Agricultura de mamona é economicamente viável no semiárido

Jornal GGN – A Petrobras confirmou a sustentabilidade do cultivo da mamona para a produção de biocombustível. Para isso, a estatal criou, em parceria com a Embrapa, oito Unidades de Teste e Demonstração (UTD) para acompanhar a safra 2013/2014 do fruto.

Cada UTD é composta por 21 unidades demonstrativas (uma matriz e 20 filiais) instaladas em pequenas propriedades rurais. Lá, são testadas diferentes tecnologias para o cultivo da mamoneira no semiárido. “Nessa primeira safra, foram beneficiados diretamente 155 agricultores e, indiretamente, toda a população de agricultores familiares das comunidades vizinhas”, afirma a Petrobras.

“Mesmo no semiárido, onde a seca que assolou o país foi ainda mais intensa, as unidades tiveram um ganho de produtividade acima de 30% quando aplicadas as técnicas adequadas, respeitando as características de clima, de solo e a tradição de cultivo de cada localidade”, explica a estatal. “O projeto prevê ainda ações que deverão ampliar a difusão desse conhecimento aos produtores de mamona do semiárido, com meta de implantação de 966 unidades nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí até a safra 2016/17”.

Essas unidades têm garantido qualificação técnica aos agricultores familiar, com aumento de produtividade e de renda. O benefício para a Petrobras é aumentar o volume de grãos disponibilizados na região, impulsionando o negócio.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Deixem os agricultores em paz

     

    Nossa segurança alimentar depende dos agricultores familiares.

    A produção de biocombustível de mamona não muda em nada a questão energética. Nem tão pouco alivia do suposto “aquecimento global”.

    Melhor seria os produtores continuar produzindo alimentos, com mais produtividade e qualidade. Isto sim é relevante. O resto é propaganda.

  2. Mamona versatil

    Essa mamona é incrível. Poucas vezes na vida eu vi uma planta tão versátil, conseguindo produzir razoalvelmente até em condições adversas.

    Qual é a condição biológica, qual é a fisiologia da planta, que permite tais façanhas?

    Será a família da planta — euforbiácea — e sua variabilidade de características, que incluem a rusticidade da mandioca e a produção de latex da seringueira?

    Afinal, como é possível?

  3. mamona

    O óleo da Mamona para bio combustível não é viável  pois tem valor agregado. É um preço substancial no mercado internacional.

    os óleos e derivados que podem ser extraídos da mamona temos  os óleos n1, óleo seco,óleo clarificado,óleo desidratado,óleo polimerizado,óleo soprado, como derivados temos Hidrogenados HCO ,ácido 12 hidróxido Estereatico,ácido Ricinoleico, Bis estereamidas,Glicerina e. adubo Orgânico.

    produtos Utilizados na indústria de fabricação de graxas,PVC,PIgmentos,componentes de tintas,produtos de higiene Pessoal,emulsificante para a indústria alimentícia e fabricação para fluidos de freios são mais de 800 utilidades.

    A mamona no estado da Bahia é uma comodite tendo preço regulado pela Conab, o incentivo ao pequeno agricultor é de fundamental importância par o desenvolvimento da cadeia produtiva pois as áreas plantadas geralmente são de baix qualidades de solo e mesmo assim traz bons rendimentos para o agricultor familiar.

    O estado do Ceará tem um dos maiores programas de incentivos à produção de  Mamona , produzidas pela agricultura familiar no Brasil com apoio da Petrobras.

    Berchmans Martins

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador