O futuro dos partidos e a crise do PT

Seja qual for o resultado das eleições de hoje, não haverá como o PT não proceder a uma reforma profunda.

Nos últimos anos, a direção fez o PT submergir. Deixou de ter presença, dimensão política, porta-vozes de peso. Nada aprendeu com as manifestações de junho de 2013, nem com a polarização política dos últimos anos.

Tendo a seu dispor o melhor think tank partidário do país – o Instituto Perseu Abramo – o PT não conseguiu transformar seus estudos em programas. Fechou-se aos movimentos sociais, à militância partidária, aos diretórios estaduais, aos ventos externos, apesar dos apelos quase patéticos de pessoas como Gilberto Carvalho.

José Dirceu executou uma centralização democrática que, na prática, afastou do partido a parte mais viva dos movimentos sociais. Era essencial para ganhar governabilidade? Sabe-se lá. A polarização política dos últimos anos poderia tê-los trazido de volta. Mas encontraram as portas fechadas por uma burocracia partidária típica de partidos velhos.

Seus melhores quadros foram para o governo e, lá, apagaram-se, como é o caso do próprio Gilberto Carvalho, Marco Aurélio Garcia e outros. Nos momentos cruciais, a voz do partido era de pessoas sem peso específico, apesar de contar com a simpatia de intelectuais, economistas, personalidades de peso. Deixava-se tudo por conta de Lula, num acomodamento incompreensível.

Tornou-se um partido tão descaracterizado que sequer chegou a um acordo interno sobre propostas a serem contempladas no programa de governo da candidata Dilma.

No fundo, a crise da democracia brasileira é a crise dos partidos. O PSDB sempre foi um partido de caciques. O PT já foi um ônibus que abrigava todas as manifestações sociais. Deixou de ser referência e terá que passar por profundas transformações se quiser recuperar o protagonismo, sejam quais forem os resultados das eleições.

Luis Nassif

74 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre os quadros. A

    Sempre os quadros. A indigência de bons executivos, segue sendo o calcanhar frágil do PT. Os intelectuais s eafastaram da gestão, sem formar bons executores. A cada eeição é preciso inventar candidatos, a partir de uma cartola sem coelhos.

     

    1. Aparelhamento não

      Formação de quadros de governo não é função de partido, a menos que seja aparelhista.

      Quanto mais apartidária a burocracia de estado, melhor.

      Há um excesso de politização no funcionalismo público e uma deficiência nas ruas.

      A Fundação Perseu Abramo deveria se preocupar mais com a renovação de quadros do partido e menos com os funcionários públicos, para o quais há universidades e instituições públicas do Estado.

      1. nunca houve resigro de que

        nunca houve resigro de que detentor do poder tenha deixado de aparelhar o Estado e esperar que o petismo seja o primeiro, é coisa de idiota. Veremos nos próximos dias o quanto foi valioso ao petismo ter feito isso para que na eleição só aparecesse números maravilhosos do governo Dilma.

  2. É Nassif,
    Vc tem razão.
    Dilma

    É Nassif,

    Vc tem razão.

    Dilma é gestora, técnica. E gosto disso nela.

    Não é Dilma quem está errada. É o sistema politico brasileiro que precisa de reformas profundas.

    Não da mais para a nação ser monipolizada por grupos economicos e pela midia que está nas mãos de meia duzia de familias.

    Engraçado que a mídia não fala que toda essa sujeira na Petrobras aconteceu na refinaria Abreu de Lima em Pernanmbuco e

    que Eduardo Campos rompeu com o “PT” por que Dilma quis apurar todas as irregularidas na construção da refinaria.

    O mesmo Eduardo Campos viaja, sobe de desce num jatinho sem dono, fantasma e ninguém diz nada!

    E Dilma, uma pessoa integra, é vista pela sociedade como corrupta

    Realmente tem algo muito errado!!!

    1. Se me permite: gestora
      Se me permite: gestora realmente deve ser. Governar com 39 Ministérios é para poucos. Por outro lado, ter 39 Ministérios é uma piada de mau gosto.

    2. É isso. A Dilma jogou pedra

      É isso. A Dilma jogou pedra em um vespeiro antigo. Nem o Lula ousou tanto. E agora lembro das ligações telefônicas entre o Cahoeira e o Demóstenes, divulgadas pela imprensa. Em uma delas o Cachoeira comenta sobre as mudanças que ela fez no DNIT, afirmando: “ela tem muita coragem, nem o FHC e nem o Lula tentaram”. E o Demóstenes respondeu: “o perigo é ela cair”.  Nunca esqueci isso. Convenci o meu povo, antes contaminado pelo denuncismo da mídia,  argumentando: essa mulher foi e ainda deve ser espionada pela NSA, dos EUA, daí se ela tivesse cometido qq deslise o mundo inteiro já estaria sabendo. E concluia: dos seus adversários aquela agência estadounidense tb sabe tudo.

      Vou agora votar. Para mim não há outra opção.  

      É DILMA 13.

  3. Sim mas

    Onde buscar energia se “Desde o aparecimento de tecnologias de transmissão, especialmente após o advento da TV aberta, em todo mundo democrático os grupos de mídia tornaram-se os personagens mais influentes do mercado de opinião, mais do que as religiões, os sindicatos e os próprios partidos políticos”

    Qual deverá ser a estrategia? Um pronunciamento mensal sobre a regulação economica da midia. Estadão (antes Serra agora Aecio) e Carta Capital são claros em quem votam. Se Dilma apoiar os blogs será que haverá dialogo, com sugestões w criticas?

    Qual estratégia? Sim porque não dá mais para aguentar o 4º poder do jeito que está. O maior defeito do PT é o medo do PIG. Mas agora deve aceitar o desafio. ou melhor aceitarmos o desafio. Antes foram a mãe da filha do Lula (Collor) e as camisetas vestidas no sequestradores do Diniz

  4. Nassif;
    O Frei Beto escreveu

    Nassif;

    O Frei Beto escreveu o  livro ” Mosca Azul” logo depois que deixou o governo Lula. Em síntese é exatamente o que você escreve, frei Beto deu mais ênfase ao distanciamento dos movimentos sociais.

    Outro ponto crítico foi o PT ter deixado o julgamento do “mensalão” sem nenhuma resistência enquanto partido, deixou o Zé Dirceu e Genuino arderem na fogueira da oposição com a “força” da midia golpista. Este foi o genesis da imagem de partido corrupto que agora conseguiram colar no PT.

    O Lula se comprometeu a dizer tudo após a conclusão do julgamento, fiquei aliviado, pois finalmente conheceríamos a versão definitiva e confiável sobre este triste episódio, mas não ocorreu.

    A campanha sistematica contra o PT, a partir de então,  foi o motivo pelo qual a Dilma teve pouquíssimo  espaço ( e a desconfiança de uma parte da população ) para apresentar seu excelente governo.

    Eu e minha familia trabalhamos e votamos na Dilma, e temos a certeza de que ela será reeleita, mas esta revisão do PT é primordial e urgente.

    até a vitória.

    Genaro

    1. Lula ficou devendo mesmo!

      Parabéns pelo comentário, Genaro…De fato o Lula deixou para momento oportuno e os companheiros Zé Dirceu e Genoíno ficaram sem defesa adequada. Nem a governabilidade justifica abandonar amigos. Temos muito a aprender com os Gilmar Mendes da vida a socorrer nosso campo.

       

  5. Artigo inoportuno

    Que porcaria de artigo, Nassif! Que hora mais estranha de publicá-lo! Se já não bastasse o massacre da direita midiática mais asquerosa, esse seu artigo estapafúrdio!

  6. Permita-me discordar. A

    Permita-me discordar. A crise, por tudo descrito, do PT não é necessariamente, e nem poderia, a crise da democracia brasileira. O partido surgiu, creceu e se tornou poder em cima justamente da crise de todos os partidos anteriores a ele. Mas, contudo, entretanto, todavia, não só repetiu os mesmo erros (pelo menos alardeiam que tudo que lhe é impingido aconteceu anteriormente), quanto deixou que se estabelecesse outras. O país precisa de gestões nas áreas sociais, educacionais e tudo quanto é mais “ais”. Seja PT, PSDB ou outros Ps. Deve-se concordar que não se deva atribuir à uma crise nacional a má gestão do PT. Sendo, inclusive, essa argumentação argumento para a oposição a ele. Um partido que se mostrou como sendo diferente do nunca antes nesse país deixou que pessoas, em algumas vezes de seu quadro partidário, praticasse atos e provocasse fatos angariando votos com discruso de que não haveria quando sendo o partido no governo. Polarizar dessa maneira é uma maneira simplista de camuflar que faltou em algum lugar uma voz firme. Ou então, é só discurso partidário. No mais, viva a democracia e que caiam o número de processos por atos de desvio e má aplicação de recursos públicos. Saudações Tricolores à todos.

  7. No dia de hoje?

    Inoportuna e superficial análise para um assunto complexo, que requer muita profundidade na abordagem. Mas, uma coisa é certa, o ódio da direita anti-petista trouxe a militância de volta ao PT que literalmente botou a Dilma no colo. Uma janela de oportunidade que o Partido não pode desperdiçar, inclusive para a unificação da esquerda, pelo menos da frente político-ideológica.

    1. Nos próximos anos

          Pensava em escrever alguma coisa, mas temia entrar numa vala que surgirá daqui a poucas horas com a vitória da Dilma e o avívios de várias pessoas neste blog. Mas seu comentário foi preciso, que me motivou a escrever algumas palavras.

          Não sobre a análise, que acho oportuna e precisa.

          Mas, sobre a militância…

          Fazia trempo que não via a militância petista na rua. Não a paga, igual a dos outros partidos. A militância do PT de décadas atrás, de usar estrela no peito contra todasas falsas verdades do mundo, contra todos os preconceitos. Não brigam, dialogam, acreditam na sua verdade. Muitos javons, curtindo aquilo. Ainda assustados, deslocados do clima de guerra que acontecia em São Paulo. Mas em pequenos grupos, fugindo da briga e buscando o diálogo, rindo. Encontrei pelo menos três grupos nas últimas semanas, me deram um papel, falaram bem da Dilma e nada do Aécio. Vermelho e estrela.

           Sim, o ódio absurdo, sem fundamento, acordou a civilidade. 

           Esperar que a civilidade triunfe, não na eleição, mas no partido e no governo.

  8. Campanha de associação do PT à corrupção

    Isso sim foi uma avalanche de desconstrução.

    A marca PT junto com a cor vermelha que o identifica foi idelevelmente associada à corrupção.

    Qualquer candidato vai começar com, no mínimo, 30% de rejeição.

    E, tudo indica que isto não vai parar por aí. A campanha é para desconstruir qualquer opção política de esquerda no país.

    Pré-Sal, Comissão da Verdade, Regulação da Mídia, Sucesso dos Programas Sociais, etc.

    Com estas iniciativas, o PT contrariou e contraria muitos interesses, internos e externos, fazendo ressurgir forças reacionárias que dominaram todo o aparato comunicacional, na batalha, diuturna, de demonizar o PT e os partidos de esquerda.

    Como só restou ao governo a voz do Brasil e a propaganda institucional, cabe aos partidos de centro esquerda encontrarem uma forma de serem ouvidos, buscando talvez, uma forma de comunicação nacional impressa, televisiva e digital.

  9. Se perder, vira oposição. Ou

    Se perder, vira oposição. Ou se reaproxima dos movimentos sociais, recupera o discurso progressista e a identidade com os valores igualitários, ou desaparece.

    Se ganhar, tem que ser governo. Só tem uma chance de fugir da burocratização: chamar os movimentos sociais para participar da elaboração, aplicação e controle de programas de governo que interessem aos “de baixo”.

     

  10. Estou aguardando as apurações

    Mas vou adiantar algumas conclusões baseadas nos resultados das eleições de 2010, do primeiro turno de 2014, bem como dos acontecimentos entre as duas eleições.

    A mais importante é quando a redução da votação da Presidente Dilma em 2014, comparando com as eleições de 2010, pode não ser resultado do desgaste de Governo, e sim resultado da saída do PSB da coligação para presidente em 2014, com estes votos indo em sua grande maioria para Marina Silva, que deve ter perdido parte do eleitorado de esquerda em função do novo discurso neoliberal adotado nesta campanha, este votos devem ter retornado para PSOL que havia perdido para a mesma Marina Silva nas eleições de 2010.

    A saída do PSB das coligações do PT nos estados também deve ter sido o principal responsável  pela queda de deputados federais e estaduais do PT eleitos nestas eleições, com destaque para Pernambuco, onde caso ainda estivesse coligado ao PSB teria  eleito pelo menos de  5 a 6 deputados federais, além do senador.

    Quanto a disputa em São Paulo, o que ocorreu foi a tentativa de repetir o sucesso da disputa na cidade de São Paulo, certamente nas próximas eleições o PT vai pensar mais de duas vezes antes de escolher os candidatos para as eleições majoritárias e principalmente proporcionais.

    Agora que já são conhecidos os resultados é muito fácil dizer que se candidata fosse a Marta Suplicy teria conseguido pelo menos repetir o histórico das votações do PT no estado de São Paulo, e quem sabe provocar um segundo turno, mas este não era o quadro antes das eleições, principalmente considerando o resultado das eleições de 2012.

    Com os erros das pesquisas eleitorais, as pesquisas perderam importância nas avaliações do quadro político, e os cientistas políticos e sociais voltarão a ter papel de destaque na avaliação do quadro político e na formação das coligações das próximas eleições.

    A questão dos votos nulos, que em estados do norte e nordeste tiveram uma redução de cerca de 30% no segundo turno em relação ao primeiro turno de 2010, e deve se repetir agora em 2014, o que pode colaborar para um aumento da votação da Presidenta Dilma nestas reuniões.

    Quanto as abstenções, segundo a diretora do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari, é que não sabemos se é o volume real ou se é só o cadastro do TRE que está desatualizado. Nas cidades em que houve recadastramento por causa da biometria, os índices foram bem menores do que o resto do país., o que é uma tese interessante a ser confirmada nas próximas eleições.

  11. os Campos são uma oligarquia em Pernambuco

    assim comos os carlistas foram na bahia, sarney no Maranhão, Jereissati no Ceará os Alves no RGN e por aí vai..de modernos eles não têm nada, PSB vai diminuir a não ser que una ao PSDB..

  12. Excluí um post

    (Acabo de excluir um post, link, de um longo artigo, por achar mais oportuno. Tem relação com esse post-título. Deixo pra amanhã/hoje, como ontem já tinha anunciado nalgum canto por aqui).

    Colocarei no Fora de Pauta após a 0:00 horas, horário de Brasília.

  13. Quem ousasse cometer um

    Quem ousasse cometer um artigo como esse, agora, do LN, minimamente seria chamado de troll, reaça, coxinha, fascista, golpista, lambedor de botas, assalariado da CIA e etc…

     

    1. Responsabilidade e coerência

      Responsabilidade e coerência é fazer autocríticas após a vitória, não fazer autocriticas para a derrota.

      Na balança do positivo e negativo o voto em Dilma era o correto e o em Aécio o absurdo, logo agora é o momento da autocrítica e de ver os erros e acertos para corrigir no futuro.

  14. Hoje percebo o que o PIG fez

    Hoje percebo o que o PIG fez na base do partido.

    O PT não tem mais representação e nem consegue falar mais com as populações mais carentes.

    Hoje, branco pobre, negros e nordestinos, repetem uníssonos o mantra dito pelo PIG, no PT só tem ladrão.

    Hoje estive na feira livre aqui do bairro, no subúrbio do Meier, ouvi algumas pessoas simples dizendo que iria votar no Aécio porque a Dilma é ladrona. 

    Chega de PT, no PT só tem ladrão.

    Tive um leve bate boca com um nordestino dono da barraca de hortaliça.

    Eu disse a ele que o PSDB não gosta de nordestinos, que o  partido representa a elite preconceituosa e racista.

    Recebi como resposta ” Não quero saber, a Dilma é ladrona, vou votar no aécio”

    Dei um ponto final no assunto.

    O PIG minou o PT nas base, e infelizmente o Aécio terá mutos votos nesse estrato social.

    1. “Eu disse a ele que o PSDB

      “Eu disse a ele que o PSDB não gosta de nordestinos, que o  partido representa a elite preconceituosa e racista.”

      Meu Deus!, a que ponto chega o fanatismo.

      Adilson, como vc pode escrever uma frase dessas e não se considerar um racista preconceitoso, preconceituoso que não gosta de sulistas, da elite (da qual vc faz parte certamente) e de cor quando achas brancos racistas?

      Lula (não por ele, foi apenas um inocente usado pela academia PUCUSPiana) , no seu empenho de dividir o país entre “bons” e “maus” conseguiu criar Adilsons AS..

      Independente de quem vença essa eleição, o Brasil está dividido, acho que Dilma, mesmo que não sofra um processo de impeachment pelo escândalo da Petroleira, fica evidente a fragilidade de uma presidente pata manca que não convence nem seu próprios militantes…

       

       

      1. Silvestrini, você já está

        Silvestrini, você já está pregando o impeachment? E se não conseguir, vai convocar o Clube Militar?

        Chega de golpe!

  15. Luis Nassif quis dizer que o

    Luis Nassif quis dizer que o PT, antigo partido que representava esperanças, depois de 12 anos no poder com as mais espúrias alianças, virou um Partidão tradicional comandado, a ferro e fogo (pelas alianças forçadas, o PT sumiu em vários estados), pelo Grande Coronel Luiz Inäcio seguido pelos neocoronéis do populismo com suas manadas presas em programas assintensialistas no norte e nordeste. Independente do resultado dessa eleição, o PT está diminuido, se Dilma vencer, não se enganem os militantes, Dilma não vai atropelar (prendo, mato e como, como quere alguns fanáticos) a Imprensa com Ley de Medios, muito pelo contrário, vai ter que “dançar miudinho”, perante um país completamente dividido e com um Congresso com uma base fraguimentada e pró mundanças feito esse eleito nesta eleição..

    Aos militantes petistas, esqueçam Lula, agora não é hora de bravatas…

     

  16. Medo

    Para mim o PT a decadência começou com Lula quando este se acovardou (ou pior, quis apoio) frente ao mercado financeiro e trouxe o Meirelles para mandar na política econômica e colocou o fantoche do Pallocci para deleite dos rentistas. Infelizmente foi isto. À Dilma começou a mudar isto, sem enfrentar de peito aberto o debate, mas aí a burocracia já tinha feito seus estragos. Os feudos já estavam formados e o instinto primitivo brasileiro já se apoderava de seus quadros. Ou Dilma enfrenta o debate do rentismo no Brasil de peito aberto ou continuaremos na mediocridade.

  17. PT. abandonou, sim, a militância e burocratizou-se

    Nassif: o pt tornou-se um partido centralizado e burocrático por obra de zé dirceu e os membros do partido de são paulo. As acusações da mídia golpista e da burguesia que fede, atingiu fundo e marcou profundamente o partido. Em Ubatuba, junto a banca de jornal, tentei argumentar, dizendo que dois senadores do psdb – sérgio guerra e o outro do Paraná receberam 10 milhões de um dos criminosos para abafar a cpi da petrobrás. Os senhores com quem dialogava, responderam-me revoltados contra mim: isto é pouco comparado com que o pt tem roubado da petrobrás. O mensalão do pt, o julgamento levado a efeito pelo supremo tribunnal, o que a burguesia raivosa paulista paraticou contra a Dilma, em dois momentos, quando dava início à copa do mundo, aqui em São Paulo, no campo do corintians: além de vaias gritavam: ó Dilma vaí…Com esta atitude de insanidade mental, a burguesia e todos os que são capachos deste bando de gente, demonstraram a própria cara, o próprio caráter.Fui do pt e desde muito estou afastado. Não sei se o paartido conseguirá se reconstruir.   

  18. Nassif, meu caro: você tem

    Nassif, meu caro: você tem razão. Mas estou confiante – frente à ameaça de retrocesso, é possível que estas eleições tenham revigorado o ânimo dos velhos e novos sonhadores.

  19. Não existe “movimentos

    Não existe “movimentos sociais”, o que existe são cabos eleitorais que trabalham de graça, descobriram que eram isso e debandaram.

    Não ganharam nada e se mandaram.

    Agora só pagando para ter “militãncia”.

    Ninguém é tão bobo de apoiar falcatruas de graça.

     

    1. Tá julgando os outros por vc

      Para vc o dinheiro é o valor máximo. Por incrível que possa te parecer, para muita gente nao é. Para as pessoas que amam sinceramente este país e acreditam no projeto que vem sendo desenvolvido, militar é um dever e um prazer. 

      1. Podes ter certeza!
        Militamos, principalmente nas últimas semanas, com uma dedicação, com uma entrega, com um amor, com tanta esperança, que jamais os vermes entreguistas deste país saberão e se disporão a fazê-lo!
        Fizemos plantão na internet, piquetes nas ruas, camisas, faixas e tudo o mais que nossas energias e economias permitiram.
        A sensação do dever cumprido e a imensa satisfação em assistir e ajudar a protagonizar essa vitória histórica, são mais que suficientes para nos sentirmos “pagos” e realizados!
        A diferença é essa…
        Viva Dilma! Viva Lula! Viva o Brasil!

    2. Militância

      Ô Aliaça deixa de ser imbecil e vai procurar sua turma. O Aecim do Pó esta procurando novos laranjas para traficarem cocaìna então va la e arrume um emprego  da tua estatura.

  20. Conciliação com a esquerda e os verdes genuínos

    Eu acho que só vai ter jeito se reaproximando da esquerda que o abandonou, começando pelo PSOL, que ocupou os espaços que ele deixou , os verdes genuínos – não o PV – e se afastando da direita interesseira e oportunista do PMDB..

     

    1. só tem um porém: são esses

      só tem um porém: são esses antes devem serem extintos e todos virarem petista para depois o petismo repensar as suas alianças

    2. e uma escolha dificil entre a

      e uma escolha dificil entre a governabilidade e a esquerda, mas a escolha tem de ser a gauche ou o Pt se engessa ainda mais e perde completamente seu vinculo com a esquerda. apesar dos programas importantes, o que vem a partir de agora depende de fora de esquerda mobilizada inclusive nas ruas: e isso ou seremos sugados pelo fascismo em Cristo, pq e para ali q esta indo a governabilidade: quem hegemoniza sao os extremos: a direita e a esquerda.

       

  21. Há uma realidade que o Nassif está esquecendo.

    Quem ganhou as eleições neste pleito, não foi Lula após um governo desastrado governo FHC.

    Quem ganhou as eleições não precisou fazer uma carta aos brasileiros abdicando de sonhos anteriores.

    Quem ganhou as eleições foi um “poste” segundo muitos, no meio de uma crise internacional.

    Quem foi eleita foi uma candidata que nem apoio teve por completo de sua pseudobase eleitoral.

    Quem foi eleita foi uma candidata no meio de uma campanha da grande mídia com o apoio de dezenas de colaboradores nas redes sociais.

    Quem foi eleita foi uma candidata que sofreu um golpe extremamente estranho, com articulação internacional, que se chamou manifestações de 2013.

    Em resumo, quem foi eleito foi uma mulher que sozinha só teve um aliado, o povo brasileiro

    Quem foi eleito foi

    DILMA

    1. Clap, clap, clap (c/ uma ressalva apenas)

      Falou e disse. (A ressalva é sobre o Lula; ele tinha que fazer o que fez, senao nao abdicaria de sonhos anteriores mas tb nao governaria). 

    2. Não foi uma reeleição

      Quem venceu em 2010 não foi Dilma. Foi Lula. Dilma não era conhecida politicamente. Essa vitória deve ser considerada como a priveira vitória da presidenta Dilma.

    3. Quem ganhou foi a militância

      Não. Quem ganhou não foi a Dilma.

      Se dependesse dela estaria derrotada.

      Derrotada pelos mesmos poderosos da mídia, a quem ela tentou abrir portas ao se eleger em 2010, virando as costas para quem tinha dado o sangue na campanha.

      Pelos sanguessugas e espertalhões de toda sorte, quintas colunas muito mais interessados na sua sobrevivência política ou interesses econômicos e alinhamento com inimigos do partido ou vivendo na aba de Lula, do que defender os ideais do partido, como Gleises Hoffmans, Paulos Bernardos, Vacarezzas, José Eduardo Cardoso – este que conseguiu, na eleição de que dependia a sobrevivência do partido,  a proeza de se omitir mais que o secretário da ONU, Ban Ki-Moon – e mais um monte.

      Estas eleiçoes foram ganhas pelo Lula de sempre, aquele que, como afirma Nassif, carrega o partido nas costas.

      E muito mais, pelos “militância”, nas ruas e, principalmente, redes sociais. 

      Estes mesmos a quem própria Dilma também virou as costas.

      Foram ganhas por gente a quem teve que recorrer em desespero, depois de ter dado tratamento indigno, como Franklin Martins

      Acompanhei, pelo twiiter, alguns candidatos do partido. Todos ocupados em procurar seus próprios votos. Nenhuma referência à candidata a presidência ou tentativa de fazer qualquer contraponto à guerra suja e de ódio a que o partido vem sendo submetido há  anos. Omissão total.

      Quem praticava a “guerrilha” virtual – acredito, muito mais que a de Obama, que esta eleição foi ganha na Internet – que foi fundamental para sua defesa, era gente como eu (modéstia às favas), que nem filiado ao partido sou e milhares de filiados ou não que ficavam até de madrugada, dormindo quatro horas ou menos, para desmontar toda a sorte de factóides, mentiras, virais, incoerências, esqueletos no armário de adversários, cavalos de troias embutidos em bondades em propostas, além de defender suas propostas e suas decisões de governo.

      Gente que deu a cara a bater, literalmente, e ter a coragem de se expor e teve que enfrentar o ódio anti-petista colocando seu futuro profissional em risco e nem sequer tinha qualquer obrigação para isto, como Gregório Duvivier ou o Xico Sá

      Esta eleição mostra que o Nassif está certo. O PT, Dilma e Lula precisam precisam repensar o partido. O partido precisa de mais atos de coragem, ou, aproveitando o mote da campanha, de mais corações valentes e menos covardes.

       

      1. Fora Paulo Bernardo, Fora José Eduardo Cardozo.

        Antonio CDS, apoiado, apoiado. Houve cidade do sertão, onde uma comerciante era a única a defender Dilma. Perdeu clientes, mas estava certa de que fazia o certo. Com a filha no meio do curso de uma universidade federal, ficava apavorada com a possibilidade de ter de pagar mensalidade, já que não tem condições econômicas para isso. E sabia que suas clientes pobres, as que pagam sem atraso, vivem, a maioria, de salário mínimo, esse mesmo salário que os apoiadores do Aécio acham que está muito alto. Queria ver um cacique do PSDB vivendo desse salário. Salafrários, miseráveis. Para completar, na pequena cidade, o presidente do diretório do PT não se manifestou nem pelas redes sociais. O PT precisa de uma faxina, URGENTE. Fora os aproveitadores, covardes, reacionários e quintas colunas.

      2. Conte me entre os covarde

        Conte me entre os covarde entao, Antonio, porque nao existe chance de eu militar apos ver Dilma entupindo o rabo da media brasileira de dinheiro estatal enquanto EU “milito” por elaa troco de nada.

        Nao vai acontecer.  Eu me considero mais caro.

  22. Finalmente, começou a
    Finalmente, começou a perceber.

    Tímido ainda, é verdade, jamais dirá que um grande responsável pelo enfraquecimento foi a hiper concentração dos feitos na pessoa de um ícone.

  23. A presidenta Dilma precisa

    A presidenta Dilma precisa URGENTEMENTE conversar com os SINDICATOS, principalmente com os sindicato dos APOSENTADOS,  que ganham mais que um salário mínimo e estão PAGANDO O PATO nestes últimos 17 anos, desde o governo FHC, que criou o famigerado FATOR PREVIDENCIÁRIO. Cabe a presidenta Dilma trocar rapidamente o presidente do Banco Central e reduzir rapidamente as TAXAS DE JUROS, MAIOR DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO já visto no Brasil nos últimos 20 anos: são R$ 6 TRILHÕES de reais transferidos da previdência, da saúde, da educação, da infraestrutura para pagar religiosamente e bovinamente os ESPECULADORES/RENTISTAS, SANGUESSUGAS DA NAÇÃO BRASILEIRA. PRESIDENTA DILMA,  sua reeleição, como a senhora bem disse, é de MUDANÇA. Faça estas mudanças com CELERIDADE e não se APEQUENE diante dos DESAFIOS que a senhora enfrentará nos próximos 04 anos. Boa sorte!

  24. Dilma ganhou, agora vamos falar do PT.

    O PT errou por não politizar suas conquistas. Muitos petistas erraram por acreditarem que Lula voltaria em 2014, o carater do ex-presidente não permitiria isso, Dilma por outro lado jamais abriria mão de tentar a reeleição, não por causa do poder, mas para defender sua condição de mulher, se FHC pode, se Lula pode. Muitos petistas se acomodaram no poder. Vejo isso aqui no MS, o eleitor petista como eu fez mais militãncia do que os filiados. O povo se ergueu, se não fosse isso Dilma teria perdido. O PT aqui em Dourados /MS apoia o prefeito do PSB, o povo não gosta do prefeito ele ganhou por WO. Era hora de oferecer uma opção para a cidade, escrevi isso para o deputado que sempre voto e ele nem me respondeu. Não votei nele dessa vez, votei em outro petista. Meu deputado antigo perdeu. Está na hora do PT acordar, o ódio tomou conta da classe média alta  e está transbordando para os pobres. Não a como pobre votar em quem promete desemprego e baixos salários. Aécio em um período normal tomaria de lavada. Estou até pensando em me filiar ao PT para brigar lá dentro por mudança. O PT tem que voltar a ser como no passado.

    1. Morei no MS até 2012, e pelas

      Morei no MS até 2012, e pelas notícias que tenho o PT perdeu o governo do estado por culpa do Delcídio, que subiu no pedestal e lá ficou. Fiquei sabendo de uma reunião com movimentos sociais e sindicatos, em que estava presente o Gilberto de Carvalho, que liderança indígena reclamou que o candidato petista não foi em nenhuma aldeia durante a campanha, o José Orcírio (Zeca do PT) é que foi. O Delcidio estava acompanhado do Pedro Chaves (que ganhou ma fortuna vendendo a UNIDERP a um grupo estrangeiro) enquanto o Zeca estava na platéia. O PT só existe no MS graças ao Zeca. Eu trabalha com ele no BB quando foi candidato a vereador pela primeira vez. Fazia campanha a pé ou de bicicleta, pois não tinha dinheiro. Agora a cara do PT no MS é o Delcídio, com toda sua empáfia.

  25. a crise do PT

    Concordo com voce a 100%  Tem muito para se acrecentar nesta critica constructiva.

    Por esta noite curtir a Vitoria desta brava guerreira que consiguiu acordar ao povo

    petista e povo  leal  parando o desastre ao deixar aos reaccionarios

    destruir os avanços no Brasil e no nosso continente (PatriaGrande).

  26. Militancia do PT

    Destruiram o PT aqui meu estado, cada um por si  e Deus por todos, o presidente do PT/TO será o primeiro suplente da SENADORA KATIA ABREU.   Como posso pedir voto!!!!!!!!!!!!!!

  27. Finalmente um artigo sensato.

    Finalmente um artigo sensato. A paixão tomou conta de tal forma dos militantes que se recusam a aceitar uma crítica. E esta matéria é uma das poucas que chama o PT à razão. O abandono das bandeiras históricas em nome da governabilidade é uma das chagas que levou aos rachas e ao afastamento de intelectuais e principalmente do movimento social.

    Por sinal, a pecha que a direita conseguiu grudar ao PT decorre principalmente das alianças do partido. Como que o partido se alia a um Roberto Jefferson para aquela maracutaia? Como podem confiar? E isso continua a ocorrer enquanto o partido não demarcar uma linha que não se pode atravessar.

  28. Finalmente um artigo sensato.

    Finalmente um artigo sensato. A paixão tomou conta de tal forma dos militantes que se recusam a aceitar uma crítica. E esta matéria é uma das poucas que chama o PT à razão. O abandono das bandeiras históricas em nome da governabilidade é uma das chagas que levou aos rachas e ao afastamento de intelectuais e principalmente do movimento social.

    Por sinal, a pecha que a direita conseguiu grudar ao PT decorre principalmente das alianças do partido. Como que o partido se alia a um Roberto Jefferson para aquela maracutaia? Como podem confiar? E isso continua a ocorrer enquanto o partido não demarcar uma linha que não se pode atravessar.

  29. Também acho. A vitória não

    Também acho. A vitória não deve esconder o fato de que o PT necessita de uma imensa reformulação, revisão de muitas posturas que afastaram aliados e repensar uma retomada da inserção na sociedade. 

  30. O modelo de presidencialismo de coalizão se esgotou, e a fatura

    O modelo de presidencialismo de coalizão se esgotou, e a fatura vai para a conta do PT. Para a direita é muito fácil sobreviver no subterrâneo da política, com a mídia golpista e o judiciário conivente trabalhando ao seu lado.

    Ocorre que para o PT entrar nesse jugo fisiológico da política convencional teve que pagar um preço altíssimo. Ou seja, o PT teve que abdicar de muitos dos seus princípios e ideais em nome de uma pretensa “governabilidade”.

    Agora esse modelo de se fazer política se exaure, mas quem irá arcar com as consequência de todos os podres na política é o PT. A mídia tem conseguido canalizar toda a indignação e ódio na política no PT. E isso é algo evidente, pelo menos aqui em São Paulo.

    O ciclo histórico do PT dentro desse modelo de política institucionalizada parece estar se aproximando do fim. Agora resta as últimas cartadas, quais sejam: uma ampla reforma política e atacar o monopólio da mídia através do marco regulatório da mídia.

    1. Créditos e Débitos
      O governo é de coalizão, mas a presidenta é centralizadora, assumindo 100% do crédito e 200% do débito. Se não mudar rapidamente a maneira de agir vai levar na cabeça de novo.

      1. Ela não está sozinha. Todo o

        Ela não está sozinha. Todo o partido precisa fazer uma auto avaliação. Cadê sangue novo no PT? Novas lideranças (É só o Haddad?)? Quando se darão conta de que se entrarem no mesmo nível das acusações que recebem, se tornarão iguais…. a atitude é a diferença.

  31. É hora de fazer a critica necessária

    Esse blog foi fundamental para a vitória das forças de esquerda, e continuará sendo para fazer a critica necessária, e elevar o nível de consciência e participação popular. 

  32. Necessidade de renovação

    Foi sintomático ver que entre os militantes do PT que aguardavam o resultado das eleições em um auditório que o partido alugou em um hotel de São Paulo, não havia negros. Parece que o PT já não é mais “um ônibus que abriga todas as manifestações sociais”, não é. E o PT deveria ter se transformado em um trem, para cabar ainda mais gente, e não em carruagem, que mais hora menos hora sabemos que acaba se transforma em abóbora. Não sei onde li, provavelmente aqui no blog, que o PT precisa voltar as origens, precisa da presença da juvetude negra, das periferias, dos jovens artistas, de tudo o que não é essa burocracia partidária de escritório e gabinete, sob o risco de virar um PSDB. Espero que o partido esteja atento.

       

  33. Barbárie

    Q que faremos para impedir que pessoas supostamente civilizadas, transformam-se em débeis mentais, praticando atos do mais puro vandalismo, demonstrando intolerância com atitudes anti-democráticas.

    Vejam este vídeo – aconteceu com um parente meu:  http://goo.gl/QZiGll

    1. Svibra, o Blog tem 1 botao p/ pôr link como ativo

      Do jeito que vc pôs, nao dá para clicar no link e abrir a matéria, é preciso copiar e colar noutra guia ou página. O botao é o que vem logo depois da seta para trás. 

  34. PSDB

    O PSDB mostrou não ter nenhum escrúpulo para mentir, mistificar, enganar, enrolar, bater.   Perdeu a linha completamente,se é que algum dia teve linha, o rumo ,e bateu de cara na parede,dobrando a força do choque.

    O povo disse claramente não a velhacaria endêmica nas hostes tucanas, e inoculada na veia de cada um desses ultra radicais,fundamentalistas da direita, a qual já morreu em todo o planeta, menos aqui,sobrevivendo com o nome PSDB e agonizante como um portador de ebola.

     

  35. Pelo fim do apagão da comunicação

    O PT precisa marcar presença nas redes sociais, nesta campanha o  site Muda Mais foi importante como meio de comunicação, a página possuia um  whatsApp foi usado, o face, twitter, o que não dá é para voltar ao que era antes do inicio da campanha, ou seja, aquele apagão geral na área da comunicação, até mesmo pq nós será necessário a mobilização da opinião pública para que o Congresso aprove as mudanças que esperamos sejam postas em prática. Que essa rede que funcionou durante a campanha permaneça, até mesmo para divulgarmos as realizações de Dilma, pois a depender do pig chegaremos em 2018 com o mesmo nível de falta de informação sobre o que foi realizado, bem como sem a participação das pessoas nas decisões que lhes interessa. 

  36. Saber ganhar

    Continua faltando humldade ao PT.  Parece que não caiu a ficha .Mais da metade do povo não está satisfeita. Dirigentes e militantes, festejam com razão, mas desprezam e desrespeitam os que não votaram em Dilma. Essa atitude não constroi,  serve para aumentar rancores e ódio. O que se espera é que a ética, a justiça e a decência, conceitos que notearam a criação do partido, seja a inspiração das novas lideranças que despontam. 

  37. Análise lúcida sua, Nassif

    Se as manifestações foram provocadas em sua origem ou “apropriadas” durante o seu curso, eu não sei. Mas o que não resta dúvida é que ficar num canto esbravejando contra golpistas não vai resolver a questão. Ou o PT arruma um jeito de embarcar junto com o povo ou perde o bonde da história e vai ficar imobilizado, refém de um congresso que JÁ vetou a MP dos conselhos populares… Vão continuar a aplicar a realpolitik , dar “agrados” a pseudo-aliados? Àqueles que, decididamente, quando vem pra ferrar, vem com tudo?

    Digo mais: ou trazem o povo pra junto, esclarecem o jogo definitivamente – e fazer isso sem alimentar a semente do ódio que já está plantada vai ser um árduo exercício – ou vai levar porrada do início ao fim do mandato. Até que a nossa “inviolável” urna eletrônica jogue a última pá de cal. A guerra se ganha com coragem e perspicácia para entender o jogo do inimigo e não engolir a isca do ódio, da divisão. 

  38. E o golpe midiático

     O tremendo golpe midiático cuja calúnia da revistinha do esgoto foi só o último tiro precisa ser destacado antes de qualquer análise do desempenho do pt.  Sem analisar bem esta variável o resto é conversa fiada. É uma força descomunal que se não fosse os blogs sujos como este já estaria com a presidencia. O pt conseguiu o quase impossivel.

    Comecemos com comunicação. O que foi feito é um exemplo a ser evitado no futuro.

    O psdb/pig  fraudulentamente quase levou a eleição. Este é o fato do dia.

    É impressão minha ou já se eaqueceu que a revistinha do esgoto caluniou o pt no último dia da eleição e intimada pelo tse, descumpriu  a ordem e ainda caluniou o juiz.

  39. Sou petista e concordo…

    Sou petista há muitos anos e concordo plenamente com o texto…nos pequenos municípios as características do PT ainda se mantém, há um maior envolvimento com os movimentos sociais locais, e nos níveis estaduais e federais isso começa a se perder…há muitas correntes dentro do partido o que aprimora o debate, enriquece, mas dificulta o entendimento, acabamos por não deixar claro aos cidadãos exatamente o que o PT como partido defende…

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador