Área do Pré-sal deve ser maior do que o esperado

Sugerido por implacavel

Do O Globo

Diretora da ANP diz que área do pré-sal deve ser maior
 
Reservas do Alto de Cabo Frio, onde fica Libra, seriam superiores a 42 bi de barris
 
BRUNO ROSA
 
RIO – O reprocessamento dos dados sísmicos feitos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre abril e maio deste ano – que apontou que Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, teria o dobro de barris de petróleo previsto inicialmente – deve revelar agora surpresas nas outras áreas do pré-sal mapeadas pelo órgão regulador. Conforme Magda Chambriard, diretora-geral da ANP, afirmou ao GLOBO, é possível que essas áreas tenham reservas maiores que os 42 bilhões de barris de petróleo estimados no início do ano. Os novos estudos sobre o volume serão feitos no próximo ano, revelou.
 
Segundo Magda, essas áreas, entre as quais a de Pau Brasil, estão no chamado Alto de Cabo Frio. Na primeira estimativa, em janeiro, Libra teria reservas totais entre 18 bilhões e 20 bilhões de barris, dos 42 bilhões totais da área estudada. Em abril, com novos dados, as reservas seriam de 26 bilhões a 42 bilhões de barris (de 8 bilhões a 12 bilhões recuperáveis).

– Pode sim (a área total ter mais de 42 bilhões de barris). Na vida real, a gente estuda uma área com os dados que temos até aquele momento. E quando vamos acrescentando dados, podemos ter uma interpretação que varia para mais ou menos. Mas ainda não sei qual será esse aumento. Novos processamentos em profundidade serão feitos ao longo do ano que vem. A gente tem na área do pré-sal e no mar um auxílio, que é o dos levantamentos, que chamamos de especulativos ou em caráter não exclusivo – disse Magda, que participou da abertura da oitava edição da Spetro, evento organizado pela Escola Politécnica da UFRJ.

Mais de 5 bi na cessão onerosa

Além dos estudos do pré-sal, ANP, governo e Petrobras vão “recalibrar” as reservas das áreas na cessão onerosa – na qual a Petrobras ganhou o direito de produzir até 5 bilhões de barris de óleo equivalente em troca de um aumento de capital, em 2010. Um passo importante, destacou Magda, foi a contratação, por parte da ANP, da empresa certificadora Gaffney, Cline and Associates para reavaliar a área cedida à Petrobras em 2010. O contrato, diz, deve ser assinado nos próximos dias.

– A primeira pergunta que devemos fazer é se tem 5 bilhões de barris mesmo? Antes, a gente achava. Hoje, a gente tem certeza que tem mais. A Petrobras pode produzir até 5 bilhões de barris. Vamos ver o que vamos fazer (para produzir mais que isso) – afirmou Magda.

Segundo o contrato da Petrobras com a União, caso o potencial de produção seja superior aos 5 bilhões de barris, a estatal pode pagar a diferença à União em dinheiro ou em títulos da dívida pública federal.

– Em 2010, Franco tinha um poço. Este ano, oito poços estão sendo perfurados. O entendimento que temos da área hoje é substancialmente maior do que tínhamos (de 3 bilhões de barris em 2010).

No fim deste mês ocorre a 12ª rodada de Licitações, com foco em gás em terra, que tem 19 empresas habilitadas. A ANP prorrogou o prazo de audiência pública (até dia 18) para receber mais sugestões.

– Estamos oficiando autoridades de Ministério Público, Meio Ambiente e governadores do Brasil para participar, pois temos uma questão não convencional, intensiva em perfuração de poços e exige cuidado com aquíferos.

 

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vou repetir pela 2O ª vez,

    Vou repetir pela 2O ª vez, RESERVAS DE PETROLEO é uma informação estrategica, serìssima, não se pode chutar. Quando se anunciou o pre-sal o então presidente da ANP declarou que a reserva era de 90 BILHÕES DE BARRIS. puro chute que a Petrobras teve que desmentir. Não se usam achismos nesse setor, muito menos a autoridade reguladora, que tem que ser absolutamente conservadora nessa avialiação. Segundo o padrão mundial (Society of Petroleum Engeneers) as reservas de petroleo se classificam como:

     

    1.INDICIOS DE OLEO, (Oil in Place) – Apenas indicios da existencia de oleo.

    2.RESERVAS POSSIVEIS

    4.RESERVAS PROVAVEIS

    4.RESERVAS COMPROVADAS ( Proven Reserves) – Petroleo existente com 90% de probabilidade e certeza de extração comercial, isto é , é certo que o custo de extrair é menor que o valor do oleo.

    Só Reservas Comprovadas podem ser usadas como ativos em balanços de empresas petroliferas e só essas

    devem ser citadas por autoridades, não é o que acontece no Brasil, onde a cada dia se mudam as menções de reservas, cada qual fala o que quer, o que acha, se usa isso como materia prima eleitoral, só levando descredito

    ao Brasil e às autoridades petroleiras e ao Governo como um todo.

    Exlua-se desse problema a PETROBRAS que só dá informação correta e comprovada.

    A Presidente Dilma deveria dar uma ordem clara: Ninguem fala em reservas a não ser a presidente da Petrobras.

    1. campos e santos

      caso nao me engane, esse alarme é fora de proposito.

      Há uma vasta diferença, diaria e historica, entre o que a petrobras informa , para a CVM e para o distinto publico e o que o  ilustre eike tem informado. A petrosauro verde amarela  não é composta  nem dirigida por  nenhum jogador. Nem pode por motivos obvios.

      As reservas tenderão a ser maiores e não menores do que projetado.

      E o conceito que há sob o termo “recuperável” hoje é conservador, como tem que ser. 

       

      1. A Petrobras não chuta mesmo

        A Petrobras não chuta mesmo porque é uma companhia aberta e não pode dar declarações fantasiosas MAS a ANP é especialista em chutar e outras autoridades do Governo tambem, alguem disse que o pre-sal era uma nova Arabia Saudita e isso é um chute monumental, sem logica, o pre-sal é um balde de oleo perto da Arabia Saudita. 

        O Eike não inventou as reservas sozinho, a ANP ficou ao lado dele e está sendo extremamente criticada juntamente com a CVM pelos investidores estrangeiros que pensam processar as duas agencias por negligencia ao permitir o Eike vender ilusões sem que essas agencias exercessem sua obrigação de fiscalizar quem opera no mercado.

        1. pois então André

          desde esse epsódio do eike, eu fiquei meio na dúvida até com a petrobras.

          pelo menos já tá contriado o engraçadinho que disse que o eike tinha muita inciativa e pouca acabativa.

          acabou no fundo do poço.

      2. Infelizmente, no Brasil é

        Infelizmente, no Brasil é dificil confiar nos números.

        Pessoas despreparadas divulgam meras especulações e nao tem compromisso com o que falam.

        Pegue várias promessas e estimativas do governo e veja quantas se concretizam.

        Fico muito preocupado com esta questao do petroleo no Brasil, pois tem muito aueeen para reservas que ainda nao existe tecnologia para a extraçao e nem domínio de quanto seria o custo da extração.

  2. As reservas “SERIAM”,

    As reservas “SERIAM”, francamento isso é brincadeira. O golpe do Eike com os investidores foi em cima de “”reservas sem risco”, saiu oleo misturado com agua. Essas informações-chutes servem a que proposito? Se isso fosse tão certo como se furam poços carissimos no pre-sal de onde não sai nada? A propria Petrobras já furou dois secos, então o conhecimento do subsolo maritimo não exibe tanta certeza.

  3. VÁCUO

    Luna, gente,

    no meio jornalístico deve haver um nome para isto.

    É uma matéria vazia, sem conteúdo, uma não-notícia, seja como meio todo, como um todo ou, até, como dois todos.

    Mas o TÍTULO é bombástico!

    Fui.

  4. Pré-sal já produziu 250 milhões de barris

    ——Desde a descoberta, em 2006, até dezembro de 2012, já foram perfurados 37 poços exploratórios no pré-sal da Bacia de Santos, com índice de sucesso superior a 90%. Considerando toda a província do pré-sal, o índice de sucesso supera 80% e o número de poços até o ano passado chegou a 80. “Esses números são fantásticos”, afirmou Carlos Tadeu.——-

    Petrobras – Fatos e Dados. —-30 de outubro de 2013 / 23:31 Informes

    A produção acumulada no pré-sal já alcançou 250 milhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás) desde que foi iniciada a produção da camada pré-sal, na Bacia de Campos, em 2008. A informação foi dada nesta quarta-feira (30/10) pelo gerente executivo de Exploração e Produção do pré-sal, Carlos Tadeu Fraga, durante painel na Offshore Technology Conference (OTCBrasil 2013), no Rio de Janeiro. A produção atual do pré-sal, de 329 mil barris dor dia (bpd), alcançada em setembro de 2013, já é oito vezes maior do que a produção média do pré-sal no ano de 2010, quando foram produzidos 42 mil bpd.

    “O pré-sal já produziu 250 milhões de barris de óleo equivalente, mais do que toda a produção acumulada do campo de Garoupa, primeira descoberta da Petrobras na Bacia de Campos, em 1974, e que produz até hoje”, disse nosso gerente.

    O executivo também comparou o volume já descoberto no pré-sal da Bacia de Santos com outras grandes descobertas offshore realizadas nos últimos anos, no mundo. Segundo ele, o volume recuperável já declarado dos campos de Lula e Sapinhoá, mais o volume contratado da Cessão Onerosa, é de cerca de 15,4 bilhões de barris de petróleo equivalente, o que equivale a uma vez e meia o volume recuperável do campo gigante de Kashagan,no Mar Cáspio, e 15 vezes o volume recuperável do campo de Thunder Horse, nos EUA. A província do pré-sal como um todo, incluindo Bacia de Santos e Bacia de Campos, tem 149 mil quilômetros quadrados e equivale a três vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro. Já a área do pré-sal sob contrato da Bacia de Santos, de cerca de 15 mil quilômetros quadrados, equivale a 650 blocos de exploração e produção da porção norte-americana do Golfo do México.

    Desde a descoberta, em 2006, até dezembro de 2012, já foram perfurados 37 poços exploratórios no pré-sal da Bacia de Santos, com índice de sucesso superior a 90%. Considerando toda a província do pré-sal, o índice de sucesso supera 80% e o número de poços até o ano passado chegou a 80. “Esses números são fantásticos”, afirmou Carlos Tadeu.

    Atualmente, seis plataformas produzem no pré-sal na Bacia de Campos e três na Bacia de Santos, além de duas plataformas itinerantes que são utilizadas para testes de longa duração. A primeira plataforma a produzir no pré-sal foi a P-34, no campo de Baleia Jubarte, Bacia de Campos, em 2008. O primeiro sistema definitivo a entrar em operação no polo pré-sal da Bacia de Santos foi o Piloto de Lula, por meio do FPSO Cidade de Angra dos Reis, que hoje produz cerca de 100 mil barris por dia.

    URL:
    http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/10/30/pre-sal-ja-produziu-

  5. A produção do pré-sal totalizou 397,7 mil barris (boe/d).

    Produção de petróleo aumentou 4,1% em setembro na comparação com agosto
    05/11/2013—Fonte: ANP/Assessoria de Imprensa – (21) 2112-8333 – [email protected]—-Atualizado em 05/11/2013 17:30:22

    Em setembro de 2013, a produção de petróleo no Brasil foi de aproximadamente 2,094 milhões de barris por dia (bbl/d), um aumento de em torno 4,1% em relação a agosto e de 8,9% na comparação com o mesmo mês em 2012. A produção de gás natural também cresceu. Foram 78,1 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), um incremento de aproximadamente 8,9% frente ao mesmo mês em 2012 e de 1,5% se comparada ao mês anterior. A produção de petróleo e gás natural em setembro totalizou em torno de 2,585 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

    Ao todo 312 concessões operadas por 25 empresas foram responsáveis pela produção nacional em setembro. Destas, 79 são concessões marítimas e 233 terrestres.
    Pré-sal
    A produção do pré-sal aumentou 8,8% em relação a agosto: 328,1 mil bbl/d de petróleo e 11,1 milhão m³/d de gás natural, totalizando 397,7 mil barris de óleo equivalente por dia (boe/d).
    A produção foi oriunda de 25 poços: 6BRSA631DBESS, 7BAZ2ESS, 7BAZ4ESS e 7BAZ6ESS (Baleia Azul), 6BRSA806RJS (Caratinga e Barracuda), 6BRSA639ESS, 7BFR6ESS e 7JUB34HESS (Jubarte), 7LI0017DRJS, 3RJS0168RJ e 4RJS0156RJ (Linguado), 3BRSA496RJS, 9BRSA716RJS, 9BRSA908DRJS, 7LL3DRJS e 7LL11RJS (Lula), 6BRSA770DRJS (Marlim e Voador), 6BRSA817RJS, 3BRSA1054DRJS e 3BRSA1017DRJS (Marlim Leste), 3RJS0159RJ e 7PM0017DRJS (Pampo), 7PRB1ESS (Pirambu), 1BRSA594SPS (Sapinhoá) e 4RJS0265ARJ (Trilha).

    Queima de gás
    A queima de gás natural foi de cerca de 2,7 milhões de m³/d, uma redução de aproximadamente 40,1% na queima de gás natural se comparada ao mesmo mês em 2012 e de 16,8% na queima de gás natural se comparada a agosto. É a menor queima de gás natural realizada desde maio de 2000, quando foram queimados cerca de 1,9 milhões de m³/d. O aproveitamento de gás natural no mês foi de 96,5%. Este foi o melhor percentual de aproveitamento de gás desde abril de 2000, quando 96,8% do gás natural produzido foram aproveitados e a queima de gás representou apenas 3,2%.

    Campos produtores
    O campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo, com uma média de 284,1 mil bbl/d. O campo de Manati, na Bacia de Camamu, foi o maior produtor de gás natural, com uma média de 6,4 milhões de m³/d.
    A produção de petróleo e gás natural no Brasil foi oriunda de 8.985 poços, sendo 777 marítimos e 8.208 terrestres. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, bacia de Potiguar, com 1.109 poços.

    Em torno de 92,4% da produção de petróleo e gás natural foram provenientes de campos operados pela Petrobras.

    Foram extraídos de campos marítimos 91,7% da produção de petróleo e 74,0% da produção de gás natural. A plataforma P-56, localizada no campo de Marlim Sul, produziu, através de oito poços a ela interligados, em torno de 148,2 mil boe/d e foi a unidade com maior produção;

    Os campos cujos contratos são de acumulações marginais produziram um total de 92,0 bbl/d de petróleo e 1,9 mil m³/d de gás natural. Dentre esses campos, o de Tigre, operado pela Severo Villares, foi o maior produtor de petróleo e gás natural, com 28,5 boe/d. A produção procedente das bacias maduras terrestres (campos/TLDs das bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) foi de 176,9 mil boe/d, sendo 145,1 mil bbl/d de petróleo e 5,0 milhões m³/d de gás natural. Desse total, 4,1 mil boe/d foram produzidos por concessões não operadas pela Petrobras, sendo 387 boe/d no Estado de Alagoas, 1.833 boe/d na Bahia, 20 boe/d no Espírito Santo, 1.577 boe/d no Rio Grande do Norte e 286 boe/d em Sergipe.

    O grau API médio do petróleo produzido no mês foi de aproximadamente 24,5°, sendo que 10,0% da produção são considerados óleo leve (>=31°API), 62,5% é óleo médio (>=22°API e <31°API) e 27,5% é óleo pesado (<22°API), de acordo com a classificação da Portaria ANP nº 09/2000.

    Clique aqui ee veja todas as edições do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, incluindo a mais recente, de setembro de 2013.

    Atualizado em 05/11/2013 17:30:22 

    URL:

    http://www.anp.gov.br/?pg=68674&m=&t1=&t2=&t3=&t4=&ar=&ps=&cachebust=1383688784765

  6. Nacionalistas estão delirando

    RESERVAS DE FRANCO PODEM SER MAIORES DO QUE AS DE LIBRA

    Se o poço de Franco sozinho tem reservas igual ou superior ao de Libra – pelo qual a Petrobras também já pagou – significa no mínimo 8 bilhões de barris, ou 5 bilhões a mais do que foi comprometido na capitalização de 2010. Isto pode trazer complicações a já longa e difícil agenda que envolve Petrobras e o governo em torno da renegociação dos contratos de “Cessão Onerosa”.

    Ao invés disto, a ANP tomou o campo da Petrobrás e o está leiloando. É algo inédito no mundo. Nem Stalin faria isso.

    “A Petrobrás não foi ressarcida das perfurações de Libra e Franco e nem é isso o que se busca, mas tal fato corrobora a afirmativa de vários diretores de que Libra fez parte da cessão onerosa”. Para ficar com o excedente de 5 bilhões a Petrobras teria que pagar exatamente o mesmo que pagou na capitalização.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador