Oppenheimer entrega diamantes para Anglo American

OS REIS DO DIAMANTE SAEM DO MERCADO

Os Oppenheimer, a familia real dos diamantes, controladores da lendaria mineradora De Beers, o truste mundial dos diamantes legais, venderam suas ultimas ações da empresa, correspondentes a 40% do capital, para a mineradora Anglo American, que ja tinha 45% do capital. Os Oppenheimer receberam em dinheiro US$5,1 bilhões e encerram uma presença de 80 anos como os arbitros do mercado mundial dos diamantes, cujo preço determinam através de 10 leilões anuais, metodo que provavelmente sera alterado pela Anglo American.

A demanda mundial para diamantes está aumentando de forma extraordinaria, especialmente na China e na India. Em 2005 esses dois mercados representavam 8 por cento da demanda mundial, hoje representam 40%.

A De Beers foi criada por Cecil Rhodes, o financista e politico britanico que tambem criou um Pais, a Rodesia, hoje o Zimbauwe.  O controle da De Beers foi comprado há 80 anos por Ernst Oppenheimer,  tambem fundador da Anglo American, que agora comprou a De Beers. Os Oppeheirmers, judeus de origem anglo-holandesa, mantem ainda participação pequena na Anglo American.

Os diamantes da De Beers são vendidos basicamente para os centros mundiais de lapidação, que são Antuerpia e Tel Aviv, hoje Israel ultrapassou a tradicional predominancia do centro diamantifero de Belgica. Um diamante com certificado da De Beers tem liquidez imediata e o grande concorrente do truste são os “”diamantes de sangue””, pedras que não tem certificação legal de origem, geralmente produto de contrabando , minerados ilegalmente em paises africanos desorganizados.

A De Beers nos ultimos anos abriu lojas em shopping centers de luxo mas o mercado considera atrasados seus metodos de comercialização pelas “”exibições”” periodicas (chamados “”sights””), na realidade leilões aonde a De Beers fixa arbitrariamente o preço minimo, que passa a ser o preço mundial de referencia para avaliações e penhoras.

A lapidação e distribuição de pedras já lapidadas tambem passou a ser um negocio de grandes proporções, criando dois bilionarios da FORBES, um em Londres  (Leonard De Graeff) e outro em Israel.. O extraordinario aumento da demanda está empurrando paa as alturas o preço da pedra,

que em tempos de incerteza monetaria aumenta sua atratividade como reserva de valor.

O filho de Ernst Oppenheimer, Harry e seu neto Nicky, atual CEO da De Beers, tiveram grande atuação nos conflitos do apartheid e foram influentes personagens na politica sul-africana.

A saide dos Oppenheimer da De Beers encerra um longo ciclo e daqui para frente ninguem sabe ao certo como se reorganizará o mercado.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador