Liliana Ayalde será a nova embaixadora dos EUA no Brasil

Jornal GGN – O governo de Barack Obama escolheu Liliana Ayalde, americana de origem colombiana, para o posto de embaixadora dos Estados Unidos no Brasil. A diplomata de carreira ocupava o posto de Subsecretaria de Caribe e Cuba na Subsecretaria do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, e anteriormente já havia atuado como embaixadora em Assunção. O atual embaixador, Thomas Shannon, deve ocupar o cargo de Subsecretario de Assuntos Políticos; a posição é a de número 3 na hierarquia do Departamento de Estado.

Outras mudanças importantes na representação americana se dão no Conselho de Segurança Nacional – para onde foi escolhida Susan Rice, conhecida no Partido Democrata por sua visão neoconservadora e por seu caráter forte – e na representação dos EUA na ONU. Para esta última, foi escolhida Samanta Power, com perfil liberal e pró-direitos humanos.

A representante norte-americana nas Nações Unidas ficou conhecida no Brasil por ter escrito a biografia do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em um atentado terrorista ao edifício da ONU no Iraque em agosto de 2003, (na tradução em português, O Homem Que Queria Salvar o Mundo). Power, que trabalhou na primeira campanha eleitoral de Obama, ganhou um Prêmio Pulitzer pela obra. 

 

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador