Para Gilmar, é preciso ‘cautela’ em ações da justiça em universidades

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, disse hoje, 26, que ‘ebulição’ em ambientes universitários fazem parte do ‘processo democrático’ e que é preciso ter ‘cautela’ diante da sequência de ações em universidades públicas por todo o país que apontam propaganda eleitoral irregular nos campi.

O caso mais polêmico foi o que ocorreu na Faculdade de Direito da UFF (Universidade Federal Fluminense), alvo da justiça por ter na fachada uma bandeira onde aparece a mensagem ‘Direito UFF Antifascista’.

Para Gilmar, as Justiça eleitoral deve ‘verificar se alguma manifestação de fato transborda daquilo que a lei prevê e o que é  manifestação normal dentro do ambiente acadêmico’.

Em declarações para a Folha, Gilmar não quis falar sobre casos concretos nem responder se mensagens como ‘antifascismo’ poderiam ser judicialmente selecionadas a um candidato, já que o nome de nenhum deles estava no cartaz da UFF. 

‘Sabemos que os campi em geral têm uma ebulição que é positiva, que não necessariamente estão afeitos ao período eleitoral’, disse ele e lembrou que os próprios juízes são alvo de manifestantes. E tudo bem. ‘Nós somos recebidos às vezes com protestos, faz parte do processo democrático’.

Gilmar pediu uma ‘relação mais dialógica e menos repressiva’ para lidar com esses casos.

Segundo a Folha, as medidas nas universidades são, na maior parte, relacionadas à fiscalização de suposta propaganda eleitoral irregular. Para especialistas ouvidos pelo jornal, a série de operações é ‘um grave atentado à democracia e à liberdade de expressão’.
 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Gilmar acha que tem bobinho
    O Gilmar acha que tem bobinho que acredita que ele não torce e vota contra a esquerda. Ele persegue este resultado a muito tempo.

    Aquele vídeo de coronel pedindo sua cabeça é pura embromação combinação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador