Votos brancos e nulos saltam sem Lula na disputa eleitoral

“Sem candidatos” aumentam em 10% no primeiro turno e chegam a 70% no segundo turno, segundo Datafolha
(Foto Ricardo Stuckert) 
 
Jornal GGN – Segundo levantamento do Datafolha divulgado nesta terça-feira (31), sem o ex-presidente Lula na disputa eleitoral o total de votos brancos e nulos aumenta em dez pontos, alcançando 32% do eleitorado em um cenário onde o deputado Jair Bolsonaro (PSC) lidera com 18% a 20% das intenções de voto. 
 
Sem Lula, a maior parte dos eleitores do ex-presidente votaria em Marina Silva (15%), Ciro Gomes (14), seguindo o apresentador Luciano Huck (8%), Bolsonaro (7%) e Alckmin (6). Mas a maioria mesmo respondeu que votaria branco/nulo (31%) ou não tem candidato (4%).
 
Em um eventual segundo turno sem Lula, o cenário é ainda mais grave com brancos e nulos chegando a quase 70% entre os pesquisados.
 
O Datafolha lembra que o crescimento de votos brancos e nulos não é um fenômeno novo, e vem se aprofundando nas últimas eleições municipais porém, nas pesquisas deste ano, “encontra-se em patamares nunca antes registrados em períodos equivalentes”, escrevem o diretor-geral, Mauro Paulino, e o diretor de pesquisa do instituto, Alessandro Janoni, em artigo publicado hoje na Folha de S.Paulo.
 
“A maior taxa de brancos e nulos em pesquisas de primeiro turno para presidente da República foi de 19% em fevereiro de 2014, pós manifestações de 2013, pré-reeleição de Dilma Rousseff, sem Marina Silva como candidata e com Eduardo Campos (PSB) ainda desconhecido pela maioria do eleitorado”, destacam. 
 
Em um cenário sem Lula, e somando a taxa de indecisos, o total de eleitores que deixa de escolher um candidato chega a 36% hoje. O ambiente atual é chamado de “nebuloso e inédito” pelos autores da pesquisa reforçando, entretanto, que o levantamento não permite projeções adequadas. 
 
“Em 2014, por exemplo, com a morte de Campos, entrada de Marina e a clivagem social no debate entre Dilma e Aécio (PSDB), o resultado oficial de brancos e nulos não chegou nos dois dígitos.”
 
O maior índice de “sem candidatos” já registrado nas urnas em primeiro turno foi de 19%, em 1998, na reeleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando ainda existiam cédulas de papel, contribuindo para que a anulação fosse consciente e não por erros de digitação.
 
Logo quando foi introduzida a urna eletrônica, o Datafolha realizou estudos mostrando que a nova tecnologia intimidava a anulação de votos – agora representada na tecla branca – sobretudo entre a população menos escolarizada e com menor renda, revelando assim dificuldades de digitar corretamente o número do candidato. 
 
Na pesquisa desta quarta-feira, o Instituto mostra que é justamente nesse perfil social onde mais se concentra a intenção de votar branco e nulo, caso Lula não participe da disputa. 
 
“O desconhecimento dos outros candidatos não é o principal motivo para esse comportamento. Tomando-se como referência o cenário mais completo sem a inclusão do ex-presidente, os votos brancos e nulos também crescem dez pontos percentuais mesmo com a presença de figuras de alto recall na população, como os sempre pré-candidatos Marina Silva, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido).”
 
O maior percentual de votos brancos e nulos em relação aos votos do candidato melhor colocado na pesquisa, não significa que ele não acupará o Planalto. O Datafolha lembra que Dilma foi reeleita com a maioria de votos válidos, e não do total de votos, em 2014. O mesmo ocorreu com Collor, em 1989. Porém, os dois “não chegaram ao fim de seus mandatos”. 
 
Leia também: Datafolha: Lula continua líder e Bolsonaro para de crescer
 
 
 
Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu petralhão e mortadela ,
    Eu petralhão e mortadela , sem Lula, voto Bolsonaro.
    Foda-se ! Quero ver este pais de bosta pegar fogo.

    Quero ver Bolsonaro mandar todo mundo queimar a rosca , como ele sempre diz.

    Porque vou conciliar se destruíram o país com golpe, comentando injustiça contra uma presidente honesta. Injustamente tiraram o Lula da disputa.

    Foda-se, voto Bolsonaro, voto num porra louco.Se está ruim, que se dane, quero que piores.

    1. Sabe que de vez em quando eu

      Sabe que de vez em quando eu também penso assim? A desgraça que começou na Alemanha e Itália nos anos 20 só foi terminar quando chegaram ao fundo poço. Então vamos abreviar nossa chegada ao fundo do poço! E tem outra coisa, não tenho medo do cara. bolsonaro não vai poder fazer nada do que diz. Ele não tem base parlamentar para isso. O congresso, graças ao eleitorado extremamente esclarecido que temos, continuará controlado pelas bancadas BBB e pelos entreguistas anti povo representados por tucanos, demos e emedebestas. O “Mito” terá que fazer o que esta gente, em parceria com a globo e o judiciário, permitir e mandar ou o derrubam com 2 capas da veja e duas edições do JN. Então, votar no bolsonaro não vai mudar muito o rumo do brazil, mas daria a satisfação de ver os tucanos e seus patronos da mídia perdendo a 5ª eleição consecutiva.

      1. Isso !
        Como dizem os idiotas
        Isso !
        Como dizem os idiotas , Bolsonaro neles !!
        Pelo menos uma coisa de bom disse que vai fazer. Vai cortar a verba da Globo.

        Não sei se terá culhão para isso. Vai saber

      2. Bolsonaro será enquadrado, ou

        Bolsonaro será enquadrado, ou darão rua nele,

         

        basta ver o orange hair, elegeu-se com um discurso desenvolvimentista, criticando o excesso de militarismo, mas foi só ameaçarem um impedimento que se enquadrou rapidinho, inclusive procurando uma guerra pra chamar de sua….

  2. O eleitor do Lula que votar

    O eleitor do Lula que votar na Marina é caso de internação!

    Nem o Ciro me convence. Da minha parte, será nulo ou abstenção.

  3. Ciro nem morto, Marina nem

    Ciro nem morto, Marina nem passa pela minha cabeça;;;;;;

     

    Se não for Haddad ou qualquer um do campo progressista (não ciro não é, é amigo de coronéis e tucano enrustido) voto nulo, não voto em bolsonaro nem por revolta porque sei que ele seria devidamente enquadrado ou dejetado do poder….. 

    1. Parabens!

      Vc devia ir logo la e votar no Bolsonaro ou no Huck. Protesto de adolescente. Protesto burro da esquerda. Não aprenderam nada com a eleição do Doria em SP querem dar a eleição de presente para a direita.

       

      merecem mesmo oq está por vir e nem reclamar deveriam.

      1. Nessa altura do campeonato

        Nessa altura do campeonato ainda tem maluco que acredita em eleição… Gueras, esquece. Democracia, eleição… isso é coisa de país moderno. O Brasil é uma colônia medieval que trata seu povo como escravo. Você realmente acha que se Lula ganhasse, poderia governar?

        Aliás, nem quero que Lula ganhe as eleições. Eu mesmo estou pensando em votar no Bolsonazi. Não porque eu quero que o Brasil melhore, mas porque eu quero que piore e muito. Eu quero que esse povo covarde e mesquinho passe muita fome e necessidade. Afinal, a melhor cura para o capitalismo selvagem é viver ele na pele.

        E não vamos esquecer que foi a direita que escolheu a barbárie em 2016. Pois que seja. Que os sortudos sobrevivam.

      2. Não votei no doria

        Não votei no doria cidadão,

         

        votei no haddad, se ele não se elegeu paciencia, democracia é isso, o PT é que tem que aprender com  o recado das urnas. 

        E cada um vota conforme a sua consciencia, respeite a minha opinião, não leu que o escrevi, o facista ou é enquadrado ou dejetam ele……

  4. Será Nulo de presidente e

    Será Nulo de presidente e Branco de vice. 

    Mas atenção Nassif, o GGN deixou passar que o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, colocou como título de seu texto sobre a pesquisa o seguinte: “

    Inelegibilidade de ex-presidente Lula aprofunda crise democrática

    Claro que ele colocou esse texto sabendo que a Folha não o botaria como manchete de primeira página. Se fizesse a Folha seria deserdada do pig.

    Mas não deixa de ser digno de nota. Claro ele quer manter seu emprego, mas tenta salvar seu currículo como sociólogo.

    Escreveu a verdade verdadeira que qualquer um graduado ou não viu no resultado da pesquisa. O que em tempos de ditadura não é recomendável. 

  5. A esquerda é burra

    e merece oq está por vir, esses imbecis que vão anular não deveriam nem ter o direito de reclamar depois que tudo acontecer.

    Protesto de adolescente anular, vão dar a eleição de presente para a direita.

    deviam ir la e apertar Huck ou Bolsonaro logo.

    mimimi com Ciro, cara qualquer um de esquerda serve.

    1. Em quem vc votaria se sobrar

      Em quem vc votaria se sobrar bolsonaro e huck i qualquer figura dessas?

       

      Burro é quem não entende que querem alijar as chances de qualquer candidato de esquerda, isso se houver eleição…..

    2. Elições 2018 – sem Lula

      Votaria no Lula, mas como foi impedido por perseguição política. Anularei meu voto, pois nenhum desses aí tem competência suficiente para governar o Brasil.

  6. chapa

    A chapa, segundo o meu ponto de vista, seria Lula e Requião, por diversas razões, como por exemplo ampliar eleitorado da região Sul e setores mais de centro. Requião, com nome grande na propaganda, seria rapidamente conhecido e logo reconhecido como herdeiro do Lula, no caso de não conseguir este disputar a eleição, entrando um novo vice, Hadad. 

    1. Requião na vice acrescentaria

      Requião na vice acrescentaria muito nos rumos do próximo governo, mas alguém fora da política transfere mais os votos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador