Para entender o interesse de Bolsonaro pelo potássio da Rússia

O interesse tem nome e RG. Trata-se de Cristiano Velloso, empresário bolsonarista e sócio da empresa Verde Agritech, produtora de fosfato sem cloro.

Qual é o interesse de Bolsonaro com a Rússia e seus fertilizantes? Até hoje, Bolsonaro foi incapaz de atuar desinteressadamente em relação a qualquer setor. No início do governo, anunciou redução de alíquotas de importação para alguns produtos, mas sempre era possível identificar importadores com alguma ligação com a família. A troco de quê, então, interessou-se pela questão dos fertilizantes e, especificamente, do potássio da Rússia?

O interesse tem nome e RG. Trata-se de Cristiano Velloso, empresário bolsonarista e sócio da empresa Verde Agritech, produtora de fosfato sem cloro. O início da empresa foi para exploração de ouro. 

Velloso contratou, então, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli e desenvolveu um produto a partir da mina de potássio de São Gotardo, na região do Alto Parnaíba, perto de Patos de Minas, berço de Paulinelli.

Até o início da guerra, o papel era visto com reservas, devido ao fato de ser empresa de um único dono, com remuneração extremamente elevada para o faturamento da empresa. Mesmo assim, abriu capital na Bolsa de Toronto, mas fracassou na tentativa de IPO em Nova York.

Com a guerra, a empresa retomou seus planos. Bancou um comercial com Alexandre Garcia, visando pressionar autoridades ambientais.

A empresa está vendendo o potássio a US$ 200,00 a tonelada, pagando apenas R$ 0,50 para os proprietários das terras, que até então viviam do Bolsa Família.

A empresa anunciou uma segunda unidade devendo iniciar a produção no terceiro trimestre, com capacidade de 1,2 milhão de toneladas ano.

Uma das missões de Bolsonaro na Rússia era justamente manter o fluxo de potássio para o Brasil, permitindo à Verde exportar seu minério e preparar seus IPOs. 

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, corrija o que foi dito em relação ao produto fabricado pela empresa Verde Agritech. Não é fosfato sem cloro como você disse, mas, sim, potássio sem cloro. Ok?

    Aproveita e dá um olhada nessa matéria https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/maconaria-discute-expulsao-de-integrante-por-ser-casado-com-homem

    A jornalista só errou numa coisa. A Maçonaria que não admite “escravos, mulheres e homens imorais…” é a de origem inglesa, à qual o GOB está subordinado, e não a francesa, como ela escreveu na reportagem.

    Forte Abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador