Tantos técnicos prováveis para a Seleção, mas pouco tempo

Por Marco Antonio L.

Do Futebol Cinco Estrelas

Jornal diz que Guardiola topa treinar seleção brasileira

Por Rafael Santos | Futebol Cinco Estrelas

Segundo jornal, Guardiola aceitaria de bom grado o comando da seleção brasileira

Vamos lá. Serei direto: o jornal Lance divulgou que uma pessoa próxima a Pep Guardiola disse que o treinador assumiria a seleção brasileira ‘amanhã’ se fosse convidado e que ele deixou bem claro que se treinasse o time canarinho com certeza seria campeão do mundo.
A reportagem é assinada por Walter de Mattos Junior, fundador e editor do já tradicional diário esportivo. A notícia deve aumentar ainda mais a onda de especulações que começou com o anúncio da demissão de Mano Menezes na tarde desta sexta-feira.
Além de Guardiola, os favoritos para ocupar a vaga são Felipão, Tite e Muricy Ramalho. O ex-técnico do Palmeiras tem a seu favor o fato de ser o único campeão do mundo em atividade no país. Quando assumiu a seleção antes da Copa de 2002 o time canarinho vivia um momento conturbado. No entanto, o rebaixamento do Palmeiras neste ano (na maior parte do Brasileirão comandado por ele) coloca em dúvida sua capacidade de se manter vencedor no futebol contemporâneo.
Tite por sua vez ostenta ótimos resultados. Foi campeão brasileiro em 2011 e da Libertadores da América a frente do Corinthians neste ano. Conseguiu dar um padrão de jogo invejável ao alvinegro paulista e tem grandes chances de fechar o ano com a conquista do Mundial de Clubes.  É atualmente o técnico brasileiro com o melhor trabalho para mostrar e já demonstrou vontade de treinar a seleção brasileira.
As chances de Tite são reais. Tanto que a direção do Corinthians cancelou a entrevista coletiva que o técnico daria nesta sexta-feira para blindá-lo das milhares de questões referentes ao selecionado nacional que seriam feitas pelos jornalistas.
Outro candidato é Muricy Ramalho. Dono de quatro títulos nacionais no currículo e uma Libertadores da América, o casmurro treinador já foi o mais preferido do comando da CBF. No entanto, a fase horrível do Santos coloca em cheque o seu trabalho.
Descrevi a situação de todos os técnicos brasileiros cotados para deixar bem claro que a possibilidade de ter Guardiola no comando da seleção brasileira faz todos os predicados dos outros treinadores se dissolverem como uma estátua de areia atingida por uma onda do mar.
Guardiola não é apenas o técnico mais vitorioso da história recente. Ele também representa a escolha por um jeito mais alegre e bonito de vencer. Algo que um dia foi a principal característica da escola brasileira de futebol. Acho quase impossível a contratação de Guardiola. Não apenas pelo tradicional tabu de não ter técnicos estrangeiros no comando da seleção, mas também pelo jogo político que envolve a CBF.Não creio que seria muito fácil para o treinador catalão aturar a turminha que manda na entidade.
Fato é que apesar de não ser das mais pródigas, essa geração de craques brasileiros torna viável montar uma equipe forte o suficiente para ser uma das favoritas a Copa do Mundo de 2014.
O que é bom deixar claro é que seja quem for o novo técnico da seleção brasileira, ele enfrentará um grave problema: a falta de tempo. E a culpa disso tudo é da CBF. A  demissão de Mano Menezes ainda que merecida foi só mais uma trapalhada da entidade que comanda o nosso futebol. Ela deveria ter ocorrido bem antes como bem escreveu Vitor Sérgio Rodrigues em seu blog.
Sem tempo para treinar o time nem Guardiola e nem o mais iluminados dos treinadores consegue dar ao selecionado nacional o padrão de jogo do Barcelona nas últimas temporadas.


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador