TSE reúne equipes de Bolsonaro e Haddad para discutir fake news

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

TSE sediará reunião hoje para debater notícias falsas      (Arquivo/José Cruz/Agência Brasil)

da Agência Brasil

TSE reúne equipes de Bolsonaro e Haddad para discutir fake news

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, remarcou para hoje (17) reunião com os coordenadores das campanhas dos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

No encontro, previsto para às 19h30, em Brasília, estarão na pauta notícias falsas veiculadas especialmente nas mídias sociais.

As notícias falsas (fake news, em inglês) entraram na agenda do TSE desde o início da preparação do processo eleitoral.

O tribunal chamou os partidos a assinarem um acordo contra as notícias falsas, reforçou a equipe que monitora essa prática e agora tenta um pacto entre os dois candidatos para evitar a disseminação de fake news.

Para os ministros do TSE, as notícias falsas podem afetar a credibilidade do pleito.

Haddad chegou a propor um acordo com o adversário para evitar as fake news, mas Bolsonaro recusou, via mídias sociais. Decisões do TSE têm tirado notícias falsas da internet.

Edição: Kleber Sampaio
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na adianta
    O prejuizo das noticias falsas já está feito. Já destruiu a convivência pacifica, amizades, relacionamentos, já rendeu 59% dos votos do coiso…

    A única atitude sensata seria o TSE cassar a candidatura do coiso pela campanha baseada em mentiras

    Mas nem pedir que ele se retrate fazem!!

  2. É isso aí. Depois que a casa

    É isso aí. Depois que a casa foi roubada, a gente tranca a porta.

    Deviam ter exigido um compromisso assinado de todos os andidatos ANTES da eleição. Mas talvez isso prejudicasse a campanha do “mito”, e tal coisa seria impensável por parte de nosso judiciário partidarizado.

    1. O “mito” vai criar “fakenews” até sobre esse encontro

      Não duvido nada que Bolsonaro vai sair nas redes falando que o TSE é Petista… ou que o encontro foi para conter os “fakenews” do PT… ou que o TSE é a favor do KitGay… ou que o TSE também quer a implantar a pedofilia de Paulo Freire nas escolas…

      Bolsonaro samba na cara das instituições… ainda mais dessa porcaria de TSE que nunca prestou pra nada!

  3. Que bela piada!!! É o papo da polarização de um polo só!!!

    Do lado do Bolsonaro está a maior “Máquina de Fakenews” já armada na história do Brasil… do outro, as vítimas… simceramente… não há nem como sugerir uma mínima comparação entre os dois lados. 

    Aposto que tudo vai descambar para um “bate-papo” e tentativas de “conter excessos dos dois lados”… mais uma instituição que desaba a olhos vistos.

    BOLSONARO ACUSA HADDAD DE DEFENDER A PEDOFILIA

    BOLSONARO ACUSA HADDAD DE CORRUPTO E QUE SERÁ PRESO

    BOLSONARO ACUSA HADDAD DE DISTRIBUIR MAMADEIRA EM FORMATO DE PÊNIS

    Gostaria de saber qual “fake news” de Haddad se compara a essas coisas?

  4. Os BolsoNazi$ ameaçaram a Ro$a Weber

    As Otoridades estão com medo dos Bostonazis e decidiram, ainda que tardiamente, a enfrentar as fake news, que, juntamente, com a apatia de tais otoridades são responsáveis pela emergência desse nojento.

    Não houvesse ameaça nem risco para esses pulhas, eles estariam se lixando para fake news.

  5. Comparecer e…

    A esse grosseiro convite provocação do TSE rosa-fuxcsiano, há apenas duas reações possíveis:

    A protocolar, não comparecer emitindo nota expondo os fortes motivos.

    Ou a que deveria ser exercida, comparecer e ao ter a palavra, expor os fortes motivos para lá não permanecer, levantar e sair,  deixando os ca… ca… ca… caras de pau mais que expostos, exalando mau cheiro.    

    1. Mas o encontro deve ser virtual, só criaram um grupo de Whatsapp

      A discussão vai ser via Whatsapp mesmo… o administrador do grupo é o “mito”… Haddad já foi expulso.

  6. Uma proposta de melhorar bastante o combate às fake news

    As redes sociais e de comunicações podem minimizar o mundialmente nefasto fenômeno de fake news, que está sendo utilizado poderosamente contra a propria sociedade humana em geral, em favor de poucos, implementando uma solução de desmascaramento das mesmas, disseminando-as COMO TAL: mentiras e manipulações que são.

    Com esta solução, quanto mais disseminarem, mais a mentira será conhecida.

    Notemos que a simples deleção (eliminação) ou inibição das fake news atual é duplamente ineficaz, pois aí esconde (desaparece com) a fake news após seus nefastos efeitos prévios já terem sido incorridos e não dá publicidade aos envolvidos e aos demais sobre a falsidade disseminada, seu teor, tema, alvos ou origem.

    Como fazer isso?

    Uma vez que uma fake news é detectada, denunciada e confirmada, a empresa (ao ivés de eliminá-la) o “marca” eletronicamente como fake news, agregando à ela um “flag”, um “virus do bem, da verdade”.

    A mensagem, através de sofware e inteligência artificial, poderá ser sempre rastreada e identificada como fake, seja por armazenamento ou por movimentação.

    O próprio software ou app da empresa, ao detetar o flag (criptografado e misturado à mensagem da melhor forma possível), o “denuncia” como falso, através de um ícone, alarme, texto, “carimbo” ou combinação deles, como fake..

    Adicionalmente, pode-se também agregar automaticmente um link ou botão para esclarecimentos.

    Pode-se colocar também um rastreio da origem mais antiga encontrada, denunciando o criador ou propagador.

    As mensagens anteriores à deteção, não marcadas, ou ficarão “estacionadas” ou serão marcadas e desmascaradas na sua primeira movimentação. Mensagens/postagens anteriores armazenadas (ex.servidores) poderão sempre ser marcadas por rastreio / algorítimos / inteligência artificial e consequentemente desmascaradas.

    Mesmo antes desta solução automatizada de combate, todos os sofwtares e apps de redes sociais/comunicações podem oferecer um simples botão ou link para alguma base de dados local ou externa de pesquisa ou armazenamento de denúncias sobre qualquer postagem ou mensagem.

    Poderá também alimentar sites de monitoração e divulgação de estatísticas de origens, alvos, temas, viés, etc.

    Enfim, se houver vontade mercadológica e política destas empresas e entidades (que não são tantas), seja em implementar suas própras soluções individuais ou integradas em pool com as demais, a redução deste fenômeno será imensa (sim, sabemos que impossível ser total), sanitizando amplamente a rede mundial.

    Postei 2 petições similares no Avaaz.org e Change.org para disseminar e pressionar as empresas de redes e comunicações sociais (software, sites e apps, como Facebook, Google, Tweeter, Whatsapp, etc.) e instituições envolvidas como o TSE para que implementem tal proposta.

    Conto com sua ajuda e contribuições. os links (se gostarem, entrem nos dois) são:

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Humanidade_na_rede_mundial_Solucao_para_desmascarar_fake_news/?cGwzomb

    https://www.change.org/p/facebook-solu%C3%A7%C3%A3o-automatizada-para-ajudar-a-desmascarar-fake-news?recruiter=48424928&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador