diretor, por 12 anos, para assaltar a Petrobras”.

    No mais, a atuação dos simpatizantes do PT nas redes faz parte da disputa políticas, e não é menos intensa do que a atuação dos simpatizantes dos demais partidos, e é raro encontrar um espaço como o Blog Luis Nassif Online, onde o contarditório é praticado de forma tão respeitosa, mas isso é  público e notório, e de conhecimento de todos, bem antes da atual disputa eleitoral,

    De fato os ataques as propostas de Marina Silva aumentaram em função da subida dela nas pesquisas eleitorais, e não poderia ser diferente, antes o PT atacava o PSDB, mas agora o principal adversário e inimigo passou ser Marina Silva. e isto faz parte das disputas eleitorais, não é de ontem nem de hoje, é de sempre.

    Em relação ao tempo em que esteve filiada Marina Silva mudou totalmente, e hoje defende propostas que antigamente condenava, como a independência do BC, o tripé econômico “meta de inflação, superávit fiscal e câmbio flutuante”, o aperto fiscal, redução da meta de inflação.

    No mais o PT não tem apoio da grande mídia para fazer os ataques a seus adversário, e precisa utilizar o horário eleitoral e as redes sociais para isso.

    Marina Silva e o PSDB, podem deixar o ataque ao PT para seus representantes na grande mídia, e se posar de boazinha e bonzinho no horário eleitoral.

  34. Partido do Progresso Moderado Dentro dos Limites da Lei

    “Um verdadeiro líder não muda de opinião ou de partido toda hora”

    KKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!

    Botando em língua franca luso-tupiniquim: Malandro que é malandro primeiro saca bem o lance e só depois muda a conversa.

    E ainda: malandro que é malandro não muda de partido: muda o partido.

    Chico Buarque, na sua memorável HOMENAGEM AO MALANDRO, não previu o malandro de macacão que botou terno e gravata… Por assim dizer, faltou visão dialética…

    (De repente, dia desses até aparece um artigo de “mestre” Wanderley, ou de Marilena, pra fatiar a tese , a antítese e depois juntar tudo no grande bolo indigesto da síntese peto-dialética.)

    O Youtube está cheio de “Lula antes e depois”. É só procurar, clicar e cair na gargalhada.

    Repitamos aqui a historinha…

    “…Lula, malandro esperto como nunca se viu na história deste país, sacou longe o lance. Infinitamente mais longe que a miopia de certa fração recalcitrante e obtusa da elite atavicamente escravocrata.

    Lula, após amargar três derrotas nas costelas, chegou pra turma que chega junto com grana – na vetusta terminologia marxista: “detentores dos meios de produção” – e soltou a letra: “Papo reto: eu quero ser presidente, vocês querem que nada mude. Vocês sabem que tá cada dia mais difícil segurar a galera lá fora. Num dá mais pra apelar pra professor da Sorbóni. Eu sou o cara: nasci na aldeia e conheço os caboclos. Mas tem que soltar uma coisinha a mais além de espelhinhos e continhas de vidro que a povo compra ali na 25 de Março ou na Saara…E, quebra o galho, para com essa lorota de Iogurte e frango. Apostar no Serra é furada.Eu tenho a resposta. E aí, que vocês me dizem?”

    …Fez-se silêncio. E então, para espanto de todo aquele povo preconceituoso da FEBRABAN, da FIESP  e da Globo, que achava que o cara era semianalfabeto, Lula soltou a letra em perfeito italiano: “Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi.”

    Daí pra frente, salvo uma ou outra recaída atávica de alguns nostálgicos e anacrônicos, foi tudo paz e amor.”

    Em 1920, o satírico e sarcástico escritor tcheco Jaroslav Hašek fundou o Partido do Progresso Moderado Dentro dos Limites da Lei…

    …Deixo a dica para o PT roubar o nome acima, tranquilizando assim e ainda mais o pessoal que entra com a grana grossa que decide eleição.

    E se algum recalcitrante e obtuso lá de cima inda tem alguma dúvida, segue abaixo o depoimento insuspeito de Paulo Salim Maluf.

    “O PT me trata com mais respeito do que outros partidos. Antes, poderia haver alguma divergência ideológica. Hoje, não tem mais. O PT gosta de mim.”

    [http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed803_pode_procurar_a_noticia_sumiu]

     

  35. falando em mudar de opinião

    o lula podia explicar o que o fez mudar de opinião sobre os atuais aliados, dos quais passou a vida apontando com sócios de todos malefícios nacionais.

    1. Lula, o maior líder político da História do Brasil

      Aliados esses que também foram aliados dos tucanos e são aliados de todos os demais partidos nos estados.

      A crítica que se faz ao Lula é que conseguiu apoio político para um governo que defendeu os trabalhadores e os mais necessitados com firmeza e grande sucesso.

      Lula está do mesmo lado, no mesmo partido e sempre defendendo os trabalhadores, como sempre esteve. Nunca mudou de lado, nunca se vendeu.

      E por isso mesmo é atacado mais do que qualquer outro político jamais foi. Nem assim fica bancando o coitadinho e fazendo mimimi em público.

      1. Sempre digo que babaovismo nao tem limites..

        Futebolisticamente falando, tao ao agrado de “Deus” que gosta demais de uma pelada, se chutarem uma bola na regiao baixa de Lula certamente vai acertar do focinho de ruyacquaviva e ele vai sair sorindo dizendo, tudo bem, tudo bem, nem doeu…

        Ps. Nao estou sendo grosseiro nao.

         

  36. o governo e as leis tem que mudar

    Isaías 10
    1 Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores,
    2 para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo, fazendo das viúvas sua presa e roubando dos órfãos!
    3 Que farão vocês no dia do castigo, quando a destruição vier de um lugar distante? Atrás de quem vocês correrão em busca de ajuda? Onde deixarão todas as suas riquezas?
    4 Nada poderão fazer, a não ser encolher-se entre os prisioneiros ou cair entre os mortos. Apesar disso tudo, a ira divina não se desviou; sua mão continua erguida.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador