Planalto se anima com pesquisa Datafolha

Fontes do Planalto consideraram positiva a última pesquisa Datafolha. Julgam que a Folha enfatizou a metade vazia do copo, sem considerar a metade cheia.

A parte vazia do copo é a seguinte:

  1. Diminuiu chance de Dilma Rousseff vencer no primeiro turno.
  2. Aécio Neves cresceu acima da margem de erro.
  3. Analisando o histórico das últimas pesquisas, há queda de Dilma e crescimento dos adversários.
  4. 75% dos eleitores do PT preferem Lula como candidato.

A parte cheia do copo é outras:

  1. Nos últimos 35 dias, a avaliação do governo Dilma parou de oscilar para pior:  ótimo/bom caiu 1 ponto (de 36 para 35%), regular caiu 1 ponto (de 39 para 38%) e ruim/péssimo subiu 1 ponto (de 25 para 26%). Tudo dentro da margem de erro.
  2. Houve queda de 7 pontos (de 65% para 58%) entre os que julgam que a inflação irá aumentar. É a primeira queda da expectativa negativa desde 2012. Aumentou o percentual dos que acham que a inflação continuará como está (de 22% para 29%). E entre os que acham que irá diminuir aumentou o percentual de 6% para 8%.
  3. O medo do desemprego caiu (45% para 42%); o “vai ficar como está subiu de 30% para 33% e os que acham que vai diminuir se mantem em 20%.
  4. Em relação à expectativa econômica, em relação à sua própria situação apenas 12% acham que irá piorar, contra 43% dos que acham que irá melhorar e 41% que pensam que ficará como está. Em relação ao país, 28% julgam que irá piorar, contra 26% que apostam na melhora e 41% na manutenção do quadro atual.
  5. Diminuiu o ritmo de queda da intenção de voto em Dilma. Na pesquisa anterior caiu 6 pontos. Neste, apenas 1 ponto (38% para 37%).
  6. Dilma continua ganhando em todas as regiões do país. O pior resultado é no Sudeste, onde tem 30%, contra 27% de Aécio e 7% de Campos.
  7. Os analistas do Planalto consideram que a melhor indicação da recuperação de Dilma são os ganhos em municípios grandes (de 31% para 34%) em contraposição às perdas nos pequenos (48% para 44%).
  8. Cidades com até 50 mil hab.: 48% em abril, 44% agora; cidades com mais de 500 mil hab.: 31% em abril, 34% hoje. Isso é uma boa notícia. O efeito simultâneo de queda nos municípios pequenos e de subida nos grandes é a ” curva indicadora” mais clara do movimento de recuperação.
  9. Os três candidatos têm os mesmos índices de rejeição, dentro da margem de erro: Dilma, 35%, Campos, 33%, Aécio, 31.
  10. PSDB e PSB já exibiram seus programas regionais partidários; o PT ainda não.

 

Luis Nassif

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que com estes dados o

    Será que com estes dados o Planalto vai se mexer? Ou vai esperar uma hecatombe acontecer para colocar toda a militancia em campo. A campanha da sucessão já começou! É necessário chamar os partidaristas, afliados e simpatizantes do PT e de Dilma a virem a público defenderem o partido e a presidenta! Chega de aguardar! Não dá para ficar apenas tomando socos todos os dias partindo dos mesmos órgãos de imprensa. Tá na hora de virar o jogo!!

    1. “Será que com estes dados o

      “Será que com estes dados o Planalto vai se mexer?”:

      Oh, yeah.  Eles estao preocupadissimos com os dados da pesquisa.  Dilma tambem…  Quase tanto quanto eu…

      1. é por aí, Ivan…

        o ringue é do tamanho do Brasil e os golpes vêm dos mesmos de sempre,

        de expoentes regionais mais cambaleantes do que bebum em noites de ventania

  2. Dilma finaliza no primeiro

    Dilma finaliza no primeiro  turno.

    Só apanhando aida esta com todo este fôlego.

    quem  bate  já  esta ficando cansado.  Imagina quando tomar um soco?.

     

     

    1. existe uma luta que se desenvolve assim mesmo…

      como você colocou

      se desenvolve mantendo o equilíbrio favorável, evitando ou amortecendo o golpe até cansar quem bate

      algumas vezes nem é preciso bater de volta, basta dar as costas e se afastar

       

      repito: ainda não temos novidade, mas os debates surpreenderão com uma suavidade nunca vista

  3. sigo confiante…

    como até agora o time não entrou em campo, programas regionais, e mesmo assim Dilma se mantém firme e forte, resultados mostram que ela é a única que pode contar com eleitores cativos em qualquer campo

  4. o melhor de qualquer luta não é lutar…

    é treinar para luta final oferecendo seus pontos fracos a todos os lutadores………….

    como são iguais, o golpe que derruba um nocauteia todos

     

    essa oposição tem muito o que aprender ainda

  5. Sem gordura

    Nassif, realmente não deixa de ser uma notícia boa em virtude de sabermos que vinda do Datafalha sinaliza a possibilidade de ser um resultado ainda melhor.  Imagino que foram retiradas algumas gorduras do índice de votos que possam favorer a Dilma, como os 2% de margem de erro para menos. Então, talvez, pode ser que estaja faltando algo entre 3 e 4%, no mínimo, a favor de Dilma. O sinal vermelho de alerta geral tem que ficar ligado desde já até o dia da eleição. Esse momento de véspera de Copa do Mundo poderá levar muita gente do governo e do comitê de campanha a se acomodar e abrir a guarda para os adversários. A atenção tem que ser total, contudo a nova postura de Dilma, a sinalização de uma reação do PT e a entrada de Lula em campo está provocando uma motivação dos petistas, da base aliada e principalmente dos Lulistas. Uma amostra bem evidente dessa recuperação de Dilma está nas recentes reações de Aloísio Nunes, Joaquim Barboza e Gilmar Mendes.

  6. Pau de galinheiro

    A pesquisa é da Folha, cuja reputação todos conhecemos.

    Mas há um dado levantado pelo Azenha, não abordado na análise do Nassif: a intenção de voto dos que “ascenderam ao longo dos últimos 11 anos e que são vulneráveis ao discurso da mídia”. A se checar.

    http://www.viomundo.com.br/politica/na-pesquisa-datafolha-um-dado-preocupante-para-dilma.html

    Na pesquisa Datafolha, um dado preocupante para Dilma

    publicado em 9 de maio de 2014 às 14:07

    por Luiz Carlos Azenha

    Um dado bem ruim da pesquisa Datafolha, apontado pelo Antônio David — para quem acredita em pesquisa.

    Em caso de segundo turno, Dilma tem 43% entre os entrevistados de renda familiar de 2 a 5 salários mínimos, contra 39% de Aécio Neves. Ou seja, empate técnico.

    A presidente ainda lidera com 37%, contra 20% do tucano Aécio Neves e 11% de Eduardo Campos, do PSB.

    Vai ao encontro do que escrevi recentemente, de que a eleição será decidida justamente por aqueles que ascenderam ao longo dos últimos 11 anos, que são vulneráveis ao discurso da mídia — especialmente da Globo — de que tudo vai muito mal no Brasil e que não encontram serviços públicos adequados às suas pretensões.

    Parte deste contingente se juntou à classe média nas manifestações do ano passado, especialmente nas regiões metropolitanas, onde a crise urbana é grave. Eles querem mudança.

    A Copa, neste sentido, é o pior legado que o ex-presidente Lula poderia ter deixado à presidente Dilma Rousseff. Este público vê os estádios maravilhosos recém construídos e certamente se pergunta: se é possível fazer isso para o futebol, por que não é feito para as escolas, os hospitais e as creches das quais precisamos — para não falar do transporte público?

    Gente próxima do governo Dilma analisou a pesquisa e viu o copo meio cheio e meio vazio. Vazio porque aumentou a chance de segundo turno; cheio porque a presidente teria deixado de cair.

    “O efeito simultâneo de queda [de popularidade] nos municípios pequenos e de subida nos grandes é a ‘curva indicadora’ mais clara do movimento de recuperação”, escreveu um deles.

    Eu, Azenha, que não sou analista político mas apenas observador curioso, estou certo de que vai haver segundo turno. O eleitorado está bastante volúvel e será muito difícil fazer previsões. Porém, meus contatos com o público, na condição de repórter, me surpreendem. Não é nada científico, mas tenho a impressão de que a oposição avançou muito no convencimento do que poderíamos chamar de classe média baixa de que chegou a hora de trocar de governo.

    Noto que pessoas que seriam eleitores em potencial do PT adotaram o mesmo discurso de criminalização do partido que se vê, ouve e lê na mídia corporativa. Dilma é uma figura extremamente distante do cotidiano destas pessoas, que não parecem ter com ela qualquer identidade de classe como tinham com o ex-presidente Lula.

    Trocando em miúdos, será uma campanha de reeleição dificílima, com um potencial de crescimento grande inclusive da chapa Eduardo Campos-Marina Silva, quando e se houver polarização extrema entre Dilma e Aécio Neves.

  7. Situação semelhante a 2010

    Descontadas as diferenças entre as governanças e os factoides criados e usados como armas até a exaustão, as situações assemelham-se analisando-se estas pesquisas, e até aonde elas definem a verdadeira intenção de voto do eleitor, ora consultado.

    Vamos concordar que naquela altura dos acontecimentos, o “tiroteio” contra o então Presidente Lula, era bem maior, e com perspectivas de atingi-lo, ate chegando às vias de um impeachment, e a sua exclusão como candidato a reeleição, o que não ocorre com a atual Presidente, que sofre apenas um momento difícil, por está sendo “grudada” a um acontecimento, do qual foi mera observadora.

  8. Essa aposta em programa de

    Essa aposta em programa de horário eleitoral é ilusória. Muito muito pouca gente vê esses programas. E dos que assitem muito muito poucos se influenciam por eles para decidir como votar.

    Os marqueteiros, à partir da eleição do Collor, conseguiram fazer muita gente acreditar que eles mudam eleição. Mas eles só conseguem é pautar as redações amigas. Daqui pra frente dentro das redações vai-se ouvir mais e mais “Vocês querem a guerra total? Vocês a querem, se necessário, mais total e radical do que a podemos imaginar hoje?”.

    O pessoal do PT acreditar que vai reverter essa guerra total de comunicação nas vésperas do pleito é pedir pra perder o jogo.

    Os marqueteiros estão ganhando uma fortuna vendendo ilusões. E os políticos pagando alegremente para não terem que sair dos gabinetes.

    O que me chama mais atenção nessa pesquisa é a queda dos indecisos e nulos e branco. Não vi nenhuma razão pra isso ocorrer.

  9. Voto Nulo

    Para o bem do Brasil, o melhor de ser observado na pesquisa é que o segundo colocado está brigando com os votos nulos/brancos e a quantidade de eleitores que justificam o voto só aumenta. Na atual conjuntura vejo que a quantidade de votos nulos não mede só a rejeição do povo com este sistema político corporativista e corrúpto e com estes políticos de carreira, mas mostra que o povo não está se deixando levar nem pelo jogo eleitoreiro, ou seja, mede a evolução do eleitor. O terceiro colocado está brigando com o número de indecisos, que aumenta a cada eleição e é um outro indicador da insatisfação com a campanha dos candidatos.

  10.  
    O dado mais relevante dessa

     

    O dado mais relevante dessa pesquisa é que 75% da população quer MUDANÇA PROFUNDA com essa eleição que se aproxima. Dessa forma, penso que o ciclo do PT está chegando ao fim. 

    1. Wishful thinking.
      Mas é um

      Wishful thinking.

      Mas é um direito seu.

      As mudanças que a grande amioria quer, é para frente, não o retrocesso.

      Aécio aponta FHC como seu modelo.

      E Eduardo Cunha está igualzinho o Aécio.

      Avanços, só com o PT.

      Mas continue pensando como você deseja. Defendo o seu direito de acreditar no que quer.

      1. É Campos!!!

         

        Avanço só com o PT??? Será??? Outro dado da pesquisa:

        Quem está mais preparado para fazer as mudanças?

        Aécio Neves – 19%

        Dilma – 15%

        Campos – 10%

        O cansaço com o governo Dilma é visível, mas pense o que quiser!!!

        1. Dilma tem intenção de votos

          Dilma tem intenção de votos maior que todos os demais candidato e o cansaço com o governo dela é visível.

          Se não houvesse esse cansaço visível então ela estaria com 150%?

          Quem está se iludindo?

          Mas é um direito de casa um viver em seu mundinho de ilusões…

  11. Ventos de maio

    Nas eleições presidenciais, desde 1989, os meses de maio/junho têm sido decisivos na demarcação de futuros resultados. Em maio/89 Collor assumiu a clara dianteira das eleições; em junho/94 FHC iniciou a reversão da curva de crescimento da candidatura Lula e se mostrou viável eleitoralmente, ultrapassando Lula em julho, logo após o lançamento do plano real. Em maio/98 Lula marcou empate técnico com FHC e este promoveu o famoso jantar com editores da grande mídia, que mudou a cobertura de seu governo e lhe garantiu uma tranquila reeleição, mesmo com o país quebrado; em 2002, é nesse momento que Lula se consolida frente aos ataques de Serra e às possíveis alternativas representadas por Ciro e Garotinho. Em 2006 foi o pico negativo da candidatura Lula; em 2010 foi quando Dilma definitivamente ultrapassou Serra. Esse é, historicamente, o período de pior avaliação de governos federais. Ultrapassando-o, sem perder a hegemonia e o protagonismo que são a chave para uma campanha vitoriosa, Dilma estará, em agosto, pós-Copa, pronta para fazer de sua candidatura o baluarte de uma forte vitória dos setores não neoliberais no país.

    Aécio, por outro lado, enfrenta um dilema: mostrar-se, de fato, o candidato que pode derrotar a frente político-eleitoral construída por Lula-Dirceu-José de Alencar. Sua candidatura inicia esse processo em um momento muito próximo à Copa, em um momento em que as atenções de boa parte do país estarão voltadas ou para a Copa em si e a seleção ou para as manifestações contrárias a ela. Cabe ao PT, seus aliados e sua capilaridade popular mostrar que o PSDB e aliados não representam alternativas mesmo para aqueles que se manifestam pelas ruas desse país. Colar em Aécio sua arrogância (“Minha especialidade é derrotar o PT”), e a proposta de arrocho que apresenta é fundamental de ser feito. Mostrar que, além disso, seu campo político, em especial no campo moral, não se ombreia ao que representa o PT e o setor político nele representado, por mais que isso tenha sido vilipendiado pelo próprio partido e pelos seus aliados nesse período. Para Aécio, é fundamental garantir que o financiamento de campanha se destine a ele na mesma medida que para Dilma; é fundamental garantir que Campos não cresça, mas, ao mesmo tempo, não naufrague, pois a candidatura Campos é a trava que pode levar a eleição para o segundo turno. Suas eleições em Minas foram enormemente facilitadas pelos pactos com Lula (“Lulécio”) contra Serra e os paulistas do PSDB. Em 2002, Nilmário e Tilden fizeram campanha, apesar de Lula,  sem recursos, com boicote do partido nacional e do prefeito de Belo Horizonte, Em 2006, engoliu-se uma coligação com o PMDB de Newton Cardoso; em 2010, engoliu-se Hélio Costa como candidato. 

    Eduardo Campos, por fim, está em uma esquina da vida, que pode levá-lo tanto a se consolidar como a princiapl liderança alternativa ao duopólio PT/PSDB como ao ostracismo político, sem um mandato que lhe dê sustentação. 

  12. Pesquisa

    A midia golpita  só encherga o copo vazio quando trata do PT e do Governo Dilma. Felizmente ainda temos jornalistas responsaveis como: Paulo H. Amorim, Ricardo Kotsho e Luiz Nassif.

  13. O PSDB não ganha pois tem

    O PSDB não ganha pois tem perspectivas de derrota para o PT nos maiores estados em que governa:

    São Paulo: A cada dia o problema da água vai tirar o sono dos tucanos, a percepção da população em que os 20 anos de tucanos nada de relevante foi feito vai crescer, sem ir bem em São Paulo Aécio tem chances reduzidas.

    Minas: No estado que Aécio foi governador a situação não é muito melhor, o candidato tucano Pimenta da Veiga é visto com desconfiança pelos próprios apoiadores tucanos, sem esquecer que responde processo na justiça. Por quê será, o jornalista que divulgou que a rejeição a Aécio em Minas tem mais de 50% está preso?

  14. Segundo turno é uma certeza.

    Não tenho duvidas de que haverá segundo turno. Isso por obra das manifestações de junho passado. Se a oposição vencer será um fenômeno muito mais dessa revolta difusa, do que por uma proposta da oposição, ou mesmo por causa de uma incompetência da Dilma.  Pra Dilma ganhar será preciso esperteza política(jogo de cintura),  só os bons resultados de seu governo não será suficiente .

  15. Essa pesquisa ainda não reflete a eleição

    Mesmo com a mídia apoiando pacotres de ataques ao Governos, esquecendo a oposição sobre, metro, sabesp etc, a Dilma está em primeiro. Qdo todo mundo tiver o mesmo espaço para brigar na eleição, vai ser totalmente diferente. Essa pesquisa vai por agua abaixo nos números. 

    Ainda o governos terá a força do Lula, que já se comprometeu a percorrer o Brasil, onde já está sendo feito pela oposição. A TV vai mostrar os avanços e novas proposta para o Brasil. A Oposição ainda não tem propostas concretas. 

    Sobre a petrobras, é lamentável que agora a mídia só fala nela e se cala para Sabesp, e Metro. O Povo já percebeu isto, porque será que a mídia está perdendo audiencia? 

    Portanto, aguardem porque tudo que foi falado até agora será reescrito. 

     

  16. Essa pesquisa ainda não reflete a eleição

    Mesmo com a mídia apoiando pacotres de ataques ao Governos, esquecendo a oposição sobre, metro, sabesp etc, a Dilma está em primeiro. Qdo todo mundo tiver o mesmo espaço para brigar na eleição, vai ser totalmente diferente. Essa pesquisa vai por agua abaixo nos números. 

    Ainda o governos terá a força do Lula, que já se comprometeu a percorrer o Brasil, onde já está sendo feito pela oposição. A TV vai mostrar os avanços e novas proposta para o Brasil. A Oposição ainda não tem propostas concretas. 

    Sobre a petrobras, é lamentável que agora a mídia só fala nela e se cala para Sabesp, e Metro. O Povo já percebeu isto, porque será que a mídia está perdendo audiencia? 

    Portanto, aguardem porque tudo que foi falado até agora será reescrito. 

     

  17. Olá Nassif! Na última

    Olá Nassif!

     

    Na última eleição, o senhor fazia twitcam simultâneo aos debates, comentando o desempenho, analisava as

    propostas dos candidatos… Era muito enriquecedor! Você pretende fazer algo do gênero este ano?

     

    Obrigado!

  18. Depois de tudo isso?

    Megamanifestações em junho. Manifestações contra a Copa. Alarmismo com a “volta da inflação”. Alarmismo com “crise no setor energético”. Julgamento do Mensalão explorado à exaustão, junto com o cumprimento da pena dos condenados (até a feijoada do Zé Dirceu foi uma mini-crise…). Crise fabricada da Petrobrás, com direito a CPI. Mídia batendo feito louca sem parar há 12 anos.

    E agora que conseguiram, todos juntos, empatar com a Dilma. E dentro da margem de erro.

    Ainda acham que é um grande feito? Sabem de nada, inocentes!

  19. Por enquanto o governo, o PT,

    Por enquanto o governo, o PT, Dilma só vem apanhando, é mensalão, movimentos de rua, CPI da Petrobrás e inclusive partidos da base do governo a nível federal atacando o governo. Acho que quando a campanha eleitoral começar para valer esse quadro vai se reverter e Dilma Rousseff poderá vencer no primeiro turno.

  20. :Vale acrescentar a seguinte

    :Vale acrescentar a seguinte pedra no caminho de Dudu e Aécio: Numa disputa entre um candidato amplamente conhecido em todo território, e dois candidatos ainda razoavelmente desconhecidos em boa parte do país, os desconhecidos tem praticamente a mesma taxa de rejeição do candidato mais conhecido. Ou seja, já que você não rejeita aquilo que não conhece, na medida que a intensão de voto tem espaço para subir quando o candidato vai se tornando conhecido, igualmente a rejeição tem muito espaço para subir, portanto, Dudu e Aécio devem ultrapassar Dilma neste item. Dá uma perspectiva clara que o teto de crescimento de ambos é não muito alto.

  21. Pois eu acho que o Planalto

    Pois eu acho que o Planalto deveria se preocupar mais. Será um reeleição muito difícil, se for para o segundo turno, pois teremos todos contra nós e o PMDB não se esforçará porque qualquer governo é bom pra ele.

  22. Doze anos de poder e não

    Doze anos de poder e não conseguiu atrair para o país (ou estimular o nascimento) de  institutos de pesquisa vários e todos independentes. Toda eleição esse “horario eleitoral pesquisado”.

    200 milhões de pessoas medidas por dois institutos e uma goiaba (Sensus). É até afensivo.

    1. O Aécio com certeza. Medidas

      O Aécio com certeza. Medidas impopulares, redução da maioridade penal, “salário mínimo está muito alto”, Armírio Fraga, agrados na banca, etc.

  23. A tática   da    direita

    A tática   da    direita oposicionista  é   igual  para  todo o continente. Argentina e Cristina sofrem  ,pela violência que  teimam  creditar ao governo federal,de lá.Inflação, índices supostamente manipulados,o agronegócios agressivo, e a mídia,nisso , los  hermanos levam vantagem, hostilizam pero no mucho.Equador ,passa por  processo semelhante,Evo  tem na Bolívia  experiências iguais..Paraguai  foi o único que levou às últimas  consequências o “golpe incruento”.

    Há  quem presida isso,uma regência  comum, um estrategista que  optou por táticas  menos ostensivas mantendo ocuilto  o nome  do mentor,patrocinador  e beneficiário.Porém, desconfia-se…

  24. Serão as eleições mais

    Serão as eleições mais divertidas dos últimos tempos. 

    Esse tal de Pastor Everaldo, com um único programinha na TV já arrebatou 3% de ovelhas, digo, eleitores. Não gosto de arriscar, mas o discursinho dele pode levá-lo bem mais alto, quem sabe o dobro ou mais.  Ainda mais se a briga lá em cima for de foice no escuro. 

    O Eduardo Campos também vai roubar votos de alguém. Como o voto nele é “pela mudança” ( como se isso fosse possível nesse contexto eleitoral de candidatos vendidos e eleitores comprados ), talvez roube de Dilma. 

    E o tal de Aécio, por incrível que pareça, pelo que vejo e escuto diariamente, tá caindo no gosto popular. 

    DIlma tem a máquina, um Estado aparelhado,  lembro que essa semana ela nomeou o filho do Pessuti no conselho da Itaipu para que o mesmo possa desbancar o Requião e garantir seu palanque no Paraná ( atualmente quando se lê palanque, entenda-se verba, dinheiro, bufunfa para a campanha da Gleisi que se mistura a dela ) e é sem dúvida a mais forte, mas vai ter que bater forte e certeiro na moleira dos outros dois, senão arrisca perder. 

  25. É sempre bom lembrar! Vê se é possível…

    Eu não sei se alguém lembra da CPI da Nike.

    Houve uma pergunta que entraria para o folclore da política. Um deputado perguntou a Ronaldo: ”Era o senhor que tinha de marcar o Zidane?”

    Boquiaberto, o atacante perguntou se o deputado achava a pergunta realmente relevante.

    Quem era o deputado? Ele, Eduardo Campos! (pano rápido).

     

    veja.abril.com.br/170101/p_047a.html

  26. Aécio

    Esse Aécio é um grande enrolador. Foi um péssimo governador para Minas Gerais e sempre morou no Leblon, fora o tamanho do nariz

  27. Dilma tem que se comunicar. O

    Dilma tem que se comunicar. O caso Pasadena é só uma gota do que está por vir até as eleições, vem chumbo gorsso e pesado. è como se a eleição de 2014 já começasse no nível do segundo turno de 2010.

  28. Estamos apenas no início de

    Estamos apenas no início de uma guerra. Até outubro, muita água vai rolar debaixo da ponte. Vai aparecer de tudo na mídia gopistas para desestabilizar o Governo. São coisas que se vê no horizonte. Portanto, cabe a Dilma se preparar com a colaboração de uma pessoa muito experiente, que a oriente, porque disso ela carece desde ontem. Se continuar fazendo discursos monótonos, sem se defender dos ataques, será impossível sua vitória. O momento é este.

  29. tem gente que distorce nas analices

    Ontem vi um comentario do jornalista Vando no uol que me deixou perplexo e com vergonha da nossa população mais inteligente, o titulo já dizia tudo ou seja a parcialidade do jornalista que disse com todas as letras a frase É CHEGADA A HORA DA OPOSIÇÃO como para um bom entendedor um pingo é letra é so conferir,mas para o bem da nação temos ainda jornalistas serios como por exemplo este aqui LUIZ NASSIF de quem sou adimirador. 

  30. Do mesmo modo que um já

    Do mesmo modo que um já disse, acho que a situação dos governos em Minas e em São Paulo é um problema considerável para a eleição do Aécio que – em circunstâncias mais satisfatórias – teria boa aceitação nestas duas praças e, acredito, nas regiões Sul e Centro-oeste.

    Mas nem é isso que mais me preocupo, com toda sinceridade. Sim o clima eleitoral permanente em que vivemos, a cansativa e de certo modo inócua polarização PT x PSDB.

    O foco na disputa primeiro nos quintais paulistas e dalí para o resto do país é o que faz a roda mover e no final parece mais importante que a atuação política em si, a qualidade das ações, a competência, os objetivos ideias para o país, bons discursos e sua prática.

    Seja como for, a terceira melhor opção hoje é a eleição da Dilma. A melhor seria o PT tornar a se fortalecer na oposição ou o Lula se candidatar.

    Digo porque – naturalmente – o partido perdeu embalo e acostumado às maravilhas do poder não consegue se renovar. Podem escrever esta última frase e estampar no local visível, se quiserem. A Dilma no poder significa para os próximos quatro anos um avanço apenas tímido das coisas que já vemos por aí porque – sempre bom lembrar – a lógica lulista de manutenção do poder caducou.

    Promover miudezas aqui e alí não bastam mais, é preciso ousadia e ações mais contundentes no tocante ao desenvolvimento de projetos essenciais para o país no campo da redução das desigualdades, educação, saúde e segurança.

    Há aí mega problemas e acho muito bom acordarem enquanto é tempo. 

     

    1. A eleição do PT é um avanço

      A eleição do PT é um avanço considerável da democracia no país nas últimas décadas e melhor ainda que plantou e colheu ótimos frutos. O Lula tem grandes méritos assim como a Dilma. Mesmo que veja com bons olhos sua reeleição, talvez seja o momento de considerar uma segunda grande mudança no cenário político, a derrota do PT e suas consequências, boas, ruins ou péssimas. 

      E aqui não é o caso da perspectica eleitoral, é de Estado.

      Independente do resultado, logo depois das eleições começa um novo ciclo político e a verdade das coisas impõe a solução de questões delicadíssimas.

      A recuperação da capacidade econômica num cenário adverso onde não basta crescer, é preciso disputar mercado; o salto educacional a partir do aumento substancial do valor dos salários e benefícios do magistério, financiamento da saúde, remodelação da justiça (polícia, fóruns, carreiras), pluralidade e descentralização da mídia, recuperação das zonas urbanas e sobretudo a redução da desigualdade social.

       

      1. Você, honestamente, acha que

        Você, honestamente, acha que o PSB ou o PSDB estão preparados (ou dispostos) realmente para as mudenças que se impõem? Já afirmaram para os que quiserem ouvir que os salários estão altos demais, que são absolutament contra qualquer movimento de regulação da mídia e jamais se colocaram ao lado de professores, médicos ou profissionais destas áreas. Me parece incoerente “desejar” uma mudança que não vai concretizar nenhum dos importantes pontos colocados. A não ser que que você deseje mais um ciclo de governo da direita para que todos entendam, finalmente, o que é sofrer.  

  31. Respondendo ao Chico Pedro e

    Respondendo ao Chico Pedro e estendendo para os demais.

    “Sim o clima eleitoral permanente em que vivemos, a cansativa e de certo modo inócua polarização PT x PSDB.”

    A polarização tem como objetivo destruir a dialética , desta forma coloca se a disputa politica para o viés emocional, reduzindo a disputa politica de forma racional.

    Fazendo a politica se tornar uma guerra, afasta se da disputa o debate de ideias, o bate boca nivela por baixo a politica fazendo o eleitor optar pelo “menos pior”, o que beneficia a situação na duvida é melhor não arriscar pensa o eleitor.

    A militância depende muito da polarização para atuar de forma mais eficiente, sem a polarização os esforços de guerra politica se dispersam. Polarizar faz a politica se tornar mais “barata” tanto em termos econômicos, retóricos,éticos, morais, vale qualquer coisa para vencer o “inimigo”.

     

     

     

     

     

  32. eleições

    Luis,

    bom dia!.  Só uma idéia didática: Tu poderias  contextualizar o momento eleitoral, do contrario, parece que toda a política fosse exclusivamente ou ficasse reduzida ao momento eleitoral/eleitorero…. Isto é importante para ver quais as melhores correntes o propostas políticas para ser votadas… Nesse sentido, alguns fatores deveriam ser tidos em conta.

    Fazer um quadro comparativo. Veja você com sua equipe como preencher o mais objetivamente possível este esqueleto ou outro que você  ache conveniente….

    Acho que seria um bom serviço informativo para os eleitores em geral e para quem quere uma informação mais completa, fidedigna  e menos viesada….  torta ou cortada pela metade!!….

    Aprioi, acho que o PT e aliados de turno, ganham, de longe, nos quesitos de politicas sociais e publicas!!; nos outros quesitos não devem ter grandes diferenças!!…. incluído a perspectiva ideológica da questão do DESENVOLVIMENTO…

    Também o PT e aliados tem diferenças importantes na política exterior, comparado com o DEM/e aliados!!

    Luis, é só um idéia,

    um abraço

    Roberto

    ANALIZAR:

    1º: historia recente de cada partido/corrente polItica, uma sintese rapida.

    2º: Analise de :

    +politica exterior (Apoio vs. contrario ao: Mercosul, UNASUR; alianças com quem??)

    +Politica interior :

    +politicas sociais (Avaliação da sáude, educação, trabalho, etc.)

    +politicas publicas (reforma eleitoral, justiça, DH, transporte, etc.)

    +politica industrial (A quais ramos, para que e porque??….)

    +politica agraria (Ref. Agraria, agronegocio…..)

    + medio ambiente (amazonia, mata atlantica,…etc.)

    +politica urbana (Reforma urbana, especulação imoviliaria, etc…)……

     

    Esquema possivel:

    DEMPSDB/etc

    Que fez quando foram goberno…. (em termos descritivos, não valorativos…)

    PT/PMDB/ etc.

    idem

    Outros….

    Idem

     

    PT/PMDB/etc

     

    mercosul

    Unasur

    BRIC

    USA

    UE

    China

    Politica exterior

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Politica interior

    politicas sociais (

    politicas publicas

    politica industrial

    +politica agraria

    médio ambiente

    politica urbana etc.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  33. O SUDESTE DECIDIRÁ

                     Em primeiro lugar, acho inacreditável alguém ainda afirmar que não haverá segundo turno, mas cada um tem sua opinião.

                  Assumindo que o Nordeste repita 2010 (governo muito apoiado), e que o sul centro oeste vá para a oposição, sobram RJ, MG e SP.

                    A grande dúvida é a situação da oposição em MG e SP, realmente parece haver um grande desgaste do PSDB nestes Estados. Só estando lá p/avaliar a situação. Eles podem colocar o PT no governo estadual, mas manter o passado no plano federal, mas nunca se sabe. Só acharia curioso que os paulistas, que nunca votaram em massa no Lula, passem a votar em uma Presidente com um desempenho francamente regular (para não provocar a turma).

                   Do Rio de Janeiro eu posso falar, é virtualmente impossível a Dilma superar o pior desempenho eleitoral do PT desde 2002. O desgaste do governo aqui é evidente, não apenas pelos aliados (Cabral e Paes), mas tb por questões muito localizadas pela cidade: uma bolha imobiliária que se alastrou pelos aluguéis. Você hoje não mora decentemente no RJ por menos de 2.500,00, um completo absurdo. 1.000,00 virou aluguel de subúrbio, e o problema daqui é que estando no subúrbio você gasta mais de 3 horas de transporte por dia.

                      Acho que em SP a coisa não está tão feia neste aspecto.

                    O transporte no Grande Rio entrou em colapso. Morei em SP durante 4 anos e posso garantir a vocês: o trânsito daqui está pior.

                 Outra coisa incrível, o número de pessoas que se opõe ao bolsa família também é muito grande, o que jamais aconteceu no passado. Me lembro que em 2010 a oposição ao bolsa família era apenas dos mais radicais oponentes ao PT. Não é o que ocorre agora. Aparentemente a oposição conseguiu colar a coisa do “bolsa esmola” na cabeça de muita gente. A capacidade gerencial do governo é avaliada como baixíssima (por causa das diversas obras inacabadas na cidade), o que me parece grave em um governo que foi eleito em função de capacidade gerencial.

                  Antes que digam que isso é problema local, as pessoas estão associando as obras da Copa e a explosão no preço dos serviços com o governo federal. Já ouvi mais de uma pessoa que não tem candidato dizer que votará no antiDilma. Nesse aspecto, acho que no final será nos três maiores colégios eleitorais que se definirá a questão.

                 Acho ainda muito desfavorável a Dilma que mais da metade dos petistas estejam com o volta Lula. Isso passa uma sensação de teto, e não de piso. Se a turma dela gostaria de outro, não parece que os indecisos entrarão no barco.

             Essas percentagens mínimas provavelmente estão cristalizadas, e o real problema dela é que conhecida mesmo, só ela. Ou seja, para os outros dois ainda dá p/subir…

     

  34. Havera segundo turno sim. E

    Havera segundo turno sim. E Dilma ganha  com folga. Nem Lula, com todo carisma e prestigio, conseguiu ganhar no primeiro turno. A grande mídia vai incendiar o pais. Será muito mais difícil do que a eleição do Lula … o que me deixa exasperada é a incapacidade desse governo de reagir aos ataques, canalhices e armadilhas.   

    1. SE O PT E OS ALIADOS FOREM

      SE O PT E OS ALIADOS FOREM PRA RUA E SOUBEREM DESMONTAR A CAMPANHA NEGATIVAMENTE DIRECIONADA DA GRANDE MÍDIA  PODE GANHAR  N 1º TURNO BASTA MOSTRAR O QUE O AÓCIO REPRESENTA: ARROCHO, JUROS NAS ALTURAS, DIV EXTERNA, DESEMPREGO E CONSEQUENTE ARROCHO.

  35. O bom da eleição é essa

    O bom da eleição é essa disputa,mesmo que seja dura. Vai vencer quem apresentar a melhor proposta e os melhores resultados. Dilma tem muito o que mostar e muito mais a propor, pois já tem os projetos de continuidade de suas ações estruturados.

    Quanto a oposição, os resultados para mostar são muito pequenos em comparação aos que Dilma tem pra mostrar. Num debate, Dilma tem todos os dados nas mãos. pode lançar informações que os outros não dipõem.

    Embora admita que a luta vai ser suja por parte da oposição, quando Lula, com seu carisma for pra TV e pedir para quem confia nele votar em Dilma, a coisa se resolve facilmente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador