PSDB vai à Justiça contra pesquisa sobre falta d’água

Sugerido por Marcelo de Sousa Nascimento

Da Folha

PSDB vai à Justiça Eleitoral contra pesquisa sobre falta d’água em SP

O diretório paulista do PSDB apresentou nesta quarta-feira (7) uma notificação à Justiça Eleitoral contra o Instituto Data Popular por causa de uma pesquisa de opinião sobre a falta d’água no Estado, governado pelo tucano Geraldo Alckmin.

O partido considera que o levantamento feito com 18.534 pessoas em 70 cidades “tem nítida natureza eleitoral” e deveria ter seguido recomendações como o registro prévio. Parte dos resultados foi publicada na coluna Mônica Bergamo de hoje.

O presidente do instituto, Renato Meirelles, diz que os questionamentos da sigla “não fazem nenhum sentido” e que o Data Popular pode explicar o estudo “com total transparência”.

Segundo a pesquisa, a falta de abastecimento afetou 23% dos paulistas nos últimos três meses. O índice sobe para 35% na região metropolitana, ante 30% na capital e 14% no interior. O problema é duas vezes maior entre as famílias de menor renda, atingindo 12% dos que ganham mais de dez salários-mínimos e 25% entre os que recebem até um salário.

Ainda de acordo com o instituto, 59% dos paulistas acreditam que sofrerão com falta d’água até o fim do ano. Eles apontam como principal culpado pelo problema o governo estadual (41%), a Sabesp (29%), o governo federal (9%) e a falta de chuva (7%).

Para o PSDB, embora a pesquisa não seja sobre intenção de voto, ela “trata da avaliação do eleitor quanto a serviços públicos” e “impacta o ambiente eleitoral, em ano em que se realizam as eleições estaduais com a possibilidade de reeleição”.

Meirelles afirma que a legislação não prevê o registro de pesquisas nesses casos. “Não pedimos que se desse nota para o serviço. Só pedimos avaliação, com perguntas objetivas e alternativas. É uma pena acharem que seja qualquer tipo de crítica ao governo do Estado”, diz.

“Não se pode deixar de discutir [a questão] só porque é ano eleitoral. Mais importante do que questionar a pesquisa é debater a crise da água”, afirma o publicitário.

A legenda pede, no documento, que o Tribunal Regional Eleitoral notifique o Data Popular para que o instituto forneça informações como o nome de quem contratou a pesquisa, valor pago por ela, questionário aplicado aos entrevistados e metodologia.

Além disso, o partido quer autorização para ter “acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores” para que possa conferir os números.

Segundo Meirelles, a pesquisa foi feita por iniciativa própria do Data Popular, em parceria com o instituto Ideia Inteligência, para lançar uma ferramenta. “Procuramos saber a opinião das pessoas sobre o assunto do momento. Desta vez foi a falta d’água, mas poderia ter sido Copa do Mundo, manifestação, beijo gay na novela”, diz.

 

Redação

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre terá um Barbosa, um

    Sempre terá um Barbosa, um Gilmar ou uma Weber para receber os espasmos dos tucanos. Esse pessoal da direita é muito bom: pesquisa boa é aquela que mostra a queda da Dilma.

     

    O tiro já saiu pela culatra, pois o povo de Sampa já sabe que deve faltar água por obra da gestão do PSDB.

  2.   Só para variar, eu gostaria

      Só para variar, eu gostaria de dois ou três motivos para elogiar o PSDB. O fogo é que eles jamais facilitam – a menos que eu apele: por exemplo, até hoje o PSDB nunca apoiou alienígenas numa guerra de extermínio contra a Humanidade. É uma qualidade.

    1. Se os alinígenas pagarem eles

      Se os alinígenas pagarem eles apóiam sim.

      Tem dúvida?

      Para quem quer entregar o Pré-Sal para as multinacionais estrangeiras só para encher os próprios bolsos (como fizeram na privataria), isso seria uma atitude natural.

       

    1. Falta de água para rico?

      Estive em sampa este final de semana. Bem na avenida 9 de julho. Ninguem comenta nada de falta de água. Claro, quem vai sofrer vai ser novamente a periferia. Os pobres mais uma vez pagam o pato. Rico sem água? Se se acabar toda água mesmo. E o PSDB é capaz de pagar caminhão pipa para toda área nobre de sampa, Ibirapuera, Higienópolis e outras mais.

    1. Não ouviram a pitoniza, tudo

      Não ouviram a pitoniza, tudo poderia ter sido evitado, não fosse a arrogância dos cientistas, todos meio gênios, meio idiotas.

  3. Kd a moça que recebe o Cacique Cobra Coral prá fazer chover…

    A senhora do tempo——-

    A médium Adelaide Scritori, que recebe o Cacique Cobra Coral, ganha fama mundial. Você pode acreditar neles?————-

    Por Marco Damiani Colaborou Carina Rabelo——-Na Isto É, em 31 de Janeiro de 2007 —————

     

    A médium: poderes que a ciência não explica, mas que os fatos comprovam

    É possível ser mais forte que a natureza, alterar os ventos, dirigir as chuvas, abrir o sol entre nuvens pesadas? Não responda agora. Guarde seu julgamento para depois de conhecer melhor a mulher na foto ao lado. Adelaide Scritori é vista por muitos como uma senhora do tempo, capaz de prodígios inquietantes no campo das mudanças climáticas. Seus poderes intrigam cientistas, desafiam céticos e amealham uma legião de clientes e admiradores que incluem o primeiro-ministro inglês, Tony Blair, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, e os administradores das duas maiores cidades do País, Cesar Maia, do Rio de Janeiro, e Gilberto Kassab, de São Paulo. Adelaide esteve no centro de fatos desconcertantes como a súbita elevação de 29 graus centígrados na temperatura de Londres, a abrupta interrupção de chuvas torrenciais em Santa Catarina e o deslocamento para o mar de temporais que castigariam o Rio de Janeiro. Ela sustenta ser uma médium que se comunica com o Cacique Cobra Coral, espírito capaz de manobrar fenômenos naturais. Sempre reclusa e avessa a entrevistas, a médium Adelaide pela primeira vez quebrou o silêncio e falou a ISTOÉ sobre os mistérios do seu dom. “Minha missão é minimizar catástrofes que podem ocorrer em razão dos desequilíbrios provocados pelo homem na natureza”, diz.

    Nos últimos dias, Adelaide foi chamada por autoridades paulistanas para reverter as chuvas previstas para caírem sobre a cratera aberta nas obras da linha 4 do metrô, o que atrapalharia as escavações em busca de vítimas. “Temos a necessidade da vossa interferência”, registrou em e-mail, momentos depois do acidente, o secretário adjunto de subprefeituras, Ricardo Teixeira. Vinte e quatro horas mais tarde, o mesmo Teixeira assinou documento oficial de agradecimentos. “Pudemos constatar que choveu em vários locais da cidade, conforme previsto, menos na região afetada pelo desastre das obras do metrô, permitindo, através desse desvio, a continuidade das operações no local.” Ele prosseguiu lembrando que as buscas iriam continuar e, por isso, solicitou “a não ocorrência de chuvas”. Outra vez o sol, é certo, se fez naquela região.

    O Cacique Cobra Coral é um espírito que já foi de Galileu e Abraham Lincoln

    Histórias desse tipo fazem de Adelaide, aos 53 anos, uma médium de fama mundial. Filha do também médium Ângelo Scritori, que morreu aos 104 anos, em 2002, ela nasceu acompanhada de uma profecia. Geava fortemente sobre o sítio da família, no norte do Paraná, quando sua mãe entrou em trabalho de parto. Toda a plantação de café da pequena propriedade foi perdida, mas Ângelo contou depois que, naquela noite, o espírito do Padre Cícero (1844-1934) se manifestou, como costumava acontecer, por meio dele. Avisou, daquela feita, que a mais nova integrante da família teria poderes para se comunicar com outro espírito, um ente poderoso o suficiente para alterar fenômenos naturais. Sete anos depois, já menina, Adelaide lembra ter recebido pela primeira vez, no centro espírita freqüentado pelos Scritori, as mensagens enviadas pelo Cacique Cobra Coral.

    Ao contrário de muitas pessoas que dizem receber espíritos e entidades, Adelaide tem uma atuação amarrada por fortes laços com a ciência. Ela criou a Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC) e, nessa estrutura, montou um braço operacional de previsões meteorológicas. “Antes de falar com o Cacique, dona Adelaide pergunta o que tem de ser feito para atender a uma solicitação dos clientes”, explica o professor Luiz Fernando Matos, graduado em Meteorologia pela UFRJ e pós-graduado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ele é o meteorologista-chefe da FCCC. Por clientes eles chamam os organismos que têm convênios de assessoramento assinados com a Fundação. Constam da relação, neste momento, o Ministério das Minas e Energia, os governos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e as prefeituras do Rio e de São Paulo. Em tempo: todos os convênios têm custo zero para os contratantes. “Nosso acordo tem-se mostrado produtivo em termos de informações e projeções, além de elementos de prevenção”, afirma Cesar Maia. Sobre os poderes de Adelaide em atenuar intempéries, ele suaviza, sem desmenti-los. “O que posso dizer é que as chuvas e temporais, desde a assinatura do convênio, têm sido proporcionais à nossa capacidade de enfrentá-los.” Em novembro, a médium foi solicitada a desviar uma chuva grossa prevista para cair nas encostas do morro do Joá, no bairro de São Conrado, onde funcionários municipais faziam obras de contenção. Registra-se que a tromba d’água foi dar em alto-mar.

     

    Um aviso a Bush: em 3 de agosto de 2001, Adelaide enviou e-mail à Casa Branca prevendo tragédias em Nova York e Washington. Após os ataques de 11 de setembro, ela recebeu em São Pauloa visita de agentes do Departamento de Estado

    As consultas de Adelaide ao seu meteorologista-chefe descem a minúcias sobre o volume de milibares de pressão atmosférica e o índice exato de umidade do ar. Tudo para que, quando questionada pelo espírito do Cacique Cobra Coral, ela possa monitorá-lo sobre como agir. É difícil, dificílimo de acreditar, mas até mesmo a cética imprensa inglesa teve de se dobrar, em 1986, ao inexplicável que ronda a imagem da médium. Naquele ano, um inverno de 30 graus abaixo de zero castigou Londres, enchendo de preocupação a então primeira-ministra Margaret Thatcher. A “Dama de Ferro” foi aconselhada, não se sabe bem por quem, a pedir os serviços de Adelaide. A médium aceitou a tarefa e, no dia seguinte à solicitação, a temperatura já chegava a um aceitável grau negativo. Ao noticiar a movimentação de Adelaide e de seus assessores da FCCC, o cotadíssimo The Guardian apelidou a turma brasileira de “interceptadores de catástrofes”. Sua fama mundial começou nesta fase. No ano passado, o governo do primeiro-ministro Blair necessitava de um 9 de dezembro sem chuvas, em meio a uma temporada de precipitações, para fazer um anúncio em público. Na data requerida, Londres, depois de muita água, viu outra vez a face do sol. E Adelaide de novo ficou com os créditos pela façanha. Até nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, ela fez das suas. Chamada para suavizar o calor abafado que descia sobre a cidade, ela pessoalmente foi até lá e, sim, levou consigo uma brisa fresca que aliviou os jogos.

    A encomenda de Thatcher: Londres chegou a registrar,no inverno de 1986, temperaturas de 30 graus abaixo de zero.A então primeira-ministra Margaret Thatcher pediu ajuda à médium. Num único dia, o clima esquentou em 29 graus

    Os cientistas guardam uma distância regulamentar da médium e dos feitos a ela atribuídos. Professor e pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Cláudio Furukawa não encontra na teoria uma explicação para os casos de mudança climática em que ela se envolve. “Não há nada na física que comprove um fenômeno paranormal. Isso tudo foge completamente ao campo da ciência”, afirma. Ele admite que cientistas que aceitam o espiritismo ou fenômenos sobrenaturais são discriminados pelos demais pesquisadores, justamente porque dão crédito ao que não conseguem provar. O professor Álvaro Vannucci, membro do mesmo instituto e especialista em física dos plasmas, acredita que os fenômenos mediúnicos ocorrem segundo leis naturais ainda não descobertas ou devidamente entendidas pela ciência atual. “A principal dificuldade de se investigar estes fenômenos corresponde ao fato de eles não serem reprodutíveis. Isto não impediu, no entanto, que grandes cientistas como William Crookes (1832-1919) e Charles Richet (1850-1935) se envolvessem intensamente com este fascinante assunto.”

    A confiança de Maia: o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, é um constante interlocutor de Adelaide.Ele reconhece que depois de assinar convênio com Fundação Cobra Cobral nenhuma chuva no Rio extrapolou as expectativas

    Noves fora os laços científicos, Adelaide, como médium de primeira linha, tem premonições que extrapolam até mesmo os mistérios do tempo. Em 3 de agosto de 2001, antes, portanto, dos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos, Adelaide mandou um e-mail para o presidente George Bush alertando que uma catástrofe estava para ocorrer em Nova York e Washington. Disse ainda que o presidente não deveria pernoitar na Casa Branca entre os dias 11 e 12. Após os ataques, agentes do Departamento de Estado visitaram a Fundação Cobra Coral, em São Paulo, à cata de maiores explicações para a previsão. Saíram de mãos vazias.

    A garantia a Ciro: eleitora de Ciro Gomes na eleição presidencialde 2002, Adelaide cobrou dele a transposição do rio São Francisco. “Perdi, será impossível”, disse-lhe Ciro. “Não, você será chamado.”Dias depois, ele virou o ministro responsável pelo Rio

    Dentro da FCCC, conta-se que a médium manteve estreitas relações com o ex-presidente do Iraque Saddam Hussein (1937-2007). Ela previu a data do ataque americano à Bagdá, durante a primeira guerra do Golfo, em 1990. Impressionado, Saddam solicitou à médium que fizesse chover na região da Sérvia, para impedir um ataque terrestre preparado pela Otan. Foi atendido e o ataque, adiado. Depois de uma visão terrível, Adelaide enviou em 26 de setembro de 1992 um fax ao então deputado Ulysses Guimarães. Alertava-o para não utilizar nenhuma aeronave de pequeno porte na primeira quinzena de outubro. Ulysses, como se sabe, morreu no dia 12 de outubro daquele ano, quando o pequeno helicóptero em que viajava se espatifou no mar. Agora, tome fôlego, leia a entrevista abaixo e, se quiser, responda: é possível dominar a natureza?

     

    “MEU TRABALHO É UNIR CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE”  “Acordo todos os diasàs cinco da manhã e medito. Nessas horas, vou ao astral e volto” 

    Autorizada pelo Cacique Cobra Coral, espírito que

    já foi de Galileu Galilei e Abraham Lincoln, Adelaide

    Scritori concedeu a ISTOÉ sua primeira entrevista:

    Quando a sra. se descobriu médium?Venho de uma família de médiuns, imigrantes daIlha de Capri, na Itália. Sou a quarta geração.

    Como desenvolve a mediunidade?Todos os dias acordo às cinco da manhã e meditopor duas horas. Nesses momentos, muitas vezesme desloco até o astral e volto.

    É assim que o Cacique se comunica?Há vezes em que ele passa para mim em uma espéciede videotape o que irá acontecer. Durmo com um bloco de anotações ao meu lado para não perder nenhuma de suas mensagens.

    A sra. pode mudar as condições do tempo?O Cacique pode. Todas as nossas operações são monitoradas e estudadas cientificamente. Procuramos unir ciência e espiritualidade, nenhum tomandoo lugar do outro. Agimos naquilo que o homem não tem condições de atuar.

    A sra. pode conter o aquecimento global?Já não dá mais para contê-lo. Em 20 anos, veremos o degelo.

    Não é perigoso mexer no clima? Nossas operações não causam efeitos colaterais em outras regiões. Nuncafazemos um desvio de frente. Apenas isolamos áreas que não podem ser atingidas. Estudamos muito antes de tomar qualquer decisão.

    NOVAS  PREVISÕES 

    • Em breve, tornados serão cada vez mais comuns e devastadores na Europa

    • Em 20 anos, terá início uma novaera do gelo, com o derretimento das calotas polares aliado à destruição da floresta amazônica. Haverá um abismo climático irreversível

    http://www.istoe.com.br/reportagens/1027_A+SENHORA+DO+TEMPO

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=FI6klYW969E%5D

     

  4. Fundação Cacique Cobra Coral

    Prezados Srs.

    A Fundação Cacique Cobra Coral; considerando o grave momento que passa a cidade de São Paulo e região pela falta de água; considerando que ja vivemos o racionamento;considerando que nossos telefones não param, considerando que os atukanados estão com os nervos à flor da pele e que por isso ja estão mandando até blogueiro pra pqp; A Fundação indefere os pedidos de intervenção do sobrenatural nessa questão da falta d’água.

    Por outro lado a Fundação, não querendo tirar o rabo da reta e fazer disso uma desfeita, recomendaa gestão junto a empresa SABESP para que seje liberado a  perfuração de poços artesianos na região do Anhangabaú. 

    Atenciosamente:

    Conselho sobrenatural

  5. Esses tucanos agem sempre

    Esses tucanos agem sempre assim. Quando a pesquisa interessa a eles saem tocando bumbo e dizendo que não se pode contestá-las. Quando não interessa eles não apenas criticam como tentam usar o judiciário (que tem o rabo preso com os patrões deles – a máfia midiática), para censurar sua divulgação.

    Eles não mudam nunca, fazem sempre igual.

    1. Sempre a mesma coisa

      Isso mesmo, o modus operandi tucano é esse: pesquisa favorável é séria, pesquisa negativa é fajuta e “de caráter eleitoral”.  O PSDB está conseguindo trivializar o ridículo.

  6. Pura projeção. Mecanismo

    Pura projeção. Mecanismo psicológico que eles desenvolveram no esquerdismo adolescente deles: apontar no outro o que eles são. Pra eles até pesquisa pra ver se a população prefere chocolate branco, amargo ou meio amargo tem fins “eleitoreiros”. É por isso que eles enxergam em qualquer coisa nos adversários atentado contra a liberdade ou busca mesquinha pelo poder.

    A pesquisa desmembrada do ibope ou a do sensus são recebidas com festa.

    Agora que levaram a população à falta dágua, a beber lama querem dizer que estaá havendo “exploração política”. Pra eles e a imprensa reacionária só há uma alternativa: manipulação polítiica da informação ou censura pura e simples.

    Não há nenhuma dúvida: é postura de guerra total. Está muito claro pra eles que os adversários sabem o que eles fizeram no verão passado.

  7. Incompetência tucana e falta de água.

    Atitude do PSDB é ridícula mesmo. Esse incompetentes do governo Geraldo Alckimin querem esconder (e estão conseguindo por enquanto) o que vem ocorrendo nos bairros da periferia: o racionamento de água.

  8. “psdb vai choramingar

    “psdb vai choramingar pendurado na barra da toga do barbosa pedindo que o supremo mande prender São Pedro na Papuda”. Francamente, ô partido sem noção do ridículo!

     

    psdb, partido que nos seduz.

    com alckmin falta água,

    com fhc faltou luz.

  9. Ai, ai, ai…
    Em vez de

    Ai, ai, ai…

    Em vez de resolver a falta d’agua se impede a pesquisa. Mais surreal impossível.

  10. ela “trata da avaliação do

    ela “trata da avaliação do eleitor quanto a serviços públicos” e “impacta o ambiente eleitoral Se é esse o argumento, poder-se-ia objetar que estão fazendo propaganda política através dessa pesquisa, sabido como é, por todos, a excelente qualidade dos serviços tucanos. Mas, deixemos que façam a pesquisa, trás dados que realmente interessam. Outro interessante, no qual poderiam se exibir à vontade, seria sobre Segurança Pública, o orgulho do PSDB, que tal ?

  11. Partido ridículo, querem

    Partido ridículo, querem esconder o sól tapando com uma peneira.

    Como diz o Lula, o PSDB governa o Estado de São Paulo desde 1982, há 32 anos ( !!!)  desde a gestão do  Franco Montoro,  governador do PMDB  que depois virou tucano.

     

    Não tem desculpa por não resolverem a questão do déficit hídrico da capital e da região metropolitana que já é antigo, sabido há mais de 20 anos, que o consumo aumentava muito mais que as reservas de água disponíveis, não fizeram nada, se preocupando só com sua negociatas com as concessionárias de obras do Metrô e dos trens, suas fontes de grana de caixa 2 eleitoral desde sempre.

     

    Bem faz o Paulo Skaf de descer a lenha na incompetência do PSDB na gestão da água, não pode ter dó ou consideração com essas aves de rapina que são os tucanos travestidos de “gestores eficientes”,  na mídia amiga.

    Acho que chegou o fim para o reinado da tucanolândia paulista.

  12. Parabens

    Parabens ao PSDB

    Os tucanos não ficam correndo atras de uma tal de “atitude republicana”

    Já o PT tem um ex-presidente condenado em regime semi-aberto mais fechado da historia da justiça

  13. E esse partideco só sabe

    E esse partideco só sabe funcionar em cima da justiça, que pertence a ele. Cada vez mais ridículo ! chega a dar pena ! São Paulo sem água (mas com os acionistas da SABESP de bolsos cheios). Em MG tem água , mas o excesso de PÓ atrapalha. Em GO impera o Cachoeira (de safadeza, não de água). Mas tem a imprensona toda no bolso, além do STF.  Serão US$ mantendo a tchurma, em troca da Petrobrás?

  14. Depois do destempero do

    Depois do destempero do senador Aloysio Nunes contra o rapaz que lhe perguntou sobre sua participacão no cartel do metrô SP ,  esta notícia foi para coroar o dia . 

    Por que não trazem logo a dona Soange de volta ?

     

    Solange Hernandes, a temida chefe da censura, afirma: Eu não sou feroz. Eu não mordo

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2010/04/25/interna_brasil,188550/solange-hernandes-a-temida-chefe-da-censura-afirma-eu-nao-sou-feroz-eu-nao-mordo.shtml

  15. Estou surpreso que o PSDB

    Estou surpreso que o PSDB ainda não tenha processado São Pedro no STF por causa do viés claramente eleitoreiro da falta de chuvas na região da Cantareira.

  16. Manobras das Notícias

    O mais hilário são as manobras da mídia para se noticiar informações que jogam contra os tucanos. Percebam como isto é recorrente.

    Primeiro a redação autoriza a notícia ruim a sair em forma de notinhas escondidas, em vista de que a mesma está circulando e causando alguns estragos.

    Em instantes (talvez em ações coordenadas junto à redação) a direção do partido reage ferozmente (mas nunca contrapondo os dados, sempre desqualificando o autor). Muitas destas reações esbarram nos limites da censura ou avançam para acusações estapafúrdias.

    Em seguida, partido e redação (isto é um paradoxo?) monitoram o impacto da notícia em outras mídias para saberem onde estão pisando, se a notícia saiu do controle e se precisam dar uma resposta formal na mídia.

    Aí sim, com um posicionamento claro (e ridículo) e com justificativas fortes (e enviesadas) o jornal escreve uma matéria completa, cujo mantra é sempre o mesmo: acusações levianas, tentativas de censura e busca de proteção na…. justiça !! Sempre ela…

    Como já disseram aqui, é mesmo de dar dó. Mas ainda funciona…

  17. STF, a mãe, e pig, o pai, mimam a oposição

    Pois é, STF e pig acostumaram mal os tucanos. É que nem aquela criança que tudo que pede para a mãe, ela ganha. Vai cada dia pedindo mais e mais. E como dizem isso estraga a criação do pimpolho

    Agora chegou nisso, entrar na justilça contra o pessoal não gostar de ficar na seca. O próximo passo é entrar contra São Pedro, como disse um comentarista abaixo. 

  18. Incompetência desse governador!

    Sabia do problema e nada fez. E lá se vão 10 anos que foram alertados!  Porque não há casos semelhantes em outros estados?  Talvez agora percebamos que S.Paulo teve nos últimos anos, 2 governadores incompetentes. Talvez seus interesses fossem outros…

  19. O problema é que vai ser algo extremamente grave no ano que vem
    Quem estiver no governo federal passará por extremos desprazeres. Neste final de semana a ANA se reuniu com os agentes municipais da região do PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e já estão abrindo o jogo de que a situação é a mais grave a ser enfrentada. Muitos agricultores de regiões das bacias destes rios já estão tendo problemas na produção e plantio e isto, em cadeia em breve se traduzirá em preços altos e menor qualidade de produtos, além de menor quantidade para uma demanda já aumentada. A questão é que de acordo com o ciclo de chuvas, é provável que chuvas de porte (mesmo em seu período) apenas em 2016. A crise será muito delicada, independente de fatores externos, já teremos muito com que ser tolerantes na própria casa.

    Cenário negativo se confirma e volume útil do Cantareira seca em julho, diz ANA

    Com apenas 10,7% da capacidade total, reservatório sofre com reposição de água deficitária em 10 mil litros por segundo. Grupo de Acompanhamento quer evitar secamento também do volume morto

    http://www.mananciais.org.br/

    Chuvas no Sul e no Sudeste podem voltar ao normal só em 2016

    Segundo meteorologistas, país está sendo afetado por um ciclo natural de resfriamento do Oceano Pacífico, que se reflete em alterações em grande parte do mundo

    http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/chuvas-no-sul-e-no-sudeste-podem-voltar-ao-normal-so-em-2016

  20. PSDB consulta as suas bases

    Que o PSDB consulte as suas bases, de Perus a Itaim Paulista a Parelheiros, para ver o que acham. Se discordarem, a pesquisa tem cunho eleitoral.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  21. Será que não é possível que

    Será que não é possível que seja pelo atraso das obras de transposição das águas do Rio São Francisco ? Isso também bem pode ser culpa do PT …  jornalistas pensando,  na dúvida se publicam essas suspeitas.

  22. A verdade dói ?

    Mesmo quando algo “escapa” como ocorreu com esta pesquisa do Data Popular, que por esquecimento, saiu na coluna da Monica Bérgamo, da Folha, o PSDB “acusa” o golpe, e mesmo cambaleante, eles tentam reverter a pesquisa a seu favor, acusando-a de encomendada( e de encomendar pesquisas, eles entendem !) e de que ela pode mostrar uma verdade, que os prejudicariam nas eleições.

    O problema, é que 23% dos paulistas, que já estão sofrendo restrições no fornecimento básico de água, e 59% que sentem a iminência, de ficarem sem água, em breve, e que isto é culpa de um governo, que sabendo deste risco, desde 1994, nada fez para evitar este estado de coisa. 

  23. O PSDB vai entrar com uma

    O PSDB vai entrar com uma representação no STF contra lei da gravidade, essa lei eleitoreira impede o candidato do partido de subir.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador