Débitos não autorizados são principal reclamação de clientes bancários

O Banco Central (BC) registrou 2,052 mil reclamações de clientes bancários em abril, com crescimento de 12,93% em relação a março (1,817 mil). A principal reclamação é com relação a débitos em conta não autorizados, também a primeira do ranking de março. Em abril, o BC considerou como procedentes 88 reclamações de débitos não autorizados feitos pelo Santander, 86 feitas pela Caixa e 66 pelo Bradesco.

A segunda maior reclamação é a cobrança de tarifas por serviços não contratados, com 170 casos registrados. Em seguida vem as reclamações de clientes que receberam esclarecimentos incompletos ou incorretos dos bancos (165).
 
No mês passado, no ranking de reclamações com resultado ponderado pelo número de clientes por instituição, o HSBC ficou em primeiro lugar, com 101 reclamações consideradas procedentes. Em seguida vem Santander (367), Banrisul (24), Banco do Brasil (329), e Bradesco (288). Na lista, estão os bancos com mais de 1 milhão de clientes.
A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira.
 
Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição financeira, que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário.
Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos lá, gente, comentem

    Pois é, isso é que me deixa com uma pçulga atrás da orelha: todo mundo comenta tudo, mas quando chega do capítulo “Ação Abusiva dos Bancos Contra o Cidadão” não aparece ninguém, nem uma alma morta das catacumbas da Rússia, para protestar contra o governo que não disciplina essas instituições para impedir o saquio dos correntistas. Por que será?

  2. Falta servidor no Banco Central do Brasil

    O Banco Central possui hoje o menor efetivo desde 1975. São 2 servidores pra cada 100 mil habitantes (171º colocado em 177 países pesquisados!). Não assusta o fato de o próprio Bacen recomendar outras vias pra solucionar os problemas, pois a autarquia não tem a mínima condição de fiscalizar o Sistema Fincenceiro Nacional (embora seja sua função, constitucionalmente prevista).

  3. Isso é rotina bancária. Como

    Isso é rotina bancária. Como os correntistas tupiniquins tem hábito de achar normal rico roubar, não reclamam. Para os bancos vale a pena cometer essas irregularidades, pois são poucos clientes que os levam à justiça. E a festa continua.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador