Com dificuldades, Yellen passa recado sobre juros e emprego

Jornal GGN – O Federal Reserve deve encerrar o seu programa de compra de ativos entre setembro e dezembro de 2014, além de poder iniciar a elevação das taxas de juros seis meses depois. As palavras foram da chair do Fed, Janet Yellen, nesta quarta-feira (19), após presidir sua primeira sessão na cadeira antes ocupada por Ben Bernanke.
 
Yellen aparentou a todos ter uma postura mais agressiva e direta com relação à elevação das taxas de juros do que alguns investidores previam. Mas a postura teve consequências: as ações e os bônus dos EUA caíram, ao final do pregão. No mercado futuro de juros, operadores estão precificando uma alta já em abril de 2015.
 
Alguns especialistas disseram que o mercado não estava esperando esta postura mais contracionista, com a ligeira antecipação do cronograma do banco central norte-americano.
 
Na entrevista coletiva, Yellen ressaltou que os juros devem se manter baixos por um tempo mais e que serão elevados de maneira gradual, ficando abaixo do normal por mais tempo – independente da economia recuperar a saúde. Tudo isso para garantir que não permaneça aparente nenhum resquício da crise financeira de 2008, que estimulou a criação dos estímulos. E, de acordo com os anúncios feitos na tarde de ontem, ficará difícil antecipar quando finalmente a taxa de juros overnight, que está em zero hoje, será elevada.
 
O Fed abandonou também a taxa de desemprego de 6,5% como diretriz para sua tomada de decisões em relação aos juros. A troca de base foi feita por uma série de indicadores econômicos que decidirão os próximos passos. Yellen disse, com alguma dificuldade, que as autoridades vão olhar não apenas o quão próximas as taxas de inflação e de desemprego estão das metas, mas também o quão rápido estão se aproximando desses objetivos.
 
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador