Com novas medidas do Fed, emergentes dão adeus à “era de dinheiro fácil”, dizem economistas

A maré pode não ser tão pesada quanto a crise de 2008, mas vai faltar dinheiro nos Brics

Jornal GGN -As mudanças políticas do Federal Reserve já começam a reverberar em alguns países, causando sofrimento e apreensão em empresas e trabalhadores dos chamados mercados emergentes, como a Indonésia, a Índia, a Turquia e o Brasil. As desacelerações econômicas e moedas desvalorizadas, pela precipitada fuga de capitais retornando aos EUA (Estados Unidos) parecem ainda menos graves do que outras crises internas recentes.

No Grupo IGP, fabricante líder no segmento automotivo na Indonésia, as vendas caíram 95% nos últimos seis meses, o pior desempenho do setor desde a crise financeira asiática em 1997. Oitenta por cento dos trabalhadores da companhia perderam seus empregos fixos. Tudo começou em agosto deste ano, quando as exportações da empresa ficaram abaixo da meta de 10%, e a força de trabalho precisou ser encolhida. Mesmo com expectativas melhores do que as do início dos anos 2000, os executivos do IGP ainda estão assustados com as últimas repercussões.

A reunião do comitê de políticas monetárias do Fed está marcada para esta quarta-feira (18), mas os emergentes já sentem os efeitos das expectativas dos investidores, frente ao “aperto” da política monetária norte-americana. Com as taxas de juros de longo prazo subindo, como aconteceu neste verão nos EUA, e as apostas de afinar sua “flexibilização quantitativa” de compra de títulos, líderes empresariais e economistas de todo o mundo esperam tempos mais difíceis para os emergentes nos próximos meses e anos. E, mesmo que tudo fique bem, a era do dinheiro fácil e os fluxos abundantes acaba mesmo hoje.

Com informações do The New York Times

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador