Na Coreia do Sul, rodovia tem 31 km de painéis solares

Enviado por theolg

Olha aí, 31 km de ciclovias cobertas por painéis solares na Coréia do Sul. Imaginem túneis desses em algumas de nossas rodovias? Poderiamos usar o dinheiro da venda de energia para reduzir o pedágio. Geração de energia limpa, sem necessidade de desapropriações ou desmatamento.

koreasolarbikelane

Do EcoWatch

20-Mile Bike Lane Is Also Massive Solar Array

Until it’s actually possible to pave our parking lots and roads in solar panels, here’s a promising compromise from South Korea. In between the cities of Daejeon to Sejong, there’s a 20-mile bike lane that’s covered by an impressive solar array.

The overhead solar panels not only generate renewable power but also provide shade and cover from rain for the bicyclists.

A bike lane that’s also a solar farm is a wonderful concept, but does it have to be smack in the middle of a busy highway? Some have pointed out that cyclists are exposed to vehicular fumes and emissions of the fast-moving cars and trucks zipping down the road. And although bikers are protected by a barrier, a BBC article once observed that Seoul drivers are “notorious for ignoring any traffic rules, especially red lights, and will drive across intersections over red lights.”

Here's what it looks like inside the bike lane.
Here’s what it looks like inside the bike lane.

Still, promoting emission-free transportation is especially important for a country that hasn’t seemed to embrace biking as a means of commuting. According to the Ministry of Security and Public Administration, while seven out of 10 Koreans own a bicycle and more than half of the population cycle at least once a month, most Koreans consider leisure as the primary purpose of cycling, not transportation. As the Korean Herald reported, cycling apparently accounts for just 2.5 percent of transportation in the country, whereas in the Netherlands it’s around 43 percent, and in nearby Japan it’s 25 percent.

Biking would also reduce traffic congestion, which can be pretty bad especially in the country’s capital of Seoul where one out of three citizens has a car.

Despite what critics have said, it looks like many Korean bikers are already using the lane to get from A to B. If you look closely at the footage below (captured by a drone no less), you’ll see cyclists cruising down the path as traffic on each side whizzes by.

We wonder if something like this would work in the U.S.?

Redação

10 Comentários

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  1. Reduzir o pedagio?
    Tas

    Reduzir o pedagio?

    Tas brincando!

    Em SP usariam a desculpa dos paineis solares para dobrar, ou quica, triplicar o preco dos pedagios.

  2. Melhor triplicar pedágio para

    Melhor triplicar pedágio para impor uma energia limpa do que subsidiar energia suja. Petrobrás e Eletrobrás tão de otárias nessa história.

  3. Fala sério!

    Sério, o problema da energia solar não é a falta de superfícies para colocar os painéis. Há problemas, mas são outros, bem diferentes.

    .

      1. Talvez na Coréia

        Talvez na Coréia do Sul também seja, mas aqui não é.

        Aliás a Alemanha tem também o problema da latitude, outra vantagem nossa. Mas você sabe bem que os problemas da energia solar são outros.

  4. Energia limpa e perene

    Só lembrar ao articulista que no Rio de Janeiro o chamado “Arco Metropolitano” que vai ligar Duque de Caxias a Itaguai, cujo o primeiro trexo já foi inaugurado a iluminação é atraves da energia solar captada no poste da propria luz. Esperamos que essa ideia va-lha para todas as estradas, praças públicas, tuneis, etc. A natureza e o bolso do contribuinte agradecem.  

     

     

  5. Dentre as limpas, é a que mais emite carbono!

    Só ressalto o fato de que em relação a emissão de CARBONO, existem melhores fontes que painéis solares como por exemplo nuclear, hídrica e eólicas. Todas elas “emitem” menos da metade do CO2 de painéis.

    Isso considerando a construção dos painéis obviamente.

     

    Um painel leva 3 anos para recuperar o carbono de sua construção. Uma turbina eólica 6 meses, além de ter um rendimento quase 300% superior. Rendimento = preço por watt gerado. Nuclear nem se compara.

     

    Mudei de opinião sobre solar. Não quero isso no Brasil. Pode ter incentivo PARA VC comprar e fazer o que quiser com seu dinheiro e só.

    Mudei de idéia porque acho que vem uma revolução neste setor com novos materiais. Quem investiu, já se fudeu!

    http://spectrum.ieee.org/nanoclast/green-tech/solar/graphene-gets-another-boost-in-high-conversion-efficiency-photovoltaics

    1. Eólica e solar.

      Quando a discussão sobre energias alternativas sempre dou a mesma resposta, caso as condições de vento sejam favoráveis deve-se investir em energia eólica, por outro lado a energia solar é algo para ser pesquisado e não utilizado, simplesmente porque os painéis que existem no mercado são de baixíssimo rendimento em termos de conversão e qualquer melhoria pode dobrar a eficiência destes e dividir pela metade os custos.

      Neste ponto o governo brasileiro está sendo sábio, está fazendo investimentos em energia eólica em locais em que o vento é excepcional e tirando os impostos dos painéis solares para a satisfação imediata dos ecopatas que querem investir em auto-geração.

      A política brasileira de tirar impostos sobre os painéis solares tem duas vantagens, a de médio prazo e a de médio prazo. A de curto é que os ecopatas vão ficar satisfeitos com seus paineizinhos solares, a de médio prazo é uma consequência da primeira, quado eles descobrirem que jamais recuperarão o capital investido e que entraram numa fria, vão parar de encher o saco com suas reclamações contra as hidrelétricas!

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