Trump anuncia emergência nacional nos EUA e até US$ 50 bi para combater coronavírus

"Eu estou abrindo o acesso de até $ 50 bilhões de dólares, muito representativo, uma quantia muito importante contra essa doença"

Donald Trump não quer esperar o resultado do estado, o único que pode virar o jogo – Foto: Isac Nóbrega/PR

Jornal GGN – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou emergência nacional pelo surto do coronavírus, em discurso dado há pouco na Casa Branca. Trump anunciou a liberação de US$ 50 bilhões de dólares para estados e territórios combaterem a pandemia. “Nenhum recurso será poupado, nada que seja”, disse o mandatário.

“Duas palavras muito grandes”, disse Donald Trump, em referência à “emergência nacional”. “Eu estou abrindo o acesso de até $ 50 bilhões de dólares, muito representativo, uma quantia muito importante de dinheiro para os estados, territórios e localidades nessa luta compartilhada contra essa doença”, anunciou.

A decisão de invocar o estado de emergência nacional, medida geralmente adotada após desastres naturais como furacões, era uma insegurança até poucos minutos antes do anúncio. Ela permite que o governo utilize recursos do Orçamento com maior liberdade e discrição.

De maneira prática, a declaração disponibiliza os fundos federais, além de suprimentos, pessoal e qualquer outro suporte, aos Estados e territórios que solicitem, que inclui desde abastecimento, logística para o transporte de pacientes, e até instalações médicas provisórias.

O mandatário afirmou que, na próxima semana, estarão disponíveis 1,4 milhão de novos testes para o coronavírus e 5 milhões no próximo mês, mas ironizou que “duvida que precisamos disso”. O presidente dos EUA não deixou claro quanto tempo o estado de emergência durará: “Espero que não demore muito”.

No discurso, Trump também pediu compromisso com os governos locais para medidas de prevenção. “Devemos tomar todas as precauções e ser responsáveis ​​pelas ações que tomamos”, disse, sobre os decretos locais para impedir grande aglomerações ou eventos públicos, usando como exemplo os eventos esportivos pelo mundo, que foram cancelados ou adiados.

Ainda, durante o momento de perguntas, um dos jornalistas presentes questionou se o presidente e sua comitiva estavam tomando precauções ou cuidados especiais para não serem contagiados e se fizeram o teste do coronavírus. Tangenciando a pergunta, Trump se limitou a responder: “Eu não tive exposição, mas se eu tive, eu não tenho sintomas”.

Em seguida, um jornalista questionou se ele próprio estava adotando as recomendações que sugeria à população norte-americana, ao mencionar o recente contato com o secretário da comitiva brasileira de Jair Bolsonaro, que teve contato com Trump: “eu acho que as pessoas devem escutar seus médicos, e não devem pular os passos e logo fazer o teste, a menos que tenha que fazer”.

Mas completou que ele deve fazer o teste do coronavírus “muito em breve”.

 

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É preciso tomar cuidado com esse tipo de informação. Essa montanha de dinheiro não será empregada para cuidar dos cidadãos e sim para salvar o empresariado que sofrerá as consequências econômicas da paralização de suas atividades.

    1. esse sabe das coisas…
      bem pensado, Fábio

      se não me engano, na crise de 2008 quem mais se salvou por lá foram banqueiros e empresários ligados à manipulação do dinheiro

      do povo mesmo, praticamente todos perderam suas casas, suas economias e o que restava de saúde

  2. Boa noite Nassif e equipe!

    Eu estou lendo esta reportagem e está vindo na minha mente o que a imprensa estrangeira alternativa vem dizendo: em breve Trump vai decretar lei marcial, cancelar as eleições e vai ocorrer alguma pirotecnia para distrair o planeta e novos atores no comando do planeta. Lembrando: não é minha opinião nem dedução é o que está aparecendo na mídia escrita estrangeira. Há 1 ano atrás quem de nós, pobres mortais poderia prever este episódio do coronavírus? Os dados estão rolando sobre a mesa e eu não sei mais o que me espera nesta vida louca. Porque será que existe o Clube Bilderberg? Nós somos manipulados diariamente.

  3. O Brasil disponibilizará 1 bilhão de reais. ..
    Uma baita diferença, não acham? ??
    Quanto ao sistema de saúde estadunidense, realmente é precário em comparação ao nosso SUS; há aqueles que acreditam nisso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador