PT aciona Supremo após Bolsonaro incitar seguidores a “fuzilar a petralhada toda”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – PT, PCdoB e Pros, que formam a coligação O Povo Feliz de Novo, entrou com representação criminal, junto ao Supremo Tribunal Federal, nesta segunda (3), após o candidato Jair Bolsonaro (PSL) incitar seus seguidores, durante campanha no Acre, que ele vai “fuzilar a petralhada toda aqui”. Segundo informações do PT, a ação é por injúria eleitoral e incitação ao crime.
 
Em nota, a coligação apontou que “o ódio destilado pelo deputado, em sua campanha da raiva e da truculência, parece não encontrar limites, incitando ao assassinato de cidadãos progressistas.”
 
Na ação, os advogados do PT pedem o acolhimento da notícia crime pelo Supremo e que os autos sejam remetidos para a Procuradoria-Geral da República instaurar uma investigação e proceder à denúncia de Bolsonaro por “pelo cometimento do crime de injúria eleitoral (art. 326 do CE), com a sua consequente causa de aumento (art. 327, III do CE), assim como pelo cometimento dos crimes de incitação ao crime (art. 286
do CP).”
 
Entre outros pedidos, requer, também, “que se apure a responsabilidade da Coligação Brasil Acima de
Tudo, Deus Acima de Todos (PSL e PRTB) sobre os mesmos fatos, em observância ao art. 336 do Código Eleitoral.”
 
Leia, abaixo, a nota da coligação. Em anexo, a representação enviada ao STF.
 
É inadmissível que um candidato a presidente pregue o assassinato de quem não pensa igual a ele. A coligação “O povo feliz de novo” (PT/PCdoB/Pros) entrou com representação criminal, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF),  contra o deputado federal Jair Bolsonaro, candidato à presidência da república pelo PSL, por ameaça. A coligação também ingressou com notícia crime pelos crimes de injúria eleitoral e incitação ao crime.
 
Conforme comprovado por vídeo em ato realizado no Acre, Bolsonaro fez gesto de “fuzilamento” e chamou seu público a, em suas próprias palavras,  “fuzilar a petralhada toda aqui do Acre”. O ódio destilado pelo deputado, em sua campanha da raiva e da truculência, parece não encontrar limites, incitando ao assassinato de cidadãos progressistas.
 
O candidato cometeu o crime de injúria eleitoral  – quando ocorre a ofensa à honra subjetiva de
alguém durante a propaganda eleitoral, ou visando a propaganda -, ameaça e incitação ao crime de homicídio.
 
Vale notar que Bolsonaro já é réu no STF pelos crimes de racismo e incitação ao estupro. Basta de ódio.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se ficar o bicho pega se correr o bicho come

    Ao mesmo tempo que estas idiotices de Bolsonnaro vão fortalecendo sua posição também vão garantido sua rejeição. Ele precisaria ser um pouquinho mais inteligente (sic) para encontrar um meio termo (sic de novo) com objetivo de tentar seduzir com voto útil os antipetistas que AINDA tem vergonha de votar nele e ao mesmo tempo não perder seus seguidores fanáticos. 

    Missão quase impossível para nosso hábil artista político!

     

  2. hoje disse que foi “brincadeira”

    ele representa fielmente as FFAA do Brasil

     

    Na hora da onça beber agua, corre todo borrado de medo.

    Bando de fujões, cagões, covardes, entreguistas e golpistas.

  3. Bye, Bye, Brasil

    Os tapetes do descompromisso, da desobediência, da desconstrução, da violência, da delinquência oficial, do fascismo militar, do ativismo paramilitar, do totalitarismo, do poder pelo abuso do poder e da força estão estendidos, com pompas, para mais uma marionete do Quartel General Norte Americano. Se vencerem, serão estendidos os tapetes da morte para mais um país e mais uma nação.

  4. Nesses tempos de intolerância…

    …. como julgariua esse supremo apequenado, se alguém, a partir de fatos amplamente documentados se amparasse a um futuro julgamento/condenscendência  pró  Bolsonaro:  “vamos fuzilar a corte, em respeito à Constituição ? Não vai aqui  de apologia ou sugestão, pelo contrário,  mas da defesa da lei,e a isonomia  que permitirria a ao pau que dá em Chico, também dar em Francisco…

  5. É moleque.

    Nunca passou disso. A assessoria do candidato já antecipou: ele estava de “brincadeira”. Jamais foi um homem sério, não é de assumir as merdas que faz e sempre sobrevive de pedir arrego do que comete. Não é candidato a presidência, é mais um tiririca eleitoral e vive de ser candidato a palhaço federal.

  6. É mais fácil vencer o Lula, eliminando-o…

    … do que convencer a maioria esmagadora do eleitorado a eleger o Bolsonaro, ao invés de rejeitá-lo. Por isso o ódio do desse Reptilianus Anurus

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador