Marina pensa em Secretaria da Democracia Digital para atender demandas populares

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A candidata Marina Silva (PSB) pensa em criar, caso eleita em outubro, um setor com status de ministério para receber demandas diretas da população. Vinculada à Presidência, a Secretaria da Democracia Digital teria um titular disponível nas redes sociais ou em outros canais da web e telefonia móvel para conversar com o povo. A proposta foi revelada por colaboradores e coordenadores do programa de governo da ex-ministra, durante bate-papo transmitido ao vivo na internet, nesta quinta (11).

Neca Setúbal (socióloga e educadora), Maristela Bernardo (jornalista e doutora em Ciências Sociais) e Célio Turino (historiador) abordaram a proposta numa discussão ampla sobre a reforma política de Marina Silva. A candidata já se posicionou contra a promoção de um plebiscito – bandeira da presidente Dilma Rousseff (PT) desde junho de 2013 – mas concorda com a priorização de um tópico na reforma: acabar com a cláusula que garante a reeleição para cargos do Executivo – ideia defendida por Aécio Neves (PSDB).

O fim da reeleição passa pelo compromisso de Marina em não disputar um novo mandato em 2018, além de fazer coincidir os períodos no poder por até cinco anos entre prefeitos, governadores e presidente.

Segundo Maristela, o objetivo de Marina é combater, prioritariamente, o fisiologismo instalado nas relações e instâncias do governo federal. Para ela, as últimas gestões petistas adensaram uma governabilidade pautada pela troca de cargos públicos, o que é corrosivo para o sistema como um todo.

“O retalhamento do Estado provocado por governabilidade fisiológica chegou a um estado de saturação tão grande que a maioria dos brasileiros repudia a política por isso. Mas a política é necessária, não temos nenhum sistema melhor que esse. E a base do governo de Marina não rejeitará a política, mas dirá que precisamos mexer em sua base, fazer uma reforma do sistema político, para avançar”, defendeu.

Apesar da defesa da “nova política”, Maristela admitiu que Marina não tem uma “fórmula mágica” para garantir sucesso à reforma política. “Tem que ter apoio da classe política e da sociedade”, acrescentou.

Para isso, Maristela adiantou que a prioridade de um governo marinista será “desobstruir ou criar canais de interação com a população sobre as reformas”. É aqui que entra a concepção da Secretaria da Democracia Digital. “Nosso plano é fazer as propostas e mobilizar a sociedade em torno dessas propostas, com os cidadãos e pessoas de bem de todos os partidos”, comentou.

Célio Turino acrescentou que, no caso, para essa nova secretaria seria nomeado um ministro (ou titular com peso similar), “de modo que cada cidadão possa contatar diretamente esse gestor público pelo Whatsapp, pelas redes sociais, como estamos fazendo aqui [em um debate transmitido na internet]”, precisou.

Maristela reforçou que o programa de Marina fala em “democracia de alta intensidade. “A diferença entre democracia de alta e baixa e intensidade são justamente os mecanismos de democracia direta. Nós propomos essa nova democracia de alta intensidade como avanço.” O centro da questão, para os marinistas, é o seguinte: a sociedade não pode ficar à margem dos debates decisivos ou ter o poder restringido ao voto. 

Por fim, Neca amarrou o discurso dos companheiros dizendo que ao contrário do que especulam, mandatos de cinco anos e eleições conjuntas não afastarão os eleitores da política. Ela não detalhou o raciocínio. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pensar em fazer todos pensam,

    Pensar em fazer todos pensam, deixarem ela fazer é que são elas, se pesnsar que quem comanda e financia a campanha dela são tubarões famintos, ela que se cuide caso vensa as eleições pra não ser comida/abatida  por eles.

  2. Nassif, Estou confusa, vc com

    Nassif, Estou confusa, vc com tantos textos sobre Marina, é propaganda ou só á “título de informação”. Bjs

  3. “A candidata já se posicionou

    “A candidata já se posicionou contra a promoção de um plebiscito – bandeira da presidente Dilma Rousseff (PT) desde junho de 2013”

    Cuidado com isso, Marina pode desdizer o que disse e exigir direito de resposta, basta pra isso que alguém do staf de campanha solte alguns twiters pra ela ou que essa declaração  pegue mal pra eleitores de uma candidata que fala tanto em “democracia direta”.

    E quanto a proposta desse novo ministério:

    1) Fica mal pra quem vive dizendo que o PT inchou a máquina pública falar em outro ministério a ser criado;

    2) Não deve saber de coisas como o “Face direto com a Dilma”, onde a presidente dialoga diretamente com quem se interessar, no último ela ficou umas duas horas on-line direto com milhares de pessoas… ou não sabe disso ou é ma fé mesmo, aposta na desinformação da maioria do eleitorado para soltar uma proposta pra lá de demagógica como essa.

  4. Marina deve saber muito da

    Marina deve saber muito da distribuição de cargos no PT já que o marido dela até duas semanas atrás ocupava um desses cargos. Haja paciência!

  5. Ela vai “atender” as

    Ela vai “atender” as “demandas populares” com QUAL BASE ALIADA DE TRAIRAS?

    A mesma da Dilma?

    Pois eh.  Quem fez isso FOI O PARTIDO DOS TRABALHADORES.

    Se depender de “base aliada de trairas” Marina tafrita.  Exatamente como eles fritaram Dilma e Lula DEZENAS de vezes, eles vao fritar Marina.

  6. As demandas do malafaia pelo twitter ela já aceitou…

    Abrir canais para ouvir demandas é bom.

    Ruim é que já sabemos que ela ouve a todos… mas obedece mesmo as ordens do malafaia.

  7. A ideia é muito boa, pois

    A ideia é muito boa, pois desde 1500 só escultam os filhos dos poderosos, ou quem tem padrinho ou nome e sobrenome famoso. 

  8. Não convence. O programa de marina ataca a democracia.

    Olha só que mentira evidente…

    ” O centro da questão, para os marinistas, é o seguinte: a sociedade não pode ficar à margem dos debates decisivos ou ter o poder restringido ao voto. “

    É o próprio programa da marina que afasta o poder popular das decisões econômicas e entrega a banca.

    marina rouba o poder do povo e entrega a uma dúzia de miliardários parasitas… e quer bancar a democrata moderninha? 

  9. elocubração

    “Marina Silva (PSB) pensa…”

    No que depender de mim ela vai continuar pensando.

    Pode deixar que enquanto ela pensa, Dilma realiza.

     

     

  10. Antes ela escutou os

    Antes ela escutou os banqueiros. Depois vai fazer demagogia com o povo.

    Se eleita e eu reclamar que a minha empresa não está conseguindo crédito no Bndes será que ela vai atender? O governo Lula não precisou de democracia digital para abrir o Bndes para pequenas empresas. Marina, com democracia digital, está fechando o crédito.

     

     

  11. Para inglês ver. Discurso para a torcida

    Outra balela. Quem vai mandar é o mercado financeiro e os agiotas. Esse ministério vai acabar tratando de podas de árvores, concertos de “orelhões” e outros assuntos sem importância. Essa Blablarina se comporta como Collor, discurso de efeito mas superficial e sem senso prático.

  12. Neca a pobrezinha

    “Neca Setúbal (socióloga e educadora)”, vamos deixar de hipocrisia! Ela é sócia, mesmo minoritariamente, de um banco que fatura quase 5 bilhões em três meses e exerce uma profissão que ganha, vamos lá, 15 a 20 mil por mês. Profissionalmente ela ganha infinitamente menos do que ela recebe de dividendos do banco. Se ela vivesse do salário de socióloga com certeza estaria exercendo a profissão e não teria dinheiro para viajar pelo Brasil inteiro fazendo campanha para a Marina. Acho que é fundamental para um jornalista o respeito à inteligência do leitor. A não ser que o jornalista seja outro igual a “Neca socióloga” dona de um banco.

  13. Vigarista até os

    Vigarista até os ossos,mentirosa compulsiva.Essa criatura está despertando um sentimento muito ruim nas pessoas.O Brasil não pode embarcar nessa aventura,é suicídio.

  14. A verdadeira questão está no fim da matéria.

    Eleições de cinco em cinco anos, enquanto isso o mercado – capitalismo -, vota todos os dias, e a mídia exerce sua vigilância e controle do que é publicado vinte e quatro horas por dia.

    Nós o povo veremos uma urna a cada cinco anos, isto o marinismo chama de democracia de alta intensidade, imaginam se fosse de baixa intensidade. 

    Nosso  direito de votar  a cada dois anos será esbulhado na maior cara dura.

    Esta Marina  disse que o país estava na mão do “bolivarismo”.

    A Venezuela perto do que ela pretende implantar no Brasil, dá de dez a zero em democracia, inclusive com a

    revocabilidade de mandatos inclusive do presidente da república, com uma imprensa de oposição.

    Aqui será o contrário num governo marinista ela sera chapa-branca.

    Cada presidente que é eleito quer inventar a roda, Cardoso estabelecu a reeleição, esta quer mudar o período de

    eleição.

    Isto é casuísmo.

    Eleição de cinco em cinco anos é GOLPE. O Brasil ainda não se refez de uma ditadura.

    Eleição a cada cinco anos é o fulcro desta eleição e deve ser denunciado.

    Está a caminho o que?

     

  15. É demagogia pura ou cada um

    É demagogia pura ou cada um puxa pra um lado. Afinal, ontem, em reunião com “lojistas dos jardins”, o Feldman falou que no programa da Marina não tem “conselhos populares” e sim “conselhos da sociedade” (alta), eu imagino. Quem não for da “sociedade” que o feldman imagina iria poder acessar essa secretaria digital? Afinal, Marina iria querer diálogo só com as pessoas de bem (aliás, já estou cansada dessa expressão!). Aliás, essa Mariana já me cansou total!

    1. Só o fato de ser “digital” já

      Só o fato de ser “digital” já elimina da democracia de “alta intensidade” metade da população que não tem acesso à internet.

  16. A nossa Presidenta está

    A nossa Presidenta está Dilmais .

    Mais uma chapuletada na candidatura bancada pela Febraban :

     

    Brasil247

    Dilma põe pingos nos is: Neca age como banqueira

    No mesmo dia em que Maria Alice Setubal, herdeira do banco Itaú, deflagrou uma campanha midiática, na Folha de S. Paulo e no Estado, para se vender à opinião pública como “educadora” e não como “banqueira”, a presidente Dilma Rousseff disse o óbvio: a agenda que Neca defende, em nome de Marina, é a de uma banqueira, e não de uma educadora; “Neca educadora é a Neca educadora. Agora, na medida que eu sou herdeira do Banco Itaú e defendo uma política que beneficia claramente os bancos, que é a política de independência do Banco Central, de redução do papel dos bancos públicos, eu estou fazendo papel de banqueira e eu não estou falando sobre educação, sobre criança ou sobre creche”; a herdeira do Itaú, que bancou 83% dos gastos do instituto de Marina Silva e passou a falar em nome da candidata, poderia dormir sem essa

    1. [  herdeira do Itaú, que

      [  herdeira do Itaú, que bancou 83% dos gastos do instituto de Marina Silva e passou a falar em nome da candidata, poderia dormir sem essa  ] O bom  é ser ter campanha finaciada  via conta em paraíso fiscal, coisa abastecida por gente como narcotraficanetes e as piores escórias do mundo ou por debaixo dos panos

  17. Peraí, mas ela (sua campanha)

    Peraí, mas ela (sua campanha) anda processando tuiteiros, da mesma maneira que o Aécio.

    Pelo jeito o que ela entende por democracia é algo que só ela sabe o que é.

  18. Que chique, estaremos ligado

    Que chique, estaremos ligado diretamente por SMS ao Banco Central e poderemos então dizer o quanto deve ser a taxa SELIC . . . . . Deve ter um Ministério também com o título CONVERSANDO COM A NECA . . . . . . a gente nao vê tudo . . .

  19. não afastarão os eleitortes

    não afastarão os eleitortes da política, espero.

    mas neste caso do programa estagnante e

    regressivo da equipe economica da candidata marina silva

    periga a partir de agora

    não haver mais política.

    os políticos pelo jeito estão sendo apeados do poder pelos financistas,

    como já ocorreu na europa em várius países, onde economistas das

    grandes corporações assumiram cargos de poder no Estado,

    uma aberração dialética.

    e todo mundo sabe como estão esses países, inclusive os eua.

    baixíssimo crescimento, beirando a zero ou menos,

    com grande desemprego.

     na espanha 50 por cento dos jovens não conseguem emprego.

    nos eua barack obama foi absorvido pelos financistas que doaram dinheiro para sua campanha e colocou essas velhas raposas para dirigir a economia e o banco central, o fed.

    e fedeu tudo, depois da quebradeira geral de 2008.

    botaram as raposas para cuidar do galinheiro, pode?.

    é o que querem marina silva, a neca do itau, os dirigentes do itau, o setor privado da banca financista que exporta de lá seu modelo  de financeirização cruel da economia?

    seria a cara de ET de marina nas cherges que a denunciam

    – seria isso  uma abdução do seu corpo e de seu espírito por esses interesseses nacionais e strangeiros?

    será que ela não saca isso?

  20. atenção, muita atenção!, como

    atenção, muita atenção!, como diria o heron domingues no dinossáuricorepórter esso.

    esqueci de dizer o principal do que queria dizer no meu comentário –

    tudo

    o que eles criarem

    fora da explicação

    de como vai funcionar

    a economia

    será um

    enorme desvio

    do que interessa ao

    Brasil,

    do que verdadeirmente nos importa como nação

    SOBERANA.

  21. “”“Nosso plano é fazer as

    “”“Nosso plano é fazer as propostas e mobilizar a sociedade em torno dessas propostas, com os cidadãos e pessoas de bem de todos os partidos”, comentou.”

    “mobilizar a sociedade” Oops!!! Mas isso não é bolivarismo e chavismo ? Não foi a Marina que criticou o governo cunhando estas expressões. Se fosse o PT que dissesse “mobilizar a sociedade” seria tachado de bolivariano e chavista. Sabe o que é: A Marina tá achando que já ganhou. Como ela está achando que já ganhou e não terá base parlamentar, ela já está pensando como irá aprovar os seus projetos sem base parlamentar, ou seja, vamos mobilizar a sociedade. 

  22. Eu espero mesmo que a equipe

    Eu espero mesmo que a equipe da Marina desenvolva a idéia de democracia digital. Me parece que esse é um dos pontos centrais do programa. Mas desenvolva mesmo, e não fique apenas na rejeição ao fisiologismo, que segunda essa fulanas aí, praticamente foi uma invenção do PT.

    Por enquanto as demandas populares tem que ir para o Congresso em forma de projeto de lei. E aí, tem que haver a negociação política, que nem sempre envolve cargos. Como a Rede pretende que a democracia digital dê “alta intensidade” a democracia? Como essa participação da sociedade através da internet resultará em políticas públicas, objetivamente? E como essa participação de relacionará com o congresso, para evitar que ambos batam cabeça?

    Em nenhum momento os marineiros explicitam isso. Não se vislumbra a passagem da teoria para a prática. Por enquanto o que há são expressões retóricas para causar impacto. Como “democracia de alta intensidade”

  23. Pensa hoje

    Se amanhã mandarem ela “despensar”, ela ‘despensa’.

    Diante da falta de credibilidade da Marina, a campanha acabou se

    reduzindo a Neca do Itaú x Necas de itaú.

    Até o fim da semana espera-se uma manifestação de Marina contra a

    independência do BACEN.

    1, 2, 3…valendo.

  24. Marina Setúbal é a verdadeira bosta n´agua

    Ela não sabe prá onde vai, não sabe o que quer, mas a quadrilha que a assesora sabe perfeitamente o que quer, por isso Marina cada hora é uma coisa, uma verdadeira bosta n´agua, interessante se notar que o Deus Mercado promete colocar tudo quanato é penduricalho nas mãos das pessoas ao mesmo tempo em que, com a outra mão, lhe tira o prato de comida, o emprego, a educação, a saúde(Marina Setúbal votou contra a CPMF)…deve ser a tal “felicidade” prometida por Giannetti. 

  25. A REDE: FAZENDO MALA DIRETA ESPERTA?

    Nessa nova secretaria seria nomeado um ministro (ou titular com peso similar), “de modo que cada cidadão possa contatar diretamente esse gestor público pelo Whatsapp, pelas redes sociais, como estamos fazendo aqui [em um debate transmitido na internet]”, precisou.

    A rigor, a Marina pretende registrar milhões de cidadãos na mala direta da Rede, e falar com eles com um único clique. É o sonho de todas as operadoras particulares, de qualquer banco, da Natura, de qualquer empresa que venda alguma coisa. 

  26. Copiei de um comentarista

    Copiei de um comentarista ontem e usarei todo dia como mantra, inclusive no fascisbuque onde consigo algumas “curtidas”:

    Lembre-se:

    Marina Silva pode mudar de ideia quantas vezes quiser;
    você, depois que apertar o”Confirma” na urna, não.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador