Mensalão do PT teve dois pesos e umas 19 medidas, diz Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Presidente não comenta decisão do STF sobre Ação Penal 470, mas afirma não ver tratamento igual para mensalão mineiro

Jornal GGN – Estaria o governo Dilma Rousseff (PT) pagando com alta rejeição nas pesquisas eleitorais a “confusão que o PT” fez ao se envolver em casos de corrupção? A pergunta feita pelo jornalista Kennedy Alencar à presidente da República durante sabatina transmitida nesta segunda-feira (28) pela Folha de S. Paulo rendeu uma avaliação, por parte da petista, do que ela considera ter sido um julgamento desproporcional no episódio do mensalão.

Ao contrário do ex-presidente Lula, que afirmou à imprensa internacional que a Ação Penal 470 foi um julgamento “80% político e 20% técnico”, Dilma se recusou a comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no que se refere às sentenças proferidas. Mas comentou que “nessa história da relação com o PT, tem dois pesos e umas 19 medidas”.

“Quando foi o nosso caso, nós tomamos todas as providências [para que houvesse um desfecho]. Não tivemos nenhum processo de interromper a justiça. Nós não pressionamos juiz, não falamos com procurador, não engavetamos o processo”, disse a presidente.

Dilma ainda afirmou não enxergar os mesmos esforços quando o assunto é o mensalão mineiro (Ação Penal 356), do PSDB. “O que que vai acontecer, hein?”, indagou após ser emendada pelo jornalista Josias de Souza, que lembrou que o esquema de caixa 2 armado em Minas Gerais, em 1998, para a reeleição do então governador Eduardo Azeredo, foi desmembrado e enviado pelo Supremo à Justiça do Estado.

Quando o fato veio a público, no início deste ano, lideranças do PT declararam não ver surpresa na atitude do STF. Não por suposto favorecimento ao PSDB, mas porque, na visão dos petistas, essa era a diretriz correta a ter sido adotada pela Corte na AP 470. Ao contrário disso, todos os réus do mensalão de 2005 foram julgados pelo Supremo, mesmo os que não tinham foro privilegiado. Perderam o direito ao duplo grau de jurisdição, em instâncias diferenciadas.

Provocada a avaliar se o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) engavetou processos dessa magnitude – como no caso da suspeita de compra de votos para garantir a reeleição do tucano -, Dilma afirmou que não iria fazer julgamentos acerca de gestões anteriores.

“Eu não vou julgar governo nenhum porque não é meu papel. Inclusive, vou dizer o seguinte, porque já me perguntaram muitas vezes sobre punições [do STF, no caso do mensalão do PT]: eu como presidente da República não me manifesto sobre posicionamento do STF. São três poderes [distintos e independentes]“, justificou.

A petista ainda lembrou que foi durante a gestão do PT que a Controladoria-Geral da União ganhou status de Ministério e passou a ter mais independência na fiscalização do poder público. “Acredito que nesses governos, falo no de Lula e do meu, foi onde foram tomadas todas as medidas para melhorar as instituições para combater qualquer tipo tentativa e tentação”, frisou.

Ela ainda acrescentou, como exemplos, a criação do Portal da Transparência e da Lei de Acesso à Informação, além da revisão do papel da Polícia Federal. “Dizer para mim que colocamos [casos de corrupção embaixo do tapete ou engavetamos processos, não concordo”, frisou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Premonição

    Mike Whitney, jornalista estadunidense, escreveu, no dia 11 de julho de 2014, no site norte-americano OpEdNews.com sobre o conflito na Ucrânia:

    “Os EUA têm poucas possibilidades de envolver Putin em uma guerra e devemos aguardar novos acontecimentos fabricados em uma escala bastante maior que o incêndio em Odessa. Washington tem de fazer qualquer coisa realmente grave, que depois possa ser atribuída à Rússia.”

    Mike Whitney publicou o seu artigo cinco dias antes da queda do Boeing do voo MH17 da Malásia.

    Foi uma terrível coincidência.

    1. O link

      “But here’s the odd part: Washington doesn’t have a back-up plan. It’s obvious by the way Poroshenko keeps doing the same thing over and over again expecting a different result. That demonstrates that there’s no Plan B. Either Poroshenko lures Putin across the border and into the conflict, or the neocon plan falls apart, which it will if they can’t demonize Putin as a “dangerous aggressor” who can’t be trusted as a business partner.”

      Aqui : 

      http://www.opednews.com/articles/2/Troublemaking-Washington–by-Mike-Whitney-Afghanistan_Imperialism_Pipeline_Politics-140710-794.html

  2. A Presidenta Dilma sempre

    A Presidenta Dilma sempre consegue me surpreender, positivamente. Mandou muito bem no que diz respeito a AP 470, respondeu o que tinha que ser respondido; não questionou decisões do STF; destacou o tratamento diferenciado para mesmas situações; lembrou que os 3 poderes são distintos e independentes ( o que deveria ser óbvio ) e, de quebra, colocou o PT, onde ele sempre esteve, ao lado da defesa de direitos e garantias de todos os cidadãos; ao contrário do que andam sugerindo por aí. 

    “Acredito que nesses governos, falo no de Lula e do meu, foi onde foram tomadas todas as medidas para melhorar as instituições para combater qualquer tipo tentativa e tentação”

    Não acredito, mesmo que a rejeição ao PT, revelada pelas pesquisas tenha a ver com qq coisa que não seja a campanha midiática, anti-PT que tomou proporções absurdas. Seria bom que os demais envolvidos no processo político, percebessem que, assim como a rejeição ao PT foi forjada, o sucesso dos supostos beneficiários tb não é real.

     

  3. aecim pode esperar

    sua hora vai chegar, e como todo covarde que gosta de bater em mulher, esse fanfarrão vai tremer que nem vara verde.

  4. A verdade é que Dilma está a

    A verdade é que Dilma está a anos luz de distância de Aécio e de Campos. Todas as entrevistas confirmam quem o discurso de que está tudo errado usado por ambos da oposição é fachada para encobrir as verdaderas deficiencias. A dependência de Aecio ao Arminio para falar de economia vai ser a sua derrocada nessas eleições. A falta de “feliing” em relação à massa, a povo, o que levanta cedo e volta tarde ( e que muitos, incluisve aqui falam que são vagabundos usando o eufemismo da baixa produtvidade), serão fatais para Aécio. Um pena termos candidatos que se sustentam na base do “anti” e não na base propositiva. O PSDB realmente esqueceu que já foi Governo, e acha que todos tem menos de 25 anos.


  5. O mensalao tucano usou recursos publicos…houve ate caso de assassinato pra queima de arquivo
    …mas quem ta preso eh o jornalista que fez materias sobre o tema…
    Tucano tem carta branca pra roubar

      1. Assassinato da modelo -> Queima de arquivo.

        Bruce Wayne, o Batman, a queima de arquivo refere-se ao assassinato daquela modelo que carregava o dinheiro dos políticos do PSDB em maletas. Vários políticos do PSDB são suspeitos, mas a esperar da justiça mineira, ninguém será condenado.

  6.  
    Fiquei com penas das

     

    Fiquei com penas das mancadas que a Dilma deu nessa entrevista. Ela não consegue concatenar 3 orações de forma entendível. A rejeição a ela não é por menos!!!

    1. Dilma foi excelente

      A Dilma foi muito bem na entrevista. Articulada e tranquila, respondeu as perguntas com firmeza e sinceridade.

      Ao contrário do Aécio que ficou gaguejando, tremeu e se enrrolou todo por causa do aeroporto particular que construiu para si com dinheiro público e apresentou um discurso disconexo e incoerente, muito mal decorado.

      Não é à toa que a candidatura dele não decola (e não é por falta de aeroporto).

      1.  
        Duvido que realmente você

         

        Duvido que realmente você tenha gostado da entrevista, mas dizer que você gostou da justificativa dela sobe o dinheiro em espécie guardado em casa?

        1. Aécio se saiu muito mal ao responder sobre uso de drogras

          Aécio se saiu tmbm muito mal ao responder sobre dependência química e olha lá que os  aeroportos construidos no rota do tráfico ainda nem tinham vindo à tona

  7. Correções

    Nassif: eu corrigiria um pequeno detalhe no depoimento da presidente Dilma Rousseff. Não foi “80% político e 20% técnico”. Foi totalmente político. Foi 30% partidário e 70% faccioso, mesmo com aqueles que “abrandaram” suas sentenças. Também quanto sua visão, como cidadã maior da República, de que “são três poderes [distintos e independentes]”, vale o alerta, pois no Brasil de hoje há tão somente 2 —legislativo e executivo. O judiciário, com as exceções que a regra comporta e quepor tão pequena ser não consta de estatística, não passa de uma pocilga, uma chaga exposta na sociedade, um balcão de negócios político, partidário, ideológico e, sobretudo, comercial. O legislativo, que poderia conter esta ferida purulenta e fétida, tem medo de envolver-se e ficar, cada de seus membros, expostos a ira insana dos magistrados. Até porque, diz o ditado, “quem tem telhado de vidro não atira pedra no do alheio”. Compare a AP 470 com a AP 356. Analisem o HC, verdadeiro “passaporte”, para que o psicopata assassino Roger Abdelmassih se evadisse, invalidando todo trabalho do Juri. Dizem até que, a partir do Judiciário atual, a lição moral de Rui Barbosa esta sendo reescrita, passando agora para “de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, EU QUERO MESMO É SER NULIDADE”. E anote este “furo” de reportagem —o Dr. Ministro Joaquim Barbosa não vai se aposentar antes de 10 de outubro de 2014. Essa que disseram que seu adiamento foi para “acomodar” mais de 45 funcionários de seu gabinete é balela. É que ele só completará 60 anos em 7 de outubro pf., e as normas em vigor para aposentadoria no STF, em casos semelhantes, seja simples funcionário ou ministro, tem de ter idade de igual ou superior a sessenta anos. Saindo antes fica na rua da amargura. Assuntem a questão e tentem desmentir.

  8. não me surpreendeu a atitude

    não me surpreendeu a atitude dos jornalistas que participaram dessa sabatina – que nome, sabatina, como se os entrevistados fossem alunos do antigo exame de admissão para entrar no fundamental, coisa de infantilidade direitista,,,

    não è exagero dizer que eles pertencem ao esquemão midiático golpista quje cotidianamente pretende fazer da política um inquérito policial contra a situação –  denunciam  falsamente, julgam e condenam como se fossem os juízes e profetas bíblicos que prenunciam catásstrofes e apocalipses.

    josias de souza é o mais radical deste tipo dinquisitório,

    os outros tb, mas lamento que kennedy alencar tenha entrado de cabeça nesse time de acusadores – típicos representantes de uma velha mídia asquerosa que remanesce dos ancentrais ambientes coronelísticos da velha república, em que poucos – 5 por cento – participavam da eleição sempre decidida pelos coronéis latifundiários do pior que temos no ssrtãoo brasileiro – jagunços, matadores de aluguel – agora assassinos de reputação que escracham os políticos como se fossem marginais detidos nas piores delegacia de polícia do país – tiudo entulho autoritário que devemos desconstruir o quanto antes senão tudo o que construímos nestes últimos doze anos irá por água baixo…

    ainda bem que dilma amadureceu om a luta contra essa direita rançosa neste seu governo e tirou de letra – os caras sairam moralmente com o rabinho entre as pernas e o  que terminou o progama quase perdeu a voz.

    quem tem os dados  que tem para comprovar o êxito destes últimos doze anos e compará-los com o estgnado período fhc não pode mesmo temer esses fanáticos direitistas conservadores que teimam em delirar em suas análises econômico-políticas – muitos do partido da imprensa golpísta õmitem a realidade e tentam construir a que lhes favorececem politicamente – puro delírio esquisofrenico que pode piorar o quadro clínico deles até às eleições.  

    mas talvex como nas anteriores tudo se repita como farsa neste ano….já acostumei a acessar a esse tipo de noticiário udenista-lacerdista -os corvos de sempre – nestes últimos tempos à espera de uma bomba qualquer, uma bala de prata, seis cooquetéis molotov  por dia ou coisas do gênero  desas famílias que ilegitimamente dominam e olipolizam  a comunicação do país. 

    ainda bem que temos parte da internet dos chamados bloguieiros sujos para expressarmos nossas opiniões e sentimentos senão explodiríaimos em reações sem razão.

     

  9. “não me surpreendeu a atitude

    “não me surpreendeu a atitude dos jornalistas que participaram dessa sabatina – que nome, sabatina, como se os entrevistados fossem alunos do antigo exame de admissão para entrar no fundamental, coisa de infantilidade direitista,,,”

     

    Eu também não me surpreendi. Se a sabatina fosse com aéreo o tom seria outro. As palhaçadas seriam motivos de risos, em primeiro lugar pelo próprio aério, que riria à vontade. Esses jornalistas palhaços, ou palhaços jornalistas, gostam de mostrar serviço aos seus pais-patrões. Nada como um ambiente descontraído, como aquele que ocorre em ambientes com crianças, que adoram dar risadas, pois é próprio delas encontrar graça em qualquer questão que destoe do  ambiente socialmente constituído. No caso de aéreo, os jornalistas palhaços, ou os palhaços jornalistas, se sentem bem ao fazerem picardias, algumas velhacarias que descontraíam o ambiente.

    Quando sabatinam aéreo, notem que todos estampam sorrisos ávidos e com o maior tesão por fazerem algumas palhaçadas envolvendo o PT, de modo a ocasionarem riso geral entre o aéreo e os entrevistadores jornalistas palhaços, ou palhaços jornalistas. Papai espera seriedade absoluta quando se trata dos inimigos. Nada de bom humor que facilite a descontração nas respostas dos inimigos. Uma piadinha para descontraí-lo pode reverter em puxão de orelha nos jornalistas palhaços, ou nos palhaços jornalistas. Papai é rigoroso. Já imaginou perderem as suas mesadas mensais!? Papai impõe regras rígidas. “Vá lá e faz a entrevista”, é uma frase que não existe.  Não e não! Há um acordo, mesmo que tácito, entre papai e os jornalistas palhaços e os palhaços jornalistas. Papi diz: “Vocês fazem parte da nossa família.” E como eles gostam dessa afirmativa! Sentem-se seguros, pois papai sempre estará do lado deles, soprando nos ouvidinhos, tal qual um diabinho, um em cada orelha. Lembremo-nos de quando o roda-viva entrevistou José Dirceu. Que cousa! O máximo de seriedade que os papais impuseram aos seus pupilos restou em uma coisa esquisita, bem própria dos jornalistas palhaços, ou dos palhaços jornalistas.

    O acordo tácito ao qual me referi bem que poderia ser objeto de estudos científicos no campo das ciências sociais e da psicanálise. Teses e mais teses dariam conta de estudar essas entrevistas, mormente no que diz respeito ao lado psicológico e psicanalítico, para encontrarem as regras inconscientes que determinam a atitude de cada um dos jornalistas palhaços ou dos palhaços jornalistas.

     

  10. Que saudades da eloquência de Lula

    Dilma saiu-se bem, mas falta-lhe um pouco de objetividade e de presença de espírito. Indagada sobre o caso Santander, ela deu uma boa resposta, mas deixou algo no ar. Não foi conclusiva.
    No mesmo dia ou no dia seguinte, Lula falou em discurso sobre o mesmo tema. Resumiu da seguinte forma: o Santander nunca ganhou tanto dinheiro como ganha do Brasil. Ganha mais dinheiro aqui do que no EUA, na Espanha etc. Resumindo: falou algo que qualquer imbecil entende. Mas isso não se aprende nos livros.

  11. Psiquiatra nele

    Pena o ex-presidente Lula nao ter submetido o Joaquim Barbosa, que depois virou ministro do supremo,  a um simples teste psiquiatrico.  Sua deficiencia psicologica levou-o a perseguir e tentar matar seu criador, o partido dos trabalhadores, e seu presidente da Republica, Lula.

    Perseguiu, inventou jurisprudenica sob medida, escondeu dados, manipulou. E contra o PSDB, exatamente o contrario. Virava e mexia, aparecia dando maos ao Aécio, sempre sorridente. Paz e amor com o mineiro e seu mensalão, que ficou para as calendas gregas. 

    Só Freud explica. Não vamos radicalizar e dizer que houve desonestidade. É caso de psiquiatra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador