Problemas financeiros afetam mais saúde dos brasileiros do que de europeus

PROTESTE – Associação de Consumidores
 
Os brasileiros apresentam mais sintomas de doenças decorrentes de problemas financeiros do que os europeus, que enfrentam aguda crise econômica. É o que constata pesquisa feita por entidades de defesa do consumidor em cinco países, divulgada pela PROTESTE Associação de Consumidores.

No Brasil, a saúde das pessoas é mais afetada do que a dos belgas, italianos, portugueses e espanhóis que têm dificuldades financeiras: problemas para dormir (24%), ansiedade (32%), irritabilidade (24%) e dor de cabeça (17%).

O levantamento, feito em setembro do ano passado e divulgado agora, mostra que, em situação financeira desfavorável, por aqui são consumidos mais ansiolíticos e antidepressivos (30%) do que nos países europeus pesquisados – o percentual só é maior em Portugal (33%). A incidência do uso desses medicamentos ficou em 29% na Espanha, 18% na Itália e 17% na Bélgica.


A boa notícia é que a confiança nas entidades de defesa do consumidor se mantém elevada nas situações de crise financeira e endividamento. O Brasil lidera esse quesito, com 69,7%, seguido de Portugal, com 67,8%. Esses dados foram apresentados por Ivo Mechels, diretor de Relações Institucionais e Imprensa da Test-Achats, na inauguração da nova sede da PROTESTE, em São Paulo.

A Test-Achats é uma organização belga de consumidores que colabora com diferentes organizações independentes na Europa (Itália, Espanha, Portugal) e no Brasil. Ivo Mechels coordena as políticas públicas e de comunicação nos diferentes países.

Mechels participou da solenidade de inauguração da sede própria da PROTESTE em São Paulo, na Rua Machado Bittencourt, 361, 6º andar, na Vila Clementino.

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador