PSDB vive problema de renovação de quadros em São Paulo, diz Maringoni

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=kOH3l9qbizo width:700 height:394]

Jornal GGN – O pré-candidato do PSOL ao governo de São Paulo, Gilberto Maringoni, diz que a tentativa de reeleição de Geraldo Alckmin evidencia um problema “grave” do PSDB: dificuldade para renovação de seu quadro interno. Em entrevista exclusiva ao GGN, Maringoni lembrou que Alckmin já acumula pelo menos 15 anos de experiência no Palácio dos Bandeirantes, seja como vice-governador, governador ou secretário de Estado.

“O PSDB tem problema de renovação de quadros. Eles farão, em 2015, 20 anos de governo em São Paulo. Só o Alckmin, individualmente, ficou quase 15 anos. E o Serra ficou quatro anos. Aí aparece a lógica binária do PSDB. Eles têm Serra ou Alckmin. Alckmin ou Serra”, aponta Maringoni.

O atual chefe do Executivo foi vice-governador entre 1995 e 2001, quando assumiu como governador em função da morte de Mário Covas. Eleito para o período seguinte, até 2006, Alckim ainda retornou ao posto em 2011. Ou seja, se reeleito em outubro próximo, o tucano entrará, na verdade, para o terceiro mandato como governador de São Paulo.

Leia mais: “Pré-candidato do PSOL defende estatização parcial do transporte em São Paulo”

“O PSDB não tem um terceiro nome [para disputar eleição em São Paulo]. Quem seria? O Robson Marinho [conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, suspeito de receber 3 milhões de dólares da Alstom, empresa envolvida no esquema conhecido como cartel dos trens paulistas? O Robson Marinho está com um certo problema no TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado), que não dá para ele aparecer de cara limpa em vídeos”, dispara o pré-candidato do PSOL.

Para o historiador, jornalista e escritor, o cenário é de uma “paralisia geracional preocupante para a legitimização do sistema”, e atinge outros partidos, além do PSDB. A direita brasileira, que é o PSDB, DEM, PMDB, não têm renovação em São Paulo. Eles (PMDB) têm Michel Temer há muito tempo, não há troca de lideranças. É uma expressão dessa estratificação, de como organizam e dos preços das campanhas”, avalia.

Reportagem: Cíntia Alves, Luis Nassif e Patricia Faermann
Imagens: Pedro Garbellini

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se Aécio for presidente (toc

    Se Aécio for presidente (toc toc), manifestações como as de Junho serão muito maiores, com uma diferença: uma oposição mais competente (PT).

    Os Black Blocks fariam o papel de se infiltrar nas manifestações para demoralizar-los e colarem a imagem de baderneiros vinda dos tucanos.

  2. Problema facin de resolver:

    Problema facin de resolver:

    – Chama o Itaú pra bancar um 200.000 para cada novo filiado ou repatriem a grana gorda que mandaram para os paraísos fiscais durante a privataria… basta uns 3% desse montante para acrescentar mais uns 20.000 “quadros” no partido… bem… também tem aqueles 500 kg de farinha da boa que a mídia esconde igual ao Gato de Scrhoindger, deve valer alguns muitos reais.

  3. Repito: o pig destruiu o psdb

    O pig derrubou o psdb. Ao tomar grosseiramente e criminosamente o posto de oposição política acabou por ser adotado pelo psdb e deu no que deu.

    Quando digo que o tse errou e erra ao não coibir a corrupção política do pig, ao permitir esta politicagem de esgoto do pig oposição, é por que isso leva ao que acabou levando. O maior partido do brasil é o pig, todos sabem,  mas corrupto e usando meios, midia, indevidamente e criminosamente, contamina o real meio político, principalmente o “seu lado”, a oposição do pig/psdb.

    Fico triste é com minas, coitada. É que a impresna podre, por afinidade vassala ao aécio, se tornou vassala do pig de sp e deu no que deu. O psdb de minas é um deserto político. Indicaram para governador alguem que não podia ser, há uma denúncia grave contra ele, o que significa que a imprensa aqui vai ficar ainda mais agressiva, podre e pobre.

    Acorde tse!. Na verdade não tenho esperanças nisso. 

  4. Todos esses já deveria saber,

    Todos esses já deveria saber, como Golbery sempre disse, que não existe e nem existirá mais por toda eternidade nada melhor no Brasl  do que petismo. Portanto, PSOL, PSTU, etc, além de apenas servirem para direita reacionária atacar o petismo, a históiria poderá esmagá-lo se não se voltarem a ser petista

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador