Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

PSDB dá vazão ao golpismo, por Aldo Fornazieri

Involuntária ou voluntariamente, o PSDB está estimulando setores golpistas. Sem nenhum indício de que tenha havido irregularidades nas eleições presidenciais do segundo turno, o partido pediu ao Tribunal Superior Eleitoral uma auditoria especial do pleito. No pedido, o PSDB afirma o seguinte: “Temos absoluta confiança de que o TSE cumpriu seu papel, garantindo a segurança do processo eleitoral”. Assim, sem evidências e com a manifestação dessa “confiança”, o PSDB se mostra um pescador de águas turvas e lança uma suspeição geral sobre a legitimidade das eleições sem ter a coragem de assumir claramente este objetivo. Pedir a auditoria de eleições é um direito que assiste os partidos, desde que haja evidências de irregularidades. Caso contrário, abre-se um grave precedente que pode desaguar na instabilidade política e na erosão da confiança na Justiça Eleitoral, construída arduamente no pós-regime militar.

Uma das coisas que o Brasil pode se orgulhar de sua democracia é a confiabilidade e a credibilidade de seus processos eleitorais. A confiança e a experiência acumuladas permitem que a cada eleição se busquem superar deficiências e corrigir erros eventuais. Queira-se ou não, a suspeição lançada pelo PSDB sobre as últimas eleições provoca ressonâncias nas manifestações golpistas que se expressam na internet e nas ruas, como ocorreu em ato realizado em São Paulo no último sábado, no qual os manifestantes pediram um misto de impeachment de Dilma e de golpe militar.

Já durante a campanha eleitoral de Aécio Neves, o PSDB permitiu que se abrigassem como seus apoiadores setores golpistas e indivíduos e grupos que manifestaram preconceitos anti-nordestinos, homofóbicos, racistas e contra as mulheres. Elementos intolerantes estimularam a violência física e verbal contra pessoas que, simplesmente, portavam adesivos de apoio a Dilma. O ódio ao PT foi moeda corrente na campanha de Aécio. Até mesmo divisionistas se agregaram à campanha, pregando, ou a independência de São Paulo ou a exclusão do Norte e do Nordeste do resto do Brasil. Não houve nenhuma condenação dessas manifestações antidemocráticas e preconceituosas, seja por parte de Aécio, seja por parte do PSDB.

O PSDB é politicamente responsável por essas manifestações e deve ser cobrado por isso. Convém lembrar que quando setores do PT propuseram a campanha do “Fora FHC”, o Congresso Nacional do partido, realizado em novembro de 1999, aprovou uma resolução rejeitando a iniciativa. Os tucanos precisam manifestar-se, tanto sobre as proposta de golpe, quanto sobre a palavra de ordem do impeachment de Dilma se não quiserem continuar dando vazão a este tipo de manifestações. O PSDB e os demais partidos que têm uma história de luta contra o autoritarismo e em defesa da democracia, incluindo o PT, não podem permitir que elementos oportunistas e carreiristas, vindos de outras bandas, contaminem e destruam a cultura democrática que os formaram.

 As pregações da divisão do Brasil e de apelo ao golpe militar são atentados contra a Constituição. Os detentores de cargos eletivos que se manifestarem pela divisão do Brasil ou pelo golpe devem ser processados politicamente e, por consequência, devem ter seus mandatos cassados, dada a gravidade de seus atos. O Artigo 1° da Constituição afirma que “a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito…”. Este artigo estabelece o princípio da unidade e da indivisibilidade do território nacional, organizado de forma federativa. Propor a divisão representa uma grave violação constitucional.

O parágrafo 4° do Artigo 60 da Constituição define como cláusulas pétreas (imutáveis), “a forma federativa do Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; os direitos e garantias individuais”. As cláusulas pétreas, cuja origem remonta à Constituição norte-americana e cuja relevância foi evidenciada na Constituição alemã de 1949, definem os conteúdos essenciais do constitucionalismo democrático, assentados no asseguramento da ordem democrática, na defesa das liberdades individuais e no limite do poder. Propor o golpe militar também representa uma violação deste dispositivo constitucional. O que fica claro é que os comandos constitucionais que fundam os pilares democráticos do Brasil precisam ter consequências práticas. Ou seja, o que falta é uma lei de defesa da democracia que tipifique criminalmente e responsabilize aqueles que pregam o golpe militar e a divisão do Brasil e cometam atos que violam o Estado de Direito.

Aldo Fornazieri – Cientista Político e Professor da Escola de Sociologia e Política. 

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “As pregações da divisão do

    As pregações da divisão do Brasil e de apelo ao golpe militar são atentados contra a Constituição.

    Por falta de cidadania, o Brasil padece de um erro histórico lastreado na “casa grande e senzala”

    Só se considera graves os atentados contra a vida e contra o patrimônio, a grosso modo crimes que atingem a individualidade

    O Brasil carece de noção de coletividade, de nação, de conjunto.

  2. Não sei como é que pode

    Não sei como é que pode criticar o Aécio ter recebido apoio deste ou daquele grupo quando, a Dilma, recebeu apoio do Maluf, do Renan Calheiros e do José Sarney…

    É muita cara de pau!!!

  3. Pequena correçao

    Tudo bem que o golpismo é deplorável e este tipo de radicalização tem que ser repudiado com veemência, seja qual for a orientação partidária/ideológica. Sabemos que estamos caminhando a passos largos para atos de intolerância e barbárie…

    Mas daí dizer que ” Uma das coisas que o Brasil pode se orgulhar de sua democracia é a confiabilidade e a credibilidade de seus processos eleitorais. A confiança e a experiência acumuladas permitem que a cada eleição se busquem superar “?

    Como assim? Se justamente foiamplamente debatido aqui a fragilidade da urna eletrônica quanto a fraude? Tomamos algum chá de esquecimento? A irresponsabilidade do PSDB existe por que. Justamente não existe possibilidade de provar… e ele mesmo poderia ser o beneficiado. Não há como provar se houve fraude ou não , inclusive no primeiro turno.

    Agora, se REALMENTE quiserem transparência, basta exigire a comprovação do voto impressa em papel, colocada numa urna a parte…. para as próximas eleições . Este deveria ser a exigência de TODOS os partidos

  4. Atentado à democracia no Brasil e a inércia dos poderes.

    Absoluto este texto. Incontestável!

    Discordo, porém, quanto a ausência de mecanismos que punam estes golpistas oportunistas. Afinal, é fácil identificar que o PSDB é responsável por este atentado, e provas existem que, ao fim do 1o turno, FHC iniciou o discurso preconceituoso contra o povo nordestivo, que tem servido de asfalto para pavimentar estradas que oportunistas, como certos líderes do Paraná e SP, pretendem trilhar para garantir seus benefícios ainda que a custa da governabilidade do Brasil.

    Principalmente, e isto é o mais grave e tem que ser levado a discussão nacional com punições severas aos envolvidos, são discursos como o dos cidadãos um tal  de Cel.Telhada e o idiota Bolsanaro filho (a quem chamo de Bobby filho, apesar de ser este mais inteligente que aquele, portanto peço desculpas). O primeiro,o tal Telhada, pede a divisão do Brasil sugerindo que RJ e MG se unam ao Nordeste (que aliás para mim, carioca, seria uma honra). Já o segundo imbecil (Bobby Filho) gritou no sábado, na marcha dos derrotados, que Bobby Pai FUZILARIA a presidenta Dilma. Por fim, completando o circo, o imbecil do Lobão (o que se diz cantor) gritava, em meio a cartazes pedindo a intervenção militar, que ali não existiam golpistas.

    Sem dúvida: Provas existem várias capazes de levar a julgamento estes facínoras preconceituosos e racistas.

    Falta apenas que os poderes constituídos mostrem sua autoridade. Afinal, democracia significa liberdade e liberdade requer responsabilidade. Se estes grupelhos, que se formaram após a eleição, não  são éticos ou responsáveis a ponto de contestar a vontade da maioria do povo brasileiro, deverão ser chamados a explicar suas posições sob as vistas da lei.

  5. Reclamo: uma obs. sobre participações no Posts Recentes

    Participantes há q,com muito boa vontade,contribuem seja trazendo próprios bons comentários,seja reproduzindo de outras fontes as quais nem eu,nem muita gente conhece ou não tem acesso(viva a democracia:às vezes discordo frontalmente, acho tolinhos,e silencio,ou deixo uma notinha como esta agora).Há comentários q são “óbvios ululantes” (este meu é um, mas alguém já disse q o óbvio às vezes precisa ser dito).Tudo bem que dêem o ar de suas graças… Apareçam… Não reclamo por ocuparem espaços(espaços são pra serem ocupados,mesmo),mas q tal um Simancol? Mesmo q sejam participantes antigos(pra mim,antiguidade não é posto,não dá status por si só). Simancol.

    1. Bebeu? Releia seu comentário, e veja se faz algum sentido

      Tudo bem que dêem o ar de sua graça? Que generoso, vc, hem? Que bom que admite os outros. Ora francamente. 

      1. (A.L., achei bom você ter me dado esse feedback)

        Faz sentido e tenho quase certeza de que a pessoa entendeu e se tocou. Usei uma frase graciosa e irônica, pena que você não curtiu talvez por ter lido a sério demais, ou correndo, e perdeu o toque. Tome um gole, relaxe. Claro que não fui nada generoso, foi um pequeno coice. (Mas é bom ter tua amostra, agora percebo como a internet, blogs, facebooks, levam a uma leitura ligeira, muito rápida, e certamente outros viram como você. Mas sou sujo falando do mal lavado: eu tb. escrevo rápido, às vezes, e, só depois, é que noto que podia ter reescrito, ou falado mais bobagem do que meu normal, mas deixo pra lá, assim mesmo. Nâo vai me corrigir o uso consagrado de misturar “tu” e “você”, né? Bebamos ). Assim é que eu gosto: me vigiar mais de pertinho. (A.L., brinco, mas achei bom você ter me dado esse feedback)

        1. Vc fala p/ interlocutores q vc imagina e acha q estao explícitos

          É como se vc desse indiretas para alguém específico, mas que só identificado na sua cabeça. E faz isso “em público”, ou seja, num contexto em que os leitores nao fazem a menor idéia do que vc está falando. 

          1. Não foi indireta e é fácil de identificar

            Repito: a pessoa a quem eu me dirigia muito provavelmente me entendeu, e deve ter entendido por que eu não coloquei sob um de seus  posts. Ficaria escancarado demais, por um lado; por outro lado, poupei a pessoa de um constrangimento – e tb. não queria receber nenhuma mensagem da figura, se ele se desse ao trabalho de me enviar (o que certamente a figura não faria). Acho, tb., que há participantes que tenham entendido. Foi em público pra dar um puxão de orelha em mpúblico, mesmo, pelo menos pros leitores mais atentos (ou que tenham tido as mesmas impressões que eu). Sim, tb. apostei que uma parte das pessoas ficariam no ar, você, pra minha surpresa, é uma delas.

          2. Haja umbigo… (rs)

            Vc sabe quantos comentaristas há aqui, e quantos comentários por dia? Acha que todos estao cientes de todos os seus, e de seus subentendidos e recados? Sei que narcisismo é um dos 2 bens mais bem distruíbos na Terra, mas nao exagere… 

          3. 🙂 / mas mudando de assunto

            sei sobre a quantidade de comentaristas, mas é muito, muito fácil sacar. Acho que você tá me tentando a dar pistas, mas não dou, não… 🙂 Tome um gole, esfrie a cabepça, noutra hora, noutro dia acho que você sacará. Eu até quis evitar constrangimento (aí tá minha generosidade e, falando nisso, dê um desconto pro meu narcisismo). ///\ Veja daki a pouco (início da madrugada no Multimídia do Dia) “Adeus, Camaradas” um longo documentário dividido em 6 vídeos, cada um tendo cerca de 50 minutos. Pro meu gosto é um achado, já tinha procurado, mas tava em russo ou noutra língua. Um assunto que me atrai muito.

          4. Real/, nao tenho nada melhor p/ fazer nessa madrugada…

            Vc viaja na maionese, né nao? Eu costumo dormir, e estou indo para a cama. 6 vídeos de 50 minutos? Nem que a vaca morra de tuberculose… 

  6. O PSDB não fará nada para

    Os golpistas saíram da toca.

    O PSDB não fará nada para coibir essas manifestações porque foi o indutor delas durante e após as eleições.

    Henrique Alves ameaça com a desestabilização do governo e dáu um prazo de 2 meses para Dilma mudar a relação com o parlamento.

    UM DERROTADO TEM ALGO A ENSINAR A QUEM VENCEU?

    :

     

    O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que não conseguiu se eleger governador do Rio Grande do Norte, ameaça: “Dilma tem dois meses para mudar seu estilo de governar”; derrotado, ele diz ainda que descarta tornar-se ministro, mesmo sem ter sido convidado a cargo algum; para o presidente da Câmara, há risco de uma crise institucional; “Fora da janela do Palácio do Planalto há um país dividido. E tem haver muito cuidado para que amanhã não haja uma crise. É preciso calçar a sandália da humildade”, diz ele; será que não era hora de Alves também calçá-las?

     

    1 DE NOVEMBRO DE 2014 ÀS 07:20

     

     

    247 – Em entrevista à jornalista Marcela Matos, de Veja (leia aqui), um político derrotado, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que não conseguiu se eleger governador do Rio Grande do Norte, tenta dar lições a quem venceu em 2014: a presidente Dilma Rousseff. E mais do que simplesmente ensiná-la, ele fixa um prazo: dois meses para mudar. 

    “Não pode ser como vinha sendo: o PT escolhendo o que quisesse, principalmente os melhores ministérios, e deixando o resto para os outros. Não pode e não deve ser assim. A presidente Dilma tem dois meses para provar que as coisas não vão ser assim”, afirmou, em tom de ameaça. O que soa estranho para um partido que, nos governos Lula e Dilma, teve posição de destaque no setor de Minas e Energia e na própria Petrobras – o que, no futuro, poderá causar transtornos a lideranças do PMDB, com o avanço da Operação Lava Jato.

    Alves sinaliza até que o PMDB pode se bandear rapidamente para a oposição. “Aqui, pelo radicalismo da campanha, é um prato cheio para o Aécio, porque as coisas vão se tornar ainda mais radicais. Mais do que nunca vai exigir a colaboração do PMDB e ela própria vai ter de conversar mais com o setor produtivo, com representantes empresariais, com o setor sindical e com parlamentares”, afirma.

    Alves, que hoje preside a Câmara dos Deputados, defende o polêmico Eduardo Cunha (PMDB-RJ) como seu sucessor. “Ele é a indicação da bancada. O Eduardo tem credibilidade, é respeitado pelos parceiros, pelos adversários e cumpre acordos. É um nome muito forte.” Ele afirmou ainda que descarta ser ministro, mesmo sem ter sido convidado, e disse que Dilma deveria “calçar as sandálias da humildade”.

    Sobre o nome ideal para ser articulador político, ele cravou: Jaques Wagner. “O Jaques Wagner, ex-governador da Bahia, é uma boa pessoa. Ele é experiente, competente, malandro. Eu acho que ele vai para Relações Institucionais. A Dilma não pode mais correr riscos. O país está dividido.”

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/159089/Um-derrotado-tem-algo-a-ensinar-a-quem-venceu.htm

     

  7. Uma coisa eu tenho certeza:

    Uma coisa eu tenho certeza: enquanto o PT estiver deixando no vácuo a luta pelas melhorias no sistema eleitoral, afirmando que não existe possibilidade de fraude porque o PT tem ganho as última eleições, a direita vai tomar este vácuo e vocês vão ter que ficar ouvindo dos facistas que a eleição foi fraudada.

    Abraçem esta luta e exijam um sistema minimamente seguro com auditoria física do voto para calar as vozes do golpe.

  8. O PSDB é cúmplice dos atos

    O PSDB é cúmplice dos atos que estão pedindo “intervenção” militar?
    Postado em 02 nov 2014por : Mauro Donato
    Eduardo Bolsonaro, a fina flor do neofascismo, discursa com pistola na cintura

    Uma frase de Bertrand Russel, mas também muito divulgada na internet como sendo de autoria de Charles Bukowski, provoca: “O problema do mundo de hoje é que pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e pessoas idiotas estão cheias de certezas.”

    Eram entre 4 e 5 mil pessoas cheias de certezas que estavam no vão do MASP neste sábado. Tinham certeza absoluta de que as urnas foram fraudadas, que o Marco Civil Regulatório foi apenas o primeiro passo para uma censura total da mídia, que a desmilitarização da PM é uma conspiração soviética, que o comunismo está em marcha acelerada. “O vermelho não faz parte da nossa bandeira”, gritavam caras pintadas de verde e amarelo e outras pálidas porém maquiadas de indignação.

    A página do evento dizia: “Este evento tem lado”, e “quem não concorda pode ir pra Cuba”, nas palavras do organizador Paulo Batista. O lado defendido era o “Fora PT”, isso ficou claro no grito de guerra. A maneira de se concretizar o desejo é que não é unanimidade e alguns querem que isso ocorra da forma mais imediata possível: intervenção militar.

    Cinquenta anos após o golpe, a louca do 64 deu as caras nas ruas outra vez. Não parecem ser maioria entre os descontentes com a derrota (estes querem o processo de impeachment), mas não são poucos. E tampouco foram rejeitados. Eram manifestantes que estiveram na reedição da Marcha da Família em março deste ano.

    Houve até um princípio de confusão, menos por discordarem da necessidade das forças armadas e mais pela liderança pura e simples do ato.

    “Tem que ter intervenção militar total sim, o impeachment não adianta, a Dilma está com os três poderes. É impossível, vamos pensar um pouco: os únicos que podem salvar a nossa pátria são os militares. A gente tem o mensalão, o petrolão, o comunismo sendo pregado. A gente tem tudo para ela cair, tudo” disse Luciano Aquino, de um movimento que se intitula a ‘força de resistência brasileira’.

    Se até pouco tempo atrás essa preocupação parecia descabida, esse flerte com a ditadura militar agora assombra. Não se brinca com isso. E ainda que o PSDB agora tente tirar o corpo alegando não concordar com esse devaneio, foi sua apelação para uma auditoria junto ao TSE que provocou essa marola.

    Em recente entrevista à Folha de S.Paulo, o professor de filosofia João Carlos Brum Torres demostrava preocupação com essa situação. Para ele, o risco do lacerdismo não viria da liderança do PSDB mas da opinião pública. “Especialmente em São Paulo há uma voz de repúdio absoluto e completo”.

    Sem dúvida, em São Paulo o protesto foi muito maior que nas demais cidades e a tal voz demonstrava repúdio, preconceito, xenofobia e desinformação igualmente abolutas e completas. Estranhamente são pessoas rotuladas de ‘gente de bem’, ‘família’.

    Porta-voz das tais vozes, Paulo Batista, organizador do evento batizado de “Ou a Dilma cai fora ou São Paulo para”, iniciou os discursos em cima do caminhão de som:

    “Faremos justiça arrancando aquela podridão. Fora PT! A Dilma usou os Correios para fazer panfletagem, isso é uma vergonha. Estão aparelhando o judiciário e o legislativo.”

    Era só o começo. Depois veio um inflamado Paulo Eduardo Martins, ovacionado:

    “Fico feliz de estar aqui numa manifestação que eles jamais imaginaram que a gente conseguiria fazer pois sempre tiveram a segurança do monopólio do discurso (?!), a segurança da hegemonia cultural e política, e isso começa a ser quebrado por gente como vocês que hoje tiveram coragem de sacrificar o seu sábado de sol para vim gritar pelo Brasil, pela liberdade, porque e inegável que está se construindo uma ditadura nesse país. Está na hora da gente decidir se queremos o Brasil de volta ou se aceitamos ser a Venezuela. Hoje somos muitos aqui mas ainda não somos suficientes para barrar os mandos nefastos que essa gente tem para nós. Eles têm dinheiro e não têm caráter algum. O STJ já é o que é. A justiça eleitoral hoje é presidida por um estagiário do PT, o Dias Tofolli. Não dá para confiar tendo um deles na cabeça. Tenho certeza de que este é só o primeiro ato da resistência.”

    bolsonaro paulista

    Mas então foi ao microfone Eduardo Bolsonaro, deputado federal eleito com 82 224 votos, sacrificar seu (e meu) sábado de sol. Bolsonaro, aliás, carregava na cintura uma pistola:

    “É uma satisfação falar para um público tão seleto porque não tem ninguém recebendo grana para estar aqui. Nós temos que ficar atentos no caso do petrolão. Youssef tem muito ainda a falar. E ele, se Deus quiser, vai ligar o PT aos paraísos fiscais. Mas eles não vão sair facilmente, são outros tempos, não vai ser como no tempo do Collor. Então vamos ficar atentos, eles sempre têm um plano por trás. Atualmente tem a PEC51 que quer desmilitarizar a polícia. Por que? Será que o problema da violência hoje é a militarização da PM? Contem comigo lá dentro, a polícia serve ao povo, não a um partido. Dilma Rousseff fala que se orgulha muito do seu passado mas não fala o que fez: sequestros, assalto a Adhemar de Barros e etc – o povo gritava ‘Dilma terrorista’ – e não queremos uma pessoa desse porte como presidente.

    É por isso que durante as eleições eu falava: ‘eu voto no Marcola mas não voto em Dilma Rousseff porque pelo menos o Marcola tem palavra, a Dilma não, fala que vai fazer uma coisa e faz outra’. Sempre tem um projeto com nome muito bonito como ‘comissão da verdade’. Que balela! O PT querendo a verdade? Temos que seguir mobilizados, a guerra só está começando. Tive a oportunidade de morar no exterior, levar uma vida tranquila tendo o trabalho que fosse lá fora, com segurança, com saúde, com educação, seja na Austrália, nos Estados Unidos, mas eu falei ‘não, aqui é minha terra, nós temos que morar aqui’, e como um dia todos nós vamos morrer, eu prefiro morrer lutando por essa causa nobre, nossa liberdade.”

    Como tudo pode piorar, vejo a intrépida revolucionária Isabella Trevisani fazendo mais um de seus desabafos ensaiados:

    “Eu sou jovem e não quero viver numa ditadura comunista. Estou cansada da Dilma falar que vai trabalhar pelo povo e roubar a gente no petrolão, no mensalão, é dinheiro na cueca… estou cansada de ser roubada, estou cansada de ter minha juventude estragada. A Dilma era para estar na cadeia, guerrilheira comunista. E hoje a gente está aqui contra isso e não saio daqui sem impeachment. Fora Dilma e leva o PT junto, vai para Cuba.” Ao fundo, um coro cantava ‘a direita revida, a direita revida.’

    Fico tentando imaginar como a juventude de Isabella está sendo estragada. Ela está bem vestida, limpa, e não parece subnutrida. A gratuidade de sua indignação me leva a sugerir que uma faixa enorme seja esticada diante daquele público: intervenção psiquiátrica já!

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-psdb-e-cumplice-dos-atos-que-estao-pedindo-intervencao-militar/

      1. Manual dos Trolls

        Está lá no manual dos trolls: “(…) quando não tiver argumentos, desqualifique o oponente.”  Como não é minha intenção promover a metadesqualificação do Zanchetta, deixo claro aqui que ele pode e deve (se tiver) contrapor algum argumento racional e válido ao comentário da Nilva.

      2. Não leu o texto, Zanchetta?

        É incrível como comentam sem ler o texto completo. Mas, eu te ajudo:

        “O PSDB é politicamente responsável por essas manifestações e deve ser cobrado por isso. Convém lembrar que quando setores do PT propuseram a campanha do “Fora FHC”, o Congresso Nacional do partido, realizado em novembro de 1999, aprovou uma resolução rejeitando a iniciativa.”

    1. Fascismo e crime organizado

      Acho que essa “‘de voto no Marcola mas não voto na Dilma”, não é só retórica política. Os fascistas são ligados ao crime organizado, é a milicia de terror deles para controlar territórios nas comunidades pobres. Pergunte as pessoas que moram em comunidades sobre as ‘pessoas estranhas'(eles se referem nesses termos) que dominam o tráfico hoje, de perfil diferente dos pequenos traficantes em parte oriundos da própria comunidade que organizavam o tráfico a vinte anos atrás. As comunidades pobres de São Paulo – onde poderia haver um trabalho de conscientização política pela esquerda -foram todas devastas pelo crack, lá ‘tá tudo dominado’. No Rio de janeiro a ascenção do consevardorismo  e do neofascismo, inclusive com pixações de suásticas na estátua de Zumbi, se seguiu à entrada do crack na cidade.O crack é uma arma poderosa para controlar territórios, impor o terror e quebrar resistência de comunidades pobres.É preciso urgentemente investigar, comprovar e denunciar essa ligação.Enfim, como os fascistas estão perdendo o pudor e deixando a guela aberta, a oportunidade para as denúncias estão sendo criadas por eles mesmos.

    1. Absurdo!

      Se arrependimento matasse…

      Só de pensar que votei 2 vezes nesse TRAÍRA – embora na última eleição tampando o nariz, pois ele era candidato da “base aliada”-, fico tomada pela revolta.

  9. Meu Jesus  Cristinho, na

    Meu Jesus  Cristinho, na véspera da eleição, no dia da eleição, trouxentos comentários foram feitos aqui mesmo, neste espaço, acerca da fragilidade das urnas eletrônicas, da enorme possibilidade de haqueá-las e agora o pedido de auditoria das urnas, feito pelo PSDB, está sendo consdierando um golpe? Eita esquizofrenia, essa… Só passa a impressão de que quem ganhou está querendo mudar de assunto rapidinho, porque se alguém cavar neste terreno, vai encontrar um ninho de minhocas!

  10. O que me aborrece também é

    O que me aborrece também é notar que as manifestações contra a falta d´água não “dá ibope”. Será porque não querem passar recibo da incompetência do governador que eles referendaram?

  11. ESTIMULAR O GOLPISMO é tambem

    ESTIMULAR O GOLPISMO é tambem a esquerda radicalizar. Em 1963 João Goulart recuperou seus poderes presidenciais com grande apoio do empresariado que financiou a campanha do plesbiscito. TINHA TUDO para terminar tranquilamente o mandato mesmo com um programa populista MAS quando a esquerda burra começou uma serie de campanhas de agressão às intituições acabou o meio de campo que Jango tinha à sua disposição.

    Agora vemos a mesma esquerda, provalmente os netos dos tempos janguistas, com a mesma radicalização. Esses CONSELHOS POPULARES neste momento em que a economia precisa de decisões duras e rápidas servem a que? Precisamos de MAIS GOVERNO, mais AUTORIDADE, forte e indivisa, ninguem está interessado em “participação popular””

    UM ENGODO, o tal “conselheiro” jamais será o trabalhador que toma onibus as 5 da manhã, serão os eternos decosupados dos “movimentos sociais””, esses que não tem o que fazer na vida porque fogem do batente como o diabo na cruz, se encostam nesses movimentos à cata de alguma boquinha, para esses os tais ‘conselhos” caem como uma luva, para que inventar isso que ninguem pediu as vesperas de uma eleição?

    A mesma coisa essa campanha de “REGULAR A MIDIA”, a população não está pedindo nada disso, há imensas prioridades para projetos de lei, não existe no atual momento um minimo de ambiente para tentar controlar a imprensa mas a turma da esquerda radical não descansa e o papo continua.

    Pais de Ley de Medios cai fora da constelação de paises democraticos e com economia de mercado, entram em um outro tunel da Historia, escuro e sem saida. Venezuela e Argentina, com PIBs negativos e economia em ruinas estão ai como exemplo. E não venham falar da lei inglesa, que não tem nada a ver com politica e sim como proteção à privacidade dos cidadãos, para evitar que reporteres invadam a casa de um artista e o filmem na cama com a namorada, como faz a imprensa sensacionalista de Londres. A lei inglesa pode até vir para o Brasil sem problemas mas não é bem isso que a esquerda quer.

    1. Concordo em partes. Conselho popular não é prioridade, mas…

      Tenho a mesma visão que você em relação à participação popular.  No fim, não somos nós que passamos o dia trabalhando e com a família que vamos participar desses conselhos.  Seriam mais gente pra NÃO nos representar, como no congresso.

      Em relação à Lei de Mídia, acho errado um grupo como a Globo que tem rádios, tvs, jornais e revistas em uma mesma cidade.  Acho uma concentração perigosa e já se mostrou danosa.  Países como Inglaterra e França têm regulação econômica.  Acho que falta uma legislação sobre direito de resposta para não acontecer casos como o da Escola Base, por exemplo.

      Mas, o que eu mais queria ver é algum candidato dizendo que vai fazer eleição direta para Procurador.  Isso sim iria ser um golpe na corrupção! Hoje, se alguém quiser ser procurador, tem que fazer acordo com os corruptos para ser indicado.  É um absurdo um procurador engavetar processos e depois virar secretário ou ministro de Estado de um governo.

      O fim do financiamento privado de empresas também deveria ser priorizado.

      Por fim, a redução de impostos com a volta da CPMF para detectar sonegadores.

       

  12. Faltou citar um artigo essencial.
    A Constituição Federal, norma jurídica suprema, consagra em seu art. 5, XLIV: “constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático”.  Golpismo é crime!  

  13. Voto impresso foi extinto pelo tucano do mensalão mineiro

    Foi o próprio PSDB quem impediu a cópia de segurança do voto impressa e depositada em urna lacrada para conferência! E o autor do projeto foi Eduardo Azeredo, ex-presidente da Prodemge e do Serpro, ex-governador de Minas e atual réu principal do mensalão mineiro tucano!

    http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2003/05/08/eduardo-azeredo-propoe-fim-da-impressao-do-voto-eletronico

    Eduardo Azeredo propõe fim da impressão do voto eletrônico

    Da Redação

    imagem1007693

    O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pediu agilidade na tramitação de projeto que pretende apresentar à Casa propondo a abolição do voto impresso nas próximas eleições. Nas eleições do ano passado, 20 mil seções eleitorais tiveram impressoras acopladas ao computadores utilizados para o voto eletrônico. A legislação atual prevê que no próximo pleito o voto impresso será estendido a todas as urnas.

    – Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constataram que a instituição do voto impresso apenas atrasou a votação. Sua utilização na totalidade das seções, prevista para as próximas eleições, geraria um custo de 350 milhões de reais para adaptação e treinamento. Se meu projeto não for aprovado, o TSE precisará prever nos seus gastos para o próximo ano esses recursos, que poderiam ser utilizados para outros fins – afirmou Eduardo Azeredo.

    No mesmo projeto, o senador por Minas Gerais também propõe a criação de um registro digital na urna eletrônica, que permita uma eventual recontagem de votos ou uma análise mais aprofundada por pesquisadores e estudiosos no assunto. Ele registrou que essa era uma lacuna da primeira versão das urnas eletrônicas, instituídas pelo TSE no ano de 1996, em 32% das seções eleitorais.

    A segurança da votação eletrônica também foi destacada por Eduardo Azeredo. Ele citou como exemplo a bem sucedida experiência recente, ocorrida no Paraguai, quando o Brasil emprestou suas urnas eletrônicas para receber os votos na eleição presidencial daquele país. O senador disse que o pleito ocorreu sem problemas ou fraudes.

    Agência Senado

    (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

     

  14. a burrice do psdb é

    a burrice do psdb é eespantosa.

    dos 48 por cento dos votos que obteve deve ter

    agora muito menos, pelo que ouço nas ruas.

    o pessoal sacou o golpe e os mais renitentes

    perceberam tb que o radicalismo afeta suas vidas familiares

    e isso obviamente não os beneficia.

    há muita gente dizendo que o temer seria beneficiado.

    assim, o tal do golpe é furado e cada vez mais repelido.

    o psdb, especialista em diversionismo,

    criou outro que o prejudica talvez

    principalmente para 2018, quando se iludirá mais uma vez,

    achando que ontinuará com esse percentual conseguido agora…

  15. as informacoes dos inocentes informatizados.
    Querer colocar o PSDB e o Aecio como o bode eh simplificar.
    Na realidade o que esta acontecendo com PSDB, PMDB, PSB, etc so para citar alguns dos partidos, um exemplo claro, eh uma reacao de manada conduzida pela midia. O PT tambem tem sua parcela de culpa.Tudo esta girando nas informacoes e contra informacao. A postura dos meios em manobras e mentiras criando fatos adiante na informacoes, isto jah vem do mensalao e nunca houve um basta. O PT e os aliados se calaram. Informacoes manipuladas por muitos anos adestraram a uma parcela da sociedade os ditos por “FHC” e outros como justamente os mais informados. Os nao informados na realidade ignoraram por sentirem na carne outra verdade e outros poucos dos informados buscaram a realidade, sendo que uma grande parte nao querem se envolver, mais tem sua posicao clara a favor das politicas sociais, quem sofreu e quem nao sofreram esta lavagem celebral feita por todas as grandes midias?
    A realidade politica brasileira se tornou um carnaval e estamos esperando quando acabar na quarta feira de cinzas e volta a vida na quinta feira.
    As informacoes como materia de manipulacao.
    – coloca a Marina como bola da vez, desfazendo e destruindo o PSB e tira Aecio.
    – Dilma e a internete desconstroi Marina.
    – Forcam Marina e reabilita Aecio. Investem.
    – Forcam materias, pesquisas, caso da petrobras, manchetes contra Dilma. Reconstruido Aecio.
    – Duas balas de Pratas, o folhetins da veja e o JN.
    Dilma Vence.
    A manipulacao politica do HOJE A MIDIA EH UM PODER, confirma com a posicao do PMDB querendo anular um acordo politico na presidencia do congresso com o PT.
    Logo, O PT se afastou, deu espaco, esta no poder e nao tem o poder, nao encontra um lider e estadista para articular politicamente uma saida. So tem o poder de fazer poucas acoes e limitado politicamente pelo poder da midia no congresso e na justica.
    Sao todos contra o PT ate alguns do proprio PT. Sao Alguns politicos como do PC do B.
    O odio, a manada pode virar contra os criadores e a midia, o pig e este poder pode ser destruidor tanto da democracia como foi na Franca da burguesia.
    A liberdade e o reorganizacao do executivo eh importante agora. Com uma forcacao de barra e sem um dialogo com as forcas populares e representativa vai ser dificil o mandato. Nao poder habilitar o povo abertamente e nao assustar a midia e a direita.
    Enfim, ha uma manipulacao e manobra arquitetada pela midia com informacoes que os instrumentos sao os partidos e politicos, por suas fragilidades e erros politicos como tambem financeiros. Sao refens politicos do poder da midia.
    Todos sao golpista nas maos da midia.
    A INDUSTRIA se reservou a deixar pagar. Pode tb desempregar.
    Usa e abusa da informacao quanto quando com como e contra os avancos sociais que representa o PT.
    O Que sustenta este governo da Dilma sao 40 milhoes 5% , uma internete sadia pq tem de tudo em informacao.
    Soh vejo uma saida ao impasse politico entre o poder da midia representada por todos politicos como por partidos, orgs e o governo do outro lado ilhado que seria a entrada em cena de outros aliados como Lula, Dirceu, etc. Criando uma alianca iluminista.
    O PSDB esta sendo manipulado como FHC que eh e foi o mais manipulado como fontes das informacoes distorcida da politica brasileira, um pau mandado somente na fala, na presenca e na escrita. Usa e joga fora.

  16. Venezuelização

    Que ninguém se equivoque! Está em curso uma tentativa de venezuelização do Brasil.

    “O financiamento multimilhonário às ONGs e grupos políticos que promovem a desestabilização e os ‘golpes suaves’ contra governos progressistas na América Latina e a brutal campanha midiática que procura mostrar esses países como ditaduras abriram lugar para uma reconstituição da direita latino-americana que pretende retomar o poder nos espaços estratégicos. A história indica que quem está por trás dessa agressão permanente não descansará até alcançar seu objetivo.”

    Eva Golinger (“Uma agressão permanente: o golpe suave na América Latina”; em espanhol: http://actualidad.rt.com/expertos/eva_golinger/view/143045-agresion-permanente-golpe-suave-america-latina).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador